Eduardo Guimarães, do Blog da Cidadania, é intimado por “ameaçar” Sergio Moro

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – O blogueiro Eduardo Guimarães, do Blog da Cidadania, foi intimado a prestar esclarecimentos na superintendência da Polícia Federal em São Paulo por ter feito publicações nas redes sociais mencionando o juiz Sergio Moro, estrela da Lava Jato. Segundo postagem do Blog, uma nota assinada por Felipe Moura em Veja pode ter dado munição à PF para investir contra Guimarães. No texto, Moura diz que o “blogueiro camarada de Lula especula sobre a vida de Moro”. Guimarães nega ter feito qualquer ameaça ao magistrado.

Do Blog da Cidadania

No fim de fevereiro, cerca de uma semana antes do Carnaval, o blogueiro paulistano Eduardo Guimarães recebeu uma intimação da Polícia Federal em sua residência para que compareça perante um delegado para “prestar esclarecimentos no interesse da Justiça”.

Advogado do intimado buscou informações na Polícia Federal e descobriu que ele está sendo acusado de “ameaçar” o juiz Sergio Moro.

O blogueiro Eduardo Guimarães nega ter feito qualquer tipo de ameaça ao juiz federal em questão. E cita dois episódios ocorridos em 2015 em que fez críticas ao juiz da 13ª Vara Federal de Curitiba, mas nenhum deles continha ameaça.

Em 4 de maio de 2015 – exato 1 ano e 10 meses atrás –, Eduardo Guimarães representou ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) contra o juiz Sergio Moro por ter prendido uma cidadã por engano. A representação foi arquivada.

Em 22 de junho de 2015, cerca de um mês e meio depois, um blogueiro da revista Veja chamado Felipe Moura Brasil acusou o blogueiro Eduardo Guimarães de ter “especulado sobre a vida do juiz Sergio Moro em tom de ameaça”.

O blogueiro Felipe Moura Brasil se refere a uma série de mensagens colocadas pelo blogueiro Eduardo Guimarães no Twitter para promover o artigo Direita prefere destruir o país a aceitar justiça social, publicado em 21 de junho no Blog da Cidadania, um dia antes da “denúncia” do blogueiro da revista Veja.

O blogueiro Eduardo Guimarães postou uma série de tuítes promovendo seu artigo. Em todos esses tuítes colocou o link para esse artigo supracitado. Um desses tuítes foi destacado pelo blogueiro da Veja e divulgado como sendo “ameaça” ao juiz federal.

Confira, abaixo, a sequência de tuítes:

 

O blogueiro Eduardo Guimarães afirma que nenhuma dessas mensagens contém qualquer tipo de ameaça ao juiz Sergio Moro e que tem certeza de que conseguirá demonstrar isso às autoridades com grande facilidade, por razões que entende óbvias.

*

PS: o depoimento do blogueiro Eduardo Guimarães à PF está marcado para daqui a várias semanas. O intimado avisa que só irá dar novas informações sobre após o depoimento. O blogueiro também informa que tem 57 anos e durante essas quase seis décadas de vida nunca, jamais foi acusado de qualquer tipo de ilegalidade nem na Justiça e muito menos na polícia.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

23 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Policias Federais doentes

    Policias Federais doentes mentais que acompanham blogueiros de Veja e Cia et caterva, como Empiricus, MBL, Antagonista e outros pistoleiros e pautam seu trabalho exclusivamente por estas merdas.

    Culpa do republicanismo tosco do PT no Governo, que deu liberdade para estes tarados e doentes mentais que estão amparados pelo concurso público fazerem o que quiserem. A verdade é que nossas “Instituições” viraram uma zona e com a mídia de merda que nós temos tá cheio de doente mental nas “Instituições” teleguiados por qualquer idiotice que esta mídia de merda e seus pistoleiros “noticiarem”.

    Falo como alguém que está dentro de uma destas instituições e vejo isto acontecer diariamente. Uma bagunça total, falta de comando, e todo mundo achando que pode trabalhar de acordo com as suas preferências ou time de futebol. Pega um mais retardado, como aqueles promotores do Marx e Hegel, e a mistura explosiva está feita.

     

  2. duplo sentido forçado.

    O penúltimo twiter pode dar a pessoas má intencionads, e elas são muitas do lado de lá, a impressão de duplo sentido é que é o juizeco que vai perder o emprego e a vida. Eu entendi claramente que eles se referia ao povo brasileiro, mas…

    1. Não há duplo sentido.

      Há apenas um e único sentido e qualquer outra “interpretação” denota ignorância ou má fé.

      O Felipe Moura Brasil pode ser os dois: ignorante e capcioso.

      Mas o Moro não é ignorante…

      1. Edivaldo

        Desculpe-me se pareci ter me insurgido contra vc.

        Fui veemente por que me pareceu que estão querendo encontrar pelo em ovo com fins excusos.

        Nada contra o amigo.

         

  3. Moro vai prender você e

    Moro vai prender você e terminar de fdr com o Brasil. O cara tá pouco se lixando, ganha 70  mil por mês trabalhando ou não e amigos poderosos no Departamento de Estado Americano. Eu ia me esquecendo, ele é  amigo do dono da Ambev  que “financia suas paletras” e do Aécio também, o cara está se cgnd pro país, imagina pra você guerreiro.

  4. Coisa ridícula….
    Esses

    Coisa ridícula….

    Esses boçais golpistas mal sabem ler.

    Foram molestados quando criancinhas e botam a culpa no “comunista”… Ficaram perturbados ao ponto de não conseguirem compreender mensagens simples.

  5. Felipe Moura é um analfabeto

    Felipe Moura é um analfabeto funcional. A interpretação que deu a escrita do Eduardo Guimarães se deve a isso, apesar do mau-caratismo desse jornalista da VEJA ser patente.

    Acredito que o Doutor Moro “deu parte na puliça” foi mais em função do “psicopata” de que as supostas ameaçadas. A não ser que o premiado do Globo também seja um analfa. O que certamente não é.

    PS: premiado da Globo pode? Ou corro o risco de ser chamado pela PF?

  6. Uma mão lava a outra?

    Uma revista de esgoto lança factóides que são aproveitados pela PFascista, que retribui com “vazamentos” para preencher as páginas da tal revistinha?

  7.  
    “Os delírios de um

     

    “Os delírios de um psicopata investido de poder discricionário como Sérgio Moro vão custar seu emprego, sua vida…”

    A meu emprego, a minha vida. O emprego e a vida do trabalhador brasileiro.

    Qualquer pessoa, minimamente letrada e bem intencionada, que ler a sequência de twitter terá a mesma interpretação que tive. É evidente que EG se refere a atuação do déspota de Curitiba em relação a destruição da economia brasileira e suas consequências para o dia a dia do trabalhador.

    Só mesmo um “jornalista” cretino da veja pode entender a mensagem como uma ameaça a vida e o emprego do parcial e mal intencionado “juiz”. Pela vida(*) do “magistrado” não podemos garantir nada, afinal, como diz o ditado, basta esta vivo para morrer, mas seu emprego está garantidíssimo. Não só garantidíssimo, como também abonado por altíssimo salário, consta que bem acima do teto constitucional. Moro faz parte, junto de procuradores, da casta dos novos marajás do serviço público.

    A única intenção desta intimação é tentar cercear a liberdade da imprensa independente.

     

    (*)Fui no centro do Rio resolver problema particular e recebi uma triste notícia. O dono da loja em que nos últimos trinta anos comprava meus discos de vinil, CD e DVD faleceu. É…basta está vivo para morrer.

     

  8. Hoje mais cedo passei de

    Hoje mais cedo passei de carro pelo Setor de Autarquia Sul aqui em Brasília e avistei o enorme edifício sede da Polícia Federal, conhecido como Máscara Negra. Perguntei pra minha esposa pra que servia aquilo. Ela disse que não sabia. Agora eu sei.

  9. O mais grave de tudo é…

    Essa intimação do Eduardo Guimarães é esclarecedora para mostrar onde o Brasil está, ou melhor, a que ponto chegamos. Depois de todas as ameaças de morte feita contra Dilma, Lula, etc, a polícia decide investigar o Eduardo Guimarães com base numa manipulação descarada do que Guimarães escreveu no penúltimo twittte da postagem. O mais grave de tudo isso, não é a falta de interpretação de texto, ou mesmo achar que Eduardo Guimarães de alguma forma ameaça Sérgio Moro, o que obviamente é rídiculo. Isso chegou à PF porque eles estão lendo Felipe Moura Brasil, ou mesmo, se foi Moro que apresentou queixa crime, o que seria o mais correto juridicamente, mostra que Moro é leitor de Felipe Moura, um blogueiro extremamente reacionário, conforme se extrai de vários de seus textos. O que eu quero dizer é que depois de várias ameaças concretas contra o espectro da esquerda, a PF não fez nada, ou nem ficou sabendo, o que demonstra que ela lê Felipe Moura Brasil, mas não lê qualquer contraponto, e isso é grave, gravíssimo, mas a dura realidade. Uma das últimas proezas do Felipe Brasil foi a seguinte frase no Twitter: “Vi ‘Moonlight’. Filme sobre negro gay maconheiro que sofria bullying não tinha como não levar o Oscar, prêmio de melhor filme para a esquerda.”. A frase citada não seria nada de mais a depender do contexto, no entanto, resume justamente o pensamento do tal de Felipe Moura Brasil, que a “esquerda”, bicho papão para ele, é que teve a coragem de fazer um filme sobre um negro “maconheiro” e gay; os comentários de seus leitores (não é necessário reproduzir) a esse respeito dão o nível de como ele trata os excluídos e o tom da mensagem escrita por ele sobre o filme. O que se extrai, portanto, é que a PF ou Sérgio Moro, (quando digo  PF, obviamente não estou individualizando as ações), são leitores dos reacionários do Brasil; sei que isso não é novidade que espante ninguém, mas é preciso registrar que o que acontece com Eduardo Guimarães como sendo um fato que mais uma vez prova que a pauta policial do país, no geral, se baseia no que a extrema direita deseja e influência nas mentes dos agentes públicos, vide a Lava Jato.  

  10. Ditadurazinha….

    Ditadurazinha do judiciariozinho que se acha “reizinho/nobrezinho”……………tudo no diminutivo…é nisso que da  quando se “criminaliza” a politica e os politicos…..o que vem para ocupar o espaço vazio é muito pior..os politicos, numa democracia, se munda ou não a cada eleição…quanto aos juizes…..so largam o osso depois de morrer….(NÃO É UMA AMEACA…FAVOR,NÃO ME PRENDER…NÃO ME TORTURAR,AGRADECO)…Quanto ao nobre jornalista/blogueiro Felipe Moura Brasil, sugiro um tratamento de pele “peeling” a base de piche/penas……..mas em praça publica…..(NÃO É UMA AMEACA…FAVOR,NÃO ME PRENDER…NÃO ME TORTURAR,AGRADECO)….

  11. Para ser interpretado como

    Para ser interpretado como ameaça, Eduardo teria que ter escrito:  “Vou tirar sua vida” ou “Vou te matar”. Fora disso, não configura ameaça de forma alguma. Fica mais do que claro e evidente que a vida referida pelo Blogueiro não se trata da vida do corpo físico, mas da vida em sentido amplo. Empregada em frases como as seguintes:

    – Como vai sua vida?

    – Que vida!? Eu lá tenho vida.

    ———————————————————–

    – Você vai bem, como está?

    – Minha vida está um lixo, principalmente depois que o golpista e usurpador Temer promoveu o impeachment da presidenta Dilma. Depois disso não tive vida, não consigo emprego, estou deprimido, morto.

    Será preciso desenhar para Moro? É tão simples. 

     

  12. Intimação ou intimidação?

    Sugiro trocar o título do post.

    Eduardo Guimarães não está sendo intimado.

    Eduardo Guimarães está sendo alvo de intimidação, clara, evidente e com todos os superlativos possíveis.

  13. Depois que ele sabotou a rede groco …

            Ao denunciar que nas delações da Odebracht a rede groco estaria criando um mutirão para apenas levantar informações da delação em que envolver apenas o pt, como eles não podem mandar prender por isso, então está inciando um processo de ameaça, Morco está agindo assim pq a rede groco foi brilhante mente sufocada por um blogueiro e o funcionário da groco não iria deixar passar.

     

    http://www.blogdacidadania.com.br/2017/02/globo-news-responde-ao-blog-da-cidadania/

     

  14. claramente o blogueiro fala

    claramente o blogueiro fala do emprego e da vida do leitor do blog e, de fato, é o que está acontecendo… estamos perdendo emprego e a vida

  15. FEBEAPA

    Voltamos à época em que será necessário esconder os livros sobre “cubismo”.

    Se encontrarem um livro sobre o assunto em sua estante, você estará em maus lençóis.

    Primeiro por ter livors na estante; segundo por que só pode ter livros sobre cubismo quem se interessa por… Cuba.

    Caro Stanislaw Ponte Preta, que falta você nos faz.

  16. Que a Veja contrata tapados

    Que a Veja contrata tapados isso já estava provado. Agora prova-se que esses tucanos fascistas incrustados no aparelho estatal também são.
    Que nível de concurso é esse que um sujeito que não sabe interpretar uma frase passa? Que numa frase não sabe quem é o sujeito, o objeto, concordância,nada?
    Está aí explicado porque denunciam o Lula por uma reforma na piscina do Alvorada, bancada por empreiteiras. Como se fosse para ele e não para o Brasil, um patrimônio mundial, obra do Niemayer?
    E também acham que o acervo presidencial é do Lula, pessoa física.
    O Brasil está na mão de pessoas que unem ignorância à arrogância. Essa mistura é fatal!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador