Diretores do Datafolha analisam movimentos da intenção de voto em pesquisa

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Jornal GGN – Dois diretores do Datafolha analisam a pesquisa divulgada. Para eles, configura-se o “início de uma tendência pró-reeleição” como também uma oscilação dentro da margem de erro. Importante é que o Instituto se move para entender o movimento que se criou, invertendo pela primeira vez os números, com Dilma à frente. Segundo a análise, os temas que movimentam os números são os relacionados à economia e educação. A classe média intermediária é a que pode fazer balançar as preferências quanto a reeleição de Dilma. Leia a matéria.

da Folha

Análise

Economia e educação impulsionam Dilma

Setor da classe média parece ver na petista melhor preparo para gerir principais áreas que lhe renderam ascensão social

A CLASSE MÉDIA INTERMEDIÁRIA PARECE NESTE MOMENTO PENDER MAIS À REELEIÇÃO DE DILMA

MAURO PAULINO DIRETOR-GERAL DO DATAFOLHA 

ALESSANDRO JANONI DIRETOR DE PESQUISAS DO DATAFOLHA

O equilíbrio na disputa pela Presidência continua, mas a inversão numérica entre Dilma e Aécio desloca a atenção para as próximas pesquisas. O quadro pode configurar o início de uma tendência pró-reeleição, assim como apenas oscilações dentro da margem de erro.

Nesses casos, garimpar dados nos cruzamentos dos resultados pode trazer algumas pistas do que motivou esse movimento.

Em menos de uma semana, a presidente cresceu em quase todos os segmentos do eleitorado, exceto entre os mais ricos e habitantes da região Sul. Pelo perfil socioeconômico e demográfico dos pontos conquistados nesse espaço de tempo, seu desempenho melhorou especialmente entre os jovens e integrantes da classe média.

Mas nada se compara ao peso dos cinco pontos percentuais conquistados no Sudeste, onde ela concentrou esforços nos últimos dias.

Aécio demonstra tendência oposta –perdeu pontos em vários estratos, especialmente nos níveis médios de escolaridade e renda.

Com as movimentações mais intensas nesses subconjuntos, conclui-se que as variações dos últimos dias concentram-se nos setores da classe média que mais cresceram ao longo dos 12 anos de gestão petista.

A classe média intermediária que vinha dividida, equilibrando uma disputa cristalizada nos extremos (pró-oposição entre os mais ricos e pró-governo entre os mais pobres), parece neste momento pender mais à reeleição de Dilma.

Ao se combinar ensino médio e renda familiar de até cinco salários mínimos, características que marcam o estrato, Dilma alcança 53% dos votos válidos, ante 47% de Aécio. Na pesquisa da semana passada, essas taxas correspondiam a 48% e 52%, respectivamente. Houve, portanto, uma inversão nas intenções de voto nesse segmento que representa a maior fatia do eleitorado, 35%.

Além dos excluídos (baixas renda e escola), esse é o único segmento de classificação socioeconômica em que Dilma aparece, mesmo que numericamente, à frente de Aécio. Em todos os outros, é o tucano que lidera.

Filho da inclusão da era Lula, esse setor da classe média vai se tornando mais sensível ao discurso da comparação entre as gestões do PT e os governos tucanos.

E não significa apenas o embate raso entre a candidata dos pobres e o candidato dos ricos. Esse imaginário já é comum e majoritário em todos os segmentos do eleitorado e parece ter peso relativo na composição do voto de diversos estratos.

A diferença está no fato de que esse subconjunto, mais que os outros da classe média, enxerga na candidata do PT, mais que no do PSDB, melhor preparo para administrar as duas principais áreas que lhe renderam ascensão social nos últimos anos –a educação e a economia.

Não é possível dizer ainda, com segurança se o sentimento desse contingente permanecerá estável ou não até domingo. Dependendo da estratégia de comunicação adotada pelas campanhas a partir de agora e no último debate, ele pode ser anulado ou, ao contrário, se intensificar.

Parte desses eleitores se mostra volúvel. No grupo, entre os 47% que escolhem Dilma, 3% não se mostram convictos. A taxa é de 4% entre os 41% que optam por Aécio.

SETOR, FILHO DA INCLUSÃO DA ERA LULA, VAI SE TORNANDO MAIS SENSÍVEL À COMPARAÇÃO ENTRE GESTÕES DE PT E PSDB

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

50 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Falavem que a eleição estava

    Falavam que a eleição estava ganha no primeiro turno para o PT , a realidade se mostrou muito diferente.

    Agora o blefe novamente.

     

  2. Me engana que eu gosto

    Será que os institutos estão realinhando as pesquisas as realidades?

    Como já escrevi anteriormente, as pesquisas de 1º turno referente o 2º turno já davam Dilma com mais de 50%, basta pesquisarem, como uma pesquisa muda tão rapidamente de uma semana para outra?

    DILMA 13, DILMA DE NOVO COM A FORÇA DO POVO.

     

     

     

     

  3.  Conheça a história de
     

    Conheça a história de nepotismo, jamais contada antes, da Agente X-26, a técnica da FEE, Dilma Roussef.

     

    A agente X-26 foi nomeada por Jair Soares a pedido do marido, com quem foi trabalhar depois com um a FGAL-9 na Assembléia do RS. 

     

    Desde que chegou a Porto Alegre no final da década de 70, onde passou a viver com seu marido, o ex-deputado estadual Carlos Araújo, PDT, com quem teve uma filha, Paula, atual procuradora do MPT, a presidente Dilma Roussef passou a ser conhecida como ocupante de diferentes cargos públicos, entre os quais o de Assessora Superior da Assembléia do RS, Diretora Geral da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, Secretária Municipal da Fazenda e Secretária Estadual de Minas e Energia.

     

    . Ela serviu aos governos do PDT e do PT.

     

    . Os cargos que ocupou, todos de livre nomeação – CCs, FGs ou secretarias – foram por indicação do marido, inclusive na Assembléia, onde trabalhou diretamente sob as ordens do deputado Carlos Araújo, na Assessoria Superior da Bancada, percebendo ali a mais alta FG da Casa, calculada hoje em R$ 14 mil, sem contar vantagens.

     

    . O que muito pouca gente sabe é que Dilma começou sua vida como servidora pública na qualidade de CC nomeada pelo então governador Jair Soares, do PDS, a quem Carlos Araújo foi procurar em 1983 para pedir o emprego para a mulher. Dilma foi nomeada no âmbito da secretaria do Planejamento para a FEE (Fundação de Economia e Estatística). Lá ela consta da Folha até hoje. Como X-26, técnica X-26. Na época, o PDS era o Partido de sustentação do general João Batista Figueiredo, de quem Soares fou ministro da Previdência. Dilma e Araújo combateram ambos, Contra Jair, apoiaram Alceu Collares, PDT. 

     

    . Nos casos da FEE e da Assembléia, Dilma Roussef foi beneficiada pela relação de parentesco, prática que no debate do SBT denunciou como “imoral” e “ilegal” na situação que teria enfrentado seu adversário Aécio Neves em Minas.

     

    . A presidente sabia perfeitamente que sua retaguarda estava a descoberto, mas mesmo assim resolveu acusar o adversário por um tipo de “crime” que “cometeu” várias vezes, muito tempo antes.

     

    . Nos seus 30 anos como empregada contratada, compareceu efetivamente ao trabalho menos de 5 anos. No restante do tempo esteve cedida. Seus salários como X-26  sempre foram pagos pela FEE.

     

     http://polibiobraga.blogspot.com.br/    

    1. Agora faz um post contando

      Agora faz um post contando sobre a “carreira” do Aécio, que aos 17 já estava “trabalhando” em cargo comissionado e aos 19 ganhava para surfar no Rio de Janeiro…

    2. Nossa, que alívio!

      Pensei que eu fosse votar na Dilma pela primeira vez sem ter esse seu esclarecimento!

      Muito obrigada, obrigada mesmo!

       

      É DILMA 13 !

  4. Ricardo Noblat joga a toalha

    Ricardo Noblat joga a toalha e reconhece que a vitória de Dilma se aproxima:

    “PT demonstra mais uma vez que é partido de chegada”

    [video:http://www.youtube.com/watch?v=kUPMLp9d2V4#t=22%5D

    BBC já projeta o novo com Dilma:

    O que pode mudar na política econômica se Dilma vencer?
    http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2014/10/141014_mudanca_dilma_ru

    Catanhede abandona o barco:

    Essa pesquisa: 1) mostra que os ataques de Dilma estão dando certo; 2) pode mover milhões de indecisos ou votos infiéis pelo país afora. A dias da eleição, o ímpeto é votar em quem está na frente
    http://www.brasil247.com/pt/247/midiatech/157683/Eliane-estrat%C3%A9gia-de-Dilma-est%C3%A1-dando-certo.htm

    Cristiana Lobo reconhece:

    Desde que que começou a corrida no segundo turno, Aécio vem caindo sucessivamente
    A mudança no cenário pode ser resultado das fortes críticas do PT à política econômica do PSDB no governo Fernando Henrique
    http://g1.globo.com/politica/blog/cristiana-lobo/1.html

    O diretor da Datafolha Mauro Paulino detona que em menos de uma semana, a presidente Dilma cresceu em quase todos os segmentos do eleitorado, exceto entre os mais ricos e habitantes da região Sul:

     “Seu desempenho melhorou especialmente entre os jovens e integrantes da classe média. Mas nada se compara ao peso dos cinco pontos percentuais conquistados no Sudeste”

    1. Blá blá blá, exceto, Dilma vence!

      Blá blá blá, danado com aquele “ar” de analista.

      Em suma, falou um monte de baboseiras, exceto, quando diz que a Dilma está na frente.

      Sim, ela está na frente. Eu já sabia.  E vai ganhar, fique sabendo.

      O resto das baboseiras analíticas  não nos interessa. Pura especulação.

      Aliás, essa historinha de fazer video com livros ao fundo só pega desavisados.

      Saudações

  5. AliancaLiberal, demotucanos e privatas em desespero

    As pesquisas vão se aproximando do pesquisado no 1º turno: Dilma 48, Aócio Bafômetro Never 42%. Se dudu não tivesse partido, no sentido de partir para outras, batido as botas, Dilma teria levado no 1º turno. Aí veio a mais nova redentora da direita ensandecida #MarinaCensura, e abocanhou uns mealhos. E pelo andar da carruagem, não deu, de novo, para a mídia golpista. Vai ter que amargar mais 4 anos de trabalhismo no poder central.

    AliancaLiberal, demotucanos e privatas em desespero pela vitória de Dilma que se avizinha? Que nada. Sabe de nada. O desepero deles é com Lula 2018. Fhc, superlativo de phd, estará vivo e cortará os pulsos.

  6. pesquisa retrata de um

    pesquisa retrata de um momento.

    portanto, nunca foit~/a importante continuar a

    luta pela reeleição de dilma até domingo.

     

  7. vamos lá classe de responsa, intemediária…

    subir, subir, é subir sempre

    porque sem dominar a si mesmo, com voto consciente, não há como dar seguimento ao que foi conquistado com votos no PT

    subir, subir, é subir sempre

    não caiam no conto do vigário PSDB de que é preciso mudanças

    porque a única maneira de mudar o que está subindo é, na melhor das hipóteses, fazer parar

    e na pior, que é a que eles querem, fazer com que desça, desça, e desça sempre,

    como aconteceu no desgoverno de FHC

  8. Deve ser um “equivoco”do

    Deve ser um “equivoco”do Datafolha..

    Analisando os números da própria pesquisa divulgada hoje ( 20/10) por região tem-se o seguinte :

    Região Sul :
    Aécio 61%
    Dilma 39%

    Região Sudeste :
    Aécio 59%
    Dilma 41%

    Região Centro-Oeste :
    Aécio 63%
    Dilma 37%

    Região Nordeste :
    Aécio : 32%
    Dilma : 68%

    Região Norte:
    Aécio : 44%
    Dilma : 56%

    Segundo o TSE o número de eleitores por região é :

    Região sul : 20.825.700
    Aécio 61% : 12.703.677
    Dilma 30% : 8.122.023

    Sudeste : 60.968.400
    Aécio 59% : 35.971.356
    Dilma 41% : 24.997.044

    Centro-Oeste : 10.081.500
    Aécio 63% : 6.351.345
    Dilma 37% : 3.730.155

    Nordeste : 38.225.100
    Aécio 32%: 12.233.032
    Dilma 68% : 25.993.068

    Norte : 10.659.600
    Aécio 44% : 4.690.224
    Dilma 56% : 5.969.376

    TOTAL
    AÉCIO : 71.948.634
    51,2 %
    DILMA : 68.811.666
    48,8%

    NO CASO A DIFERENÇA DE AÉCIO PRA DILMA SERIA DE 3.947.000.

    Esta é a verdade ! Dados tirados da própria pesquisa !!!

    1. Cara se é muito fraco. Nem

      Cara se é muito fraco. Nem pra Troll você serve. Nessas tuas contas os cerca de 140 milhões de eleitores votam em Dilma ou em Aécio. Ninguém vota nulo? Ninguém vota branco? Não há abstenções? Qualquer “curioso” pode analizar os dados eleitorais das últimas duas décadas e verá que cerca de 25% dos votos serão compostos por votos brancos + nulos + abstenções.  E ainda, você inventou, de má fé, esses percentuais; o correto é:

      Região Sul :
      Aécio 61%
      Dilma 39%

      Região Sudeste :
      Aécio 56%
      Dilma 44%

      Região Centro-Oeste :
      Aécio 56%
      Dilma 44%

      Região Nordeste :
      Aécio : 30%
      Dilma : 70%

      Região Norte:
      Aécio : 42%
      Dilma : 58%

      1. Não é má-fé só não verfiquei,

        Não é má-fé só não verfiquei, to no trabalho e repliquei de forma “leviana”.

        Não vou apagar o texto para mostrar que errei e não nego, pretendo não colocar nada sem verificar a fonte original do conteudo no futuro..

    2. O único equivoco aqui são

      O único equivoco aqui são seus números, que foram retirados da pesquisa anterior do Datafolha. Os números atuais, obtidos do site do Datafolha, página 34 do documento, são os seguintes:

      Norte:

      Dilma 58%

      Aécio 42%

       

      Nordeste

      Dilma 70%

      Aécio 30%

       

      Sudeste:

      Dilma 44%

      Aécio 56%

       

      Sul:

      Dilma 39%

      Aécio 61%

       

      Centro Oeste:

      Dilma 44%

      Aécio 56%

       

      Por favor tenha mais cuidado ao verificar as datas das pesquisas antes de sair vomitando suas teorias conspiratórias na rede. Talvez cole nos blogs da Veja, mas aqui não passa!

       

      1. Circula nas redes sociais uma

        Circula nas redes sociais uma distribuição de votos por regiões que não corresponde à realidade da pesquisa Datafolha, apresentada ontem. Esta versão indica que Aécio teria 51% e Dilma 49%. Na primeira página da Folha de São Paulo de hoje está publicada a distribuição de votos por regiões, validando os resultados apresentados pelo instituto. A Datafolha está errada nos resultados, porque não conseguiu, como no primeiro turno, medir a vontade do eleitor. Mas as contas que apresentaram estão corretas.

        http://coturnonoturno.blogspot.com.br/

    1. Não se preocupe tenho que

      Não se preocupe tenho que trabalhar , não, não é na campanha.

      Pode ficar tranquilo que seu sectárismo não vai ser molestado, o pensamento unico será garantido.

    2. Ensaiando o discurso

      Ele tá ensaiando o discurso pro caso de vitória da Dilma: vai dizer que houve fraude. E vai repetir esses números dele até a próxima encarnação…

  9. Fraude

    Protogenes Queiros vem denunciando veementemente que houve fraude eleitoral em urnas de São Paulo. Apresenta curioso mapa eleitoral onde seus votos são respectivamente zero, 1, 2, 3, e 4 em cidades em ordem alfabética. Em cidades com zero votos, apresenta comunidades que alegam terem votado nele e perquirem sobre o destino destes votos.

  10. É isso. Já estão ajustando os

    É isso. Já estão ajustando os numeros para que não discrepem muito dos numeros que sairão das urnas. Fizeram o papel certinho que era inflar os numeros em favor do canditato mas como não surtiu o efeito desejado já deram o serviço por encerrado. Daqui para frente os numeros serão a favor da Dilma. Como era de se esperar.

  11. Esta eleição está refletindo

    Esta eleição está refletindo os 12 anos de discurso anti-PT,está difícil conversar logicamente com as pessoas. Tem gente que teve filhos,que sabe como são gerados e estão acreditando que é a cegonha que trás as crianças.

    Fazer o quê. Diante deste quadro a eleição virou uma verdadeira roleta russa que,se vier a confirmar-se a vitória da presidenta Dilma,será a prova de competência e profissionalismo da campanha que conseguiu estancar em momentos difíceis a derrota que parecia inevitável.

    De qualquer forma,não é somente culpa da mídia porca deste país. A comunicação do governo,assistindo a este massacre promovido pela mídia,manteve-se completamente ausente. É preciso usar todos os canais disponíveis em lei e,sempre que necessário,rede nacional de televisão para falar diretamente com o povo.

    1. Tens razão

      Constantemente pergunto a volegas meus, servidores públicos federais insatisfeitos com o PT, o seguinte: “o que leva vocês a crer que o Aécio fará o que o FHC nunca fez e que ele mesmo não fez em Minas?”.

      A resposta é o silêncio, ou então um raivoso “qualquer coisa é melhor que o PT!”…

      1. da frigideira pro fogo

        Pois onde eu trabalho, tb. tenho ouvido (ou deixado de ouvir) muito isso, mas consigo notar que do 1º para o 2º turno a Dilma via ganhar muitos votos. Até já ouvi um mais antigo dizer: nÃo adianta nada pular da frigideira pro fogo”. A maior resistência é entre os mais novos, que se não fossem os governos petistas, nem servidores públicos seriam, já que os concursos estavam praticamente parados na era FHC.

  12. Como as pessoas sofrem

    Como as pessoas sofrem lavagem cerebral, não conseguem ver o que esta acontecendo com a Petrobras, mensalão, cerciamento da imprensa, não podemos ter opiniões que somos xxx fobicos de diversos tipos, estão tirando a LIBERDADE e não conseguem enxergar.

    Nem mesmo com a pesquisa aparentemente manipulada como alguem sensato colocou aqui (aliançaliberal) consegue ver o que esta acontecendo.

    É uma pena o Brasil ter governantes onde dizem o que querem (mesmo sendo inverdades) e as pessoas ainda votam neles. 

    Ao inves de falarem sobre propostas para não acabar com os investimentos no pais, (como esta acontecendo) ficam falando de mais de 12 anos atras quando FHC deixou o pais em condições paa o Lula ‘governar’ de forma ‘redonda’.

        1. a sua queda esta proxima a voz do povo e a voz de deus.

          pra quem andava direto divulgando que estava na frente da pesquisa direto. ta ai a resposta. agora pra vcs a pesquisa não vale . e´dilma na cabeça e deus no coracão. vamos que vamos rumo a vitoria…………………………….

        2. Perseguindo essas pesquisas,

          Perseguindo essas pesquisas, podemos dizer que a fixação da vantagem de Dilma no futuro equivale ao estabelecimeno do horizonte problemático de Aécio na realidade mental. Ou, sem qualquer interncionalismo, querendo precisar um pouco melhor a integralidade da Dilma no exato sentido de predicados que se pode atribuir entre a mediação e realismo, pretenções contrárias deixam Aécio fora dos dados experimentais; ele é uma simples construção da mídia.

        3. Agora a história é outra

          Não esqueça que no 1º turno Aécio tinha uma fonte de votos à sua disposição: os marinistas antiPT, que hoje já estão todos do seu lado e que o PT normalmente perde, em relação ás pesquisas, uns 2% devido a que seu eleitorado tem maior índice de abstenção. Por isso os 4% de vantagem numérica que tem hoje só são mesmo uma vantagem por causa da tedência de crescimento, que na reta final tende a se acelerar. Alias essa é uma coisa em comum em todas as pesquisas que saíram nos últimos dias (inclusive a fraudulenta Sensus): a diferença em favor da Dilma cresce 1% ao dia. E só uma coisinha mais, não precisava poluir o comentário com imagens da propaganda do PSDB. 

  13. Novos cálculos…
    Olha o “equívoco do Datafolha” como mencionado acima… É, com números a gente brinca do jeito que quiser. Mas, pegando os números REAIS divulgados pelo datafolha e o número de eleitores que um comentarista aí em cima disponibilizou… Levar em consideração apenas o percentual de voto do candidato. Veja bem, o rapaz coloca que todos os eleitores vão votar… E, estranhamente (apenas como exemplo) no Sul os votos totais nem dão 100% (Aécio 61% e Dilma 30%)… Bom. Vamos aos números mais realistas…  Região sul : 20.825.700Aécio 41% : 8.538.537Dilma 33% : 6.872.481 Sudeste : 60.968.400Aécio 49% : 29.874.516Dilma 40% : 24.387.360 Centro-Oeste : 10.081.500Aécio 48% : 4.839.120Dilma 39% : 3.931.785 Nordeste : 38.225.100Aécio 27%: 10.320.777Dilma 64% : 24.464.064 Norte : 10.659.600Aécio 39% : 4.157.244Dilma 55% : 5.862.780 TOTAL DE VOTOS VÁLIDOS:Aécio: 57.730.194 – 47% DO TOTAL DE VOTOS VÁLIDOS.Dilma: 65.518.470 – 53% DO TOTAL DE VOTOS VÁLIDOS. Ou seja, na metodologia inventada pelo rapaz aí a Dilma não está nem empatada com o Aécio no limite da “margem de erro”… Mas, está à frente do mesmo!!! Saudações.    

  14. Não se pode acreditar nos institutos de pesquisa

    Não se pode acreditar nos institutos de pesquisa a propósito do caráter de verificação do porquê Aécio se afasta das condições de ser eleito.

    Vamos deixar de lado essa desculpa de voto por faixa salarial ou de classes socias de votos. Os votos que se afirmaram para Dilma são hipoteses de verificação, graças ao proposito comparativo, que equivale as aspirações de âmbito.

    Efetivamente, temos um autêntico quadro de “princípio da consciência” do eleitorado: as pessoas estão mudando o voto para Dilma devido a dedução do jogo sujo que está montado pela mídia para favorecer o candidato dos banqueiros.

    Uma vez alertados para esse ponto de vista, uma grande quantidade de pessoas convincentes de que seu voto convalidaria promessas de progresso, começaram a entender, através dos debates, que de fato fazem uma escolha preliminar, mas que estavam trocando a fonte de estruturas de um conjunto de certezas na realidade por uma excessiva facilidade de atacar a integridade de Dilma; e que se postulou o poder por uma explicação de resultados catastróficos para o país. O que deu lugar a dizer com razão que isso serve no máximo para mostrar o modo indireto de conceitos operativos dos marqueteiros do PSDB sob o angulo da impertinência.  

    Segue-se aqui a hipotese da incapacidade de Aécio aceitar em sentido amplo o que foi observado acima. 

  15. O PIG e seus institutos de

    O PIG e seus institutos de pesquisa não vão desisitr assim tão fácil do luxo e conforto do ninho tucano. Eles ainda vão tentar algumas trapaças especialmente no debate da rede goebbels. As forças progressistas precisam ficar em alerta total daqui até o final da apuração.

  16. Rafael Patto, no Facebook,
    Rafael Patto, no Facebook, sobre os eleitores de AécioEles sabem, mas o preconceito e o ódio são mais fortes que a razãoDefinitivamente, chegamos num ponto em que não adianta tentar sensibilizar esses que querem votar no “Ah é Sim” simplesmente porque querem, ou melhor: simplesmente porque “não aguentam mais o PT”. Esses estão metidos num transe. Tentar mostrar a eles a verdadeira essência do candidato que eles estão apoiando é absolutamente em vão. Eles não veem porque não querem ver. É uma escolha.

    Falar que Aécio bate em mulher? Ah, isso acontece nas melhores famílias. Até as Helenas do Manoel Carlos já tomaram as suas bofetadas e, no final, tudo se resolve na cama… 

    Falar que o Aético desviou dinheiro público em Minas? Que mal há? Estamos falando de um eleitorado que fala em sonegação de imposto como quem conta vantagem. Estamos falando de um tipo de gente para quem sonegar impostos é sinônimo de esperteza…

    Drogas? Dirigir bêbado? Ora, estamos falando de playboys que fazem exatamente essas mesmas coisas. Ou então de papais que vão correndo para a delegacia, quando o telefone toca de madrugada, para aliviar a barra de seus pimpolhos e consideram isso “coisa de jovem”.

    Cargo público por indicação aos 25 anos??? Que mal há? É tudo que essa gente mais quer para os seus filhinhos, “para aprenderem a ter um pouco de responsabilidade”, brincando de servidores públicos dispensados de bater ponto…

    Enfim, não é de ética, de moral, de caráter que se trata: É PRECONCEITO! É o ranço escravagista que faz com que essa elitezinha não suporte de maneira nenhuma ser governada pelos que saíram lá “de baixo”. 

    A página “Meme Consciente” publicou um texto que diz isso de forma muito clara. Inclusive, com um belo tapa de luvas ao final:

    “Não adianta dizer, eles já sabem. Entendam isso: não é porque eles não saibam, eles sabem. Não se trata mais de ignorância.Trata-se de ódio. 

    Não adianta postar que o cara construiu aeroportos com dinheiro público para a família e os amigos. Eles já sabem. Mas o cara é a Land Rover. 

    Não adianta postar que o cara maquiou sua gestão em Minas Gerais, que sucateou educação e saúde, eles já sabem. É um erro tratá-los como ignorantes, não são. Porque o cara maquiou os números e é claro que eles sabem, mas o cara é a desforra. 

    Não a desforra contra a corrupção, não, porque se ligassem pra isso, não votariam nesse cara, mas a desforra contra os direitos das domésticas, contra a crescente falta de gente disposta a se humilhar por um prato de comida, contra o rolezinho da periferia no shopping.

    Não adianta postar que o cara é o antiexemplo da meritocracia, provar que teve a vida entregue de bandeja desde adolescente pela família e por gente ligada ao que de mais podre havia na política. Eles já sabem. 

    Porque o cara é um produto de marketing e eles sabem, mas o cara é Higienópolis, ainda que sem água. 

    Não adianta postar que votar no cara é eleger a irmã dele, é federalizar o poder dela sobre a imprensa e a máquina pública de todo o Brasil. 

    Eles já sabem, mas o cara é o Diamond Mall, e é disso que se trata. O resto são desculpas, mais ou menos bem elaboradas, que só enganam quem as elabora ou repete. 

    O cara é a cara deles ou a de quem não é, mas acha que pode ser como eles. 

    Não adianta dizer que o cara repassava dinheiro para suas próprias rádios e que sua irmã pedia a cabeça do jornalista que ousasse investigar isso, eles já sabem. 

    Não é por não saber que o querem eleito. É por birra.

    Não adianta dizer que se o problema é corrupção e meritocracia, o cara é o último cara que poderia fazer algo a respeito. Eles já sabem. 

    Sabem, mas o cara é a família do comercial de margarina, e a diversidade é um saco, é difícil de lidar. O cara é a raiva de pobre em avião, eles só não podem admitir isso abertamente. 

    Não adianta postar que o cara é o Collor de novo, até nos hábitos, na intimidade e nos gestos públicos. Eles já sabem. 

    Não adianta dizer. Porque o cara é a hipnose, a nova moda, o novo engano, e que chato soa quem tenta tirar isso deles, falar áspera e seriamente sobre política, tão complexa. Eles só vão ficar com ainda mais raiva de você, senhor sabe-tudo, e vão te cuspir Veja, Globo, Folha, marimbondos – mesmo eles próprios não acreditando muito naquilo. 

    Não adianta, a “onda da razão” é tudo menos racional. Não adianta. 

    Porque no fundo do coração do antipetismo reside o medo do menino pardo frequentar a faculdade da filha branca e transar com ela.”

     

    1. Concordo inteiramente com o

      Concordo inteiramente com o Rafael; esse tipo de classe média é irrecuperável. Porém, considero que esse tipo de argumentação é muito importante para eleitor trabalhador que ainda é meio desinformado pela mídia tucana que procura a todo custo esconder esses fatos. Precisamos informar justamente esse trabalhador e essa trabalhadora para ajudá-los a entender a sua própria situação.

    2. Cara você falou tudo…

      E o pior é perceber que esses que agem assim como você não são só moleques mauricinhos estilo Aecio mas vários pais e mães de família, professores universitários, empresários, advogados e juízes, médicos conceituados, etc…

      A mediocridade de Aécio Neves não só entusiasma estas pessoas como “transbordou” dele para mente de todos esses pobres coitados!

  17. Comportamento agressivo de Aécio. . .

    Comportamento agressivo de Aécio nos debates e atuação ignorante e violenta de anti-petistas na internet, levaram a essa inversão das intenções de votos e a virada da Dilma. Há até quem diga que o apoio de Marina pode ter tirado votos do bom rapaz ao invéz de somar.

  18. Gente é o seguinte, essa data

    Gente é o seguinte, essa data folha só da uma idéia das intenções de votos mais não acertam nem 50% das pesquisa,pq? simples tiramos pelo primeira turno,onde dilma aparecia  vitoriosa com 40% das intenções de votos e Aécio aparecia com  apenas 21% conclusão que quando terminou o primeiro turno Aércio estava coladinho em dilma ou seja ele estava com 34% e ela apenas 42% ou seja apenas 8 pontos de diferença de um para outro antes aparecia com  19 pontos de diferença,conclusão Aécio subiu  13 pontos enquanto dilma subiu apenas  2 pontinhos,não preciso nem dizer mais nada,resumindo como eles estão com dirença de apenas 6 pontinhos ele  já ultrapassou ela bonito nessa eleição ou seja pelos meus calculos Aécio vai vencer com  60% contra 55%  de dilma.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador