Eletrobras Eletronorte lança 29 produtos de P&D

Jornal GGN – Com o objetivo de estimular inovações e fomentar a tecnologia no mercado de energia, a Eletrobras Eletronorte lança, nesta quarta-feira (29), 29 produtos resultantes de pesquisa e desenvolvimento (P&D) desenvolvidos por colaboradores nas plantas da empresa e da aplicação do recurso P&D Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), conforme determina a Lei 9.991/2000. O evento vai acontecer às 10h no auditório da sede da Eletrobras Eletronorte, em Brasília, e contará com a participação de representantes do Ministério de Minas e Energia, Universidade Federal do Pará, Aneel, BNDES, MTS, Shempo e empresas Eletrobras, entre outros.
 
Dos produtos lançados, 23 são pedidos de patentes que resultaram em inovações desenvolvidas pelos empregados, pois apresentaram melhorias, nas plantas, que reduziram perdas e/ou aumentaram receitas. As equipes identificaram os problemas e desenvolveram soluções que foram implementadas no dia a dia, gerando uma maior confiabilidade do sistema. Os talentos são estimulados por eventos como a Semana Eletronorte do Conhecimento e Inovação Tecnológica (Seci), dos quais se destaca o Prêmio Muiraquitã de Inovação Tecnológica, que incentiva a cultura da inovação na empresa, premiando as melhorias em seus processos produtivos.
 
Os royalties resultantes da venda das inovações desenvolvidas pelos empregados para o mercado serão distribuídos entre a Eletrobras Eletronorte e os autores, na proporção de 80% e 20%, respectivamente. As licenças de uso, fabricação e comercialização serão feitas pela MTS, empresa do grupo Vector Tecnologia que atua nas áreas de energia elétrica, petrolífera e de saneamento, e pela Shempo, fabricante de produtos elétricos e mecânicos.
 
Produtos viáveis
Foram licitados cinco lotes – sensoreamento remoto, monitoramento e recomposição, ferramentaria, teste de continuidade e modelos didáticos. “A Eletrobras Eletronorte tem todo o acervo com protótipos confeccionados. Agora terminamos o desenvolvimento disso para levarmos para o mercado, numa fase de aprimoramento. Vimos que os produtos são viáveis e podem ser replicados externamente”, afirma o diretor da MTS, Alex Figueiredo dos Reis.
 
Serão lançados produtos de captação de energia eólica em torre metálica; modelos de práticas de ensino com o protótipo de uma casa solar e outra com eficiência de energia eólica; teste de continuidade de circuitos elétrico-eletrônicos em ambientes com ruído; e tecnologia de sensoreamento remoto que permite avaliar à distancia os equipamentos das subestações, entre outros.
 
“A Eletrobras Eletronorte tem como uma das suas metas inovar para não perecer. As inovações produzidas pelos colaboradores vão sair do âmbito da empresa e oferecer soluções também ao mercado externo”, destaca a superintendente de Gestão da Inovação Tecnológica e Eficiência Energética, Neusa Lobato.
 
Expectativa de mercado
A expectativa com os produtos licenciados é atender empresas do setor elétrico, de petróleo, de saneamento básico e também o mercado externo. Após o desenvolvimento final dos produtos, há um mercado potencial de R$ 10 milhões por ano. Serão necessários investimentos de R$ 5 milhões na expansão do parque fabril existente.
 
Os recursos iniciais de capital serão da MTS e da Shempo, devido à necessidade de acelerar o desenvolvimento do equipamento “Cabeça de Série” para o lote pioneiro. Mas serão buscados recursos da Finep, do BNDES e do Fundo de Pesquisa e Desenvolvimento da Aneel. Neste último caso, os recursos são para o fornecimento exclusivo do lote pioneiro, conforme previsto na legislação vigente.
 
A expectativa é de geração, em 2015, de cerca de 100 empregos diretos e 500 indiretos. “Vamos aumentar a nossa parceria com o Senai no intuito de aproveitarmos os jovens recém-formados em seus cursos. Alunos do Pronatec também serão inseridos no mercado de trabalho dos projetos de produção”, explica Alex Figueiredo.
Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador