Dilma fala na TV em “novo ciclo e produtividade”

Enviado por Fiódor Andrade
 
Do Muda Mais
 
Dilma, em entrevista à Globonews: novo ciclo e competitividade produtiva
 
Em entrevista exclusiva à jornalista Renata Lo Prete, da GloboNews, veiculada na noite do dia 11 de julho,  Dilma Rousseff falou sobre economia, energia, banda larga, inclusão digitalt, Copa do Mundo, petróleo e muito mais. Em pouco mais de 50 minutos de entrevista, Dilma disse que as grandes marcas de seu governo são a ascensão social e econômica da população – atualmente, 75% dos brasileiros são das classes A, B ou C – e a preparação para um novo ciclo de competitividade produtiva.
 
 
http://youtu.be/gHKzbu1blw0
 
 
Dilma reiterou que é preciso combater o pessimismo. Ao lembrar da crise econômica mundial iniciada em 2008 e do impacto persistente nas economias disse que “o pessimismo não é uma boa reação a crise, é uma péssima reação”, pois diminui a capacidade de as pessoas entenderem a realidade, superar os desafios e encontrar soluções.

 
A presidenta disse que foi uma voz solitária ao falar da crise internacional, mas que insistiu e muito para que todos entendessem esse momento. Por outro lado, considerou que, por ter consciência da crise, o governo federal conseguiu impedir o estrago que estava sendo produzido em outros países em termos de emprego e de competitividade.
 
Uma das medidas de estímulo, apesar de todas as críticas, foi a desoneração da folha de pagamento para 56 setores. Além disso, a presidenta afirmou que as negociações com os setores industrial e do agronegócio foram constantes. “A agropecuária brasileira vive um de seus momentos mais extraordinários” e falou sobre os R$ 180 bilhões que o governo investe no setor.Quanto à indústria, foi adotado o plano Brasil Maior, que ofereceu juros baixos, política de preferência de produtos nacionais, política de conteúdo local, principalmente na área de petróleo, o que contribuiu para a ressuscitar a indústria naval.
 
E o pessimismo passou por todo o processo de preparação da Copa do Mundo, lembrou a presidenta. “Passamos desde o início do ano, para não dizer desde o início do meu governo, ouvindo que o Brasil era incapaz de fazer uma Copa, sediar uma Copa, de oferecer infraestrutura, de ter Segurança e o que vimos?”, questionou.
 
Nesse ponto, lembrou das constantes e persistentes “ameaças” de apagão, mesmo com o governo afirmando que “não faltou e não vai faltar” energia antes, durante e depois do Mundial. “Desde janeiro desse ano foi dito sistematicamente que teríamos um apagão de energia”, afirmou, para depois, garantir mais uma vez que NÃO VAI TER RACIONAMENTO DE ENERGIA. O motivo: “Fizemos planejamento, garantimos a expansão”, explicou a presidenta.
 
Mesmo com decréscimo violento da economia mundial, o Brasil manteve o emprego, na contramão do que acontecia nos demais países. Dilma ponderou que hoje as taxas de crescimento  do emprego já não aumentam muito porque vivemos uma situação próxima ao pleno emprego. “Acho que o Brasil tem todas as condições de ter uma taxa de crescimento melhor do que a do ano passado e, veja você, que tivemos a quarta ou a quinta maior taxa no G20 (no ano passado)”.
 
Além disso, ressaltou as conquistas da Petrobras, que domina a tecnologia e hoje colhe resultados. Foram 31 anos para produzir 500 mil barris de petróleo e, mesmo com o pré-sal desacreditado por “especialistas”, que afirmavam que estava em uma camada muito baixa, que seria difícil a exploração, hoje já apresenta resultados: “Em três anos, a Petrobras extraiu 500 mil barris.”.
 
Também falou que a educação será uma obsessão. “Ter transformados os royalties do petróleo e os recursos do fundo social do pré-sal (em investimentos para a educação) vai nos permitir que entremos de fato em um processo de educação de qualidade”.
 
Agora é preciso superar os ranços da burocracia e apostar na competitividade produtiva, que representará mais inclusão social, redução das desigualdades, o aumento de pessoas no mercado de trabalho e conquistas macroeconômicas.
Redação

20 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. correção

    “Em três anos, a Petrobras extraiu 500 mil barris.”.

     

    Isto esta incorreto.

    Em tres anos a Petrobras chegou ao nivel de produção no Pre-sal de 500 mil barris POR DIA.

    É uma performance fantástica.

  2. Brasil sediará o primeiro Congresso Internacional

     

     

     2 min

    O Brasil não é só Copa: sediará o primeiro Congresso Internacional de Matemáticos realizado na América do Sul em 2018 http://bit.ly/1kdBYJE 

    Expandir Responder  Retweetado  Curtiu  Mais

     

    http://cienciahoje.uol.com.br/alo-professor/intervalo/2014/02/fazendo-as-contas-para-o-futuro/

     

    Fazendo as contas para o futuro

    Lançamento da campanha de divulgação de congresso mundial de matemática que acontecerá pela primeira vez no Brasil reúne estudantes para uma tarde de números e diversão. Concurso irá propor que jovens criem logomarca do evento internacional.

    Por: Marcelo Garcia

    Publicado em 25/02/2014 | Atualizado em 25/02/2014

    Fazendo as contas para o futuro

    Um evento de matemática em um grande estádio repleto de jovens é o sonho dos organizadores do congresso mundial da área, que será no Brasil em 2018. Iniciativas para atrair estudantes já começaram. (foto: Ministério do Esporte/ Flickr – CC BY-NC-SA 2.0)

    Um Maracanãzinho lotado. Milhares de pessoas, dos mais renomados pesquisadores de todo o mundo a jovens estudantes brasileiros de todas as idades entusiasmados com a ciência, todos reunidos para ver a abertura de um dos maiores eventos científicos mundiais. No palco principal do Congresso Internacional de Matemáticos (ICM), um brasileiro coloca no peito pela primeira vez a tão aguardada medalha Fields, ‘prêmio Nobel’ da área. Esse é o sonho que a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) quer ver realizado em 2018, quando o Brasil sediará pela primeira vez o evento internacional.

    Um dos primeiros passos para essa conquista foi dado na terça-feira passada (18/02), no lançamento da campanha de divulgação do ICM 2018, realizado no Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), no Rio de Janeiro. No total, 84 estudantes do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro e 32 do Colégio Pedro II, do ensino fundamental e médio, puderam se divertir em uma ‘aula prática’ de matemática, um embrião para as atividades de divulgação da área que a SBM pretende realizar nos próximos anos. A Sociedade também quer fazer um concurso entre os jovens brasileiros para definir a logomarca da edição nacional do congresso mundial.

    Vianna: O objetivo era mostrar a matemática como aquilo que ela é: fascinante, cheia de encanto e mistério, capaz de motivar jovens e adultos

    Na programação desse evento preparatório, atividades pouco suspeitas de terem relações íntimas com a matemática. Porém, entre jogos, desafios e mágicas, os estudantes tiveram um verdadeiro mergulho nessa ciência – o que só aumentou a diversão. “O objetivo era mostrar essa área como aquilo que ela é: fascinante, cheia de encanto e mistério, capaz de motivar jovens e adultos”, avaliou Marcelo Vianna, matemático do Impa e presidente da SBM.

    Uma das palestras propôs uma versão matemática do reality show O Aprendiz: ou o estudante mostrava como resolver determinado desafio ou era ‘demitido’ (confira mais em ‘Jogo do sapo’, no boxe no fim do texto). Outras exploraram conceitos matemáticos por trás das películas de sabão que podem ser aplicados a diversas áreas, como a engenharia, ou relacionados ao estudo da estrutura do DNA na biologia, por exemplo.

    Os estudantes ainda foram desafiados a construir figuras geométricas e até a jogar uma versão matemática do jogo da velha (confira ‘Jogo do quinze’, no boxe). Para encerrar o dia, uma boa dose de ‘matemágica’: truques mágicos explicados – ou não – pela matemática.

    Bolhas de sabãoAs bolhas de sabão, além de estarem no imaginário de todos nós, são um importante tema de estudo da matemática, que rendeu a primeira medalha Fields e pode trazer novas premiações a seus pesquisadores no futuro. (foto: Flickr/ adreson – CC BY 2.0)

    “Estamos acostumados a olhar a beleza do mundo apenas com os olhos, mas existe outra beleza que se enxerga com a mente, mais abstrata, que só entendemos quando temos o conhecimento para isso”, filosofou o matemático José Espinar, do Impa. “As bolhas de sabão, por exemplo, são muito próximas de todos nós, mas também um tema de pesquisa importante, uma área que recebeu a primeira medalha Fields e pode receber a próxima, e foi um pouco dessa beleza que procuramos mostrar.”
     

    Aposta na juventude

    A proposta dos pesquisadores é transformar a experiência-piloto em uma espécie de modelo para ajudar na divulgação da matemática – por exemplo, os vídeos das atividades serão disponibilizados na internet para que os professores possam reproduzi-las em sala de aula. Nesse sentido, o matemático Emanuel Carneiro, também do Impa, acredita que o ICM pode ser uma arma poderosa para aproximar a ciência da sociedade. “Vamos fazer um evento voltado para a comunidade científica, mas dentro dele teremos um espaço grande para nossa juventude”, analisou.

    Parte integrante desse esforço, o concurso que escolherá a logomarca do evento será lançado oficialmente em breve e estará aberto a estudantes do nível fundamental e médio. A ideia é que a escolha seja feita até agosto, quando acontece a edição deste ano do congresso, em Seul, na Coreia do Sul.

    Pela primeira vez desde sua criação, em 1897, o congresso mundial será realizado no hemisfério Sul

    “Vamos estimular a criatividade das crianças e dos jovens para produzir uma representação que una matemática, Rio de Janeiro e conexão entre ciência e sociedade”, explicou Carolina Araújo, matemática do Impa. “Em um segundo momento, ela também vai estar associada às diversas outras atividades de divulgação, inclusive virtuais, vinculadas à realização do evento internacional no Brasil.”

    Pela primeira vez desde sua criação, em 1897, o congresso mundial, que acontece a cada quatro anos, será realizado no hemisfério Sul. Para Marcelo Vianna, mais do que uma conquista que premia os avanços da matemática nacional, a realização do ICM no Brasil é uma oportunidade para alçar essa área do conhecimento a um novo patamar no país. “Vamos produzir um evento voltado para o passado e o presente do nosso país, mas no qual o futuro também terá espaço fundamental – e o futuro são os jovens”, finalizou.

    Para completar o sonho, também falta a escolha de um brasileiro para receber a medalha Fields, maior condecoração do mundo matemático, nunca concedida a um latinoamericano. E isso pode mesmo ocorrer, se não já em 2014, na edição nacional do prêmio, em 2018. Alguns pesquisadores brasileiros, como os matemáticos Fernando Codá Marques e Artur Ávila, ambos do próprio Impa, estão entre os candidatos à láurea, que é restrita a jovens cientistas, com menos de 40 anos.  
     

    Das atividades propostas no evento de divulgação do ICM 2018, algumas podem ser repetidas em casa com facilidade. Confira dois jogos interessantes que desafiaram os participantes:

    Jogo do sapo (um jogador) 
    Jogo do sapoEm um tabuleiro quadriculado (ao lado), faça um dos três sapos (quadrados verdes) chegar até a lagoa azul. Cada sapo pode se movimentar na horizontal, vertical ou diagonal, mas sempre pulando sobre um dos outros e se afastando dele exatamente o mesmo número de casas que os separava inicialmente – ou seja, se estiver a duas casas do outro sapo, deve permanecer a duas casas de distância. É possível completar esse jogo? Como? Senão, como provar essa impossibilidade?

    Jogo do quinze (dois jogadores)
    Escreva os números de 1 a 9 em um papel. Cada jogador escolhe um número por vez, sem repetição. Vence o primeiro que somar 15 com uma combinação de exatamente três números. Se todos os números forem escolhidos sem atingir a soma correta, a partida empata. Reflexão: qual a relação desse jogo numérico com o jogo da velha? Como é possível arranjar os números no diagrama desse jogo? Agora tente reproduzir, graficamente, as partidas jogadas – você certamente se surpreenderá e dará boas risadas.

    Marcelo Garcia
    Ciência Hoje On-line
     

    Respostas
    Resposta jogo do sapoJogo do sapo: O desafio é impossível. Para mostrar isso, divida o tabuleiro em quatro tipos de casa: colunas pares+linhas pares; colunas pares+linhas ímpares, colunas ímpares+linhas pares e coluna ímpares+linhas ímpares. Pinte cada tipo de uma cor. Sempre que um sapo salta sobre o outro, acaba no mesmo tipo de casa. O lago, que está em um tipo de casa diferente das dos três sapos, é, portanto, inatingível.

    Resposta jogo do quinzeJogo do quinze: Todas as combinações possíveis são 1-5-9, 1-6-8, 2-4-9, 2-5-8, 2-6-7, 3-4-8, 3-5-7 e 4-5-6. Para distribuir os números no diagrama do jogo da velha, comece com o 5 na posição central, já que ele aparece no maior número de combinações. Seguindo o mesmo critério, complete as posições restantes, sempre somando 15 em cada linha e em cada diagonal.     

    Ações do documento

    IndiqueImprimaCompartilhe

     

  3. Aí é que mora o perigo…

    Notícias do PIG:

    DA FOLHA

    Classe C já não é motor do gasto em supermercados

    Do crescimento de 7% registrado no gasto das famílias com abastecimento do lar neste ano até abril, a classe AB contribuiu com 61%, enquanto a C participou com só 34%. A queda é expressiva se comparada a 2013, quando a classe C teve participação de 49%, e a AB, de 35%. O dado de 2014 indica uma tendência, afirma o Nielsen.

    http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2014/07/1485156-classe-c-ja-nao-e-motor-do-gasto-em-supermercados.shtml

    1. Enquanto o PIB não cresce

      Enquanto o PIB não cresce para que que AB vire C, alguém ter que perder. E perder por causa justa não ofende ninguém e se quiser bater sininho vou avisar  ao delegado.

  4. A próxima será..

    Depois dessa à GloboNews, a próxima será nas Págimas Amarelas da Veja e, por último, será fazendo receita com Ana Maria Braga ou, por que não, encontrando com Fátima Bernardes.

    Para as estrelas do PT isso é a glória, não tem preço.

  5. Dentre as várias mentiras que

    Dentre as várias mentiras que o Aécio contou, anotei esta: FHC não evitou o APAGÃO,  porque tinha como prioridade combater uma inflação de 900% recebida de Itamar Franco.

    A MENTIRA: FHC assumiu o governo em 1995 com a inflacão controlada, e o apagão ocorreu em 2001.

    1. Sem lembrar que esse resolveu

      Sem lembrar que esse resolveu acabar com a inflação só depois que pobre já estava aprendendo conviver e até lucrar com essa

  6. novo ciclo?

    O governo que que ja se tornou velho  agora promete o novo, ja vimos esse filme varias vezes, se ela ganhar vamos continuar vendo mais do mesmo, falar em crescimento e aumento de produtividade com impostos escorchantes e cambio criminosamente nas alturas é de uma hiprocrisia que beira ao cinismo, esses politicos acham que todos somos idiotas, tem muitos que são realmente mas não todos.

    1. novo ciclo? erro

      O governo que  ja se tornou velho  agora promete o novo, ja vimos esse filme varias vezes em eleições, se dilma ganhar vamos continuar vendo mais do mesmo, falar em crescimento e aumento de produtividade com impostos escorchantes e cambio criminosamente nas alturas é de uma hipocrisia que beira ao cinismo, esses politicos acham que todos somos idiotas, tem muitos que são realmente mas não todos.

      1. E pelo visto você prefere o

        E pelo visto você prefere o NOVO que já se tornou VELHO, Aécio representante de duas oligarquias mineiras das mais atrasadas.

        1. preferençia

          João destes canditados que estão ai são todos farinha do mesmo saco, não julgue minha preferençia sem me conheçer somente se baseando unicamente porque critico esse governo hipocrita e incompetente do PT.

          1. Sarney, ACM, Jereisaty, etc.

            Sarney, ACM, Jereisaty, etc. Todos apoiaram FHC e o PSDB. Eles eram, então, virtuosos. Se o Sarney passou a apoior o Lula / Dilma, aí ele é bandido. Bela hipocrisia. Aliás, pergunto, não foi a dignissima elite do nosso virtuoso sudeste que sempre conduziu o Brasil? O poder da elite política e econômica de São Paulo, Rio e Minas sempre teve peso e sempre ditaram os rumos do Brasil. Não dá para culpar a elite nordestina pela imcompetência dos outros, não que a elite do nordeste seja muito melhor, não é. Mas tenha a coragem de culpar a quem de direito.

      2. Pelo menos o PT fez

        Pior foi o PSDB que elevou os impostos aos atuais níveis de hoje e no entanto não fez nada. Cite um investimento publico do PSDB na era FHC ou nos estados governados por Alkmim ou Aécio? O PSDB nos fez ficar sem água, sem metrô, sem luz, sem emprego e Aécio sumiu com três bilhões da saúde. Pensando bem, vou preferir continuar coma Dilma e o PT. 

        1. honestidade no raciocinio

              Ulisses vc tem total razão quando diz que a era FHC foi a que mais elevou a carga tributária mas o Lula adorou todos esses impostos e não moveu uma palha para modificar isso, a dilma fez algumas renuncias tributárias sem muita contrapartida dos setores industriais beneficiados, mas essa ajuda do governo é falsa pois quando o governo federal deixa nossa moeda supervalorizar ela tira totalmente a competetitividade da industria e não adianta o governo ficar enganando a opinião publica oferenço mais dinheiro para o empresário de endividar sem chance de competir com os importados justamente motivada pelo cambio covarde que beneficia a inflação desse governo preguiçoso. Quanto vc querer comparar investimentos no brasil da era FHC com os preços das commodities com preços baratos com investimentos da era lula/dilma é desonestidade, o governo do lula e dilma se aproveitaram de uma conjuntura internacional altamente favoravel ao brasil principalmente com os preços das commodities nas alturas e dinheiro especulativo sendo oferecido a juros baratissimos, seje mais honesto nas comparações, O FHC teve o merito de reduzir drasticamente a inflação, extinguiu varios bancos estaduais mesmo contra a pressão dos governadores que adoravam as falcatruas nesses bancos estaduais(tenho muita dúvida que o pT contrariaria os governadores do PMDB se tivesse que fazer o mesmo), a lei da responsabilidade fiscal tbm foi muito importante para o minimo de descencia na governança publica. O unico merito do Lula foi aumentar os gastos sociais e so, a melhora economica que ocorreu nesses anos do PT(MAS JA EXAURIU ESSE TEATRO)vcs devem agradecer a china, politico brasileiro  não exporta nada e não produz nada, eles so armam planos para tirar mais dinheiro da sociedade brasileira usado nos caixas de campanha e entregando saude, segurança e educação nos padrões que vc deve conheçer, mas todos tem o direito que votar em quem achar melhor. Não tenho a pretensão de te convençer apenas não consigo me calar com injustiças e a desonestidade do seu raciocinio.

  7. Nada de liberalismo ou
    Nada de liberalismo ou keynesismo: a solução para a economia do Brasil é o pensamento positivo! Minha contribuição: Paulo Coelho como Ministro da Economia!

  8. Não sei. Sem dúvida que o
    Não sei. Sem dúvida que o Brasil evoluiu muito nos últimos anos e a imprensa sempre bate na tecla do pessimismo. Mas os discursos não mudam. Quero vem quem vai ser o candidato disposto a realmente fazer um reforma política, tributária e mexer no judiciário desse país. Só nos resta jogar com as mesmas cartas.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador