Dia do Amigo

Enviado por Miriam L.

Dia do amigo

#DiaDelAmigo

“La amistad no es menos misteriosa que el amor o que cualquiera de las otras fases de esta confusión que es la vida”.

Jorge Luis Borges

Redação

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. nada como aquela canção do

    nada como aquela canção do milton – versos de drummond?: amigo é coisa pra se guardar do lado esquerdo do peito,assim falaca a canção  que da américa ouvi.

    aliás, frase de genio que só reforça a necessidade de integração latinoamercana

    – tem aquela canção do pablo milanez que exalta essa integração. linda, pura amizade entre os povos, pura esperança…

  2. Contestação de informação veiculada no seu site.

    Sobre este verbete:

    https://jornalggn.com.br/noticia/dia-do-amigo

    Vocês deveriam ser mais responsáveis, cuidadosos e criteriosos com as fontes e as informações que transmitem.

    O verdadeiro Dia do Amigo comemora-se em 18 de abril e foi criado pela médica baiana, Dra. Kleyde Mendes Lopes, em 1989 sob a patente INPI nº 821860615.

    Data comemorativa oficial por força de lei no Estado da Bahia via Assembleia Legislativa e na cidade de Salvador via Câmara Municipal. Ou seja, é oficial e estabelecido por norma nestes lugares.

    Nos últimos anos, várias empresas e pessoas inescrupulosas vem tentando roubar a autoria e a patente da ideia, além de tentar tumultuar a data comemorativa deturpando-a para o Dia da “AMIZADE”, que foi criado na Argentina (Buenos Aires) em 20 de julho de 1969, sob o decreto nº 235/69, e, posteriormente, adotado pelos EUA em comemoração à chegada do homem a lua.

    Repetindo: em 20 de julho foi criado o Dia da “A M I Z A D E” e não do “AMIGO”.

    Dia da Amizade é uma coisa, Dia do Amigo é outra.

    Pesquisem!!

    Citamos aqui, por exemplo, a marca de cerveja “SKOL” e a agência de propaganda “Comunicação Expressão Propaganda e Design Ltda.” que já tentaram tanto usurpar a autoria da ideia quanto criar esta confusão sobre as datas.

    O objetivo deles: ganhar dinheiro e dar um viés prioritariamente comercial para a ideia.

    E, atualmente, a Wikipédia também está ajudando da criação desta confusão.

    Não existe nenhum documento de antes de 1989 que possa dar provas irrefutáveis de que a ideia de um Dia do “AMIGO” já existia, visto que a Dra. Kleyde fez uma vasta pesquisa, por meio de empresas especializadas em patentes, para se certificar disto.

    O desafio de apresentar estas provas da existência de um Dia do Amigo antes de 1989 fica lançado aos contestadores.

    Antes de 1989 eram pouquíssimas as pessoas que falavam, ou mesmo sabiam, da existência de um Dia da Amizade em 20 de julho. Lamentavelmente, o fato da Dra. Kleyde começar a divulgar a sua ideia do Dia do Amigo em 18 de abril despertou o interesse e a ganância de certas empresas e pessoas de má fé, que passaram a dirigir suas atenções no sentido de buscar explorar comercialmente a ideia.

    Dai então, a sua luta para defender a autoria desta sua boa ideia começou.

    A SKOL chegou ao cúmulo de usurpar o antigo domínio do Dia do Amigo na internet (www.diadoamigo.com.br), subornando a empresa que administrava aquele site para a Dra. Kleyde, com o intuito de fazer uma campanha publicitária.

    Desde então a confusão tomou enormes proporções e o Dia do “AMIGO” em 18 de abril vem sendo cada vez mais confundido com o Dia da “AMIZADE” que ocorre em 20 de julho.

    Após contatos da assessoria jurídica da Dra. Kleyde para reclamar por danos aos seus direitos autorais, a SKOL resolveu suspender o funcionamento do domínio, mas até hoje não o devolveu.

    A assessoria jurídica da Dra. Kleyde tem procurado repelir esta deturpação ao máximo que pode, mas, os recursos financeiros daqueles que tentam usurpar e deturpar a ideia é muito grande e os possibilita utilizar-se de maiores recursos midiáticos para os seus fins comerciais.

    Dra. Kleyde patenteou a ideia exatamente para que isto não ocorresse.

    Sempre envolvida em manifestações e movimentos sócio-culturais e como profunda estudiosa do comportamento humano, Dra. Kleyde, ao criar esta data comemorativa, tinha em mente escolher um dia que fizesse com que as pessoas se lembrassem da importância dos amigos.

    Diferentemente destas empresas, a Dra. Kleyde nunca teve recompensas financeiras realmente compensatórias por conta da criação desta data comemorativa. Pelo ao contrário, já teve sim foram muitos gastos e despesas com divulgação e outras coisas mais, além de certas decepções inesperadas, como as aqui citadas.

    De certa forma, confundir o Dia do Amigo com o Dia da Amizade chega a ser uma falha de interpretação conceitual e, até, de capacidade de compreensão gramatical.

    Em primeira instância o termo “amizade” pode até assemelhar-se ao termo “amigo”. Todavia, conceitualmente, são distintos, pois, a amizade, trata de um tipo específico de sentimento entre as pessoas que geralmente não são ligadas por laços de família ou por atração sexual. É uma definição para a vinculação de caráter social entre relações pessoais.

    O Dia do Amigo enfoca o “SER”, a “PESSOA” amiga. Visa homenagear esta pessoa ou este ser indispensável para a harmonia da convivência humana, que é o “AMIGO”. É muito mais marcante comemorar o “AMIGO” do que a amizade. Pelo AMIGO, pode-se sentir não só amizade, mas, também, afeto, amor, carinho, saudade, etc.

    Dá valor a você e ao outro como indivíduo AMIGO e não apenas ao sentimento geral de amizade.

    Ou seja, é mais pessoal, mais íntimo.

    Imagine se o Dia das Mães fosse confundido com um Dia da Maternidade?

    Ou o Dia dos Pais com o Dia da Paternidade? Ou Dia da Criança com o Dia da Criancice? Ou o Dia da Raça com o Dia do Racismo? Ou, ainda, o Dia da Mentira com o Dia do Mentiroso?

    Quem ainda tiver dúvidas, consulte o dicionário.

    O Dia do Amigo em 18 de abril deveria ganhar cada vez mais força aqui no Brasil para aumentar o reconhecimento pela sociedade, por instituições e por órgãos governamentais.

    É válido comemorar, em julho, o Dia da Amizade criado pelos estrangeiros, mas, deveríamos comemorar, também, o Dia do Amigo em 18 de abril que foi criado por uma BRASILEIRA.

    Mas, parece que alguns preferem deturpar as coisas para que os fatos se moldem às ideias dos estrangeiros.

    Ao invés de cultuar tanto tudo o que vem de países estrangeiros, os brasileiros deveriam aprender a valorizar mais quando uma boa ideia vem de alguém que é daqui.

    Querem saber sobre as diferenças entre o Dia do “AMIGO” e o Dia da “AMIZADE”?

    Então acesse o perfil da Dra. Kleyde no Facebook pelo link abaixo:

    https://www.facebook.com/livrosdekleydelopes/media_set?set=a.360178684132342.1073741841.100004206404691&type=3

    Lá, você encontrará os documentos comprobatórios e irrefutáveis sobre o verdadeiro Dia do “AMIGO” em “18 de abril” e sobre a autora do mesmo.

    Vídeo sobre o Dia do Amigo em 18 de abril:

    https://www.youtube.com/channel/UCAPbhs-48AH9gHqTHHpR9tg

    Inicialmente a assessoria jurídica da Dra. Kleyde faz uma solicitação amigável para retificações destas informações erradas. Mas, caso a fonte de desinformação, por uma questão de orgulho insista em divulgar a data no dia errado, poderá ser contatada para responder por danos e prejuízos aos direitos autorais da proprietária da patente e da ideia. O fato é que a Dra. Kleyde só deseja que o Dia do Amigo seja comemorado na data correta (18 de abril). Entretanto, insistências quanto a estas deturpações serão consideradas como provocações a serem repelidas pelos meios e formas que se fizerem necessários.

    Os links com as provas já estão aí. Basta verificar.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador