Duque entrega foto de 2012 para provar suposto crime de Lula em 2014

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Foto: Divulgação
 
 
Jornal GGN – O ex-diretor da Petrobras Renato Duque entregou ao juiz Sergio Moro, no âmbito do caso triplex, uma foto com o ex-presidente Lula, na tentativa de provar que seu depoimento na ação penal em que o petista é acusado de receber propina da OAS é verdadeiro. A imagem refere-se a um encontro que ocorreu em 2012. Duque acusou Lula de mandar apagar provas de crimes praticados em favor do PT em 2014.
 
Para atestar esse último encontro – que foi reconhecido por Lula – Duque entregou o número do voo que pegou até São Paulo em 2 de junho de 2014. Lula negou, diante de Moro, que tenha dito para o preso da Lava Jato deletar indícios de contas secretas no exterior, mas admitiu que perguntou se elas existiam.
 
Em 2012, após ser demitido da Petrobras, Duque pediu a agenda com Lula a João Vaccari Neto, para “agradecer” o período em que ficou na estatal. Nesse dia, o pretenso delator afirma que descobriu que o ex-presidente sempre soube dos esquemas de corrupção, pois fazia muitas perguntas sobre projetos da Petrobras, dando sinais de que acompanhava tudo de perto.
 
As revelações de Duque diante de Moro fizeram a Lava Jato abrir um novo inquérito contra Lula, agora por obstrução de Justiça.
 
Preso desde março de 2015 e já condenado na Lava Jato, o ex-diretor tenta firmar um acordo de colaboração na Justiça. Para a defesa de Lula, Duque entregou a foto em um ato de desespero para conseguir a delação.
 
“Sem provas para sustentar a acusação relativa ao tríplex contra Lula, os acusadores investem na oferta de prêmios para réus confessos tentarem produzir factoides. Os papéis apresentados por Duque, que busca destravar sua delação, nada provam. Não provam que Lula é dono do tríplex, não provam que ele recebeu alguma vantagem indevida proveniente de contratos da Petrobras, enfim, não provam nenhuma das acusações feitas pelo MPF na ação. Os papéis só provam o desespero dos acusadores, que agora querem transformar uma fotografia com Lula e uma suposta passagem de avião em prova de propriedade imobiliária e de recebimento de vantagens indevidas”, diz o advogado Cristiano Zanin, em nota.
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

16 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O que prova é o

    O que prova é o seguinte:

     

    quando a situação aperta para os larapios e ladravazes do povo braisleiro joga-se um petista no fogo para esquece-los. E nenhuma solidariedade com calunistas, afinal quem esculhamba a propria profissão são eles, ao lerem editoriais favoraveis a um governo carcomido pela corrupção.

  2. Non sequitur do seculo!

    “o pretenso delator afirma que descobriu que o (1)ex-presidente sempre soube dos esquemas de corrupção, pois (2)fazia muitas perguntas sobre projetos da Petrobras, dando sinais de que acompanhava tudo de perto”:

    Non sequitur do seculo!  Vergonhoso, isso sim.

    1. Quem acompanha de perto, não questiona, ao contrário, responde

      Se eu acompanhasse o Paul McCartney de perto, por exemplo, eu não faria perguntas aos seus roadies sobre ele. Quem acompanha algo de perto deve responder perguntas sobre aquilo que acompanha, não formular perguntas sobre.

      1. “Quem acompanha algo de perto

        “Quem acompanha algo de perto deve responder perguntas sobre aquilo que acompanha, não formular perguntas”:

        Sua definicinha de “acompanhar” precisa urgentemente de um dicionario.

  3. O Renato Duque destruiu as provas, logo a fotografia não é prova

    Fotografia não é prova. Se fotografia fosse prova, ela teria sido destruída.

    Se ser fotografado ao lado de criminoso constitui crime, então o $érgio Moro foi fotografado ao lado do Aécio Neve$, sendo, portanto, criminoso.

    1. Mentir não é crime, a menos que você seja testemunha

      O que não mente são as imagens das mala$ de dindin.

      Se uma foto prova que você mente, ela não prova que você é criminoso, pois você não foi denunciado pelo crime de mentira, pois mentir não é crime, a menos que você testemunha, né?

  4. A questão não é a fotografia.

    A questão não é a fotografia. A ordem é sempre estar produzindo e reproduzindo acusações…..

  5. Judiciário podre

    Mais do que o cansaço de ver a todo dia e toda hora a repetição constante de factóides contra Lula, é o sentimento de impotência frente a um poder judiciário apodrecido e dominado por criminosos que se julgam impolutos. Apenas em paises destituídos de qualquer senso de justiça ver-se-ia tamanhas arbitrariedades que conduz, aí sim com maestria, o Poder Judiciário do Brasil. Sentem-se reis e donos das vidas e destinos dos atônitos cidadãos. Serão interpelados por quem, se se constituíram em uma casta de privilegiados egocêntricos e apátridas? Pelo STF? Aí seria como sugerir uma piada. Pelo Papa? Pela ONU? Ou seja, estamos desamparados.

    E se tudo isso se resumisse a uma perseguição apenas ao Lula e suas hostes ainda poderíamos respirar com certo alívio. Mas não. O objetivo desse judiciário é implantar a desordem, o terror e, em última instância, aniquilar com a virtude e esperança do povo na busca de felicidade e bem estar, para que os capitalistas nativos e internacionais roubem as riquezas naturais do País, além de, obviamente, roubar sua alma e o trabalho. 

    Quem poderia pará-los desta sua ânsia de dominação e perpetração de crimes civis e de lesa-pátria? Apenas nós, o povo, aqueles que são vitimados. E para isso qualquer maneira de luta contra o crime que perpetram torna-se a cada dia mais legítima. E só há um jeito: extipar o câncer do judiciário, da mídia e do Planalto. E, se não for com Eleições Diretas, com Democracia, terá que ser no Braço. 

    1. Lula e suas Hostes?

      Falou o KIKO 2. Quando é para o barbudo e os tais petralhas pode, respiramops com alívio!. Mas, opa, agora persegue os nossos?

  6. Onde enfiaram aquilo que tanto apregoam?

    Penso, que com esse besteirol da foto, o placebo de alcagüete Renato Duque prova, definitivamente, que não possui nenhuma prova referente às acusações que fez ao juiz Sérgio, contra o ex-presidente Lula. Então, se não as possui, porque razão resolveu acusar? O que lhe foi dado em garantia, para que tivesse a coragem de fazer acusações graves e sem qualquer prova? Qual a razão dessa absurda e criminosa estratégia de denúncias vazias e vazamentos arquitetados, que está se tornando rotina na operação lava jato, conforme várias denúncias e criticas espontaneas de autoridades do judiciário? Porque as autoridades da PF, do MPF, da PGR e o juiz Sérgio continuam fechando os olhos e tapando os ouvidos para vazamentos seletivos, suspeitos e carregados de más intenções contra petistas? Porque a atuação do juiz Sérgio no caso Banestado se pareceu mais com a de um aliado aos acusados (graúdos) da direita e contra os acusados da esquerda, na lava jato, ele se faz parecer, suspeitamente, como um assassino de aluguel de reputações? Porque não investigam e checam, dedicadamente, todas as denúncias contra os acusados (como manda a lei) antes de promoverem, através de suas desequilibradas convicções, os vazamentos que denigrem a honra, a reputação, a conduta e a imagem do acusado? Porque permitem o linchamento moral de um acusado  antes da confirmação das denúncias e antes mesmo do acusado poder se defender e provar que as acusações feitas, por aquele que está em desespero por tanto tempo de prisão, são falsas e mentirosas? Onde enfiaram a lei, a justiça, o estado de direito e a ordem constitucional?

    1. O Moro foi pornofotografado juntinho do Aécio, gargalhando!

      Será que a PF vai indiciar o Moro e o MPF de Curitiba vai denunciá-lo?

      Quem sabe, né?

  7. Não dá para saber quem é mais

    Não dá para saber quem é mais FDP: O bandido duque ou o “juiz da globo, sérgio moro”. (Minúsculas propositais).

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador