newsletter

Assinar

Dirceu admite favorecimentos, mas nega indicação de Renato Duque

 
Jornal GGN - Em depoimento dado na última sexta (29), o ex-ministro chefe da Casa Civil José Dirceu admitiu ao juiz federal Sérgio Moro que o delator Milton Pascowitch pagou pela reforma de sua casa e de um apartamento e, ainda, que usou o avião do lobista Julio Camargo. Por outro lado, Dirceu negou ter indicado Renato Duque para a Diretoria de Serviços da Petrobras.
 
“Não indiquei Renato Duque, eu não o conhecia, não o conhecia antes desses fatos (investigação da Lava Jato). Havia um pedido do PSDB (para uma diretoria da estatal), uma indicação absolutamente legítima. Eu já tinha uma indicação do PSDB por conta de Furnas e havia uma outra pessoa indicada pelo PT. Eu preferi indicar porque já tinha PSDB para Furnas. Eu não tinha nenhum interesse pessoal com Renato Duque. Como ministro da Casa Civil assinei. A última palavra era minha para todas as pessoas, todos os ministérios. Eu não tiro a minha responsabilidade.”, disse Dirceu segundo seu advogado, Roberto Podval.
 
Podval frisou que o ex-ministro negou ter recebido propinas do esquema na Petrobras por meio da JD Assessoria e Consultoria, sua empresa. 
 
"Se ele é o mentor do esquema porque precisa de alguém (para reformar seus imóveis)? Todos os diretores (da Petrobrás) com milhões e milhões. Não tô dizendo ninguém aqui é santo. O Zé está assumindo suas culpas. Mas todo mundo aqui fez delação jogando nas costas dele que é mais fácil. Devolveram 80 milhões, ficaram com 40, estão rindo, todos soltos.", defendeu o criminalista. 
 
 
 
POR RICARDO BRANDT, ENVIADO ESPECIAL A CURITIBA
 
Ex-ministro chefe da Casa Civil admitiu a juiz da Lava Jato que usou avião do lobista Julio Camargo e que delator Milton Pascowitch bancou a reforma de sua casa e do apartamento, mas negou ter indicado Renato Duque para a Diretoria de Serviços da Petrobrás
 
O ex-ministro chefe da Casa Civil José Dirceu ‘admitiu suas culpas’ em depoimento na tarde desta sexta-feira, 29, ao juiz federal Sérgio Moro. Réu em ação penal por corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa, Dirceu está preso desde 3 de agosto. Nesta sexta ficou frente a frente com o juiz que mandou prende-lo. Respondeu a todas as perguntas na audiência. “Esclareceu tudo, disse que é verdade que o Milton Pascowitch (lobista e delator) pagou a reforma do seu apartamento e da sua casa”, contou o advogado Roberto Podval, defensor de Dirceu, após o depoimento.
 
Dirceu negou ter indicado o engenheiro Renato Duque para a Diretoria de Serviços da Petrobrás. Duque, apontado como cota do PT na Petrobrás, também é réu da Lava Jato porque sob seu controle teria operado um dos principais focos de corrupção na estatal petrolífera.
 
José Dirceu disse assim, segundo seu advogado. “Não indiquei Renato Duque, eu não o conhecia, não o conhecia antes desses fatos (investigação da Lava Jato). Havia um pedido do PSDB (para uma diretoria da estatal), uma indicação absolutamente legítima. Eu já tinha uma indicação do PSDB por conta de Furnas e havia uma outra pessoa indicada pelo PT. Eu preferi indicar porque já tinha PSDB para Furnas. Eu não tinha nenhum interesse pessoal com Renato Duque. Como ministro da Casa Civil assinei. A última palavra era minha para todas as pessoas, todos os ministérios. Eu não tiro a minha responsabilidade.”
 
Dirceu admitiu ter usado um jatinho de outro lobista e delator, Julio Camargo. Segundo Podval, ele falou: ‘os aviões me foram cedidos. A vida inteira me foram cedidos. Foram cedidos por ele (Júlio Camargo), foram cedidos por outros. Eu sempre voei e sempre me deram.’
 
Podval disse. “Ou seja, nunca ninguém escondeu isso. Até então era bacana ser amigo do Zé Dirceu. Era bacana oferecer o avião para o Zé Dirceu. Claro, nas costas dele estavam ganhando dinheiro em cima disso.”
 
“Os seus pecados o Zé Dirceu admitiu”, afirmou o criminalista, referindo-se ao relato do ex-ministro ao juiz Moro. “Tentou ser o mais claro possível, o mais correto possível. É só olhar as propriedades, o dinheiro que ele (Dirceu) tem para saber qual é a verdade disso. Muitos delatores devolveram muito dinheiro, 80 milhões, ficaram com 40, estão soltos e dando risada por aí. O Zé está preso.”
 
O ex-ministro declarou na audiência, segundo o relato de seu advogado. “O que me chegou é que havia uma disputa entre duas pessoas, uma apoiada legitimamente pelo PSDB e a outra pelo PT. Minha escolha foi a indicada pelo PT. Tinha duas pessoas. Eu vou optar por escolher o do PT porque alguém já havia sido indicado pelo PSDB. A demanda chegou para mim e eu decidi assim. Renato Duque não era amigo meu, eu nunca tinha visto, não sabia quem era.”
 
Roberto Podval disse. “O Zé Dirceu admitiu que fez negócio, que permitiu que o Milton Pascowitch pagasse a reforma do apartamento e da casa. Ele disse. ‘Isso era uma coisa minha com MIlton, eu iria pagar o Milton.’ Imagino que o Pascowitch se aproveitou da situação e ‘vendeu’ o Zé. O Zé sempre permitiu ser usado por terceiros que ganharam milhões às custas do Zé. Estão rindo aí, andando por aí, e o Zé Dirceu preso. É ridículo.”
 
Segundo Podval, o ex-ministro negou recebimento de propinas do esquema na Petrobrás por meio de sua empresa, a JD Assessoria e Consultoria. “Tudo o que (recebeu) está contabilmente ali, não tem nada oculto. O que não está declarado são as reformas do apartamento e da casa. Ele (Dirceu) falou das reformas, do imóvel do Ibirapuera. Ele disse que fez financiamento bancário, mas que não está pagando porque não tem dinheiro. Essa é a realidade dele.”
 
O advogado disse. “É só olhar as propriedades, o dinheiro que o Zé tem para saber qual é a verdade disso. Corrupção na Petrobrás? As acusações (contra Dirceu) não se sustentam. Se ele é o mentor do esquema porque precisa de alguém (para reformar seus imóveis)? Todos os diretores (da Petrobrás) com milhões e milhões. Não tô dizendo ninguém aqui é santo. O Zé está assumindo suas culpas. Mas todo mundo aqui fez delação jogando nas costas dele que é mais fácil. Devolveram 80 milhões, ficaram com 40, estão rindo, todos soltos. A gente pode gostar e pode não gostar do PT, mas a questão política é uma. Não é defender o PT, mas defender as coisas como elas são. Pessoas injustamente vão ficar presas. Ele (Dirceu) preso e pessoas com milhões soltas. Vejam quanto os delatores pagaram e com quanto ficaram. E quem não delatou é ruim e está preso.”
Média: 4.4 (12 votos)

Recomendamos para você

19 comentários

Comentários

Espaço Colaborativo de Comentários

Opções de exibição de comentários

Escolha o modo de exibição que você preferir e clique em "Salvar configurações".
imagem de Cesar Saldanha
Cesar Saldanha

Todos sabem da escuridão

Lá é que são feitas as negociações, mas quando vem para a luz... é cada um por si. Não importa qual foi o partido (situação ou inimigo), no fundo todos são amigos, há uma rede oculta que todos se unem de acordo com os seus interesses. Foi aí que caiu Zé Dirceu, e é por isso que não existe a Ley dos Médios. Há um acordo bem maior nas profundezas da escuridão. A Justiça sabem disso muito bem... Será que não estava lá também? Veja o caso do Delcídio, por ter revelado a sua lugação secreta, foi pro bereréu.

Seu voto: Nenhum
imagem de D_P
D_P

Dirceu não é agente público

Dirceu não é agente público há mais de 10 anos.

Dessa forma não é crime receber ajudas em reformas ou receber caronas em aviões ou jatos.

O que está nessa reportagem está muito longe de ser algo próximo de um crime.

O MP e a Justiça estão querendo parar o Páis. Agora não pode mas um amigo ajudar o outro. Vamos ter que pensar duas vezes agora em emprestar um dinheirinho a um parente um amigo, dar uma carona.

Estão de palhaçada.

Mas isso tudo já foi dito aqui há muito tempo, notadamente nos artigos do Andre Araújo e corroborado por vários outros comentaristas e o Governo não toma uma atitude em prol do País.

Seu voto: Nenhum (3 votos)

Seria mesmo possível que uma

Seria mesmo possível que uma pobre criatura que não é agente público, é uma pessoa como você ou eu,  teria um criminalista o defendendo, admitindo o mínimo inegável e  sem gritar aos quatro ventos que seu cliente é uma pessoa comum, como você e eu, e que, portanto, pode receber tantos presentes ou tantas ajudas de amigos ou mesmo pegar uma caroninha de jatinho qusndo quiser ? Será mesmo que ninguém ainda acordou para uma aberração dessas ?
 

Seu voto: Nenhum
imagem de D_P
D_P

Nâo é isso. Aonde está o

Nâo é isso.

Aonde está o crime por ele cometido ?

O que estão fazendo é uma devassa, e a partir daí, tirando ilações a torto e a direito.

Ora, o cara saiu do Governo há mais de 10 anos. Nâo tem sentido nem lógica essa linha de investigação.

 

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de Jorge Moraes
Jorge Moraes

Pecados capitais

Aguardo (sentado) a admissão de pecados de porte (bem) maior do que os supostamente admitidos por José Dirceu.

Por exemplo, a Folha, na triste figura do filho do Frias, admitir que emprestava peruas para a Repressão levar seus torturados para passear na cidade de São Paulo.

Aguardo também que homens do porte moral de um Fernando Henrique, este intocável, admita favores a consórcios da privataria.

E por aí iria.

Por ora, é esperar. O Ministro Dirceu é o "mordomo" ou a "Geni" dos imparciais cidadãos de bens e de mercedes de nossa res-público-privada.

Os tucanos têm o que mostrar: bico e penas. Mas não gostam de admitir seus voos a passeio.

Que bonito, hem?

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de Eudes Gouveia da Silva
Eudes Gouveia da Silva

Pecados...Pecado é crime?

Pecados...Pecado é crime? Alguém pagar algo para você é crime? Pegar carona quando não é mais do governo é crime? Exercer a função de ministro assinando a nomeação é crime? Prestar serviços com emissão de nota fiscal é crime? Moro está com problemas para sentenciar...

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de Antonio Bargas
Antonio Bargas

Sai daí rápido Zé!

https://www.youtube.com/watch?v=kIqYUS1ngVQ

 

Seu voto: Nenhum

JD consegue sair de mensalão

JD consegue sair de mensalão e petrolão com uma reforma e um passeio de jatinho, Muito menos que qq procurador, promotor, ou jornalista que andam na sua cola. è, definitivamente, o cara mais inteligente que esse pais já viu. E, isso sendo investigado por todos os lados hámais de dez anos! Vai Zé Dirceu!í

Seu voto: Nenhum (15 votos)
imagem de Antonio Bargas
Antonio Bargas

Sugiro se informar melhor. O

Sugiro se informar melhor. O empresário que lhe emprestou o jatinho disse que foram nada menos que 113 viagens num período de apenas 2 anos, para saldar uma "dívida" milionária oriunda de contrato público que conseguiu graças a Zé Dirceu. Ou seja, Dirceu não ganhou uma viagem, mas alugou um jatinho particular de graça. 

Seu voto: Nenhum
imagem de LuccasJr
LuccasJr

O homem que um telefonema é um telefonema ...

A frase: "A última palavra era minha para todas as pessoas, todos os ministérios"

Se complementa melhor com qual frase?

 

(A) O Zé Dirceu admitiu que fez negócio, que permitiu que o Milton Pascowitch pagasse a reforma do apartamento e da casa. Ele disse. ‘Isso era uma coisa minha com MIlton, eu iria pagar o Milton.’

ou

(B) ‘os aviões me foram cedidos. A vida inteira me foram cedidos. Foram cedidos por ele (Júlio Camargo), foram cedidos por outros. Eu sempre voei e sempre me deram.’

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de Beijo no CW
Beijo no CW

[    “Não indiquei Renato

[    “Não indiquei Renato Duque, eu não o conhecia, não o conhecia antes desses fatos (investigação da Lava Jato). Havia um pedido do PSDB (para uma diretoria da estatal), uma indicação absolutamente legítima.  [  essa é a desgraça do sistema brasileiro:  ganhar eleição não signfica ter poder para mudar todas as pessoas que já estavam nas estatais, além de ser obrigado até nomear gente indicada pelo perdedor

Seu voto: Nenhum (1 voto)

Plea Bargain a Brasileira

Inteligentíssima a estratégia dos advogados de José Dirceu.

Vai fazer colaboração premiada diretamente nos depoimentos ao Juiz, e não através de acordo com o MP.

O Zé já tinha dito que não ia assumir a bronca sozinho. Já tá cansado de pagar cadeia para os outros que sequer vão vistá-lo ou fazem uma defesa pública e nominal dele.

Cada um que assuma suas responsabilidades.

Seu voto: Nenhum (17 votos)

"Nascem demasiados homens, para os supérfluos criou-se o Estado"  Zaratustra

imagem de Ivan de Union
Ivan de Union

Que filho da puta de advogado

Que filho da puta de advogado eh esse que diz que "Dirceu admitiu seus PECADOS" sabendo que isso vai virar manchete?!?!?!?!

Seu voto: Nenhum (11 votos)

Faz parte da esteatégia

Faz parte da esteatégia conjunta advogado/JD. O advogado não "delibera" por conta própria, toda a estratégia é duscutida conjunta e minuciosamente. E se alguém duvida da inteligência de JD, é bem ingênuo.
 

Seu voto: Nenhum (4 votos)

tb não entendi essa

tb não entendi essa estratégia, Ivan. por isso, prefiro esperar para ouvir o JD. Não acredito em NENHUMA delaração atribuída a ele. Não tá morto e nem tá mudo, não precisa de porta-voz; ou ele fala ou o que for dito em seu nome, deve ser ser, sumaiamente, desconsiderado, sobretudo, qdo os que "falam" por ele, tem fé-pública, aí é mentira mesmo.

Seu voto: Nenhum (6 votos)

Uma pessoa presa não pode

Uma pessoa presa não pode pegar um microfone na mão e falar ao público. Ele depõe  ao Juiz. Depois disso, só existem duas possibilidades: 1. Seu advogado, que é pessoa de sua inteira confiança, senão não seria seu advogado, pode reportar parte do seu depoimento. Faz parte da estratégia e é combinado com o cliente. Se ele reporta inverdades, é evidente que perde a confiança de seu cliente e é exonerado. 2. Ou o depoimento é vazado ou, se não for sigiloso, pode vir a público.

Seu voto: Nenhum (3 votos)

Plea gulty, meu querido. Ele

Plea gulty, meu querido.

Ele já havia dito que JD assumia o que fez e quer pagar por isso, se é que houve crime.

As manchetes são importantes na estratégia. Elas vão dizer que há outros culpados na estória, só isso.

Inteligentíssima a estratégia do Zé e da sua defesa.

 

Seu voto: Nenhum (10 votos)

"Nascem demasiados homens, para os supérfluos criou-se o Estado"  Zaratustra

imagem de Ivan de Union
Ivan de Union

Se voce chamasse qualquer

Se voce chamasse qualquer coisa, movimento, ou som meu de "inteligentissimo" eu te daria um tiro na cara.

Seu voto: Nenhum
imagem de era republicana
era republicana

os delatores com a grana,

os delatores com a grana, livres, leves e e soltos, rindo da cara

dos trouxas como dirceu, que paga

pelos pilantras que sacaram o lance do esquema inquisitorial da lava-jato...

Seu voto: Nenhum (12 votos)

Comentar

O conteúdo deste campo é privado e não será exibido ao público.