Aldo Fornazieri
Cientista político e professor da Fundação Escola de Sociologia e Política.
[email protected]

Eleições e o caráter dos candidatos, por Aldo Fornazieri

Dilma e Aécio, sem dúvida, ficarão devendo à sociedade um debate programático qualificado, que aponte os fins que seus possíveis respectivos governos pretendem realizar e os meios de realiza-los. Eles apresentam propostas, não há dúvida. Mas são arroladas de forma que não são capazes de apontar uma direção e um sentido estratégico para o futuro do Brasil. Também não apresentam com clareza como pretendem resolver os problemas do presente. Há diferenças importantes entre Dilma e Aécio. Mas como não conseguem destrinchar o sentido de futuro do país, essas diferenças se apresentam mais como expressões de diferentes ações e programas pontuais.

Outro tema geral que domina os debates e os programas de Dilma e de Aécio é o tema da corrupção. As denúncias que atingem a gestão da Petrobras ficaram no centro da troca de acusações. Aécio Neves procurou deter a inciativa do ataque nesta frente. Mas dois fatos recentes reduziram seu potencial de fogo: 1) o ex-diretor da estatal que fez a delação premiada, Paulo Roberto da Costa, afirmou que repassou R$ 10 milhões para Sérgio Guerra, ex-presidente do PSDB; 2) Dilma admitiu que ocorreram desvios e que se reeleita agirá para reaver os recursos desviados. O fato é que pesam denúncias de corrupção tanto sobre o PT, quanto sobre o PSDB. Neste sentido, não é compreensível a posição de Aécio Neves ao tentar pousar como virgem vestal da pureza.

Dilma e Aécio fariam um enorme bem para o Brasil se reconhecessem que a corrupção tem um caráter estrutural no Brasil, que ela atinge quase todos os partidos e que é necessário um esforço comum de todos os partidos e da própria sociedade para reduzi-la drasticamente. Se adotassem esta conduta ante o problema, eles assumiriam a perspectiva da ética da responsabilidade, reconhecendo consequências desagradáveis e nefastas que a corrupção provoca na sociedade e na vida política do país, degradando a sua dignidade.

O Problema do Caráter      

Nos últimos dias ganhou evidência um novo tema no embate eleitoral, embora ele já viesse correndo solto nas redes sociais. Trata-se do tema do caráter e da conduta pessoal dos candidatos na vida privada e/ou na vida social. Há um esforço enorme de setores da mídia e de analistas políticos no sentido de negar a legitimidade do debate deste tema. Invariavelmente, o tema é classificado como “baixaria”. O próprio Aécio Neves quer negar a legitimidade desse debate através de ações na justiça que visam proibir divulgação de fatos na internet e classificando a sua divulgação de “mar de lama” – expressão usada pela UDN nas várias intentonas contra Getúlio Vargas.

A antropologia moderna entende por caráter, de modo geral, a manifestação objetiva da personalidade humana ou como expressão da personalidade no seu modo objetivo. O caráter é um indicativo do modo de ser e de comportar-se constante ou habitual de uma pessoa. Então a questão é esta: é legitimo que o caráter dos candidatos seja debatido publicamente e faça parte dos embates eleitorais? Na medida em que o caráter de um governante pode afetar e recorrentemente afeta o governo da coisa pública, não só é legítimo, mas também necessário que o tema seja debatido publicamente. Existem duas formas de avaliar o caráter de um candidato (ou de qualquer pessoa): pode ser apurado por técnicas investigativas ou pela observação da vida e da conduta práticas da pessoa em questão.

É certo que cada país e cada povo têm seus usos e costumes políticos próprios. Nos Estados Unidos, por exemplo, as questões de caráter têm um enorme peso na definição de candidaturas e na ocupação de cargos políticos eletivos. Vários candidatos à presidência tiveram que renunciar às candidaturas por questões de caráter. Governadores e senadores tiveram que renunciar aos seus cargos pela manifestação de condutas inconvenientes. Políticos que traíram suas esposas ou que divulgaram fotos sensuais pela internet tiveram que renunciar a seus mandatos. Um político que agredisse sua namorada ou fosse pego numa blitz com carteira de motorista vencida, por exemplo, jamais poderia ser candidato a presidente da República.

A Filosofia Política Clássica respalda a necessidade de levar em conta o juízo público sobre o caráter dos governantes. Tome-se o caso mais emblemático dos pensadores, que é o de Maquiavel, a quem, falsamente, se atribui a tese de que os fins justificam os meios. Embora Maquiavel tenha sido o primeiro a distinguir a moral da política da moral comum (cristã), ele recomenda que o governante deve, sempre que possível, fazer que se identifiquem nele todas aquelas qualidades e virtudes da moral comum. Assim, o líder político deve aparecer aos olhos e aos ouvidos dos outros como “todo piedade, todo fé, todo integridade, todo humanidade e todo religião”. Só pode agir contra a moral do senso comum nos casos excepcionais em que está em jogo a segurança do Estado e o bem do povo. Neste caso, poderá incorrer em ações que lhe provoquem infâmia, pois os resultados – salvação do Estado e bem do povo – no futuro o escusarão.

Assim, o que pode e deve variar é o caráter político do líder, segundo as circunstâncias o determinarem. A necessidade de buscar uma identidade de conduta com as virtudes comuns decorre do fato de que o senso comum julga pelas aparências. O governante precisa ter o juízo favorável do senso comum para que possa exercer o bom governo, que se expressa no bem do povo em conflito constante com os “grandes”. Um líder político sem caráter ou de mau caráter não merece a reputação de estadista. Um político que comente o crime, a violência, a rapinagem e a corrupção não pode ser reputado como líder autêntico.

O segundo elemento da Filosofia Política Clássica que respalda a necessidade de se levar em conta o caráter dos políticos diz respeito ao problema do exemplo. O governante deve promover as virtudes junto aos governados. Se ele é o líder tem o dever de fazer que se identifique na sua conduta, a conduta reta e justa dos cidadãos. Para ser estimado, a sua conduta deve ser exemplar. Somente os altos exemplos poderão fazer com que os liderados identifiquem nele equilíbrio, prudência, humanidade e coragem – virtudes cardeais da política. O bom exemplo do líder promove o bom exemplo dos cidadãos e o destes promove a boa ordem e o Estado bem constituído. Um líder que não tem caráter, que não tem autodomínio de si, não tem as condições de dar o bom exemplo.

Aldo Fornazeri – Cientista Político e Professor da Escola de Sociologia e Política.

Aldo Fornazieri

Cientista político e professor da Fundação Escola de Sociologia e Política.

31 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Teoria é uma coisa, a realidade é outra

     

     Vivemos um processo eleitoras complexo, onde quase 100% da mídia apoia o candidato da oposição. Em qualquer estratégia de enfrentamento o objetivo é a vitória. Jogar bonito não ganha o campeonato. Ser o campeão ‘moral’ não cria vagas em escolas, creches ou empregos.

     A disputa se dá no campo da emoção, não da razão. Se isso não for compreendido, o candidato estará falando para meia dúzia de cientistas sociais.

     Quem souber sensibilizar mais eleitores para suas propostas, ganhará as eleições. Dilma o faz de forma mais voltada para a experiência do que tem dado certo. Aécio, com todo apoio da mídia e do judiciário, através da pura emoção com o ‘mar de lama do PT’.

     O autor vive nesta realidade, querer cobrar apresentação científica de programas políticos nesta realidade é infantil.

  2. Mais uma pérola do Aldo

     Dilma admitiu que ocorreram desvios e que se reeleita agirá para reaver os recursos desviados.

    Tenha a santa paciência, o Aldo sai com cada uma que é de tirar pica pau do oco, deixa eu ver se entendi: Dilma manda a PF investigar os ladrões da Petrobrás e os demite em 2012 mas, pasmem, somente agora, admite que haviam desvios por lá. É no que dá repetir aqui de forma cega o que sai no PIG, ah Nassif assim não dá, querer colocar PT e PSDB no mesmo balaio de gatos, vir com essa de que tanto faz PSDB como PT…Esse post não compartilho nem que a vaca tussa pq é repleto de erros grotescos, Aldo para te referescar a memória dá uma olhada neste posts, há um especial sobre a corupção nas hostes tucanas, meu caro, menos né

    http://josecarloslima85.blogspot.com.br

  3. A pergunta é: e o psdb,

    A pergunta é: e o psdb, deixaria que uma investigação transcorresse livremente ou já teria arrumado um engavetador que a tivesse empurrado para o fundo de alguma gaveta? Só pra citar um exemplo de como o psdb “combate” a corrpução, basta falar no Trensalão.

  4. [  Dilma e Aécio fariam um

    [  Dilma e Aécio fariam um enorme bem para o Brasil se reconhecessem que a corrupção tem um caráter estrutural no Brasil, que ela atinge quase todos os partidos e que é necessário um esforço comum de todos os partidos e da própria sociedade para reduzi-la drasticamente.[ 

    Todos estão corretos quando a luta maior é manter equilibrada. Um tempo vocês e outro nós, mas deixar de roubar….   jamais

  5. Fala sério!
    O sujeito se mete

    Fala sério!

    O sujeito se mete a escrever um artigo enorme, cheio de intelectualidades, mas não se dá ao trabalho de se informar devidamente sobre o que escreve. Se o fizesse, saberia que Dilma fez exatamente o que ele propõe, que  é dizer que a corrupção é sistêmica e estrutural. O que aconteceu então? O candidato da oposição tergiversou e manipulou o discurso. Até desconfio que, dotado de parca capacidade cognitiva – por isso é que a irmã precisa governar por ele – , sequer tenha entendido o alcance do que dizia a presidente. Mas o escriba acima não tem essa desculpa. 

     

  6. Assinando embaixo…

    Dilma é um mulher forte e de caráter. Dígna da confiança dos brasileiros.  Já Aéssim, (  porque tenho motivos de chamá-lo desse  modo, hein? ) é uma criatura onde não conseguimos vislumbrar um mínimo de caráter, haja vista todo o histórico de sua vida e comportamentos condenáveis.  Sou Dilma 13 e, com muito orgulho da honradez dessa brava mulher!!!!!  

  7. Dilma 13 vença mais essa batalha!

    Bom dia pessoal

    Antes de mais nada  já antecipo-lhes que meu voto é para a  Dilma 13.

    Não necessito mais  das opiniões dos  analistas políticos, cientístas políticos, economistas, atores, jogadores de  futebol, profetas, bispos, cardeais , santos, papa, alienígenas, o criador do universo, deus ( ou deusa), pai o mãe do deus(a), avó do deus(a)….   para decidir se voto ou não na Dilma 13. 

    Tá decidido. Votarei na Dilma 13.

    Todavia, entendo que nesses dias que antecedem as eleições o jogo é esse mesmo, qual seja: todos em busca de novos eleitores.

    A argumentação utilizada para este fim é, às vezes, até engraçada.

    Que o brasil não pode se transformar numa cuba. Que a inflação ameaça voltar àqueles patamares de 1.000.000% inercial por segundo vez que hoje já ameaça com seus 7% ao ano.

    Que não podemos deixar que acabem com a petrobrás, a maior empresa brasileira, onde se encontram   os maiores ladrões do universo! Ladrões implacáveis! Terríveis! Vão acabar com a Petrobrás e com o Brasil! Por isso, fiquem em suas casas! Não saiam nas ruas! A crise é muitíssimo séria! O Brasil está prestes a acabar! Todavia, tudo pode mudar daqui a uma semana se votar no Aécio! Basta fazer isso para que suas vidas encontrem o paraíso!

    E toda esta catástrofe no Brasil e na Petrobrás é culpa da Dilma e do PT!

    Retórica cansativa não? 

    O Brasil vinha sendo saqueado há mais de 500 anos. Mudando o que precisa ser mudado, a lógica era a de extração de recursos, ai incluido, a mais-valia, para os “povos” centrais.  Só agora, a partir do Lula e depois com a Dilma é que alguma coisa realmente foi feita para dar um novo rumo ao Brasil. Para o povo brasileiro.

    Alguns vão dizer: mas e getúlio “pai dos pobres”?

    E o JK com 50 anos em 5?

    E o Itamar com o plano Real? 

    Sim, foram também importantes em cada época. Mas, notem bem:

    O pai dos pobres foi o pai dos pobres imigrantes do meio urbano, quando, na verdade, a maioria nativa  estava  mesmo era no meio rural.  No final teve que se matar.

    O dos 50 anos em 5 fez 5 e pagou 10 vezes mais. Caminhões entram pelas obras de brasília, passam por elas, e ainda saem carregados do outro lado. Leve 5 e pague 50. No final, morreu de forma misteriosa. E teve gente depois que começou a vender o que ele fez. Mas, como se não bastasse, inverteu: Leve 50 e pague 5. 

    O do Real era o “irritamar” por sem franco e ético. Veja o decreto 1171, irritante não!? 

    Lado outro, é evidente que se não se resolvesse o esculhambação inflacionária que se vivia  ali, o brasil já teria acabado. Era pegar ou largar.  A questão era: vai resolver de um jeito ou de outro. Ou as “forças” ocultas resolvem dar um tempo para por a casa em ordem ou a convulsao social  explodirá logo, logo.

    Assim,  como não se queria acabar com a “galinha dos ovos de  ouro”, melhor foi  dar um tempo. Notem bem. Depois desse “arranjo político” ai sim, entrou o “técnico” para fazer a coisa andar.

    Percebam que  preferiram pactuar de forma mais “amena”.  Evidentemente a um preço  pra lá de absurdo! O pacto passa pelo seguinte: Olha só, concordamos, mas vocês terão de me vender 50 por 5!

    Chega o temível Lula! Aquele que conhece e luta contra  as “forças ocultas”. Forças ocultas  que MAMAM neste país desde sempre. Aos trancos e barrancos  começa a mudar alguma coisa neste país.  E mudou. Venceu uma batalha.

    Também pagou um preço por isso, mas conseguiu eleger a Dilma para continuar mudando. 

    E ela vem mudando. Pra variar, pagando um preço pessoal pesado. Lutando contra as “forças ocultas” que não querem abrir mão deste país de jeito nenhum!

    É certo que a Dilma não  vencerá a  guerra contra as forças ocultas vez que estas já estão por aqui há mais de 500 anos. Pelo menos, já estão no Congresso desde de 1822!

    Mas o meu desejo é o de que a  Dilma  vença mais uma batalha para que, ai sim, alcancemos a mudança efetiva nesse país. País que ainda se alimentar  de absurdas desigualdades sociais!

    Dilma 13! Vença mais essa batalha!

     

     

     

     

     

  8. Arf…

    O pobre Aldo não se cansa.

    Em que país do mundo, debates eleitorais, que precisam condensar temas em tempo exíguo e formatos de TV, conseguem estabelecer um colóquio sobre “programas”.

    Afinal, programas são tão importantes assim?

    Ora, bolas, o perfil ideológico dos competidores está bem definido, e isso já um enorme avanço da Democracia brasileira.

    Pergunte ao eleitor quem ele acha capaz de privatizar a Petrobras? Ou quem seria capaz de diminuir o alcance mas políticas sociais, ou arrochar o salário mínimo? Pergunte quem ele identifica como o candidato do mercado? Vamos além e tornemos mais complexa a pergunta: Quem o eleitor acha que será o presidente do Estado mais forte e quem será, ao contrário, do Estado mínimo? Quem é o candidato da mídia e quem é detestado por ela?

    Pois é…as respostas serão cristalinas.

    Isto não impede que as coalizões de governo, e  tantas outras circunstâncias da realidade, empurrem governos e partidos para esta ou aquela posição, atendendo a imposição da dinâmica social.

    O aprisionamento da política nesses esqueminhas é de doer…Eu nem me surpreendo que o Nassif publique estas porcarias…

    O destaque para as questões de “caráter” foi demais, pois é justamente a antítese da hipocrisia estadunidense que oefereceu àquele país os seus melhores momentos, com a conturbadíssima família Roosevelt e os Kennedy…O “caráter” legou aos EUA bush e Cia…

    O pobre aldo esquece de sistematizar seu pensamento, e desloca a questão como se ela fosse solta no ar, uma ideia “per si”, falsificação grosseira de Kant.

    Um deslize de uma segunda-feira ruim, deve ser.

    Nos EUA, no Brasil, e em todo o mundo ocidental, as questões de caráter são apenas biombos para projetos conservadores de restrição de direitos e concentração de riqueza…não há como descolar uma coisa da outra.

    A tolice de levantar este tema é tão ruim quanto o uso que se faz destas questões, tanto por um lado, quando pelo outro, que só nos joga no obscurantismo…

    É só olhar os números: milhões e milhões dirigem bêbados. Eventos de automobilismo (a F1, por exemplo) é patrocinada por uma cervajaria (Schin)…

    O problema não é áecio dirigir bêbado ou se negar (como lhe faculta A LEI) a produzir prova contra si…O problema é ele ter que esconder este fato, e não tratá-lo como um erro comum a qualquer cidadão, fazendo as remissões e desculpando-se publicamente por seu comportamento.

    Se é fato que ele não é “um cidadão comum”, a estratégia de tratá-lo como alguém que está além desta ordinária cidadania acaba por lhe permitir que utilize todas as suas forças para fazer o que o cidadão comum faz quando pego nesta situação: “Dá um jetinho”…E aí, o “jeitinho” de um playboy senador é bem mais “eficiente” que o nosso, quando na verdade, tanto ele, como nós, deveríamos enfrentar a formalidade das punições e o debate sobre a infração.

    Mas preferimos a esfera privada do “caráter”.

    A avaliação de caráter proposta pelo pobre aldo só engrossa essa nossa atávica mania de esconder estas tragédias pessoais, que depois se ampliam ao nível de dramas sociais e coletivos, como no caso do uso de drogas…

    Assim como no caso da violência doméstica…

    Se colocado dessa maneira maniqueísta do pobre aldo, o aécio acaba por virar herói, haja vista as estatísticas de agressões que não param de crescer, seja aqui ou no Reino Unido, ou seja, ele vai acabar por expressar os sensos comuns mais baixos, ao invés de podermos debater o problema publicamente…

    Não será difícil encontrar entre seus eleitores (e talvez até entre os de Dilma) os que digam: “são todas umas vagabundas que só querem fama e grana, tiveram o que mereciam”…

     

    Pobre aldo, pobre aldo…

  9. Só sei de uma coisa: não

    Só sei de uma coisa: não restam dpuvidas quantos às propostas da Presidenta Dilma Rousseff para dar continuidade ao seu grande governo. Ficoumuito claro para nós que o seu projeto é o nosso projeto.

  10. Caráter estrutural

    Ótimo texto. Realmente seria uma grandeza que todos reconhecessem que a corrupção tem um caráter estrutural no nosso país como diz o texto. Fico perplexo quando ainda vejo comentários nas redes sociais e até mesmo no nosso trabalho e dia a dia, pessoas esclarecidas (pensava assim) que deixam transparecer que a corrupção é uma coisa de outro mundo e acreditam que ela seja uma “má qualidade” de uns e não de outros. Não reconhecer ou não acreditar em corrupção para mim tem duas explicações: ingenuidade ou má fé e no jogo político eu opto pela segunda opção.

    Quanto ao caráter de cada um, tenho que seja relevante as atitudes pessoais  de um candidato serem levadas em consideração. Alguém que não respeita as leis não é modelo para ninguém que dirá para uma nação.

  11. Sei…

    Caráter?

    O boçal do Leblon é acusado de:

    – Dirigir embriagado e dar uma carteirada para se safar quando pego…

    – De bater em mulher…

    – De ser mui amigo do dono de um helicóptero que sumiu depois que caiu com 500 kg da farinha da muito boa…

    – De perseguir qualquer um ou uma que se atreva a falar verdades sobre sua vida pública… como a da generosidade de presentear a família com um aeródromo com dinheiro do povo de Minas… ou aquela invenção da tal “poupança jovem” (tenho um colega de trabalho, somo dois “ladrões”, eu e ele, pois somos funcionários da Petrobrás, ele é mineiro, me disse que vai entrar na justiça pra pegar o tal dinheiro, cursou o o ginasial e o secundário na gestão do candidato e nunca recebeu uma moeda da tal bolsa, nem ele nem seus colegas de turma).

    e o escriba vem nos dizer que ele e Dilma estão pau a pau.

    não deve estar vendo as propagandas de Dilma nem muito menos os debates.

    deve estar ligado naquela vinheta do hipócrita tucano que diz… “a cada ataque, uma proposta”… só pode ser.

     

  12. “…. posição de Aécio Neves

    “…. posição de Aécio Neves ao tentar pousar como virgem vestal da pureza.”

    Que pousa é passarinho, avião, até a Noviça Rebelde da Sally Fields quando alçava voo, de vez em quanto, também pousava.

    Para demonstrar atitude e se fazer de exemplo as pessoas normalmente posam. P.ex., “Marilena Chaui foi convidadade a posar para a Revista Playboy, mas não aceitou…”

     

     

     

    1. Baixou o Pasquale no Trindade

      Está correto o verbo empregado. “Pousou”, pois Aécio é tucano, e tucano pousa, assim como avião pousa na fazenda do titio e helicóptero pousa carregado de pó.

      Quem posa é modelo, como aquela que morreu misteriosamente em Minas, num apêndice do Mensalão Tucano.

  13. entendo, mas não é bem por aí…

    sendo a semente do destino de cada um, caráter não se confirma em grandes acontecimentos,

    caráter vem sendo formado desde a juventude

    desenhando: um mau-caráter é mau-caráter no decorrer de toda sua vida, privada ou pública

    compare a juventude dos dois e veja por que são completamente diferentes um do outro

  14. O sr. Aécio Neves tem a cara

    O sr. Aécio Neves tem a cara de pau de citar diversos programas que ele implantou em MG. O engraçado, para dizer o mínimo, é que jamais ouvimos falar dos programas citados. Até concordo que moro em uma das áreas melhores de MG, o Sul , mas será que não há por aqui ninguem que mereça estar participando de algum desses programas ? Afinal, o estado de SP, o mais rico da Federação, possui muitos participantes do Bolsa Família e o Pro Uni aqui na região funciona corretamente. Gostaria muito de saber de algum comentarista que resida no Norte ou outra região do estado que pudesse nos dizer s/o funcionamento dos programas , que somente  tomei conhecimento através da propaganda política, e nos debates.

    1. Lenita, sobre isso veja este texto posto no Tijolaço

      É sobre a comunidade rural mineira em que 100% (eu disse CEM POR CENTO) dos habitantes votaram em Dilma, e explicam por quê.

      O lugar onde Dilma e Aécio puderam fazer: Bonito, em Minas

      20 de outubro de 2014 | 13:50 Autor: Fernando Brito

      domingos1

      Aécio disse ontem no debate que não foi Presidente da República, embora tenha sido figurão nos oito anos de Governo FHC.

      Mas foi governador de Minas, por oito anos e sucedido por um correligionário, como Dilma fez a Lula.

      E certamente poderia, por lá, ter demonstrado sua preocupação com a situação de pobreza aguda de muitas cidades e povoados mineiros.

      A bela reportagem, de Patrícia Britto, da equipe do Brasil, blog da Folha, é uma lição aos pretensiosos.

      Porque os 69 eleitores de  Galho de São Domingos, um comunidade do pequeno município de Bonito de Minas, habitada por seres humanos como nós comparou seus dois governantes: Aécio e Dilma.

      É uma gente estranha, talvez, por querer muito pouco: poder plantar, comer, não ver os filhos morrerem de inanição.

      E a Dilma deram todos os votos, sem faltar nenhum.

      Como fizeram quase todos os 4822 eleitores  de Bonito de Minas, ao qual pertence Galho de São Domingos e sua pobreza, no qual Dilma venceu com 86,6% dos votos daqueles mineiros, que só deram 10,8% ao homem que os governou por oito anos e manda lá por mais quatro, com seu “choque de gestão”.

      Que bom que o meu voto valha tanto quanto o deles, gente que dá muito e quase nada recebe.

      Porque o que me faz humano e brasileiro é entender que eles o são tanto quanto eu.

      Se lhes matam a fome do estômago, matam a fome de minha consciência.

      Se lhes acendem uma luz elétrica à noite, a mim também clareiam.

      Se os reconhecem como seres humanos, a mim permite viver sem tantas culpas, por ter mais do que tiveram meus pais e meus avós.

      O que eles querem é tão simples, tão singelo, tão pouco que chega a dar vergonha das nossas sofisticações.

      Diz lá o seu Domingos, servente como eu, que acho servir de muito:

      “A gente não quer sofrer”.

      Só.

      E tem gente  por aqui que acha que o senhor quer muito, Seu Domingos.

      E que eles é que sofrem, em meio a abundância em que vivem.

      Conheça a comunidade rural onde Dilma teve 100% dos votos

      Patrícia Britto, na Folha

      Em um povoado da zona rural de Bonito de Minas, município do norte mineiro a 644 km de Belo Horizonte, todos os 69 eleitores que votaram no primeiro turno das eleições deste ano têm algo em comum: escolheram a presidente Dilma Rousseff, candidata à reeleição.

      Para chegar até a Escola Municipal de Galho de São Domingos II, onde foi a votação, a urna eletrônica da zona eleitoral mineira de número 148, seção 378, teve que ser levada em um veículo com tração nas quatro rodas, desde o centro de Bonito de Minas, por 46 km de uma estrada que toda um areão.

      Esse percurso dura mais de uma hora e cruza cenários que vão de um balneário no rio Catulé a terrenos com árvores típicas do cerrado brasileiro, com folhas ressecadas nesta época do ano. O cheiro de queimada é frequente nos meses de seca.

      Ao lado do prédio, cercado de mato e areia, a placa apoiada numa árvore informa: “Escola rural de uma sala de aula”.

      Nesta sala única, 22 alunos de quatro séries diferentes dividem a atenção da professora, também moradora da comunidade. Com cerca de 50 metros quadrados, a escola tem ainda dois banheiros e uma cantina.

      É lá onde votam as 38 famílias que vivem no Galho de São Domingos II, uma das 35 comunidades rurais de Bonito de Minas. Um desses eleitores é o servente Domingos Armindo Ribeiro, 54, que tem uma relação antiga com o local: foi ele quem construiu o primeiro prédio da escola, há 16 anos –na época, uma rudimentar casa de pau-a-pique.

      Para a família de Domingos, a vida no povoado se transformou nos últimos anos com a chegada de programas federais como o Bolsa Família, que seus quatro filhos recebem.

      “Se o governo não tivesse ajudado meus filhos, o que eu ganho seria pra partilhar com eles”, diz o servente, que recebe um salário mínimo para limpar a escola e fazer a merenda dos alunos.

      O servente Domingos Armindo Ribeiro, 54, em comunidade rural de Bonito de Minas – Foto de Ernesto Rodrigues/Folhapress

      Antes da construção da escola, seu Domingos fazia bicos para sobreviver, cortando lenha, enquanto a mulher trabalhava na roça.

      “Eu nunca tive moleza na vida não, pra mim tudo foi duro, mas está bom. Se o governo não tivesse ajudado, eu já tinha ido pra debaixo da terra.”

      O voto em Dilma, diz ele, é para tentar garantir os benefícios que recebem: “A pessoa não quer trocar o certo pelo duvidoso. Antes um na mão do que dois avoando”.

      “Os pobres não pulam pro outro lado por medo. Às vezes, os candidatos fazem uma promessa, dizem que vão fazer isso e aquilo, e quando chegam no poder dizem que só vão fazer o que quiserem, e temos que aguentar por quatro anos. A gente não quer sofrer.”

      Atualmente, mais da metade dos moradores de Galho de São Domingos II são beneficiados pelo Bolsa Família. A energia elétrica chegou em 2007. Há ainda bolsa para afetados pela estiagem, moradias em construção pelo programa Minha Casa, Minha Vida, e as estradas começaram a ser melhoradas com ajuda de máquinas doadas pelo governo federal.

      Segundo o prefeito José Reis (PPS), por muitos anos o município teve dificuldades para se desenvolver por estar em uma “zona cinzenta” entre Nordeste e Sudeste, o que começou a ser superado com a chegada dos programas federais.

      “O Norte de Minas tem características climáticas do Nordeste, mas quando apresentamos propostas temos certa restrição porque estamos na área geográfica do Sudeste. Não recebemos nem os incentivos do Nordeste nem os benefícios do Sudeste. Ficamos numa zona cinzenta, num vácuo de divisão geográfica, de investimento e de reconhecimento pela União e Estado.”

      Para Eustáquio Gonçalves dos Santos, 62, que preside a associação de moradores do povoado, foram esses benefícios que fizeram Dilma conquistar o voto de todos os eleitores do local.

      “O trabalho que o Lula fez permitiu que a Dilma desse continuidade. Aqui melhorou foi 100%, e o povo carente não quer perder de jeito nenhum”, disse.

      A opinião é compartilhada pela dona de casa Francisca de Assis Viana dos Santos, 60, mulher de Eustáquio.“Antes, o pessoal vivia como se fosse escravidão. A gente tinha que dividir o que tinha com as pessoas ao redor que não tinham o que comer. Hoje, você pode ver, ninguém perturba mais ninguém pedindo, hoje todas as pessoas da roça têm o que comer.”

      Apesar das melhorias, o povoado espera mais avanços, como água encanada e saneamento básico. A água usada para beber e cozinhar, por exemplo, ainda é tirada de um rio que passa ali perto, o Galho Grande, que nos meses de seca tem o nível do leito mais baixo que o normal. E o posto de saúde mais próximo fica no centro da cidade, a 46 km de estrada de terra.

       

        1. Obrigado Anarquista Lúcida.

          Obrigado Anarquista Lúcida. Pelo que pude ver, ou melhor ler, ninguem mencionou algum programa desenvolvido pelo Aécio. Onde será que ele os esconde? dentro dos aeroportos ? rsrsrs

           

          1. Deve ser…

            Falando nisso, vc viu a versao feita do Samba do Aviao para o Aécio? Tá no Multimídia do dia. Hilária. E tem a versao do Playboy Fora da Lei, do Raul, tb no Multimídia. Tenho me divertido decorando-as para cantar junto à minha família, rs. 

          2. Nossa, tenho de aprender

            Nossa, tenho de aprender urgentemente! tenho uma vizinha que ontem ficou dançando na minha frente e cantando uma musiquinha terrível do Aécio. Se ela não fosse tão boçal eu até teria respondido, mas depois de ouvir :Vamos retirar a corja do PT do governo, percebi que não valia a pena. Uma infeliz ! Mas se a Dilma vencer, terei enorme prazer em desforrar. Mas agora a tarde fiquei feliz, pois consegui 2 votos certíssimos para a Dilma. A mãe tinha aconselhado a elas que votassem na Dilma (elas votaram no Aécio no 1º turno), mas ainda estavam em dúvidas. No final elas disseram: não temos mais dúvidas, agora vamos de Dilma. Valeu o dia.

          3. Além do mais, sao gostosas de cantar

            Letras super inteligentes. E que se referem a um fato concreto, o aeroporto, nao é apenas manifestaçao de voto. 

  15. “Um político que agredisse

    “Um político que agredisse sua namorada ou fosse pego numa blitz com carteira de motorista vencida, por exemplo, jamais poderia ser candidato a presidente da República.”

     

    Como esperar um debate propositivo com um candidato com esse perfil?

    Você acha que Aécio tem condições de apresentar propostas?

    Vou dizer porque a única proposta de Aécio é “mehorar o que está aí”.  É porque ele não entende uma vírgula do que fala Armínio Fraga!

    Aécio não entende o tripé econômico. Ele não sabe explicar o que é isso e como funciona.  Por isso não tem proposta.

    Ninguém é capaz de dizer que Armínio Fraga é mau intencionado e por isso ele não duraria um ano em um governo do Aécio, porque ele iria aparecer mais que o (toc toc) presidente e a Andréia Neves jamais permitiria isso.

    Esse candidato horrível que o PSDB escolheu só tem uma opção: ir na onda do discurso de ódio da mídia.  A prova? No debate de ontem ele só respondeu as perguntas com frases de efeito.

    Com Aécio é impossível discutir propostas.  Ele só tem o discurso anti-PT.  Ontem foi ridícula a hora que ele falou da gestão do PT na Petrobras.  A empresa aumentou em quase 10x o valor de mercado, passado de 15 bi para mais de 100 bi nos 12 anos de PT.

    O PSDB não tem mais quadros, além das lideranças paulistas. E vamos ver o que vai sobrar do Alckmin da crise hídrica em São Paulo, que a mídia vai começar a desnudar em 27 de outubro, na vã tentativa de mostrar que é isenta.

     

    1. Aócio

      O arrocho é um terceirizador de cargos. Como é um energúmeno ignorante, delega tudo para pseudo-especialistas.

      A presidente Dilma poderia até falar nos debates que ele e o já anunciado ministro da fazendo não se falam, pois os discursos são completamente diferentes.

      Trabalho e rezo todos os dias para que o Brasil não caia nas mãos desses fascistas, pois adentrariamos num período negríssimo da história do país.

    2. notei que em muitos momentos…

      valeu-se da leitura contínua do que estava anotado no seu caderno, sem tirar os olhos

      índício de que realmente não tem dominância política sobre o que fala

      só nos momentos de repetição dos discursos da mídia é que não precisou ler

  16. Sobr o caráter d Aécio, versao deliciosa d cantiga d Raul Seixas

     

    Coloco novamente a paródia do Playboy fora da Lei, de Raul Seixas, feita para o Aécio. Aconselho a todos a aprender e a cantar, tocar, etc,  É fenomenal. Infelizmente é Adobe Player, nao consigo incorporar aqui, peço a quem saiba fazer que o faça. Vou dar o link: https://www.facebook.com/video.php?v=374048502764679 . Além de tudo é deliciosa. 

     

    1. obrigado pela dica.
      ouviu.
      a

      obrigado pela dica.

      ouviu.

      a nova letra encaixou peritamente nop som.

      obra-prima, sem ironia, do humor político.

      a história do mau-caráter  numa ótima paródia.

      aéio é meio burlesco, grotesco mesmo,

      pois é um playboy bebum que quer tirar uma de bom-mocinho.

      a triste  figura vira paródia.

       

  17. De acordo com o debate de

    De acordo com o debate de ontem, na TV Record, o Aécio vai melhorar e ampliar o Bolsa Família, colocar um programa seu, desenvolvido  MG (?) e que dá um SM p/ o jovem estudar, além de saneamento básico p/ todos, etc., etc. Ai, me lembrei da famosa frase do Garrincha “Será que ele já combinou com os russos? ou melhor com o MERCADO ?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador