Duo Scofano-Minetti leva o chamamé para o Rio

O avanço da música do sul e do centro-oeste incluiu de vez o chamamé e outros ritmos na grande árvore da música popular brasileira.

O Rio de Janeiro terá boa oportunidade de assistir um dos expoentes do ritmo, o Duo Scofano-Minetti, bandonéon e piano. Passa pelo Rio, e depois, roda outras cidades brasileiras, do Uruguai e da Argentina promovendo seu CD Estaciones. O repertório é de tangos e do chamado novo chamamé, uma atualização do ritmo.

Há composições de Richard Scofano e peças clássicas do repertório do tango moderno de Astor Piazzolla.

Scofano, bandeonista, é de Corrientes, Argentina, mas com forte influência da música brasileira. Descende de três gerações de músicos, filho de Ricardo Scofano, figura maior do chamamé.

Seu concerto para bandoneón e orquestra, o Iberá, estreou em outubro de 2016 em Chicago, sob regência do maestro Mina Zikri, com a Orquestra Sinfônica Oistrakh.

O pianista Alfredo Minetti é do Uruguai, viveu na Argentina e cresceu no Brasil. Doutor em antropologia cultural, dirigiu vários grupos, criou festivais e fundou uma produtora. Acaba de produziu um novo espetáculo baseado na ópera Carmen, apatado para tango e flamengo.

 O primeiro concerto do Duo Scofano-Minetti no Rio de Janeiro será na Sala Baden Powell, em Copacabana, no dia 26 de Julho às 20hs. Eles colaborarão com três artistas convidados, as vozes de Márcio Gomes, Juan Gorrín e Clarice Gonzallez, cantando alguns dos tangos mais conhecidos do repertório deste gênero.

 

 

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador