Dilma tem que responder por pedaladas e PSDB vai apoiar impeachment, diz Aécio

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – O senador Aécio Neves (PSDB), candidato derrotado na última disputa presidencial, disse nesta quinta-feira (8) que o parecer recomendando a rejeição das contas do governo Dilma Rousseff relativas a 2014 é um sinal de que a presidente petista praticou irregularidades durante a campanha e deve responder por isso.

“Se o impeachment for colocado em votação, (o PSDB) se colocará favoravelmente àquilo que pensam seus eleitores e não só eles, 60% da sociedade brasileira”, afirmou. As informações são do Estadão.

Na visão de Aécio, a atual administração viveu com a sensação de “impunidade”, mas agora, com o que acontece no Brasil, não há mais “espaço para governantes que façam o diabo para vencer as eleições, que descumpram legislações aprovadas pelo Congresso e que usam de ilegalidades ou de ações criminosas para vencer as eleições, como apontam alguns dos indícios que levaram o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) a abrir uma ação de investigação eleitoral em relação à presidente da República.”

Aécio disse que o resultado do TCU deve ser discutida pelo Congresso e resultar na punição da presidente, pois caso contrário o Legislativo estaria criando um “salvo-conduto” para Dilma. “É natural que (quem) cometeu ilegalidades seja responsabilizado por tal. (…) Não é a oposição mais que diz. Quem diz é o Tribunal de Contas. Vai caber à Câmara dos Deputados analisar o processo”, acrescentou.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

24 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. e o impeachment do cunha?

    Eu só queria saber ocmo vai se comportar os tucanos quanto ao pedido de afastamento de cunha a ser protocolado por psol (vide noticia de hoje)?.

    vao ficar  encima do muro?

    Diz-me a quem apoias que te direi quem és.

  2. Que Deus nos ajude!

    Não compreendo. A Dilma não é Ordenadora de Despesa. Lamentavelmente há uma prática em toda Administração, é uma constatação epistemológica. As pedaladas estão dentro da sistemática de despesa. Não é possível muito rigor, pois não se trata de vontade, ou má-fé, é um fenômeno ontológico. 

    Todos falam a mesma coisa: corrupção na Petrobrás. Mas quem se preocupa de fato? Não vi nenhuma sugestão na mudança do processo de pagamento. Os Ministros do Supremo analisam doanções de campanha, mas ninguém chegou perto da causa, a doação era parcela de BDI de contratos públicos: vários partidos favorecidos. O problema é a Dilma? Fala muito sério. O problema é o modelo de contratação, com arestas em três fases específicas: seleção; fiscaliação; pagamento. Não seria maravilhoso para o Povo Brasileiro a enexistência das arestas. Seria tão bom, me sentiria brasileiro privilegiado.

    Corrigir o erro resolveria boa parte de todo crescimento vegetativo do gasto público. Bom demais.

    Mas no Brasil o “camarada” perde a CNH por dirigir bêbado e só precisa dizer que a culpa é da Dilma, ótima justificativa.

    Depois de liquidar os valores mobiliários da Petrobrás ninguém vai sugerir retificação no processo de contratação e pagamento? Assim todo discurso fica parecendo ódio. Por favor, precisamos de mudança no processo de contratação, pois o verdadeiro problema não está na Petrobrás. Sabemos que o grande problema está nos pequenos entes, sem estrutura para gestão dos recursos públicos. Mas como tudo no Mundo (ou melhor no Brasil): a culpa é da Dilma. 

    E agora: as pedaladas. Não é por nada não: alguns órgãos públicos administram verdadeiras contas de “padaria”, e “pedalam”. Mas a culpa é da Dilma.

    A Dilma não é Ordenadora de Despesa. Se conhecemos minimamente a realidade, a regra fundamental da decisão, “jurisdiktion”, é a integridade, no sentido de peso equivalente para situações equivalentes. No precedente, o peso não pode ser suportado por nenhum administrador. Todos são obrigados a suportar o peso do seu trabalho, que já é muito. O rigor é muito grande e atinge todos os Ordenadores de Despesa, com contas possivelmente julgadas pelo TCU. Agora eu pergunto: há pedalada no STF, no TCU no Banco Central? Órgãos que não adminitram nenhum contrato parecido com o SUS, nem enfrentam problemas com o pessoal da Educação. O problema não está na medalada, e só uma análise muito profunda na evolução de cada despesa pode indicar qualquer ponderação sobre ato/atitude/conduta irresponsável. 

    O que os gestores fazem a partir do precedente do TCU? Na verdade você tem a atividade mais perigosa no Brasil, ser Ordenador de Despesa. Pelo amor de Deus percebam, não é possível tanto rigor. O modelo de desepsa pública não foi adaptado. Por favor tenham misericórdia de todos os gestores e coloquem a mão na consciência: mudem o precedente. 

    O exercício passado foi ano de Copa do Mundo: o que esperam dos orçamentos municipais, estaduais? Por favor. É necessário compreensão do peso do precedente proposto. 

  3. Aécio Neves continua
    Aécio Neves continua transtornado por causa da derrota eleitoral.

    E para piorar está ficando soterrado na avalanche de denúncias criminais contra seus parceiros políticos.

    O “capo” tucano ficou tão alucinado que não notou que Dilma pedala sua “magrela” em Brasília há cinco anos.

    Pedalar é saudável e ecológico.

    Dilma pedala tanto que está fazendo a platéia dela cheirar pó adoidado.

    Sai do pó Aécio, vem pedalar uma “magrela” você também. Ha, ha, ha…

  4. E as pedaladas do Richa, como é que ficam?

    O Tucano José Richa, governador do Paraná, fez a mesma manobra para o exercício 2014. Aécio também defenderá o impechement do seu correligionário?

  5. Sei lá me lembrei de um

    Sei lá me lembrei de um antigo quadro do Paulo Silvino em que ele dizia “fica vermelha carinha sem-vergonha, fica vermelha carinha sem- vergonha”, não sei por quê.

  6. Quando este irresponsável

    Quando este irresponsável fala em impunidade, está falando de sí mesmo. O delator falou em alto e bom som que este irresponsável recebia uma mesada de UD 150,000.00. 

    Assim como seu amigo, irmão camarada, Cunha, o da câmara, este cunha  está atolado até o pescoço com evasão de divisas, dentre outras maracutais. O dia que o PGR tiver coragem de denunciar este sujeito, acaba a crise política acaba rapidinho. 

  7. Ô fissura heim?! Aécio, vai

    Ô fissura heim?! Aécio, vai pra praia, refresca a cabeça, fica free, porque você não vai conseguir assumir… esse pirulito você já perdeu. Perdeu, malandro!

    1. O sr. Aécio está desesperado.

      O sr. Aécio está desesperado. Ele já está ciente de que na próxima eleição para presidente do país, nem candidato será.

  8. “Carlos Lacerda…”

    Será que este rapaz conhece a história de um tal Carlos Lacerda? Ele desempenha brilhantemente este papel. Acho melhor ele rever a história e saber qual será o seu fim.

  9. Tucano não tem vergonha na

    Tucano não tem vergonha na cara  e como tem certeza da impunidade para eles tanto faz se cunha vai dançar ou não. Se ele sair arrumam outra coisa.

  10. A Dilma já admitiu que está

    A Dilma já admitiu que está em curso um GOLPE DEMOCRÁTICO contra ela.

    Como é democrático, então nenhuma ilegalidade, vamo que vamo.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador