Deputados aprovam fim da obrigatoriedade da participação da Petrobras no pré-sal

Jornal GGN – Ontem, o Plenário da Câmara dos Deputados aprovou o PL 4567/16, que tira a obrigação da Petrobras de operar em todos os blocos do pré-sal, dentro do regime de partilha. A Lei 12.351/10, que determina o regime da partilha, diz que a Petrobras deve participar em todos os consórcios de exploração na área do pré-sal com um mínimo de 30%.

292 deputados votarem a favor e outros 101 contra. A oposição afirma que o PL, proposto pelo ministro e senador licenciado José Serra (PSDB), vai abrir caminho para a privatização da estatal e também irá causar redução na arrecadação da União.

Já os defensores da proposta argumentam que a Petrobras não teria capacidade financeira para ser operadora única do pré-sal em razão do endividamento da empresa. José Guimarães (PT-CE), por sua vez, criticou os defensores do projeto de lei. “Eles precisam ter coragem para dizer: ‘nós estamos entregando o pré-sal para as grandes petrolíferas do mundo”, afirmou, dizendo que a alteração no regime de partilha faria o Brasil perder em torno de R$ 50 bilhões somente no campo de Libra.

A proposta de José Serra faculta à Petrobras a decisão de participar ou não do consórcio como operadora após consulta do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), e é defendida pela atual diretoria da empresa.

Atualmente, a Petrobras explora áreas do pré-sal sob o regime de concessão, e também o bloco de Libra, na Bacia de Santos, o único licitado pelo regime de partilha, com 40% de participação. O bloco tem reserva estimada de 8 a 12 bilhões de barris.

Durante a votação, manifestantes da Federação Única dos Petroleiros (FUP) protestaram contra o projeto, Deputados contrários à proposta, como Paulo Pimenta (PT-RS), vestiram o uniforme laranja dos funcionários da Petrobras.

A respeito da exploração em águas profundas, a estatal diz que o conhecimento acumulado permitiu reduzir o custo médio de extração do petróleo do pré-sal. A empresa atingiu a marca de 1 milhão de barris por dia em menos de dez anos após a primeira descoberta do pré-sal.

Leia aqui a íntegra da proposta: PL-4567/2016

Redação

20 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Era uma vez

    Era uma vez uma república chamada Brasil. Estamos entregues à própria sorte. A cada dia sinto-me desanimado e sem esperanças.

    1. Em princípio, eu ia responder

      Em princípio, eu ia responder que estamos entregues às traças, mas, pensando melhor, eu digo que estamos entregues aos ratos.

  2. O Grande “sinistro”……

    Serra vai pegar umas merecidas ferias num desses paraisos tropicais(fiscais), pagos pelos “hello guys, how are you today?” parças da xevrun….ele deu um duuuuuuro danado…..começou antes do impichi….queria porque queria……uma presidente derrubada mais tarde……. mission accomplished, boss…….

  3. Lista dos entreguistas lesa-pátria

    http://www.viomundo.com.br/denuncias/comissao-da-camara-aprova-projeto-que-entrega-pre-sal-as-multinacionais-para-a-fup-crime-de-lesa-patria-veja-quem-sao-entreguistas.html

    Entreguistas do Pré-Sal que votaram a favor do PL 4567/16

    Altineu Cortes (PMDB/RJ)

    Átila Lins (PSD/AM)

    Alfredo Kaefer (PSL/PR

    Bebeto (PSB/BA)

    Cabuçu Borges (PMDB/AP)

    Carlos Marun (PMDB/MS)

    Capitão Augusto (PR/SP)

    Covatti Filho (PP/RS)

    Eduardo Cury (PSDB/SP)

    Fábio Ramalho (PMDB/MG)

    Hugo Leal (PSB/RJ)

    José Carlos Aleluia (DEM/BA)

    José Fogaça (PMDB/RS)

    José Stédlle (PSB/RS)

    Júlio Lopes (PP/RJ)

    Jutahy Júnior (PSDB/BA)

    Lelo Coimbra (PMDB/ES)

    Marx Beltrão (PMDB/AL)

    Nelson Marquezelli (PTB/SP)

    Max Filho (PSDB/ES)

    Ronaldo Benedet (PMDB/SC)

    Rodrigo Maia (DEM/RJ)

    Defensores da soberania que votaram contra o PL 4567/16

    Carlos Zarattini (PT/SP)

    Valmir Prascidelli (PT/SP)

    Glauber Braga (PSOL/RJ)

    Henrique Fontana (PT/RS)

    Moema Gramacho (PT/BA)

  4. Essa é a principal razão da

    Essa é a principal razão da perseguição às esquerdas promovida pelo consórcio Velha Mídia/MPF/PF/Judiciário.

  5. Qual a vantagem?

    Vc é dono de uma mina de ouro, suponha que não tenha dinheiro ou capacidade técnica para explorar (não é o caso da Petrobrás), aí vem um empresário te propõem explorar a mina de ouro, em troca da exploração ele não vai te dar nada. Qual a vantagem?

    1. Comissão para o Careca que a

      Comissão para o Careca que a Policia federal não sabe quem é. E comissão para a Policia Federal que não sabe quem é o Careca. E comissão para todos os deputados “honestos” que votaram a favor da emenda. E comissão para o presidente da república Michel Temer que recebeu o CEO da Shell porque o Brasil não tem problema a ser resolvido.  E miséria e falta de verbas para saúde e educação porque a população brasileira, conforme a última eleição  tem ojeriza a corruptos.

      E que fique registrado que os paladinos da moral da república nazi  fascista de Curitiba são absolutamente honestos e jamais participarão do banquete da Petrobrás. Menos ainda ministros do Supremo que fizeram agenda pró e pós golpe. A Justiça no Brasil age em defesa absoluta da ordem e da decência. Eles, como uma parte da população brasileira, tem horror a corruptos.

      VTNC, filhos da puta.

    2. Quem “negativou” meu comentário?

      Já que vc discorda da minha tese, poderia me explicar qual a vantagem?

      Como provavelmente vc pensa igual esses golpistas (PMDB, PSB, PP e PSDB), podeira explicar para o ignorante aqui, que felizmente não consegue pensar igual esses lixo. 

  6. AESSO NEVES

    AESSO NEVES
    JOSEPH CHEVRON CERRA
    FERNANDO BP CHARMOSO
    PEDRO TEXACOTA PARENTE
    AESSO NEVES

    Ganharam o troféu Mother of the Year do governo americano pelos relevantes serviços prestados ao povo, americano. Os deputados também ganharam o Yellow Green Card. Com a recomendação: “Para lhe liberar diga sou golpista, e pode entrar.”

  7. A Reprodução de Um Saque

    O filme que segue expõe a experiência Argentina acerca da privatização de sua empresa de Petróleo, infelizmente, as cenas aqui exibidas anunciam o sombrio futuro que nos aguarda, mais um produto do baixo senso crítico de uma população adestrada por séculos  para desacreditar nas suas capacidades e  abrir mão de suas riquezas em benefício de estrangeiros! 

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=OkqWc8aOdX4 align:center]

    Como ocorrera no Iraque, Líbia, Egito e Iêmen os Deuses do Dinheiro, o potentado das oligarquias financeiras apropriam-se do petróleo alheio em direção a manutenção do poder absoluto.

    1. a….

      Somos de tal forma um país tão limitado, com uma elite, pensadores e polítcas de centro esquerda tão limitadas que ressucitamos um morto, a “politca de privatarias tucanas” e devolvemos o país a estes zumbis. E reclamar de quem? Por qual razão algiuém crê que entregar o patrimônio nacional ao interesse estrangeiro trará algum benefício ao país? Ou a GM americana é menos desenvolvida que a brasileira. Ou a Bosch alemã? Ou a Shell holandesa? Ou a VW alemã, produz, desenvolve, patenteia, gera recuros para centros tecnológicos que formam profissionais de alta formação, aqui ou em seus países de origem? Nossa discussão continuará tão rasa? Será que aqui no Brasil 1968 só acabou mesmo, domingo passado? 

  8. Deviam iniciar uma ampla mobilização nacional chamada: “O Pré-Sa

    Deviam iniciar uma ampla mobilização nacional chamada: “O Pré-Sal é Nosso!”

    1. Apoio

      Concordo com você, esta vergonha, este ato de desamor ao Brasil precisa ser denunciado aos quatro ventos. Os golpistas me enojam, me causam asco, como ser conivente com o desmanche do nosso país? Será que eles pensam mesmo que são democratas e patriotas? Que o Serra, o Temer, o Aecim, o Pedro Parente, o FHC, o Moro, etc sejam a favor, dá para entender, servis que são aos EEUU e aos bolsos cheios, mas os cidadãos brasileiros que se dizem amantes do país? Não dá para entender, são mesmo direitas elitistas e vendilhões da pátria, alienados, não tem desculpa possível para tal ato, não tem. Máscaras não escondem mais as mentiras e o nojo do Brasil e ao seu povo, riqueza brasileira não pode ser brasileira, é muita riqueza para pouco Brasil, merece não. 

  9. Crime de Lesa – Pátria

    Os que aprovaram , não sabem o que é Pátria, é só mais um negocinho deles. Dia virá, espero, que todos estes sejam chamados à responsabilidade.

  10. Muita choradeira

    Vejo aqui muita choradeira e pouca ação. Cadê as passeatas em frente do Congresso ou na Paulista? Isso vai passar Serra vai se lixar e a Petrobras vai naufagrar.

  11. Trata-se de um grande plano,

    Trata-se de um grande plano, o que é muito mais do que um simples golpe. Não estou ouvindo “panelaço” nenhum contra a entrega do Pré-Sal de mão beijada. 

  12. Serra , Pré-Sal,Petrobrás

    É  tremendamente frustrante,vermos  nosso  destino  nas  mãos  de  seres  tão desprovidos  de  um  mínimo  de  compromisso  com  nosso  país, com   nosso  povo,  nossos  filhos  e  netos. . FOORA  TODOS   OS   GOSPISTAS  !

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador