Dilma: maioria dos presentes na abertura da Copa era da elite branca

Jornal GGN – A presidente Dilma Rousseff, em entrevista para a Globonews, discorda da análise feita pelo ministro Gilberto Carvalho sobre a chamada elite branca nos estádios durante a Copa. Para a presidente, quem foi aos jogos tinha poder aquisitivo para pagar o valor cobrado pela Fifa, e eram, predominantemente, da elite.
 
Questionada pela repórter Renata Lo Prete sobre o combate à corrupção, Dilma falou em apurar casos como o de André Vargas e defendeu o PT, dizendo que não é possível tratar o partido “como o que criou a corrupção no Brasil”.
 
A presidente preferiu não comentar sobre o julgamento do mensalão: “A base da democracia é o respeito entre os Poderes. Jamais irei me manifestar como presidente da República quanto a uma decisão do Judiciário”.
 
Do O Globo
 
 
Em entrevista, presidente discorda do diagnóstico do ministro Gilberto Carvalho sobre público no Itaquerão

Em entrevista à jornalista Renata Lo Prete, da Globonews, exibida na noite desta sexta-feira, a presidente Dilma Rousseff discordou do diagnóstico feito pelo ministro Gilberto Carvalho (Secretaria Geral da Presidência da República) de que a insatisfação com o governo, expressa nos xingamentos dirigidos a ela na abertura da Copa, no Itaquerão, atingiu camadas mais pobres da população. A presidente afirmou que quem compareceu nos estádios foi predominantemente “a elite branca” que pôde pagar os preços cobrados pela Fifa.

— O ministro Gilberto (Carvalho) disse que essa questão da chamada elite branca, que não fomos nós que inventamos o nome, ela tinha vazado para alguns segmentos. É opinião dele. Não há porque falar que não, é um absurdo, mas quem compareceu aos estádios, não podemos deixar de considerar, foi predominantemente quem tinha poder aquisitivo para pagar o preço dos ingressos da Fifa, e aí predominantemente uma elite branca. Em alguns casos devia ter 90 (%), em outros 80 (%), 75 (%), mas era dominantemente elite branca — afirmou Dilma.

Em um bate-papo com blogueiros transmitido ao vivo, logo após Dilma ser hostilizada no Itaquerão, Gilberto afirmou que as denúncias feitas pela imprensa sobre aparelhamento do governo e a suposta leniência do PT com casos de corrupção tiveram impacto não só na elite, mas também nas classes mais baixas.

— Não fizemos o debate na mídia para valer. Passamos esse tempo todo com uma pancadaria diária que deu resultado. Essa pancadaria diária é o que resultou no palavrão para a presidente Dilma lá no Itaquerão. E me permitam pessoal! Lá no Itaquerão não tinha só elite branca não! Eu fui para o jogo, não no estádio, fiquei ali pertinho numa escola, para acompanhar os movimentos. Eu fui e voltei de metrô. Não tinha só elite no metrô não! Tinha muito moleque gritando palavrão dentro do metrô que não tinha nada a ver com elite branca — afirmou o ministro.

Na entrevista, ao ser questionada se enfrenta dificuldade em combater a corrupção e de escolher aliados comprometidos com a honestidade, Dilma defendeu o PT, afirmando que seu partido não pode ser tratado como “o que criou a corrupção no Brasil”. A jornalista Renata Lo Prete citou o caso do deputado André Vargas (sem partido-PR), que deixou o PT após ser acusado de viajar em um jatinho pago pelo doleiro Alberto Youssef, investigado pela Polícia Federal. Vargas também é acusado de defender interesses de Youssef no Ministério da Saúde.

— É certo que nenhum partido está acima de qualquer suspeita. O PT contribuiu muito, com muito avanço, para a democracia no Brasil, para a questão da redução da desigualdade e para a redução da pobreza, o Bolsa Família e todas as obras que a gente fez. Agora o PT também tem, você citou um caso (André Vargas), temos que apurar, não podemos compactuar com isso. Isso é uma coisa, mas o que serve para o PT tem que servir par todos os partidos. O que não é possível é só tratar o PT como o que criou a corrupção no Brasil.

A presidente não quis comentar, no entanto, o julgamento do mensalão feita pelo Supremo Tribunal Federal (STF):

— Eu tenho uma situação específica: sou presidente da República. A base da democracia é o respeito entre os Poderes. Jamais irei me manifestar como presidente da República quanto a uma decisão do Judiciário. Como eu acato quando perco uma decisão no Congresso. Posso não gostar, é minha lei que não está sendo aprovada, mas eu não tenho que discutir isso. Como cidadã eu posso ter minha opinião, mas não posso, no exercício da presidência, divergia ou concordar com nenhum ato do Judiciário ou do Legislativo.

Ao defender a realização de uma reforma política, Dilma fez referência, de forma indireta, ao caso do ex-governador José Roberto Arruda (DF). Mesmo condenado em segunda instância, na última quarta-feira, por improbidade administrativa, ele tentará voltar ao governo local nas eleições deste ano. Isso porque a decisão da 2ª Turma Cível do Tribunal de Justiça do Distrito Federal ocorreu depois do registro da candidatura.

— Temos que avançar na ética, no controle do gasto, na responsabilização de pessoas. Não é possível uma situação que uma pessoa que tem ficha limpa ou ficha suja e um dia de diferença permite ou garante que a pessoa concorra.

Questionada se estava se referindo a Arruda, ela disse que esse não é o único caso:

— Eu me refiro a todos os casos de ficha limpa ou de ficha suja, porque o dele não é o único, temos isso em várias instâncias. Temos que mudar radicalmente as condições das práticas eleitorais.

 

Redação

51 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Por descender dos Rousseff…

    …originários do coração da África, com as raízes firmemente estabelecidas às margens do Zambeze, por parte de pai, e dos Coimbras e dos Silvas, dois valorosos clãs pré-colombianos de Abya Yala, pelo lado materno, esta valorosa mulher que desde a mais tenra infância sofreu os reveses da vida, ao nascer na Praia do Pinto e ser alfabetizada apenas ao 22 anos, quando pela primeira vez acendeu uma lâmpada elétrica, não é nem um pouco demagoga e politiqueira ao levantar o espectro da elite branca, que pratica feroz oposição contra o seu governo probo e competente. 

    O abissal abismo que separa a presidente da elite branca pode ser comprovado nesta foto na festa na laje com muito cajuzinho regado a Pitú e schin… na união dos trapos dos discriminados amigos da Vanda.

    A Vanda Var-Palmares jamais se faz de vítima… tudo que ela fala e coerente e verdadeiro. A hipocrisia, a mentira e a falsidade passam longe…

    1. Não esquecendo que nas

      Não esquecendo que nas manifestações “coxo” passadas..seu Rebolha 

      pediu sumariamente a cabeça de Dilma. Ou seja , é uma paixão antiga

      mal resolvida, mas 4 anos ele não “guenta”. O resto é  eloquência lumpem

      e chôroro de colete.

       

  2. presidenta dilma está coberta de razão e sensibilidade!

    fala da presidenta dilma está 90% coberta de razão e sensibilidade!

    arenas copa-fifa-brazil14 são coliseus panis et circenses da elite branca…

    censo ibge conta mais elite negra no gramado que no povo dos telões samsung

    caras y bocas de povo brasileiro nas arenas de jogo somente as de uniformes serviçais…

    brazil zil zil zil zil…

     

    1. Nenhum  imbecil jamais

      Nenhum  imbecil jamais supunhetou que a copa não fosse para classe branca endinheira. Mas o petismo tinha fortes esperança de que por pura raiva nenhum comprasse ingresso obrigando que os portões fosse aberto para o povão assisir.

  3. 1. 100% a alta direção do

    1. 100% a alta direção do Partido é elite branca

    2. 97% dos deputados petistas são da elite branca

    3. 99% dos senadores petistas são da elite branca

    4. 100% dos mensaleiros condenados são da elite branca

    5. 90% dos “pensadores” do partido são da elite branca

    6. 98% dos Ministérios petistas foram e são da elite branca

    7. Conta-se na mão esquerda do Lula quantos petistas graúdos de grei escura fazem parte do alto comando do partido. Me lembro de Paulo Pain, o defensor que traiu os aposentados, a decadente Benedita da Silva, uma deputada (ou senadora, sei lá), não lembro o nome, que ia ao Congreso fantasiada de folclore africano (tipo Gleisi Hoffman fantasiada de Frida), lembro ainda de Domingos Dutra (mas acho que esse pulou fora do PT por não suportar o mau cheiro dos acordos políticos do PT no Maranhão do outrora “maior ladrão do Brasil” José Sarney.

    8. Negro no PT é o reflexo da nossa sociaedade, negros só serve para carregar pedra e agitar bandeiras nas sinaleiras em época de eleição.

    9. Menos hipocrisia gente.

     

     

    1. Segundo a  caucasiâna

      Segundo a  caucasiâna  deputada Benedita da Silva…

      #naovaitercotas! Seguida do nobre Vincentinho “o germânico.

      obs.Não esquecendo que parte da elite branca é clareada

      mas se esconde.

      1. Opa!, correto acrescentasse

        Opa!, correto acrescentasse mais um pardinho ao rol dos meus quatro, (aliás, falando em pardinho, o Vicentinho é fisicamente muito parecido com o Pardinho da melhor dupla caipira do sistema solar. 

        Para dar um ar de graça neste post vamos ouvir Tião Carreiro & Pardinho em Ferreirinha…

        https://www.youtube.com/watch?v=efLkalc3YXU

         

        1. Não é não.
          O pardinho  era

          Não é não.

          O pardinho  era mais claro e de olhos quase verdes

          não tinha lingua presa e morria de medo do “Tião”.

          1. Esse pessoal de Varginha,

            Esse pessoal de Varginha, recém chegados de um tour pelas galáxias rumo a Minas Gerais são flórida, o que dizer? 

             

          2. Pelo visto vc também é amante

            Pelo visto vc também é amante da música caipira de Tião Carreiro & Pardinho…

            Então vamos escutar

            https://www.youtube.com/watch?v=ymiA0gGgm_Q

            https://www.youtube.com/watch?v=ymiA0gGgm_Q&list=RDymiA0gGgm_Q#t=2

            https://www.youtube.com/watch?v=s0SeDOjJBS0&index=11&list=RDymiA0gGgm_Q

            Gosto dessa música de Tiao já sem Pardinho fazendo dupla com o Paraíso…

            https://www.youtube.com/watch?v=tbmFxxkY8mc&list=RDymiA0gGgm_Q&index=13

             

    2. esqueçeu

      So faltou dizer que 99% destes politicos do PT são hipocritas, a dilma saiu com esta perola “Questionada pela repórter Renata Lo Prete sobre o combate à corrupção, Dilma falou em apurar casos como o de André Vargas e defendeu o PT, dizendo que não é possível tratar o partido “como o que criou a corrupção no Brasil”.”

      Realmente o PT não criou a corrupção mas aperfeiçoou o modus operandi, temos de reconheçer a competençia e valor do PT neste metiê 

      1. Padrão PSDB de corrupção

        Privataria tucana – 120 bilhões que sumiu nas mãos e bicos tucanos pelo patrimônio do Brasil. E ao contrário do sugerido pelo PSDB não reduziu a dívida brasileira mas dobrou.

        Compra de voto pela reeleição de FHC do PSDB – 200 mil por congressista, o que equivaleria a cerca de 30 milhões pelos cerda de 150 parlamentarios

        Trensalão tucano – 3,5 bilhões pelo escândalo de corrupção Alston e governo tucano paulista desde mario Covas, Serra e Alckmin.

        Simiço do recurso para saude de MG – 3 bilhões que não foram para a copasa e Aécio não diz para aonde foi

        Isto são apenas os mais evidentes

        Agora caro Valter, exemplifique um escândalo do PT. Senão tu é apenas um demagogo, hipocrita, caluniador  e mentiroso que vem aqui falar bobagem.

        1. comparação

          Ulisses eu não comparo corrupções, para mim são praticamente todos esses politicos são  hipocritas e corruptos, ou roubam para si ou deixam roubar, essa historia que o meu partido(não tenho) rouba menos é ridiculo, eu concordo plenamente com vc sobre estes exemplos de corrupção tucana que com certeza foram muitos mas ficar defendendo o PT aqui como governo honesto é hipocrisia pura, os governos do PT roubam igualzinho aos outros, agora se vc voltar na replica a defender governo corrupto vc quem é na verdade demagogo, hipócrita mas te chamar de mentiroso (como vc comigo) ja extrapola meus limites da boa educação, coisas que a galera esquerdista frustada sabe fazer muito bem que é ser agressivo e ofensivo.  

          1. O pT é corruptop e o PSDB tem

            O pT é corruptop e o PSDB tem o triplo de  politicos  cassados..e da-lhe 

            coxinhas tucanóides vão continuar perdendo eleições com esse discursinho

            moralista furado.

          2. milagre

            Isso é um milagre!!!!!!!! Um adorador do PT reconheçendo que o governo do PT é ladrão tbm rsrs Vai chover muito, seria muito util se vc morasse perto da cantareira morallis rsrs    Para com esse papinho que o partido PT rouba menos que outros, são todos farinha do mesmo saco nesse quisito

          3. Poxa adorador de partido

            Poxa adorador de partido, explique melhor ai pois não captei sua mensagem rsrs,  mas vamos voltar ao assunto anterior com argumentos logicos?

          4. Um MAV clássico se reconhece

            Um MAV clássico se reconhece em primeiro ato, nem precisa expandir o post ou dar trela. se reconhece pela sua natureza. 

            Inconfundíveis, normalmente eles tem verba para ficar o dia todo na rede fazendo bagunça. Posso estar enganado, sem certeza, mas eu acho que esse é um deles que recebem a pauta do MAV, as frases prontas e partem a espalhar na web.

             

          5. É a militância, a soldo ou

            É a militância, a soldo ou não, que acha que os corruptos deles são melhores que os corruptos adversários…

             

      2.  
        Qualquer um semi-analabeto

         

        Qualquer um semi-analabeto político sabe que o PT é o partido político com menos casos de corrupção .

        Farei um esforço para acreditar que esta sua insistência em dizer que o PT é o partido mais corrupto(contrariando todas as pesquisas do TRE/TSE,Congresso em Foco e etc) não seja mau caratismo .

         

    3. Não digo que tais

      Não digo que tais estatísticas são falsas. O inegável é que o petismo nunca fechou suas portaspara  que pobre, honesto e negro que quisesse ser candidato fosse, se o povo não elege gente dessas qualidades, isso não cabe culpar o  partido.

      1. Faça o que eu digo, não faça o que eu faço..

        Gostei. 

        Mas dai o Partido vir a fazer cotas e proselitismo em cima de negros fazendo nós os brancos de bandidos, elite branca de olho azul, é coisa que me fere (ou tu acha que racismo é via de mão única?) 

        Fazer cotas racialistas na casa dos outros é fácil, difícil é fazer cotas na sua própria casa. 

         

         

  4. Frase infeliz inventada por

    Frase infeliz inventada por alguém e repetida por Dilma, como se no Brasil algum dia tivesse existido elite negra.  Aliás estou pensando seriamente em votar ou não nela, segundo soube ela convidou JB para assistir a final da copa no Maracanã. Pensando bem, acho melhor deixar esse partido mais 500 anos fora do poder para que aprendam, afinal ninguém dá amendoim para inimigo oculto.  Esse homem quase varreu o pt do poder e por conseqüência o cargo dela também.  Ela é presidenta e não madre Teresa de Calcutá, vá fazer caridade fora do cargo.  Pergunta que não quer calar, será que Dilma Rousseff tem medo de José Dirceu?????????????

  5. Realmente é de uma estupidez

    Realmente é de uma estupidez unica essa expressão ELUTE BRANCA em um país onde boa parte da elite tem pé na cozinha, inclusive bilionarios de São Paulo, certo rei dos supermecardos e reis doc cimento não são elite branca, um ex-Presidente com orgulho se diz com pé na cozinha, grandes escritores são miscigenados, há quase um Século o Brasil já teve Presidentes da Republica mestiços,  o Brasil se mistura desde João Ramalho, casado com uma india, é coisa tradicional de que o Brasil se orgulha, o PAIS MAIS MULTIRRACIAL DO PLANETA, que expressão realmente idiota.

        1. Voces quem?
          Não quero te dar

          Voces quem?

          Não quero te dar trabalho não “Tio” mesmo porque  voce

          é abulico no quesito  , agora rir é o melhor remédio, mas 

          sem babar hein!

          1. abulico

            To impressionado morallis, quando vc se complica no conteudo dos argumentos apela para os dicionários de sinonimos na net, ABULICO É OTIMO rsrs

          2. Caro Morallis
             
            A fascistada

            Caro Morallis

             

            A fascistada tem razão, essa coisa de elite branca é imprecisa. A partir de agora eu só vou me referir a eles como horda ariana, é mais chique, é mais preciso, dá um arzinho popular — horda — e mais ideológico — ariana.

    1. vcs que desistem

      Prezado morallis, como sempre qualquer critica ao governo federal aqui no blog é taxada PELOS ADORADORES DE PARTIDO COMO VC como coxinha, vira lata, troll , pig. Ninguem me paga nada meu amigo, eu que pago muito do meu trabalho em impostos para governos corruptos como este que vc defende. 

       

      1. Amigo, sem carapuças.

        Amigo, sem carapuças. ok

        Admiro contra-pontos dentro da realidade sejam pagos ou não

        o PT tem falhas. claras..mas não existe nada além melhor que 

        o PT…aliás  só coisa bem pior.,isso para não  entrar em detalhes

        coisa que já se faz aqui diariamente e com muito boa analise e

        lógica.Enfim, argumentos todos bem vindos, argumentação  com

        bases na revista Veja? Ai  fica dificil e voce sabe disso ..certo?

         

      2. Eita … mais um

        Eita … mais um propagandeando que paga muito impostos . 

        O individualismo deste pessoal é impressionante .Pra vivermos em sociedade é fundamental pagarmos impostos .

        Percebo que os 25% que detestam o PT acreditam que só eles pagam impostos . É uma coisa incrível .

        1. imposto

          Pela sua opinião antonio carlos vc deve pagar pouco imposto não é mesmo, me ensina a pagar pouco imposto tbm ou talvez é vc que produz pouco e por quase não gera emprego, renda e imposto para o seu adorado governo.

          1.  
            Uma dica :
            Procure fazer o

             

            Uma dica :

            Procure fazer o que te dar prazer, esqueça impostos e qualquer outra coisa que te oprima .

  6. Uma excrescência essa candidatura do Arruda

    Ah, estou me esquecendo, eh do esquema PSDB , estes podem roubar no atacado, na casa do bilhào de reais, que nada de ruim lhes acontece, muito pelo contrário

  7. Como ex-petista, aquele PT

    Como ex-petista, aquele PT que nasceu lá atrás pelos idos de 80, com bons intelectuais, igreja católica, sindicatos não pelegos, UNE não pelega, um Partido que dava esperança, sugiro (difícil hoje para quem  está com Calheiros, Maluf, Sarney, Barbalho e Collor) fazer um exemplo ao mundo? Tudo baseado no IBGE.

    1. 51% dos candidados proporcionais de devem ser negros ou mestiços de pele escura. Se os eleitores não confimarem a regra. os deputados e vereadores brancos do PT eleitos, para equlibrar, devem renunciar (ou assumir alguma secretaria) e abrir vagas para negros, pardos e indígenas. Que tal?

    2. Em cargos majoritários, p.ex. um Senador petista branco, necessaeriamente tem que ter um suplente negro ou pardo, depois de quatro anos renuncia e põe o negro no Congresso. Vais me dizer que não é uma idéia boa?

    3. Quel tal deixar de hiporcria rasteira e o PT se assumir como um partido igual aos outros neste deserto político brasileiro?

     

     

  8. Incrível!
    De novo o papo da

    Incrível!

    De novo o papo da eleite branca!

    O PT joga no nós contra eles com uma cara de pau  de dar gosto!

    Quem dissemina a divisão da sociedade?

    Mas reparem que a elite não é uma divisão moral, apenas de lado do balcão.

    A polícia apanhava quando não agia nas manifestações contra o governo federal mas era truculenta quando o alvo era da oposição.

    A diferença entre coxinha e movimento social é mutante, depende se protesta contra ou a favor dos interesses do PT.

    Vai enetender…

  9. A elite branca

    Esse ministro é um escroto mesmo. “…tinha moleque no metrô indo pra o ITAQUERÃO…” . Apenas no metrô meu véi, pois, tenho certeza que o povão mesmo não entrou no estádio. Ingressos que variavam entre R$ 300,00 a R$ 2000,00 duvido que ‘esses moleques’ entraram. Na era moderna, as copas são feitas apenas para a elite branca. O povão tem que assistir em telões espalhados pela cidade ou suas mega-tvs compradas em 60 meses. O povão não pode se misturar com os turistas.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador