É desnecessário o Congresso ter Câmara e Senado, diz senador do PT pela Bahia

Enviado por Assis Ribeiro

Do Brasil 247

Pinheiro: “As eleições foram prostituídas”
 
Senador do PT pela Bahia, Walter Pinheiro faz críticas severas contra o sistema eleitoral brasileiro; “As eleições foram prostituídas. O sujeito da eleição de 2016 já está fazendo campanha desde agora; ele avalia que é desnecessário o Congresso brasileiro ter Câmara e Senado; “O Senado é outra Câmara. Nós temos quatro casas legislativas. Volto a dizer, o Senado hoje faz o mesmo papel da Câmara. Tem temas que eu acho que a Câmara não deveria discutir. Idem o Senado. Tem temas que não precisariam transitar nas duas casas”
 
Senador do PT pela Bahia, Walter Pinheiro faz críticas severas contra o sistema eleitoral brasileiro. “As eleições foram prostituídas. O sujeito da eleição de 2016 já está fazendo campanha desde agora”, disse o petista em entrevista à rádio Tudo FM nesta segunda-feira (28).
 
Ele também comentou sobre a proposta de reforma política. “Um dos pontos da reforma política é a reforma do conteúdo programático. Dia 7 de outubro apresento [a proposta de] eleições gerais, em 2019, com o fim da reeleição”.
 
O senador avalia que é, de fato, desnecessário o Congresso brasileiro ter Câmara e Senado.
 
“O Senado é outra Câmara. Nós temos quatro casas legislativas. Volto a dizer, o Senado hoje faz o mesmo papel da Câmara. Tem temas que eu acho que a Câmara não deveria discutir. Idem o Senado. Tem temas que não precisariam transitar nas duas casas. No geral, a gente termina fazendo tudo. E a gente não vai contribuindo para colocar o dedo na ferida. Legislar a partir do que se precisa”.
 
Walter Pinheiro mostra posicionamento contrário à reeleição para o Executivo e defendeu apenas reeleição para um mandato no Legislativo.
 
“Eleição para Executivo é um mandato e acabou. Para o Legislativo pode se reeleger uma vez só. Tem um deputado federal que tem onze mandatos. Esse negócio é complicado. No quinto mandato, por mais que eu mantenha o pique, a tendência natural é de acomodação”.
 
Pinheiro também respondeu a críticas dos ouvintes sobre as atividades dos parlamentares. “Lá dentro é o extrato do que tem aqui fora. É obvio que o que vai para lá tem um peso maior que é o fator econômico. Eu acho que é importante a gente dosar”.
 
Para fechar a conta, o senador baiano também criticou apoio de pai político a eleição de filho e/ou esposa. “Acho que o Tribunal deveria proibir esse tipo de coisa. Essa coisa de filho vira uma capitania hereditária. Porque que para disputa eleitoral a gente pode botar parente? É bom que a gente tivesse regras porque isso é um uso e abuso para se manter”.
Redação

21 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Ainda bem!

    Sempre fui a favor do unicameralismo. Essa estória da “necessidade do Senado”, que “numa federação há necessidade do bicameralismo”, é mera retórica academicista, algo mais dogmático do que comprovado. Na prática o Senado só serve de instância facilitadora da troca de favores com o Executivo e de casa de repouso/aposentadoria para coroneis da política. Isso pra não falar dos suplentes, financiadores de campanha que se tornam com frequência senadores sem ter tido um único voto.

  2. essas questões levantadas

    essas questões levantadas pelo pinheiro comoprovam mais uma vez a necessidade de uma reforma política constitucional – o tal do plebiscito..

    essa bizarrice do candidato botar um amigo ou parente n chapa vem do império e até oo mestre machado de assis já tirava sarro desses partimonilistas e coronéis que mantrinham e mantém o poder como se fosse familiar – na época eber ainda não tinha criado a idéia da necessidade de o poder ser execido  além dessas relações pessoais

  3. Até que enfim…

    Aleluia, aleluia, aleluia!!!

    Também pra quê serve 513 deputados federais, 24 ministérios, 10 secretarias com status de ministérios, 5 órgãos com status de ministérios.

  4. Não entendi direiro, “lá

    Não entendi direiro, “lá dentro é o extrato do que tem aqui fora”? Ele qeuis dizer que o povo tem o mesmo pensamento dos parlamentares? Quem manda lá senador é o pessoal da bufunfa, das grandes corporações, dos bancos, a midia podre, ninguem quer mudar nada nesse sistema que já caiu de podre, simplesmente por que o sitema lhes convem muito bem, ninguem quer reforma politica, tributaria ou quealqyer outra, é só no gogó, desde os tempos do fhc se fala nas tais “reformas” e desde então nada sai; o povo já mostrou que não concorda com isso, só eles fechados naquele mundinho insano que é Brasilia não percebem, lá é o extrato que de mais podre tem na sociedade brasileira, e não é do povo que estou falando.

  5. “Eleição para Executivo é um

    “Eleição para Executivo é um mandato e acabou. Para o Legislativo pode se reeleger uma vez só. Tem um deputado federal que tem onze mandatos. Esse negócio é complicado. No quinto mandato, por mais que eu mantenha o pique, a tendência natural é de acomodação”.

     

    Pegando a página do excelentíssimo na Wikipédia, vejo isso:

    Deputado federal pela Bahia BahiaMandato1 de fevereiro de 1997
    a 1 de fevereiro de 2011

     

    Quanta hipocrisia Batman!

     

    Esse aí deve fazer parte da banda podre do PT, junto com Bernardo, Vargas, Mercadante e Gleisi…

  6. Ok! Manda todos embora! Até

    Ok! Manda todos embora! Até parece que o Brasil vai ser melhor por isso…

    O problema do Brasil é IMPUNIDADE!

  7. eu já defendo isso a muito tempo…

    … escrevi aqui e alhures que NÃO precisamos do senado federal (SF). 

    Não raro, é  um depósito de malandros oportunistas, que não tem mais aonde ficar pendurados. Ou porque estão terminando mandatos de governador ou prefeito, ou porque não puderam concorrer a outros cargos por “interesses” partidários ou da coligação.

    E lá no SF é só enrolação e politicagem.

    Além do que deturpam totalmente a história do 01 eleitor 01 voto. Para todos os cargos eletivos existe esta regra e a proporcionalidade para a camara federal.

    Mas para o SF é 03 senadores por estado e tome fisiologismo para aprovar leis que beneficiem a população. Quando não para deturpá-las e conseguir benesses ou intrigas politicas de desgaste do/a presidente em exercicio.

    Sem contar os custos para manter esta gambazada !

     

     

    1. Vc sabe pra que serve o

      Vc sabe pra que serve o senado?

      O senado será substituido por que?

       

      Vou reformular minha pergunta respondendo a primeira, como será feita a moderaão entre os entes federativos após o fim do senado?

  8. Bahia, sempre a serviço de
    Bahia, sempre a serviço de SP.
    São seus lacaios!

    Mongol ou lacaio VC escolhe e nem vou ler o que ele diz sobre o assunto.
    Essa reivindicação de SP é velha. Com ela SP não precisaria dar tantos golpes.
    Não precisaeia pagar, subornar para roubar a arrecadação de outros entes e etc..

    Este é o ponto fraco do PT. PT é SP.
    LULA já entendeu e tenta a todo custo esvaziar SP. Mas… Alguém combinou com os paulistas? Tão lá no estadual PT…Ta cheio.

  9. Só discordo abolir a

    Só discordo abolir a reeleição para o executivo, cujo instituto, fora comprado a peso de ouro. Quatro anos, o governante não consegue realizar nada pois no segundo ano começam as eleições legislativas que atrapálham a gestão. Já se buscou mandatos de cinco e seis anos, alterando leis, e nada satisfaz. Até o parlamentarismo surge como alternativa. Mesmo comprado o instituto, deu estabilidade e continuidade. Coincidir eleições para o executivo e legislativo também não deu certo. Depois tem outra, não esperemos mudanças somente com eleições pois quem manda mesmo são as castas burocráticas encasteladas com estabilidade e inamovíveis que ganham uma fortuna para zelarem dos interesses do País mas fazem com que as leis nunca prejudiquem os seus próprios interesses e dos grupos a que se subordinam.

  10. Eleição para câmara de deputado.

    Mais importante do que a eliminação do senado é a questão dos votos nulos e brancos. No sistema atual, se 99% dos eleitores votarem nulo ou branco, isso não altera absolutamente nada. O 1%  restante vota e elege a totalidade dos deputados federais que inclusive necessitariam de menor quantidade de votos válidos (quociente eleitoral).

    Proponho que seja reconhecida a efetividade dos votos nulos e brancos  para reduzir o tamanho das bancadas na mesma proporção. Observados os limites mínimo e máximo de deputados por estado conforme definido na legislação atual.

    Uma proporção de votos nulos e brancos da ordem de 20% reduziria nessa mesma proporção a quantidade de deputados de cada estado. Dessa forma os senhores deputados passariam a ter maiores preocupações com os eleitores, procurando convencer os eleitores da utilidade dos seus votos.

    As bancadas só seriam plenas se o número de votos nulos e brancos fosse insignificante.

    1. Útima idéia. Seria possível

      Útima idéia.

       

      Seria possível até acabar com o voto obrigatório com esta implementação.

      Não que eu seja a favor mas é a simples constatação de que com isso, talvez, quem sabe, seria possível.

      Porque haveria a necessidade do incentivo ao voto.

  11. Eleição para câmara de deputado.

    Mais importante do que a eliminação do senado é a questão dos votos nulos e brancos. No sistema atual, se 99% dos eleitores votarem nulo ou branco, isso não altera absolutamente nada. O 1%  restante vota e elege a totalidade dos deputados federais que inclusive necessitariam de menor quantidade de votos válidos (quociente eleitoral).

    Proponho que seja reconhecida a efetividade dos votos nulos e brancos  para reduzir o tamanho das bancadas na mesma proporção. Observados os limites mínimo e máximo de deputados por estado conforme definido na legislação atual.

    Uma proporção de votos nulos e brancos da ordem de 20% reduziria nessa mesma proporção a quantidade de deputados de cada estado. Dessa forma os senhores deputados passariam a ter maiores preocupações com os eleitores, procurando convencer os eleitores da utilidade dos seus votos.

    As bancadas só seriam plenas se o número de votos nulos e brancos fosse insignificante.

  12. Se acabar com o Senado, acaba

    Se acabar com o Senado, acaba a Federação. E eu viro separatista. Melhor acabar com a Câmara, com a Receita Federal, com as Forças Armadas. Parem de brincar com a  constituição, por favor.

  13. Também, sempre achei o senado

    Também, sempre achei o senado um peso, onde só se faz nada. A  câmara dos deputados, sim, essa me representa.

  14. Desnecessidade do senado

    Está aí uma boa ideia. Para que Senado? Seria uma ótima economia para o país. Quanto ao único mandato, da mesma forma, é excelente. Que tal seis anos!? No terceiro ano seria feito um recall para saber se o Presidente continuaria mais três anos ou não. E quanto à uma única reeleição do deputado, é perfeito. Acabaria com a profissão de político e, talvez, essa oligarquia que quer voltar ao poder, de tabela, seria extinta. Vou mais além, para que tanto deputado federal se o objetivo dele é fazer boa leis e levar melhorias para TODO o país, e não a um Estado específico? Cinco por cada Estado é um bom número.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador