Economista questiona relação entre crescimento econômico e desenvolvimento

 

Jornal GGN – Amanhã, 22 de agosto, o economista Deepak Nayyar estará na Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP) para lançar o livro “A corrida pelo crescimento – Países em desenvolvimento na economia mundial”.

Na ocasião, o professor irá abordar os principais tópicos de seu trabalho, que discute as disparidades entre países industrializados e em desenvolvimento e reflete sobre o multilateralismo que ocorre atualmente nas relações internacionais.

O livro faz uma análise histórica desde o início do segundo milênio para verificar como o ocidente se desenvolveu a despeito do resto do mundo e como essa tendência mudou dos anos 50 para cá. O professor percebe, em sua analisa, que nem sempre o crescimento econômico se traduziu em desenvolvimento.

O encontro de amanhã é organizado em parceria com o curso de pós-graduação em Política e Relações Internacionais da FESPSP, o Núcleo Brasileiro de Estudos Estratégicos (NBEE) da FESPSP, o Jornal GGN e o Centro Internacional Celso Furtado.

Estarão presentes o professor doutor Aldo Fornazieri, diretor acadêmico da FESPSP e o jornalista Luis Nassif, diretor do Jornal GGN. A apresentação será em inglês, com tradução simultânea. Após a palestra haverá sessão de autógrafos com o professor Deepak Nayyar.

Serviço
Palestra:
 A corrida pelo crescimento – Países em desenvolvimento na economia mundial
Palestrante: Deepak Nayyar
Data: 22 de agosto de 2014
Horário: 19h
Local: Auditório do Campus FESPSP – Rua General Jardim, 522 – Vila Buarque – São Paulo (SP) – Entre as ruas Dr. Vilanova e Dr. Cesário Mota Jr., próximo as estações de metrô República e Santa Cecília.
Inscrições no www.fespsp.org.br/palestranayyar

Redação

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Você tem uma fração infinitesimal de razão

       

      Aliancaliberal (quinta-feira, 21/08/2014 às 17:52),

      Você tem razão se é que se pode dar razão a quem tem uma razão bem pequena. Aliás fiz um comentário aqui neste post  “Economista questiona relação entre crescimento econômico e desenvolvimento” de quinta-feira, 21/08/2014 às 16:29, consistindo da chamada para o lançamento do livro de Deepak Nayyar “A corrida pelo crescimento – Países em desenvolvimento na economia mundial”, em que remeto ao post  “Não existe uma política econômica de Estado no Brasil” de segunda-feira, 08/07/2013 às 18:00, aqui no blog de Luis Nassif e originado de comentário de ArthurTaguti junto ao post “Precisamos encarar que o mundo grita: ‘chega de crescer'”.

      Ora, o post “Precisamos encarar que o mundo grita: “chega de crescer”” de domingo, 07/07/2013 às 22:09, e para onde ArthurTaguti fez o comentário dele que foi transformado no post “Não existe uma política econômica de Estado no Brasil”, é de autoria de Assis Ribeiro e nele Assis Ribeiro traz uma espécie de justificativa para a falta de crescimento no Brasil e finda o post com a frase que dá título ao post e que justifica ainda mais a falta de crescimento nos últimos quatro anos, a incluir este ano de 2014. O endereço do post “Precisamos encarar que o mundo grita: “chega de crescer”” é:

      https://jornalggn.com.br/blog/luisnassif/precisamos-encarar-que-o-mundo-grita-chega-de-crescer

      E das coisas que acontecem aqui no blog de Luis Nassif e me deixa contrariado foi a de voltar no post “Não existe uma política econômica de Estado no Brasil” e encontrar um post sem comentários e também sem comentários encontrar o post “Precisamos encarar que o mundo grita: “chega de crescer””.

      De todo modo, ainda está no blog de Luis Nassif o post “Eduardo Giannetti e a intolerância de um liberal” de quarta-feira, 20/08/2014 às 09:33, consistindo da transcrição de artigo com o mesmo título publicado no site Brasil Debate e de autoria de Luiz Gonzaga Belluzzo, Ricardo de Medeiros Carneiro, André Biancarelli e Pedro Rossi, e está também no blog junto ao post “Eduardo Giannetti e a intolerância de um liberal” os comentários que lá foram feitos. Um dos comentários foi o que eu enviei quarta-feira, 20/08/2014 às 21:01, para junto do comentário de LC enviado quarta-feira, 20/08/2014 às 10:43. No meu comentário eu deixo alguns links com críticas aos economistas ditos liberais ou austrianos de quem você é seguidor.

      Bem eu disse que você tinha razão, mas é uma razão parcial. Primeiro porque você se deixou levar pelo título deste post “Economista questiona relação entre crescimento econômico e desenvolvimento” e deu como conteúdo uma crítica ao crescimento econômico. Não me parece que seja bem assim. O autor é a favor do crescimento, mas quer mais desenvolvimento no crescimento.

      E há uma segunda razão para lhe conceder apenas razão parcial, e caberia dizer que é uma razão parcial quase infinitesimal, porque você sendo defensor dos austrianos já deveria ser sabedor que só no final dos tempos quando não houver mais crescimento pode-se falar em um capitalismo como idealizado pela crença liberal.

      Clever Mendes de Oliveira

      BH, 21/08/2014

      1. Tudo é propaganda Clever,

        Tudo é propaganda Clever, menos de 20% que escrevo “pega”, (é postado), as vezes perco textos longos ate parei de escrever texto grande e já não sou grande coisa na escrita imagina podado.

        Deve ser algum problema no site.

  1. Crescimento econômico e desenvolvimento humano vão juntos

     

    Deepak Nayyar,

    Professor de alto coturno e saber ilustre, sei que digo aqui apenas a opinião de leigo, mas gostaria de conhecer o exemplo de país em que o crescimento econômico não se traduziu em desenvolvimento.

    Por essas paragens o que eu posso indicar assim de imediato é o post “Não existe uma política econômica de Estado no Brasil” de segunda-feira, 08/07/2013 às 18:00, aqui no blog de Luis Nassif e originado de comentário de ArthurTaguti junto ao post “Precisamos encarar que o mundo grita: ‘chega de crescer'”. O endereço do post “Não existe uma política econômica de Estado no Brasil” é:

    http://advivo.com.br/node/1435381

    Não indiquei o post pelo teor do comentário elevado a post de ArthurTaguti nem talvez pelo teor do meu comentário enviado terça-feira, 09/07/2013 às 00:48, para o próprio ArthurTaguti, mas sobretudo pelos links para artigos de Marcelo Miterhof no jornal Folha de S. Paulo. São três os artigos. Os artigos deles eu sempre os avaliei como muito bons. Infelizmente no jornal de hoje, quinta-feira, quando ele é frequentemente publicado, o texto não apareceu no jornal. Espero que ele esteja de férias e não por ter uma visão mais favorável ao governo os textos dele tenham sido censurados. Primeiro indico o artigo “Economia é ciência?” de quinta-feira, 04/07/2013 e que pode ser visto no seguinte endereço:

    http://www1.folha.uol.com.br/colunas/marcelomiterhof/2013/07/1305893-economia-e-ciencia.shtml

    E em segundo o artigo “As manifestações e a economia” de quinta-feira, 27/06/2013, e que pode ser visto no seguinte endereço:

    http://www1.folha.uol.com.br/colunas/marcelomiterhof/2013/06/1302025-as-manifestacoes-e-a-economia.shtml

    E mais especificamente, tratando da relação entre crescimento econômico e desenvolvimento, no jornal Folha de S. Paulo há o bom artigo dele “Crescer e desenvolver” que pode ser visto no seguinte endereço:

    http://www1.folha.uol.com.br/colunas/marcelomiterhof/1167583-crescer-e-se-desenvolver.shtml

    Além disso, aqui no blog de Luis Nassif, ele fez algumas intervenções em posts que merecem uma leitura. Este é o caso do post “O cálculo e a representatividade do IDH” de quinta-feira, 24/05/2012 às 15:13, e originado de comentário de RodrigoNin junto ao post “A retórica do economês”. Nele há um comentário de Marcelo Miterhof enviado quinta-feira, 24/05/2012 às 15:45 que mostra bem que há a relação entre desenvolvimento e crescimento econômico. O endereço do post “O cálculo e a representatividade do IDH” é:

    http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/o-calculo-e-a-representatividade-do-idh

    É bem verdade que pelo que os teus textos sugerem – e todas as referências na Introdução disponível na internet aos capítulos do livro “Catch Up – Developing Countries in the World Economy” de 2013, corroboram – não há nenhum indício de que você tenha dedicado a dissociar a parelha crescimento econômico e desenvolvimento econômico ou humano. O endereço da Introdução do livro “Catch Up – Developing Countries in the World Economy” é o que se segue:

    http://fdslive.oup.com/www.oup.com/academic/pdf/13/9780199652983_chapter1.pdf

    De todo modo, em um mundo capitalista esta relação é quase que direta, principalmente quando se considera dentro de um país ao longo do tempo, esquecendo aqueles momentos de queda do PIB e também desprezando melhoras pontuais decorrentes do desenvolvimento tecnológico em nações mais ricas que podem alcançar os países mais pobres, principalmente via melhores condições de saúde. Em um espaço de tempo maior a relação entre crescimento e desenvolvimento será uma reta mostrando que quanto maior o crescimento econômico mais próximo do desenvolvimento humano o país se encontra.

    Clever Mendes de Oliveira

    BH, 21/08/2014

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador