Divisão no PSDB deve ajudar na reeleição de Rodrigo Maia para presidente da Câmara

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – Favorito de Michel Temer por ter conseguido, de maneira surpreendente, manter a unidade do bloco que o levou a ocupar o mandato de presidente da Câmara deixado por Eduardo Cunha, Rodrigo Maia deve ser reconduzido em 2017.

Isso porque o PSDB, partido que deveria lançar um candidato com potencial de vitória contra Maia, está rachado entre os grupos de José Serra, Geraldo Alckmin e Aécio Neves. Nesse cenário, o senador mineiro já se antecipou e discute ajudar Maia se Temer garantir contrapartidas em favor de seu grupo político.

Por Andrei Meireles

De Os Divergentes

O jogo nos bastidores para reeleger Rodrigo Maia presidente da Câmara

Em uma campanha quase invisível, travada nos bastidores, Rodrigo Maia ganhou a pole position na corrida para a escolha, em fevereiro, do presidente da Câmara dos Deputados. Mais que os concorrentes, o maior obstáculo a Maia seria legal. Afinal, é proibida a reeleição na mesma legislatura.

Os articuladores da recondução de Rodrigo Maia deixaram no ar uma consulta à Comissão de Constituição e Justiça da Câmara para autorizar sua candidatura por ele estar exercendo um mandato tampão. Agora, há pareceres de que nem isso precisa.

Se precisar, quem se dispõe a apresentá-lo é o deputado Jarbas Vasconcelos, um dos políticos com mais credibilidade no Congresso. Jarbas está à disposição, mas entende que nem há necessidade disso.

Diz que são mandatos distintos, o do cassado Eduardo Cunha, e o tampão de Maia. Jarbas também aplaude a gestão do atual presidente da Câmara.

— Rodrigo tem sido um bom presidente, conduz bem a Casa, não tem patota. Em time que está ganhando, não tem porque mexer.

O que cacifa Rodrigo Maia?

Primeiro, ter mantido o apoio das forças que, de maneira surpreendente, o elegeram contra o favorito Centrão. As novas oposições o preferem a algum tucano ou líder do Centrão.

Segundo, está em alta sua avaliação no Palácio do Planalto. É a alternativa preferida do presidente Michel Temer. Temer tenta costurar uma rede de apoio a Maia, inclusive com Aécio Neves.

Terceiro, os tucanos, que reivindicam o cargo, estão divididos. O favorito no ninho é Antonio Imbassahy, com o apoio de Aécio Neves. É aí que mora o problema. Deputados ligados a Geraldo Alckmin e José Serra preferem uma alternativa diferente. Aécio pode unir o partido em torno de Rodrigo Maia, pondo na mesa as compensações prometidas por Michel Temer.

Quarto, para aonde vai o PMDB? Com bancada suficiente para entrar no páreo, o partido vai aguardar a evolução da campanha e vai votar de acordo com a orientação do Planalto. No horizonte de hoje, avaliam que Rodrigo Maia puxa a fila, mas que ainda não dá para descartar o Centrão. Os tucanos já são considerados cartas fora do baralho

A conferir.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. “divisão do psdb”
    ???
    Hoje

    “divisão do psdb”

    ???

    Hoje assistindo a Comissão da CCJ ouvi do Magno Malta ele disse que por que PT não entrou nestes anos todos com projeto das grandes fortunas …

    (a conferir se não)

    Entretanto, fui buscar, na forma busca rápida dando uma googlada.

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Imposto_sobre_grandes_fortunas

    Parei para pensar no que lia e quem propôs as elencadas e seus respectivos partidos:

    _______

     

    Depois parei para me perguntar…

    Quem presidia as devidas casas?

     

  2. Primeiro isto…

    E a arrancada de economia e depois os empregos, ficou para o segundo semestre de 2017…

    Como diria o LULA, quem tem fome, tem pressa…

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador