Economia italiana encolhe pela terceira vez desde 2008

Jornal GGN – A Itália entrou em recessão pela terceira vez desde 2008 com o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) do segundo trimestre. Dados divulgados nesta quarta-feira (6) pela agência de estatísticas Istat mostraram que o PIB recuou inesperadamente 0,2% entre abril e junho em relação aos três meses anteriores.

A economia também encolheu 0,1% entre janeiro e março, o que significa que retornou a uma recessão, definida como dois trimestres seguidos de contração. Os números destacam a fraqueza da terceira maior economia da zona do euro e pressionam o governo a finalizar as reformas prometidas.

O ministro da Economia, Pier Carlo Padoan, afirmou a um jornal local que, apesar de indicações de que o crescimento ficará aquém das projeções, a Itália não precisará de um orçamento emergencial. Ele repetiu garantias já divulgadas anteriormente e disse que o país divulgará um déficit orçamentário dentro do teto da União Europeia de 3% do PIB.
 
As projeções do governo para 2014 são de crescimento de 0,8% e déficit de 2,6% do PIB. No entanto, o ministro da Economia e o primeiro-ministro Matteo Renzi disseram que as condições acabaram piores do que o esperado, o que tem alimentado as especulações de que medidas extras podem ser necessárias para atender às metas orçamentárias da União Europeia.

 

Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador