Desemprego tem pequena retração na região metropolitana de SP

,
 
Jornal GGN – Entre os meses de junho e julho deste ano, a taxa de desemprego na região metropolitana de São Paulo teve uma pequena redução, de 17,6% para 17,4%, segundo dados da Pesquisa de Emprego e Desemprego, realizada pela Fundação Seade e pelo Dieese.
 
A pesquisa também mostra que o número de desempregados chegou a 1,953 milhão de pessoas em julho, 37 mil a mais do que em junho, número explicado pela redução do nível de ocupação, a eliminação de 45 mil postos de trabalho (diminuição de 0,5%) e da População Economicamente ativa (PEA)
 
O nível de ocupação também caiu 0,5%, com um contigente de pessoas ocupadas estimado em 9,274 milhões de pessoas. Os dados apontam para a queda de empregados na indústria de transformação (-3,0%), no comércio e reparação de veículos automotores e motocletas (-2,2%), e na construção (-0,3%).

 
Por outro lado, o setor de serviços teve aumento de 0,7% no nível de ocupados, com a criação de 38 mil postos de trabalho. De acordo com a pesquisa, houve queda de 0,5% no número de assalariados. Também foi registrada diminuição de 0,3% na renda média real dos ocupados, com aumento do rendimento entre os assalariados. 
 
Nos últimos 12 meses, a taxa de desemprego em julho foi maior do que a registrada no mesmo mês do ano passado. A pesquisa realizada pela Fundação Seade e pelo Dieese mostra também um comportamento relativamente estável no Distrito Federal, em Fortaleza e em Porto Alegre.
 
Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador