Dilma lembra que teve privilégio de nomear Teori, e Moro fala em “herói nacional”

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – A ex-presidente Dilma Rousseff, responsável pela nomeação de Teori Zavascki no Supremo Tribunal Federal, emitiu uma nota de pesar pela morte do ministro, confirmada na tarde desta quinta (19), após um acidente aéreo em Paraty, no Rio de Janeiro. Dilma lembrou que teve o “privilégio” de alçar Teori ao Supremo, e se solidarizou com a família do magistrado.

“É com imenso pesar que recebo a notícia da trágica morte do ministro Teori Zavascki. Hoje perdemos um grande brasileiro. Como juiz e cidadão, Teori se consagrou como um intelectual do Direito, zeloso das leis e da Justiça. Tive o privilégio de indicá-lo para ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), com ampla aprovação do Senado. Desempenhou esta função com destemor, como um homem sério e íntegro. Lamento a dor da família e dos amigos, recebam meus sentimentos de pesar e respeito.”

O ex-presidente Lula disse, por meio das redes sociais, que o Brasil “perdeu hoje um cidadão que honrou a Magistratura em todos os postos que ocupou. Minha solidariedade à família do ministro Teori Zavascki e aos membros do STF.”

O juiz Sergio Moro disse ter reagido à morte de Teori com perplexidade e destacou a atuação do ministro na Lava Jato. “Minhas condolências à família. O ministro Teori Zavascki foi um grande magistrado e um herói brasileiro. Exemplo para todos os juízes, promotores e advogados deste país. Sem ele, não teria havido a Operação Lavajato. Espero que seu legado, de serenidade, seriedade e firmeza na aplicação da lei, independente dos interesses envolvidos, ainda que poderosos, não seja esquecido.”

Os procuradores da República que integram a força-tarefa Lava Jato no Paraná “lamentam o falecimento do magistrado e professor, relator da operação no Supremo Tribunal Federal” e dizem, em nota, que Zavascki “teve uma trajetória profissional marcada pela lisura e pela seriedade”.

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, também lamentou o episódio. Segundo Janot, Zavascki honrou o papel de magistrado, ao atuar de forma ética, isenta, discreta e extremamente técnica durante toda sua carreira. Na relatoria da Operação Lava Jato no STF, o ministro não hesitou em adotar medidas inéditas para a Suprema Corte, a pedido do Ministério Público Federal. 

A Ajufe, Associação dos Juízes Federais, pediu uma investigação sobre o acidente por conta do papel estratégico de Teori na relatoria da Lava Jato.

Temer será responsável por nomear o próximo ministro, que deverá herdar as novas ações relativas à Lava Jato, inclusive os desdobramentos das delações da Odebrecht.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

17 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Ja viram a novela que vai ser

    Ja viram a novela que vai ser ? Vai ter muita gente pressionando (muita briga interna) para a escolha do novo relator da lava jato.

  2. É claro que a fala da Dilma,

    É claro que a fala da Dilma, como sempre, é republicana.

    Na realidade, o Teori ajudou afundar o governo dela, na medida em que não afastou o Cunha da presidência da Câmara.

    Na minha opinião, achava melhor neste momento, A Dilma se calar.

    Os coxinhas que andavam sumido, estão na rede deitando e rolando com esse comentário da Dilma. Os babacas acham que o Teori protegia a Dilma e o PT. Muito pelo contrario

    Putz ! O PT e sua mania de republicanismo.

    As fezes o silencio é um poema

  3. Pronto: mais um capítulo do

    Pronto: mais um capítulo do romance sempre inconcluso no seu enredo, o  “Festival de Besteiras que Assola o País”(FEBEAPA), do impagável Stanislaw Ponte Preta. Só que agora envolvendo uma tragédia, o que transforma essas besteiras em algo bem mais patético. 

    Besteiras agora entrelaçadas com oportunismo barato e pieguice nojenta. Nesse afã, a ex-presidente Dilma e o Juiz Sérgio até que enfim se irmanaram. Lula talvez tenha até tentado, mas conseguiu não alcançar o patamar dos dois se restringindo a uma declaração que “nem fede nem cheira”, ou seja, circunscrita ao formal. 

    Como entender esse “privilégio” arguido por Dilma? O que o falecido tinha de tão especial? Ou é um sentimento do tipo a posteriori, de conveniência meramente retórica?

    Mas pior, muito pior, foi esse status de “herói” dado ao de cujus pelo Juiz Sérgio Moro. Prescinde de justificativa ser conceituado de oportunista, piegas e falso tal panegírico.  Acrescente-se apenas que a manifestação do premiado da Globo por cumprir a obrigação pode também ser apreendida como uma maneira sutil de também se apresentar como “herói”. E com muito mais credenciais que o ministro Teori. 

  4. Que loucura !!

    Dilma elogiando o moroso togado e o juizeco fascista aclamando o dito cuju como novo herói nacional .

    Uma sugestão para homenagear o símbolo da morosidade do judiciário bananeiro :

    Resultado de imagem para tartaruga estatua

    1. Como se Moro fosse um grande

      Como se Moro fosse um grande personagem do Brasil atual e não uma mera celebridade com prazo de validade determinado.

      Um dos responsáveis pela destruição da Engenharia nacional.

      Que vá para a pqp, já que esses não contribuem em nada com o PIB nacional.

  5. Teori foi meu amigo

    Em tempos de polarização, em tempos em que quem não esteve conosco na hora difícil foi golpista, em tempos em que muitos de nós se tornaram intolerantes e incapazes de viver com a contrariedade, em tempos em que perdemos não só a humanidade, mas também as papas na língua, venho afirmar: Teori foi meu amigo. Ontem perdi um amigo muito querido, um amigo que nem sempre fez as coisas do modo que gostaria que tivesse feito, mas fez com dignidade de seu jeito. Sempre foi autêntico, sempre foi cívico e não se deixou levar pela hipocrisia ou pela vaidade. Foi querido, tinha um coração enorme e foi incapaz de ofender, de se exaltar ou de menosprezar seus semelhantes. Não podemos esperar do outro o que não tem para dar, mas, também não podemos recusar-lhe o reconhecimento de virtudes mil que tenha. E Teori tinha para dar de sobra. Era um magistrado exemplar, que fazia da discrição sua marca maior e era uma pessoa gigante, com uma alma doce que Deus lhe deu e soube preservar ao longo de toda sua vida. Hoje eu choro por Teori. Choro sua falta e a falta que fará neste Brasil cheio de ódio e de gente que diferentemente dele perdeu todo escrúpulo e toda compostura.

  6. A dupla lula/dilma vai

    A dupla lula/dilma vai aprender, da pior maneira possível, como se nomeia um ministro para o stf.

    Vem aí um gilmar mendes elevado ao cubo. Vai meter pau em petistas e defender com unhas e dentes quem o nomeou. Isso tudo feito de forma “republicana”.

    Lula indicou 8(oito), isso mesmo, oitos ministros para o stf. Nenhum fez juz a quem o indicou.

    Dilma nomeou 5 e foram piores ainda. O Fux então já vale por todos.

    Quer voce concorde ou não, a desgraça por que passa as principais lideranças do PT atualmente se deve à forma infantil e republicana de nomear ministros da mais alta corte e pgr. O resto é luar de paquetá…

  7. Herói mesmo é o trabalhador

    Herói mesmo é o trabalhador brasileiro comum, de quem cotidianamente tiram direitos. Só desamparo.  Ninguém para lhe dar carona de avião. Nenhuma citação de delatores. Solidão! Nenhum amigo para receber por ele receber uma cortesia em dinheiro vivo. Nenhum Hãagen-Daz no congelador. Nenhuma conta no exterior com valores a serem repatriados.  Nenhum recebimento excedendo o limite. Nenhum Albert Einstein para lhe socorrer.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador