Desde 2011 Sabesp e Alckmin sabiam do risco de desabastecimento

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Jornal GGN – Fim da eleição para governador no estado de São Paulo. Geraldo Alckmin conseguiu se reeleger no primeiro turno e agora terá que encarar de frente o problema maior de sua gestão: a água. A crise já está instalada desde há muito tempo e só não faltou água porque a situação hidrológica era favorável. A Folha agora vai abordando o tema e traz um relatório de 2011 que já apontava déficit na operação da Sabesp. O documento estava feito desde então, e não foi levado em consideração pela própria Sabesp. Leia a matéria.

da Folha

Crise da água

Relatório de 2011 já falava em risco de desabastecimento

Documento da Sabesp afirma que companhia operava com deficit de 1.500 litros por segundo entre oferta e demanda

Segundo estudo, chuvas, abastecimento falho e picos de produção contribuíram para que não faltasse água antes

HELOISA BRENHADE SÃO PAULO

Chuvas, picos de produção e abastecimento falho para 3,7 milhões de pessoas. Essas são as razões apontadas em relatório da Sabesp para que a falta de água não atingisse a Grande São Paulo já em 2010, antes da atual crise hídrica.

Elaborado em 2011, o documento afirma que a companhia estadual estava operando no ano anterior com deficit de 1.500 litros por segundo entre a demanda e a oferta de água estimadas para a região metropolitana.

Segundo o estudo, só não faltou água porque a situação hidrológica era “favorável”; porque “alguns sistemas podem eventualmente produzir acima da sua capacidade”; e porque “subsistem problemas de suprimento de água” em áreas “que abrangem 3,7 milhões de habitantes”.

Esses problemas, causados “por limitações de capacidade ou falhas na adução [condução da água na rede]”, fizeram com que a demanda potencial de água dessa população não se manifestasse “de forma integral”, gerando uma “demanda reprimida”.

Sem ela, o estudo aponta que o volume de água disponível para a Grande São Paulo (então de 65.500 litros por segundo) teria sido insuficiente já em 2010, ano em que o sistema Cantareira operou com níveis superiores a 70%.

O relatório ainda diz que esse deficit tendia a aumentar nos anos seguintes, chegando a um máximo de 5.800 litros por segundo em 2015 –água suficiente para atender 1,7 milhão de pessoas.

Em 2014, mananciais que abastecem a Grande São Paulo foram atingidos por uma severa seca. O principal deles, o Cantareira, operava neste domingo (5) com 6% de sua capacidade de armazenamento, o pior nível da história.

DEMANDA

O relatório, feito por duas firmas de engenharia e endossado pela Sabesp, estuda o impacto ambiental do sistema São Lourenço, maior obra para reforçar o abastecimento da região metropolitana.

O documento analisa demandas e ofertas de água estimadas em planos de abastecimento. A Sabesp diz que um dos planos é de 2006 e que, desde então, houve “novas obras e medidas” e que “o cenário hoje é muito diferente”.

A estatal diz que o documento apresentava “os cenários mais desfavoráveis” e que as demandas são hoje menores do que o previsto. Pelo relatório, elas estariam entre 71 mil e 74 mil l/s em 2014.

Segundo a Sabesp, mesmo com o aumento de clientes, a demanda teria caído para cerca de 63 mil l/s devido a “ações como a redução de perdas”, provocadas por vazamentos e furtos de água, por exemplo.

Especialistas avaliam que a redução de perdas, embora expressiva (entre 2009 e 2013, elas caíram de 25,9% para 24,4%), não foi suficiente para diminuir tanto a demanda.

“Grosseiramente, a demanda está sendo atendida, mas o preocupante é que, para isso, os sistemas produzem no limite”, afirma o professor da Poli-USP Rubem Porto.

A Sabesp diz ter feito obras que elevaram de 57.200 para 73.300 l/s a capacidade produtiva dos sistemas que atendem a região metropolitana.

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

19 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Sentimento

    Vergonha! Esse é o meu sentimento pela eleição em São Paulo.

    O mais retrógrado conservador eleitorado brasileiro. PSDB macomunado com FSP e cia.

    Muito triste!

  2. Hahahahahahahahahahahaha!!!!

    Hahahahahahahahahahahaha!!!!

    Esse post é uma brincadeira né?

    Alckmin reeleito no primeiro turno. Disparado.

    Em Itú, cidade que há 8 meses não tem água, Alckmin teve 60% dos votos.

    Os tucanos superarm a ditadura militar e se eternizam no governo de SP por mais de 20 anos.

    Paulistas elegeram Maluf, Russomano, Telhada, Tiririca, Feliciano e toda uma constelação de coronéis e pastores.

    O menor dos problemas de SP é a falta d´água.

    Como disse um motorista de taxi para mim ontem: Entre um pobre honesto e competente  e um rico ladrão e incompetente,  paulista vota no segundo. Se tiver um “Coronel” ou um “Pastor”  na frente do nome, além de votar, pede o cara em casamento.

    Obs: Em vez do PT pagar p/ “instituto de pesquisa” ficar fazendo trackings “sonháticos”, seria muito mais útil que o partido contratasse uma trinca de taxistas pra fazer as análses políticas. Seria muito mais eficiente.

     

    1. Sempre achei que se vc quiser

      Sempre achei que se vc quiser saber quem vai ganhar em sp pergunte para os taxistas, sempre acertam; talvez por traduzirem o pensamento vivo de sp.

  3. Geraaaaaaaldo

    Aê paulistanos, o sistema é esse! Se voces queriam chuchu, terão chuchu!

    Curtam a sua seca por ai. Pelo “menas” vocês derrotaram “essa gente”.

    Fiquem por ai, deixem os seus apartamentos de veraneio fechados aqui em Santos. Não tem essa de vir tomar banho aqui, só porque aqui ainda tem agua. Voces pariram chuchu, agora embalem!

    [video:http://www.youtube.com/watch?v=PMYQAYwhlkI%5D

     

  4. Minha dúvida é se Alckmin vai

    Minha dúvida é se Alckmin vai segurar o racionamento até o segundo turno para não prejudicar o Aécio, ferrando ainda mais os reservatórios, ou se vai oficializar o racionamento nos próximos dias para garantir um pouco mais de tempo antes da água acabar completamente.

    Minha aposta é na primeira opção.

  5. E sempre usaram a sabesp para

    E sempre usaram a sabesp para encostar apadrinhados e dar generosas contribuições, mas se o paulista os prefere é por que aprova, paciencia; quem tem verificar os erros e mudar a estrategia é o PT,

  6. Como diziam os antigos…
    São

    Como diziam os antigos…

    São Paulo é outro mundo!

    Mas, agora os motivos são outros!

    Falta d’água, Alston e o cara BATE 1 TURNO COM o serra DISPARADO…

    1. O Alckimim e o PSDB pagam

      O Alckimim e o PSDB pagam milhoes para essa midia blindarem a corrupçao tucana e criar o anti petismo na população.  Lógico que venceriam no primeiro turno em SP a midia adora a ditadura tucana, aquela que lhe da bilhoes de dinheiro publico.

  7. Pior foi ver Marina ainda no

    Pior foi ver Marina ainda no seu Discursso ontem no Acre ressaltar que sociedade quer “Mudança”,que mudança eles querem  mesmo e mudar a condução economica e o modelo de partilha do Pre-Sal.e nos das periferias paulistas que tomamos no c……,pois realmente desde 2010 tem falta dagua aqui em guaianazes  a gente passou novembro e dezembro todinho sem agua.Vamos tentar fazer um boletim as delegacias estão fechadas e dependendo os escrivão manda a gente fazer pela Internet em caso de roubo de a Mão armada como aconteceu com a minha cunhada.

    Os trens e metros são um caos ,na copa o trem travou tivemos que andar com sempre na linha,não foi divulgado pois não era de Responsabilidade do PT.Sinceramente essa postura seletiva da Marina alem deseducar a População revela que ela sim so queria poder com um ato de “justiça” (vingança) ela sempre se disse “Injustiçada”.

    1. Ainda acharam pouco. Sobra Cacareco em São Paulo.

      Resolveram também eleger Serra, Russomano, Tiririca e Feliciano. Se deixassem, teriam mandado o Maluf de quebra.

      Nos últimos vinte anos de governos tucanos, o Chuchu governou metade, fora os seis que passou como vice. Picolé de chuchu não é ruim e nem é errado experimentar. Errado é passar vinte e quatro anos restritos a uma coisa inssossa, a uma dieta de mesmice que não acrescenta nada, sem nenhum aroma ou paladar.

      Se eles acham Chuchu legal, tudo bem, que guardem o mala em seu estado, mas mandar o Serra e essa cambada para o Congresso Nacional é de lascar. Com a saída de Sarney da cena política, Serra é o último representante em ação, da geração que atuava antes do golpe de 1º de abril de 64, há mais de meio século. São Paulo merece. Quem não merece é o Brasil.

      A renovação tucana e a modernidade da paulicéia é isto aí: um zumbi saído dos idos de 1964 e picolé de chuchu… de novo!!!

      PS: Os tucanos correram o risco, calcularam certo e evitaram ter de administrar o racionamento d’água, antes da eleição em primeiro turno para o Bandeirantes. Agora não há como adiar mais as providências. Terão de jogar a crise do abastecimento, o desconforto e a revolta subsequente, dentro do segundo turno para a candidatura do senador do Leblon. Ou será que vão esperar o novo fechamento das urnas?

  8.   CAAALMA, minha gente!!!
     

      CAAALMA, minha gente!!!

      Logo tem eleições e esse povo todo que saiu às ruas pedindo mudança vai dar a resposta nas urnas, e… como é que é? A eleição já passou? O cara foi reeleito em 1º turno??? 

      Ué, CADÊ O NOVO TEMPO DA POLÍTICA???

  9. Faltou à Campanha de Dilma

    Faltou à Campanha de Dilma explicar à maior parte da população quais as competências de cada ente da Federação, Governos Federal, Estadual e Municipal.

    Muita gente acredita por exemplo que a Segurança Pública (com a violência da polícia e aumentos dos crimes) é de responsabilidade do Governo Federal.  Assim como a Saúde, que o Governo tentou explicar timidamente somente no final da Campanha :

  10. O povo de SP é o mais atrasado do Brasil.

    Cara eu não aguento mais a palavra Alckimin…..o povo só fala nesse nome como o mesmo fosse grande coisa ….São Paulo é um grande atraso para o Brasil….não aguento mais ouvir esta máfia do psdb….desde Mário Covas …vejam quanto são paulo estagnou-se com esta elite sorrateira e atrasada…eu não aguento mais tanta ignorância…burrice e atraso..

     

     

     

     

     

     

  11. Todo mundo sabe do descaso do

    Todo mundo sabe do descaso do PSDB com tudo,inclusive água.

         E mesmo assim ganhou disparado.

                Por que? 

                Porque os concorrentes se desenharam piores.

                      Foi o voto do menos ruim que alçou Geraldo.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador