“Ela não é racista”, dizem amigos negros de jovem que ofendeu jogador

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Jornal GGN – Amigos negros da jovem de 23 anos, Patrícia Moreira, acusada de racismo contra o jogador do Santos, garantem que ela não é preconceituosa. Os vizinhos que residem no bairro de Patrícia, na zona norte de Porto Alegre, afirmam que ela se deixou levar pela emoção do momento. “Ela é gente boa, vai em roda de samba com preto, gosta de preto, fica com preto”, disse um dos amigos.

Do Globo Esporte
 
Amigos negros defendem jovem que ofendeu Aranha: “Ela não é racista”
 
Por Diego Guichard
 
Patrícia Moreira prestará depoimento na segunda-feira na 4ª Delegacia de Polícia de Porto Alegre para tentar esclarecer incidente na Arena no jogo entre Grêmio e Santos
 
 
Quem conhece Patrícia Moreira, investigada por praticar ato de injúria racial envolvendo o goleiro Aranha na partida entre Grêmio e Santos, na última quinta-feira, garante que ela não tem qualquer sinal que a aponte como uma pessoa “racista”. É o que garantem amigos negros da menina de 23 anos e que residem próximos a ela, na zona norte de Porto Alegre. O GloboEsporte.com visitou a região na tarde de sábado e ouviu os vizinhos. A jovem não foi encontrada para se manifestar.
 
Lucas da Silva, de 20 anos, faz parte dos amigos que defendem Patrícia. Acha que ela se deixou levar pela “emoção do momento”, afinal o time gaúcho perdia em casa por 2 a 0 na estreia pela Copa do Brasil, nas oitavas de final do torneio.
 
– Ela é gente boa, vai em roda de samba com preto, gosta de preto, fica com preto. Foi na emoção do momento, ela não é racista. Ela é louca pelo Grêmio, vai em todos os jogos, é sócia – conta.   
 
Dono de um mercado localizado perto da casa de Patrícia, o comerciante Marcio Batista Traslatti, de 49 anos, é outro a sair em defesa da jovem. Ex-árbitro de futebol, também crê que a menina caiu na “empolgação”.  
 
 
– Ela não é tudo isso que estão dizendo, é uma menina sem palavras. Na hora da empolgação, um puxa e os outros vão atrás. Ela foi atrás e saiu falando besteira. Estava no lugar e hora errada. Não vamos jogar a culpa em cima – opina.  
 
A opinião dos amigos, porém, não é compartilhada por todos do bairro. Enquanto o grupo concedia entrevista, uma senhora, também negra, que preferiu não se identificar, mostrou indignação com o episódio na Arena.
 
– Tem que valorizar onde mora, ela desvalorizou o bairro. 
 
Na noite de sexta-feira, a casa de Patrícia Moreira, que foi flagrada pelas câmeras do canal ESPN gritando “macaco” em direção ao goleiro Aranha, foi apedrejada. Ela se refugiou em residências de parentes e amigos para evitar retaliação.
 
Intimada a depor, ela se apresentará na 4ª Delegacia de Polícia de Porto Alegre na segunda-feira, assim como outro torcedor identificado por câmeras da Arena.  
 
Entenda o caso
 
O incidente aconteceu aos 42 minutos do segundo tempo, quando Aranha reclamou com o árbitro Wilton Pereira Sampaio, alegando ter sido vítima de xingamentos por parte da torcida. O juiz mandou a partida seguir, mesmo sendo alertado por jogadores do Santos dos incidentes que ocorriam fora de campo. 
 
A jovem foi afastada do trabalho no Centro Médico e Odontológico da Brigada Militar. Era funcionária de uma empresa terceirizada e prestava serviços de auxiliar de odontologia na clínica da polícia militar gaúcha. As imagens da torcedora ofendendo o goleiro santista começaram a circular pelas redes sociais logo após a partida.
 
O goleiro Aranha registrou boletim de ocorrência na 4ª Delegacia de Polícia de Porto Alegre na sexta-feira. No retorno a Santos, o camisa 1 evitou se pronunciar sobre o assunto. 
 
 
Jogo de volta suspenso
 
As injúrias raciais proferidas por torcedores gremistas contra o goleiro Aranha tiveram mais um desdobramento. O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) acatou pedido da Procuradoria de Justiça Desportiva e suspendeu o jogo de volta entre as duas equipes, na próxima quarta-feira, até que o caso seja julgado. No primeiro duelo das itavas da Copa do Brasil, os paulistas bateram os gaúchos por 2 a 0.
 
O julgamento ocorrerá na próxima quarta-feira. O Grêmio responderá por ato de discriminação racial por parte de torcedores, além do arremesso de papel higiênico no gramado e atraso. O clube corre risco de exclusão na Copa do Brasil e multa de até R$ 200 mil. A denúncia se apoia no artigo 243-G (discriminação racial) e no 213 (arremesso de objeto em campo), ambos do CBJD. O clube responde ainda ao artigo 191 por descumprir o regulamento e entrar em campo três minutos após o horário previsto.
Advogado do Grêmio, Gabriel Vieira disse que o clube foi notificado formalmente pelo STJD na noite de sexta. 
 
– Nós fomos formalmente notificados pelo STJD. A partida foi suspensa e o julgamento está pautado para a mesma quarta-feira, às 14h. Agora, estamos sentando para ler o que está acontecendo, analisando a denúncia para ver que medida tomar – afirmou à Rádio Gaúcha.
 
Arbitragem também denunciada
Na primeira versão, o árbitro Wilton Pereira Sampaio não incluiu na súmula da partida menção a atos racistas na Arena. Após analisar as imagens, o juiz colocou um adendo no qual informou ter ficado ciente do caso por meio da imprensa e que ainda fora informado por atletas do Santos. Desta forma, Pereira Sampaio, além dos assistentes Kleber Lúcio Gil e Carlos Berkenbrock, e o quarto árbitro Roger Goulart, foram denunciados por infração aos artigos 261-A e 266, ambos do CBJD. Todos estão sujeitos a suspensões de até 90 dias e 360 dias, respectivamente.
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

40 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. KKKK!
      Tá explicado: “

      KKKK!

      Tá explicado: ” Macaco-Aranha ” ( Ateles Paniscus)..realmente ela não é racista!

      Tão bonitinha..cara-boa! Néh!?! Tá indignado porque? Negro que é racista…..

      eu até..já…tenho um conhecido..e..que

       

      ( varrendo o lixo prá debaixo do tapete que é supostamente “persa”

      prá alegria do ladrão.)

  1. MENINA?

    Não vou entrar no mérito da questão, mas apenas especular por que a matéria do Globo Esporte chama uma moça de 23 anos de menina o tempo todo ?

    1. Deve ser o mesmo conceito que

      Deve ser o mesmo conceito que a esquerda demagoga usa para chamar homicida de 17 anos , com + 1 ;70 e 70 kg de peso (  réu confesso )  de ” meninos ” mal compreendidos e vitimas da sociedade capitalista…rs

  2. José Simão redux!

    É mesmo o país da piada pronta! Esses rapazolas desconhecem minimamente as origens do preconceito e o papel do chiste no cotidiano. Se lessem um pouquinho de Freud, entendiriam tanto a moça como a si mesmos…

    Gostaria de saber se ela tivesse xingado os pais, irmãos e filhos deles se estariam assim tão democráticos…

  3. Particularmente ( levando em

    Particularmente ( levando em conta o depoimento dos amigos ) acho que é uma idiota que se deixou levar pela sensaçao de imunidade que as pessoas julgam ter quando em grupo.

    Mas racista ou nao, ela esta ferrada…rs

     

    1. Isso é uma falta de educação,

      Isso é uma falta de educação, um desrespeito com o povo e com o País, mas não vejo como crime, é o direito livre do povo expressar sua opinião política. A presidenta está preparada pra esse tipo de coisa, logico que deve reagir, mas não devemos criminalizar.

      Agora, racismo é crime.

  4. Os “”politicamente corretos””

    Os “”politicamente corretos”” vão acabar com a civilização, a cultura, o humor a vida em sociedade. Essa praga veios dos EUA e está acabando com o drama, a comedia, a piada, o chiste, o bom humor. Nenhum samba poderia existir hoje por causa dos “politcamente corretos”” incentivados pela midia, pelos MP, ONG e quetais.

    1. Motta, muito pelo

      Motta, muito pelo contrário… quem vai acabar com tudo isso são os babacas insensíveis que não se conseguem se colocar no lugar do outro!!!!

       

      Você se julga cristão?

    2. vejo muito isso nos advogados

      vejo muito isso nos advogados e juízes, que são obrigados a mudar o linguajar e falar com cuidado devido à profissão

      quase dá para ver a civilização vazando de seus poros, coitados

    3. “acabar com a civilização, a

      “acabar com a civilização, a cultura, o humor a vida em sociedade.”
      Foi o que fez no início do sec  XX, por exemplo, a culta e nobre Alemanha invadindo
      a Namíbia , promovendo o genocídio de seu “povo primitivo”, que foi mantido em campos de concentração enquanto servia para o trabalho escravo.

      A sua forma de pensar  me leva a acreditar que você lamentou muito a revogação das leis de Jim Crow.

  5. Claro, ela não é racista, nem

    Claro, ela não é racista, nem Marina é uma homofóbica fanática. São apenas pessoas boas que acham normal e espontâneo colocar negro e gay, respectivamente, num patamar de segunda categoria…

    1. Não acho

      Oi Hélio,

      Acredito que o estádio de futebol é mesmo para gritar e falar bobagem. No episódio da Dilma vtnq ela foi muito digna e saiu maior do que ela entrou. Imagina se fosse proibido xingar a mãe do juiz. Ai acaba o futebol ao vivo e teremos que assistir apenas pela TV. Acredito que a ofensa ao Aranha veio mais como rivalidade desportiva e não racista, considerando que o Grêmio possui também jogadores negros.

      Sobre a Marina, apenas acho que ela é movida por energia negativa anti-Dilma. No recente episódio, deve ter tirado as contas e achou que atender ao Malafaia era mais interessante em votos.

  6. Racismo é crime de mera

    Racismo é crime de mera conduta, ou seja, independe de resultado. A conduta anti-jurídica ocorreu e me parece ter sido intencional. Portanto, as testemunhas de caráter da moça não conseguirão evitar a condenação dela.

  7. E esse juizinho e a turma

    E esse juizinho e a turma dele, passaram atestado de desonestos, não podem mais apitar.

    Se o fizerem, quem acreditará na sumula deste “Sem Noção”

    1. Este mesmo juizinho, como

      Este mesmo juizinho, como premio recebeu o jogo da TV para o Estado de SP, e operou o SPFC contra o Figueira. o nome do safado? Wilton Pereira Sampaio.

    2. Este mesmo juizinho, como

      Este mesmo juizinho, como premio recebeu o jogo da TV para o Estado de SP, e operou o SPFC contra o Figueira. o nome do safado? Wilton Pereira Sampaio.

  8. Meus valores pessoais estão

    Meus valores pessoais estão invertidos. Se ela chamar o rapaz de macaco não é ato de rascismo, eu devo ser preconceituoso.

    E que por favor que não apareçam com alguma absurda defesa dizendo que era “apenas” uma ofensa.

    A garota É preconceituosa e teve uma atitude rascista, que pague por seus erros e aprenda.

    Não pode mais existir espaço para pessoas assim.

    E aos rapazes que se acham “amigos” da garota, meu conselho é que escolham melhor as amizades.

  9. Os “não racistas” só se

    Os “não racistas” só se apavoram quando enquadrados na lei. Ai, até o maior racista se diz amigo do “escurinho”. Gente, vamos parar de botar panos quentes em quem necessita aprender a xingar a si mesma e não aos outros. Fazer de conta que não é o que é, está se tornando a marca da epoca.

  10. Eu já estou começando a achar

    Eu já estou começando a achar que o culpado disso tudo é o Aranha!

    Onde já se viu ficar ofendido por algo que disse essa SANTA?

     

  11. Infelizmente esse é o

    Infelizmente esse é o “muderno” comportamento de muitos dos considerados “jovens”: não tem respeito pelos pais, pelos professores, pelos idosos. pelas autoridades e pelos diferentes . Ser “jovem” é o passaporte para tudo o que seja considerado ” diversão “. Então a menina estava apenas se divertindo  ao menospresar outro ser humano, cuja diferença estava somente na cor da pele. Tá aí algo que não perdôo, pq não é fruto da falta da educação formal, mas sim da falta da educação de berço e que acontece em todos os países. No Brasil, não me lembro nunca de ver algum jogador negro mais antigo, como Pelé, Jairzinho, Cafú, Roberto Carlos e outros dizerem que foram xingados no campo aqui. Tudo teve início na Europa, assim como as brigas de torcida (Inglaterra). Os verdadeiros macaquinhos são aqueles que copiam tudo o que aparece em outro país. E agora tambem as menininhas de familia estão adotando a mesma atitude. É o fim !!!!!

     

  12. Esperar o quê de um povo que manda a…

    Presidenta tomar no cú.

    É a mais pura falta de educação. E estádio não é lugar para se xingar a mãe do juiz, chama-o de burro, vaia. Palavras ofensivas é sintoma de país com baixa escolaridade e sem educação oriunda dos pais.

    Se esta moça é preconceituosa ou não, o caso é que ela ofendeu preconceituosamente uma pessoa, e isto é crime.

    E temos certeza que ela o fez por estar em um estádio e num grupo de pessoas, temos certeza também que ela foi induzida ao xingamento.

  13. Infelizmente a grande maioria

    Infelizmente a grande maioria dos negros aceita estas “brincadeiras” como normais.

    Logo após aquele vereador gaúcho ter causado enorme indignação por ter dito que os negros já estavam parecendo brancos, freqüentando restaurantes e até namorando polacas, indo contra cotas no serviço público, o Jornal da Cultura convidou o Simoninha, filho do Simonal e um outro senhor, que não lembro o nome, para comentarem as notícias.

    O jornalista mostrou a matéria e comentou sobre o racismo do vereador.

    Para espanto de todos, Simoninha disse que não achava que era racismo, que o vereador apenas fez um pronunciamento infeliz.

    O outro comentarista, branco, discordou e falou que era um episódio típico de racismo.

    Simoninha disse que a sociedade brasileira era muito racista, mas continuava achando que fora um pronunciamento infeliz, que ele não viu racismo naquela frase.

  14. Esses comentaristas que

    Esses comentaristas que encontram exageros no politicamente correto e os amigos da ré me lembram os assassinos de mulheres e seus advogados que inventaram a teoria do crime passional. Amo tanto, que mato; essa é a lógica do crime passional. A ré gosta tanto de pretos, que os xinga. Desculpa, linda, por não conseguirmos entender esse amor assassino que invade seu coração. Agora tenta explicar pra um juiz, quem sabe ele entende.

  15. “Na hora da empolgação, um

    “Na hora da empolgação, um puxa e os outros vão atrás.”

     

    Ahh tá, é como dizem no Direito: ela não estava em exercício pleno de consciência e vontade. Era quase como uma deficiente mental ou alguém com discernimento reduzido, uma incapaz relativa, certo?

  16. Sim, ela já perdeu o emprego.

    Sim, ela já perdeu o emprego. vai gastar uma grana com advogado, e náo vão livrá-la da pena de prisão. Pelo que? pelo que ela falou. Sim, crime de palavra. Medieval é nosso código penal. Que reflete o medievalismo de nossa sociedade. Os comentários estão aí pra provar isto. 

    1. >ela já perdeu o

      >ela já perdeu o emprego

       

      acho que foi mais uma questão dos outros não quererem trabalhar mais com ela

       

      >vai gastar uma grana com advogado

       

      existe defensoria pública (bem, meio que depende mas) e ela pode admitir a culpa salvando $$$ e encurtando a estóra

       

      > náo vão livrá-la da pena de prisão

       

      aqui voce mentiu na cara dura, nas matérias chamaram juristas para opinar, todos disseram que ela pega NO MÁXIMO uma pena altenativa, e nem precisa de jurista, todo mundo sabe que só PPPP (preto pobre prostituta e petista) pega cana no Brasil

  17.  
    Eu queria saber o seguinte:

     

    Eu queria saber o seguinte: Quais são os xingamentos politicamente aceitáveis para se usar numa partida de futebol???

    1. quais são os aceitáveis eu

      quais são os aceitáveis eu não sei, mas pelo menos sabemos que os racistas não são aceitáveis, já ajuda

  18. Quando um estádio inteiro

    Quando um estádio inteiro quase xinga e vaia a presidente deveria acontecer o que?!?!? Esse caso esta superdimensionado, estão querendo linxar uma “criminosa” pequena, dar grande  exemplo mas na situação errada. O Brasil é o pais da impunidade, mas punindo essa menina alem da conta não vai corrigir isso, muito pelo contrário, vai evidenciar que para os fracos e sem padrinho a lei é realmente dura.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador