Economia é afetada pelas eleições que ainda não terminaram, por Fernando Brito

Enviado por Webster Franklin

Do Tijolaço

As eleições terminaram em outubro. Só que não…

Por 

Aproprio-me da gíria da garotada e da ideia muito bem exposta por José Roberto de Toledo, hoje, no Estadão para tratar de algo que, de fato, representa uma baita parcela de nossas dificuldades econômicas.

Outra parte, é certo, vem do próprio Governo, que não consegue entender que, sem política, nenhuma administração pública funciona. E isso vale mais ainda para as de austeridade que para os momentos pródigos, onde a fartura serena espíritos naturalmente.

Mas é inegável que a economia, a esta altura, é mais influenciada do que influenciadora da política.

O exemplo tomado por Toledo, o discurso “fora da curva” de Geraldo Alckmin ao chamar o PT de praga da qual precisaria o Brasil se livrar, é apenas mais um dos muitos que se pode encontrar para ver que, em lugar da disputa política, o que se coloca em xeque é a própria legitimidade da democracia que, afinal, provêm do voto.

E é evidente que isso está ocorrendo desde a noite daquele domingo de outubro em que o TSE divulgou a vitória de Dilma Rousseff.

Formou-se uma “aliança” espúria entre mídia, oposição, corporativismo parlamentar, setores do Judiciário – com o tempero exótico de grupelhos de extrema -direita e de uma nova camada de udenismo de classe média não para mudar ou pressionar por políticas de governo, mas para desejar e construir a queda do Governo.

Um movimento ilegítimo que encontra eco na incapacidade do Governo  reagir, sempre tonto com as pancadas que, toda semana, recebe e com outras que ele próprio desfecha em si mesmo, como esta da CPMF, que perdeu a chance de colocar na “Agenda Brasil” de Renan Calheiros quando ali se propôs “cobrar pelo SUS” e se deixou levantar como “intenção” sem que houvesse a menor condição política de faze-la retornar na mesma forma.

As “bandeiras” que o Governo levantou se assemelharam demais à dos adversários e as que eles, esperta e cinicamente, elevaram se pareciam com as nossas.

E como se permite que siga um clima eleitoral – onde a radicalização das posições é todo o tempo estimulada – é nele que, inexoravelmente, estamos.

De pouco adiantará apelar a que não estejamos, portanto.

O que é preciso, sim, é que as posições políticas se tornem claras e o projeto histórico permanentemente  reafirmado.

É na política que se encontrará forças para a recuperação de uma economia que, verdade, sente os efeitos da crise mundial mas que, aqui, sente mais ainda o peso do pessimismo, da incerteza e da falta de horizontes palpáveis e realizáveis.

Por isso é que nem mesmo se pode dizer que o “ajuste fiscal” de Joaquim Levy não funcionou – e ele tem, em si, uma lógica perversa recessiva. É que nem as medidas conservadoras que nele se embutiam puderam se realizar, porque a política não o deixou.

É política, política na veia do que precisamos, porque sem ela só teremos tremores.

Redação

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Coitadinha da Dilma
    Ela é a maior líder da história da América Latina. Mas essa união bancos classe média & Cia não deixa ela trabalhar de jeito nenhum. Detalhe: todas essas “forças” estavam aí no período Lula, e o país andava. Curioso, não?
    Esses posts que beiram mera propaganda política do governo aqui no blog só demonstram como a situação dela é triste. Aliás, o que impressiona mais no blog não são as críticas dos oposicionistas, mas da própria turma que votou nela…

  2. Não adianta transferir

    Não adianta transferir responsabilidades. Orçamento é peça elaborada pelo executivo. Déficit é situação produzida pelo executivo. Direcionamento político é condução do executivo. E oposição serve para fazer oposição. Se a economia estivesse bem, a oposição estaria fraca. Como o governo foi incompetente na condução da economia, a oposição está forte. Como em qualquer país democratico. Querer que a oposição não faça seu dever é jogar a toalha. O resto é balela.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador