Dilma participa de encontro dos Brics nesta semana

Jornal GGN – Nesta semana, a presidente Dilma Rousseff viajará para a Rússia, onde vai participar da VII Cúpula dos Brics, grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Os líderes irão se reunir na próxima quinta-feira, dia 9. O último encontro entres os presidentes dos Brics foi em novembro do ano passado, em Brisbane, Austrália. A última cúpula foi realizado em julho de 2014, após o encerramento da Copa do Mundo, em Fortaleza e Brasília.

Esta é a segunda viagem internacional da presidente em 15 dias. Na semana passsada, ela foi aos EUA se encontrar com o presidente Barack Obama e com investidores norte-americanos. 

De acordo com a agenda do Itamaraty,os presidentes dos Brics irão jantar na quarta-feira, dia 8, e, na quinta, participarão da cerimônia de encerramento do encontro do Conselho Empresarial do Brics, terão reunião de trabalho e discursarão na sessão plenária.

Do G1

Dilma viaja à Rússia nesta semana para encontro de cúpula do Brics
 
Líderes de Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul se reunirão na quinta. Último encontro do grupo ocorreu em 2014, em meio ao G20, na Austrália.

A presidente Dilma Rousseff embarcará nesta semana para Ufá, na Rússia, onde participará na próxima quinta-feira (9) da VII Cúpula do Brics, grupo formado pelos países emergentes Brasil, Rússia, Índia, China e Africa do Sul.

Esta será a segunda viagem internacional da presidente nos últimos 15 dias. Na semana passada, ela cumpriu ao longo de quatro diassérie de compromissos em três cidades dos Estados Unidos (Nova York, Washington e São Francisco) e se reuniu com investidores e o presidente Barack Obama.

último encontro entre os presidentes do Brics ocorreu em novembro do ano passado em Brisbane, na Austrália, em meio à reunião do G20, grupo formado pelas 20 principais economias do mundo.

A mais recente cúpula do Brics, entretanto, ocorreu em julho do ano passado, logo após o encerramento da Copa do Mundo, e foi dividida em duas etapas. Na ocasião, os presidentes dos cinco países se reuniram em Fortaleza (CE), onde formalizaram a criação do Banco do Brics, voltado para investimentos em infraestrutura, e, em Brasília.

Conforme a previsão de agenda divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores, os presidentes do Brics jantarão juntos na quarta-feira (8). Segundo o Itamaraty, na quinta (9), eles participarão da cerimônia de encerramento do encontro do Conselho Empresarial do Brics, terão reunião de trabalho e discursarão na sessão plenária.

Ainda de acordo com o ministério, em meio à cúpula em Ufá, o grupo se reunirá com os países da Organização para Cooperação de Xangai, grupo que reúne, entre outros países, Rússia e China.

Banco do Brics
Embora o Novo Banco de Desenvolvimento do Brics tenha sido anunciado em julho de 2014, cada país, separadamente, deveria aprovar em seu parlamento a criação da instituição financeira. No mês passado, o Congresso Nacional brasileiro aprovou o projeto.

Com capital inicial de US$ 50 bilhões – podendo chegar a US$ 100 bilhões –, o banco foi criado com o objetivo de financiar projetos de infraestrutura em países emergentes.

O Brasil poderá indicar o primeiro presidente do conselho de administração do banco. Já a Índia terá o direito de indicar o primeiro presidente da instituição financeira e, a Rússia, o presidente do conselho de governadores. A China venceu a disputa para sediar a instituição, que ficará em Xangai. A África do Sul vai sediar o Centro Regional Africano do banco.

 

Redação

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Eu queria que os três títeres

    Eu queria que os três da Globells, títeres do Pentágono,  mandassem pistoleiros para tentarem interrogar o Putin sobre a ocupação da Criméia bem como o líder do governo da China sobre a independência do Tibet .

    Como eu queria ver até onde esta cachorrada iria, ao tentarem “melar” este encontro do BRICS .

  2. Que se faça uma varredura

    Que se faça uma varredura séria. Afinal, a bagagem, o avião, etc.  podem estar levando algum ‘brinquedinho’ colocado na ultima viagem aos USA. É preciso cuidado para não passarmos por portugueses. Aquele tipo de piada de portugues.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador