Dilma defende plebiscito em carta a senadores e população

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

 
Jornal GGN – A presidente afastada Dilma Rousseff leu, na tarde desta terça-feira (16), a carta aos senadores e à população, defendendo o plebiscito para consulta popular sobre a antecipação de eleições e a reforma política.
 
“Não é legítimo, como querem aos meus acusadores, afastar o chefe de Estado de um governo pelo conjunto da obra. Quem afasta o presidente pelo conjunto da obra é o povo, só o povo nas eleições”, disse Dilma. 
 
A mensagem foi lida no Palácio da Alvorada por volta das 16 horas desta terça-feira (16). “Afirmamos que, se consumado [impeachment] sem crimes de responsabilidade, teríamos um golpe de Estado. Entendo que a solução para as crises política e econômica que enfrentamos passa pelo voto popular em eleições diretas. A democracia é o único caminho para a construção de um pacto nacional, desenvolvimento e a justiça social”, completou.
 
Na carta, propôs um pacto pela unidade nacional que, segundo a presidente, permitirá a pacificação do país. Reafirmou compromisso com a Constituição e com as políticas sociais que “transformaram a vida de nossa população, assegurando oportunidades para todas as pessoas”.
 
Leia a carta na íntegra:

E a transmissão ao vivo:

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

32 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Todas as cartas que atrasam demais são verdadeiramente ridículas

    Lendo o envelope bonito
    O seu sobrescrito eu reconheci
    A mesma caligrafia que me disse um dia
    “Estou farto de ti”

    Porém não tive coragem de abrir a mensagem
    Porque, na incerteza, eu meditava
    Dizia: “será de alegria, será de tristeza?”
    Quanta verdade tristonha
    Ou mentira risonha uma carta nos traz
    E assim pensando, rasguei sua carta e queimei
    Para não sofrer mais

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=V4NJepYXPSQ%5D

    1. Nunca tinha lido essa

      Nunca tinha lido essa frase.

       Essa é nova.

      Bem criativa.

      Parabéns !

      ps: parece o final de Criminal Minds : 

      Nunca surpreende.—muito embora o ”miolo ” seja interessante,

  2. Isto não vai acontecer daqui a 50 anos

    Lamento, é uma das páginas mais tristes e – mais uma vez – dramáticas e trágicas da vida político-institucional do País, mas daqui a 50 anos não haverá resgate de memória como a que houve no último domingo, e do qual participei:

    João Vicente e Denize Goulart reinauguram o Elevado Presidente João Goulart

     

  3. Defendo que, caso seja

    Defendo que, caso seja realmente afastada, A Presidenta deve reunir a imprensa internacional e os blogs sujos, e rasgar o seu título de eleitor na frente daquele prostíbulo em que se transformou o stf. A Democracia Brasileira acabou!

  4. Rainha do timing

    Carta atrasada e que perdeu totalmente o sentido, seria melhor ela não ter parado de encaixotar as coisas para despachar para Porto Alegre do que dar mais esse vexame.

    Faltou competência dele e de todos que a cercam. Uma coisa é ser incompetente (ou seria incompetenta?) para governar, outra coisa é nem saber se defender.

    Já vai tarde !

  5. Golpistas querem governo sem povo

    Querem tirar Dila agora.

    Temer fica para depois, em 2017.

    porque?

    Se tirar Temer agora, precisaria convocar novas eleições.

    Se tirar em 2017, o presidente é eleito pelo congresso, deputados e senadores.

    uma espécie de presidente biônico.

    Em 2017 poderemos ter CUNHA PRESIDENTE.

      1. Eu acho a presidenta

        Eu acho a presidenta inocenta.

        E tem cara de sargenta.

        Mesmo quando nomeia gerenta, não aparenta ser misogenta.

        Que ela seja atrapalhenta,não significa que seja ladrenta.

         Coitadenta da nossa presidenta tão confuzenta .

         

  6. Só pode ser brincadeira,

    Só pode ser brincadeira, agora ja é tarde.

    Aposto um cacho de uva que essa carta não vai mudar um voto sequer.

     

    AGORA, INÊS É MORTA!

     

    FORA TEMER!!!

  7. Bobagem. Voto não serve pra

    Bobagem. Voto não serve pra porra nenhuma. Não sei como tem gente que leva isso a sério ainda.  Eu quero um plebiscito para acabar com o voto obrigatório. Dê-me o direito de não ser palhaço.

    1. Concordo e vou além: Voto

      Concordo e vou além: Voto obrigatório é ditadura.

      Outro assunto:

      Não tenho opinião formada pra aprisionar menores de 18 anos.

      Mas uma coisa é certa : Quem pode eleger presidente, tem a responsabilidade pra ser preso tbm.

      Ou elevamos pra 18 anos os que podem votar, ou baixamos pra 16 os que podem ir em cana.

      Como está, não faz sentido.

      1. No Brasil escravocrata, Saramago não é ficcionista!

        O Ensaio Sobre a Cegueira é aqui, pois já está cego quem se apresenta como anarquista sério, mas afirma fazer sentido que a obrigação de votar é “ditadura” (inocente, não sabe nada!), contudo seria justiça reparatória [e recurso pedagógico] prender os indefesos eleitores de 16 com quadrilheiros perversos em masmorras contaminadas e ironicamente produzidas por aqueles mesmos que fecham as escolas de quem tem 16, além de inviabilizar as restantes por falta de investimentos – inclusive com roubo de merenda! Isso é esquecer uma lição de Gandhi: se o olho por olho generalizar-se, todos ficarão cegos. 

  8. Nassif;
    Nesta carta a

    Nassif;

    Nesta carta a Presidenta Dilma mais uma vez demonstrou sua coragem, patriotismo, equilibrio, humildade e desapego.

    Tenho a certeza que esta carta ficará para a história, com ela varios senadores reflitirão e votarão pelo Brasil.

    O pesadelo estão com os dias contado.

    Dilma, grande ESTADISTA.

    Genaro

  9. Perdendo o foco na legalidade!!!

    “”Não é legítimo, como querem aos meus acusadores, afastar o chefe de Estado de um governo pelo conjunto da obra. Quem afasta o presidente pelo conjunto da obra é o povo, só o povo nas eleições”, disse Dilma”:

    A gente ate desiste de ler o resto…  nao tinha coisa pior pra Dilma falar nao?

    Porque nao “fui uma pessima presidenta mas…”?

    Triste!

    Nao vou ler o resto.

    1. Pegando carona na sua observação

      “Jamais se encontrará na minha vida registro de desonestidade, covardia ou traição. Ao contrário dos que deram início a este processo injusto e ilegal, não tenho contas secretas no exterior, nunca desviei um único centavo do patrimônio público para meu enriquecimento pessoal ou de terceiros e não recebi propina de ninguém.”

      Um documento que se pretende histórico, referir-se a “desonestidade, contas secretas, nunca desviei um centavo do patrimônio público para meu enriquecimento pessoal, propina…” é dose cavalar. Se queria reforçar sua integridade moral, honestidade, conseguiu foi lançar carapuças sobre os 60 senadores-algozes, ou seja, muuuuito diplomático. Caio, mas caio atirando. Enfim, a carta está longe de ser um documento de salvação do mandato, muito longe da conciliação pretendida, cheira mais a acerto de contas. 

      1. Vale avaliar a quem foi destinada a carta, antes de a criticar

         

        Fernando J.,

        Não creio que a presidenta Dilma Rousseff tenha escrito esta carta para você, para mim ou para os senadores. A fragilidade do entendimento da nossa realidade política não pode ser atribuída à presidenta Dilma Rousseff, mas sim a quem tinha a perspectiva que com uma carta escrita no momento certo e com um conteúdo preciso e pujante ela conseguisse reverter o que já era e é previsto acontecer no Senado Federal. Você certamente não faz parte que acreditam nesse frágil entendimento.

        Há muito era sabido que a presidenta Dilma Rousseff tinha o apoio de apenas 21 votos no Senado Federal. Eu não sabia disso. Só vim a saber quando Luis Nassif publicou o post “O xadrez do dia da ressaca e a geopolítica mundial” de terça-feira, 19/04/2016 às 06:57, dentro da série que ele denominou depois “O XADREZ DO GOLPE”.

        O post “O xadrez do dia da ressaca e a geopolítica mundial” foi publicado provavelmente na tarde do dia seguinte ao domingo do impeachment na Câmara dos Deputados e que ocorrera em 17/04/2016, pois o primeiro comentário fora enviado por Bruno Cabral na segunda-feira, 18/04/2016 às 18:57. É um post muito bom e naqueles dias o Luis Nassif estava muito inspirado como pode ser facilmente constatado vendo o vídeo com a análise de Luis Nassif logo após a decisão da Câmara dos Deputados sobre o impeachment e que ele levou para o post “Hangout do dia seguinte” de domingo, 17/04/2016 às 23:52.

        O post “O xadrez do dia da ressaca e a geopolítica mundial” interessa-me mais porque o terceiro comentário no post, enviado segunda-feira, 18/04/2016 às 19:03 e tendo sido intitulado “A Batalha no Senado”, fora feito por Roberto São Paulo-SP 2016, e dizia o seguinte:

        “Hoje a Presidenta Dilma tem cerca de 21 votos no Senado federal, precisará de 28 votos para impedir a perda do mandato.

        Precisará de sete votos deste grupo de senadores

        Eunício Oliveira–PMDB – CE

        JaderBarbalho–PMDB – PA

        Renan Calheiros–PMDB – AL

        Acir Gurgacz PDT – RO

        Elmano Férrer-PTB – PI

        Fernando Collor PTC – AL

        Otto Alencar PSD – BA

        Roberto Rocha PSB – MA

        Walter Pinheiro – BA

        Lembrando que Marta Suplicy(PMDB-SP) e Cristovam Buarque (PPS-DF) declararam voto a favor do impedimento.”

        Eu fiquei realmente chocado quando li o comentário de Roberto São Paulo-SP 2016 que transcrevi acima. Não imaginava até então que a presidenta Dilma Rousseff estivesse tão enfraquecida no Senado Federal, pois afinal 2/3 do Senado Federal foram eleitos em 2010 onde tudo estava favorável para o PT. Imaginei que o PT teria pelo menos 1/3 dos votos garantidos contra o impeachment.

        Não fui muito perspicaz em minha avaliação, mas penso que a informação sobre a fragilidade política da presidenta Dilma Rousseff não fora mostrada pelos sites que eu frequentava então. É bem verdade que sabendo que a nossa economia iria viver a mercê do juro do Banco Central americano, eu havia, desde o meado de 2015, tornado-me um frequentador mais assíduo dos blogs de economia dos Estados Unidos e Inglaterra. Tinha plena convicção de que, dado ao que eu pensava ser a força do PT no Senado, o impeachment era conversa para boi dormir.

        Essa realidade que eu descobrir tardiamente não mudou em nada desde então e não há carta capaz de mudar algo nessa realidade. Como eu disse, essa carta não é para você, nem é para os Senadores, nem tampouco para mim. Há mais de trinta anos, isto é, desde 1984, quando a economia brasileira começou a recuperar depois da desvalorização cambial de fevereiro de 1983, eu torço para que o Brasil tenha um presidente da República comprometido com um câmbio que impulsione as nossas exportações do setor manufatureiro. O presidente Tancredo Neves pareceu-me que seria alguém assim. A presidenta Dilma Rousseff fez tudo para ser essa pessoa que eu gostaria de ver conduzindo a economia brasileira. A chance, entretanto, deu-lhe uma grande bofetada.

        As eleições gerais para mim são um golpe. E se não fosse um golpe, isto é, se houvesse a previsão constitucional para que mediante um plebiscito fosse possível convocar eleições gerais no Brasil, sem precisar aprovar Emenda Constitucional, ainda assim não me parece viável que tal pudesse ocorrer em 2017. Então não foi para mim ou pessoas que pensam como a mim que a Carta foi destinada.

        Junto ao post “A carta aos brasileiros e o senso de oportunidade de Dilma” de terça-feira, 16/08/2016 às 14:56, aqui no blog de Luis Nassif e de autoria dele em um texto curto e triste pela pobreza do conteúdo, Luis Nassif diz:

        “A presidente Dilma Rousseff não deveria divulgar agora a carta aos brasileiros. Melhor faria indo a Porto Alegre, descansando, relendo o documento, burilando melhor as frases e consultando seus interlocutores prediletos: o travesseiro e o espelho.

        Lançar agora ou daqui a alguns meses, a esta altura do campeonato, não fará a menor diferença.”

        Vale observar que originariamente o post “A carta aos brasileiros e o senso de oportunidade de Dilma” fora posterior a este post “Dilma defende plebiscito em carta a senadores e população” de terça-feira, 16/08/2016 às 18:31, pois o primeiro comentário neste post fora enviado por José Abrantes Gonçalves na terça-feira, 16/08/2016 às 16:25. O post “A carta aos brasileiros e o senso de oportunidade de Dilma”, publicado na terça-feira, 16/08/2016 às 14:56, pode ser visto no seguinte endereço:

        https://jornalggn.com.br/noticia/a-carta-aos-brasileiros-e-o-senso-de-oportunidade-de-dilma

        O comentário crítico ao texto de Luis Nassif e feito por Eduardo Ramos que o enviou quarta-feira, 17/08/2016 às 02:49, é suficiente para mostrar o quanto Luis Nassif caiu desde o post “Hangout do dia seguinte”. Eu enviei terça-feira, 16/08/2016 às 20:11, um comentário para ele que não era crítico ao post como fora o Eduardo Ramos, mas apenas tentava mostrar qual seria o destinatário da Carta da presidenta Dilma Rousseff. Dei ao meu comentário o título de “Dilma já perdeu, e a ela só resta atirar em quem ganhara antes”. E o transcrevo a seguir. Disse eu lá:

        “Luis Nassif,

        Não li a carta. A única coisa que sei é que a carta propõe um plebiscito para aprovar ou não eleições antecipadas. E chama o impeachment de golpe.

        Você não diz se é contra o plebiscito. Apenas diz que a presidenta Dilma Rousseff pecou pela falta de oportunismo. Eu sou contra o plebiscito. Considero o plebiscito um golpe. E avalio que as pessoas que defendem o plebiscito o fazem apenas por oportunismo político. Fica bem com a população quem defende o plebiscito.

        Quem evita de se posicionar contra ou a favor do plebiscito age com um pouco mais de oportunismo.

        A presidenta Dilma Rousseff se contar com a assessoria de uma só pessoa que tenha um mínimo de conhecimento da política sabe que o presidente interino à custa do golpe Michel Temer só entrou nessa empreitada quando viu que não havia a menor chance para a presidenta Dilma Rousseff. Só resta à presidenta Dilma Rousseff fazer uma medida que de certo modo possa se constituir em uma espécie de vingança dela contra o vice. A defesa do plebiscito e a acusação do impeachment de golpe na própria Carta aos Brasileiros é, dentre as armas que restaram a ela para usar, a única alternativa que pelo menos sirva para atingir as costas [Por erro no original está grafado constas] do vice.

        Se algum aliado do Michel Temer elogiar a oportunidade ou o conteúdo da carta, eu considerarei falha essa minha avaliação.”

        Não detalhei muito meu comentário e assim a frase em que digo: “E avalio que as pessoas que defendem o plebiscito o fazem apenas por oportunismo político” põe em um só rol mais pessoas do que eu pretendia colocar. Aproveito e faço a correção aqui. A bem da verdade, a frase não engloba todas as pessoas que defendem o plebiscito. Há os que defendem o plebiscito por ingenuidade e/ou desconhecimento da realidade política e procedimental.

        O post “Hangout do dia seguinte”, atualmente com 155 comentários, pode ser visto no seguinte endereço:

        https://jornalggn.com.br/noticia/hangout-do-dia-seguinte

        E o post “O xadrez do dia da ressaca e a geopolítica mundial”, atualmente com 199 comentários, pode ser visto no seguinte endereço:

        https://jornalggn.com.br/noticia/o-xadrez-do-dia-da-ressaca-e-a-geopolitica-mundial?page=3

        Deixei o link para o post “O xadrez do dia da ressaca e a geopolítica mundial” na última página porque é lá que está o comentário de Roberto São Paulo-SP 2016. E que à época me causou tanto choque e fez-me compreender as declarações do hoje presidente interino à custa do golpe Michel Temer que me pareceram completamente estapafúrdias inacreditáveis de serem ditas pelo vice da presidenta Dilma Rousseff a menos é claro que ele fosse o mentor do complô ou do golpe.

        Clever Mendes de Oliveira

        BH, 17/08/2016

  10. Quantos pelo menos 3 meses esta carta atrasou?

    Se esta carta tivesse saído logo depois da palhaçada da Câmara, no máximo no Primeiro de Maio, ia botar pressão em cima do Senado, ia ter tempo de mobilizar as forças, ia obrigar a bandidagem que tomou o Estado a dar uma resposta – seja bancando a aposta do plebiscito, seja partindo para um golpe aberto.

    Agora, no meio de agosto, parece mais uma carta que ela escreveu para ela mesma, de dizer que vai tranquila ser a primeira cassada política do golpe de 2016.

  11. REDE TV noticiou que Dilma admiteu erro.

    A Rede TV disse, em ato bom som, que Dilma admitu que errou.

    Da maneira com que foi lançada, totalmente fora do contexto da carta, quem ouviu, pensou que Dilma estaria admitindo erro que gerou o crime necessário ao impeachment.

    A manipulação não tem fim.

  12. DISCURSO E PRÁTICA

    Sem dúvida, perseverar na resistência contra o golpe em marcha, e manifestar apoio a este pronunciamento coerente e equilibrado é dever de todos que desejem manter postura democrática e progressista.

    Na minha humilde opinião, o único ponto destoante é a afirmação relativa à convocação de plebiscito para que a população delibere sobre a hipótese de antecipar eleições.

    Conforme já ressaltei antes, considero tal hipótese equivocada.

    No mais, a carta da Presidente se mostra consistente e firme, no sentido de reiterar que a eventual aprovação do impixe implica em condenação sem crime. Portanto, constituiria gravíssima injustiça contra a democracia brasileira, e exigiria o uso rigoroso dos meios jurídicos nacionais, que até o presente não foram acionados de maneira adequada…

    Se todos os lados envolvidos no embate acreditarem na firmeza da disposição acima sinalizada, ainda há chance real de assistirmos o resgate da legalidade em alto estilo, com a possibilidade concreta de restaurar as perspectivas de futuro…

    Será que vai ser assim? Em que é que acreditam as autoridades? Em breve saberemos…

  13. Republiquei No Meu Blogue E No Face

    Boa noite. Republiquei no meu blogue e no Facis, para o máximo de compartilhamento e de difusão. Acessos aqui e aqui. Carta histórica. Servirá a toda a posteridade. Como disse na Rede K-Xinha, felizmente Dilma só publicou a carta, não se suicidou nem renunciou…

  14. “Julgando-se genuinamente

    “Julgando-se genuinamente convencido de prova de crime de responsabilidade da presidente afastada, nos termos da Constituição, respeitados todo o processo legal de um estado democrático de direito, como um senador deverá votar sem ser acusado de golpista pela presidente impedida?”

     

  15. PT, Dilma , Lula e um projeto

    PT, Dilma , Lula e um projeto de esquerda agora são apenas um retrato na parede, temos ai a república velha e seus paletós de oitos botões instalados para sempre no comando da república. o Brasil velho, carcomido, atrasado, semi-anlafabeto, distante do desenvolvimento tecnológico e industrial, na rabeirta das grandes nações do mundo prevalecerá sem nenhuma vergonha de ser grande, obtuso e favelado com seus esgotos a céu aberto.

     

    Eleitores que sempre votaram na esquerda como eu estão completamente órfãos, é cuidar mediocrimente da vidinha sem qualquer veleidade de utopias, o monstro do sistema político brasisleiro corrupto e conservador a serviço do grande capital, do rentismo, do patrimonialismo, do nepotismo ( 40% do congresso é formado por relações endogâmicas), cooptou a suposta esquerda e fê-la alegre e salçtitante adepta do modelo, no fim das contas, falando popularmete, se ferraram aqueles que pensavam que seriam perdoados pelo sitema de castas informais que controlam o poder nacional desde sempre, não sobrará pedra sob pedra, é o fim…voltaremos à ciranda financeira, ao crescimento baixo e curto cíclico, o chamado “voo de galinha” .

     

    O Brasil mostra a sua cara, hoje é a cara enrrugada, feia, falsa, com um riso no canto dos lábios de traição do mordomo do Jaburu, mas ele é apenas o plantonista, outros mais espertod virão com certeza.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador