Eletronuclear procura chineses para concluir Angra 3

 
Jornal GGN – Para tentar concluir a usina nuclear de Angra 3, a Eletronuclear assinou um memorando com a China National Nuclear Corporation (CNNC) para realizar estudos para retomar as obras da unidade. 
 
Devido ao abandono das obras pelas empreiteiras que foram contratadas e são investigadas pela Operação Lava Jato, o projeto está parado desde 2015.

Segundo a estatal, o acordo com os chineses prevê grupos de trabalho para analisar os aspectos do recomeço da construção. A Eletronuclear disse que conversa com outras empresas, como a EDF, da França, a Korea Eletric Power Corporation, da Coreia do Sul, e a Rosatom, da Rússia. 
 
Já foram investidos R$ 8,6 bilhões no projeto, e o Wilson Ferreira Jr, presidente da Eletrobras, disse que a paralisação gera prejuízos de R$ 1,4 bilhão ao ano. 
 
Em julho de 2015, a 16ª fase da Lava Jato mirou nos contratos entre empreiteiras investigadas e a Eletronuclear e o pagamento de propinas para funcionários da estatal. Entre os presos estava o almirante Othon Luiz Pinheiro da Silva, ex-presidente da Eletronuclear, que depois seria condenado a 43 anos de prisão pela Justiça do Rio de Janeiro. 
 
Redação

27 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Estúpidos Futebol Club!

    Primeiro destrói-se a empresa nacional, depois entrega-se o ouro ao bandido.

    Dá para aceitar que sejamos tão estúpidos????

  2. Sem chance, a tecnologia

    Sem chance, a tecnologia nuclear chinesa não é do mesmo padrão europeu especialmente em relação a proteção  de danos ambientais e alem disso qualquer projeto será bloqueado por forças aqui do Brasil.

    1. É comparavel a ambas

          Os reatores chineses modernos e mais seguros ( série – 1000 ), foram evoluindo em duas vertentes, a “russa” e a “francesa”, até chegar a chinesa ( 75%).

           Começaram com um acordo com a Atomstroyexport ( Hj. Rusatom ), compartilhando a produção e instalação de reatores VVER 1000 na Central de Tianwan, em numero de 2 até 2007 e mais 2 até 2012, com indices de nacionalização crescentes, esta Central nuclear civil recentemente após inspeções da AIEA foi considerada a mais segura do Mundo.

            Concomitante a este acordo russo, os chineses tambem mantiveram contatos com a EDF-Areva francesa, e construiram na China uma versão otimizada do VVER1000, combinada a partes do Areva ATMEA-1000, gerando o reator CPR-1000 no qual eles “racham” a propriedade intelectual com a EDF-Areva, mas no caso de exportação, como o reator que eles estão oferecendo ao Brasil através da CNNC, é o ACPR-1000/ HPR – 1000 ou ” Hualong 1 “, que já foi exportado para o Paquistão, e tem 6 unidades sendo construidas para utilização na própria China.

             No caso deste reator ( HPR1000 ), apesar de evoluido do CPR1000, a propriedade intelectual do produto não tem nada em relação a EDF-Areva.

             Os “caminhos” trilhados pela China em tecnologia, são muito interessantes para potencias médias, e até faceis de execução, caso este seja uma descisão de Estado, a India fez o mesmo.

      1. Não apenas estes…..
        http://www.world-nuclear.org/information-library/country-profiles/countries-a-f/china-nuclear-power.aspx

        A informação aqui é um pouco diferente. A china bebeu em todas as fontes sendo que a predominante foi a francesa. A mais recente foi dos EUA….

        China é o país do mundo que lidera pesquisas em tecnologias nucleares para geração de energia.

        Após pagar dois reatores de última geração da Westinghouse (Toshiba), já projetou uma versão melhorada que já está disponível para exportação.

        Absolutamente incrível! Não por acaso a China possui mais pessoas com QI superior a 140 que o resto do planeta somado….

        1. AP-1000 Toshiba

             Os chineses evoluiram o AP-1000, que a Westhinghouse/Toshiba esta oferecendo ao Brasil, para o CAP-1400 bem mais potente, mas para exporta-lo fecharam um acordo com a Toshiba de compartilhamento, mas a prpopriedade intelectual das evoluções do CAP , tanto do 1400 como do futuro 1700 é chinesa

    2. Não é mesmo
      Hoje, no século XXI, é superior PORQUE é o país do mundo que comprou praticamente todos os reatores comerciais disponíveis no mundo.

      E é o país que mais investe em pesquisa no setor….

      Então. …Eu acho que seu comentário não condiz com a realidade.

      E….Todo o EQUIPAMENTO de ANGRA 3 já está comprado e estocado.
      Não vamos comprar reator meu caro. O reator é da Siemens!
      Eles vão apenas montar porque todo brasileiro que se propõe a fazer o serviço é preso.

      Preciso desenhar?

  3. MOU

        Um “memorando de entendimento” significa o inicio de uma possivel negociação, nada alem disto, com a EDF-AREVA já existiram até mesmo contratos assinados e travados, com a Westhinghouse um MOU foi celebrado em junho de 2015, que tambem esta parado.

         O problema em tela não é com qual empresa será retomado o contrato da “parte quente “, os reatores das séries conhecidas no mercado como ” – 1000 “, mas sim qual será a empresa de engenharia nacional que será encarregada das obras, e enquanto a “lava jato ” continuar , que pelo jeito vai até 2020, não dá para responder esta questão, ou……

          Conceber um contrato “jumbo”, turn-key e preço “fechado” comportado por financiamento total externo, no qual tanto as obras de engenharia como o fornecimento do reator , sejam comandados e realizados pela vencedora da licitação, cabendo a nós a operação e futuramente a privatização do complexo de energia, dá até para – já foi feito em outros paises – empacotar tudo : construção – reatores – financiamento – privatização, em um unico contrato( Particularmente acho a melhor solução ).

    1. Segundo o professor

      Segundo o professor Carvalhosa as empreiteiras nacionais devem todas fechar e virão as empreiteiras suecas.

      Foi saudada como “magnifica” entrevista por Joseval Peixoto, ancora do Jornal da Manhã da Joven Pan nesta 2ª feira.

      Segundo o prof.Carvalhosa a solução será o “seguro obra” quando uma seguradora garante a entrega da obra pelo preço contratado, ai acaba a corrupção. É tudo muito simples e funciona facil, quem sabe o Bradesco se interessa pelo produto.

       

      1. Não conhecem a realidade

          O Prof. Carvalhosa está parado no tempo faz tempo, quanto ao Joseval ( um advogado porta de cadeia ) dispensa comentarios.

           Que “seguro de garantia de entrega ” existe, sim é factivel, mas depende muito de como foi formatado todo o contrato, desde o projeto executivo, passando por todo o cronograma da obra, até a entrega e operação monitorada pelo decorrer do prazo de garantia, e com um detalhe que “mataria” de inicio, aliás já matou e mata, referente a nossa taxa de risco que é impraticavel quando  obras “de governo”, pois para as resseguradoras ( nenhuma seguradora segura um risco deste tamanho, nuclear então…… ), nossa insegurança juridica ( que não é de agora ), somada a instabilidade politica, é sem chance, nem o IRB tem “bala” para tais contratos.

            Quanto a empreiteiras externas virem ao Brasil catar o que sobrou, somente “abutres” turcas, malaias, vietnamitas, asiáticas , todas “braços” ou associadas a chinesas e européias estão prospectando o mercado, MAS as exigências delas, meu caro André, quanto a reformas em nossas legislações, tanto ambientais ( fast track ), trabalhistas, importações desoneradas em todos os niveis, “importação” de profissionais “meio” ( as chinesas até já propuseram, e vc. sabe disto, a “solução africana ” ), que caso sejam atendidas estas exigências, as nossas “falidas e enxovalhadas” empreiteiras, serão recordadas como exemplos de retidão administrativa e um excelente empregador.

              Solução Africana : Na Africa, Angola/Moçambique/Namibia etc.. , as mega-empreiteiras estatais ou mistas chinesas, operam em contratos fechados, do projeto, financiamento, execução até entrega, trazem mão de obra da China ou de paises periféricos asiáticos, até os de “base” podem vir , o contratante não tem ingerencia nenhuma sobre a obra, na América Latina já utilizam este “sistema”, na Venezuela e na Argentina.

               Meu filho, este País virou uma zona, estamos na mão de advogados , jornalistas, cientistas sociais, filósofos, péssoas que nunca produziram nem um pé de feijão, nunca estiveram em um canteiro de obras, nunca tiveram uma duplicata ou salario para pagar , nunca ficaram horas na Cacex tentando convencer um burocrata concursado para emitir uma guia, aturando um fiscal, dos varios que existem, lhe enchendo o saco – afinal para burocratas, empresário por principio é um bandido – e agora : A Republica Corporativa Internacional de Curitiba chegou para arrasar o que restou.

        1. Meu caro Junior,depois de ser

          Meu caro Junior,depois de ser empresario de bens de capital por 45 anos, lidando com todas as grandes obras do periodo

          aureo de crescimento dos anos 60 a 80, concordo inteiramente com o que vc narra porque vivi tudo isso intensamente,

          não só na empresa como tambem dirigente patronal na epoca no maior sindicato empresarial do Pais, o SINAEES.

          Os palpiteiros de hoje nunca construiram uma churrasqueira e querem falar em grandes obras complexas como

          “dois ou tres engenheiros podem fazer as obras da Odebrecht”, o sujeito tem um microfone e deve receber salario para dizer essa baboseira,  o que tem de gente sem noção falando absurdos nessa area é algo impressionante, o pior não é só falar, é ter poder de destruir empresas e empresarios como se refazer essas estruturas fosse algo facil.

           

  4. O Projeto de Angra 3 está

    O Projeto de Angra 3 está pronto desde 1975 (acordo Brasil – Alemanha) no governo Geisel. O projeto é idêntico aos projetos de Angra 1 e 2, que já foram completadas e estão em pleno funcionamento. Estive com os projetos em mãos. Quem pagou minha pós-graduação foi a Nuclebrás, da qual era funcionário nesta época.

    Não há necessidade destas consultorias estrangeiras para concluir a obra!

    Parece que os “novos honestos” não são tão “honestos” assim … Além de desonestos são entreguistas.

    1. Se esteve com os projetos em

      Se esteve com os projetos em mãos, devia saber que a usina 1 (Westinghouse) é completamente diferente das usinas 2 e 3 (Siemens). Aliás, não precisa ser engenheiro ou especialista em construção pra olhar Angra 1 e Angra 2 da estrada e perceber que são incrivelmente diferentes. Agora, só alguém que nunca construiu sequer um rádio pra acreditar que em 2016 é possível executar um projeto elaborado em 1975 sem ter que reprojetar.
      Experimenta ligar hoje pra Siemens na Alemanha e pedir uma peça que estava lá no projeto de 1975 mas que faltou ou se deteriorou.
      Jênio!

      1. Enriquecimento do Urânio

        Os militares iniciaram, de forma independente, o projeto do reator nacional, com o desenvolvimente do enriquecimento do urânio. Chegaram a centrífugas suspensas por eletromagnetismo que resolveram o problema.

        Quem iria construir o vaso de contenção, tanto da usina, como do submarino atômico, se não me engano, seria a Odebrecht através da Nuclep em Itaguaí.

      2. A tecnologia do reator evoluiu pouco!

        A tecnologia do reator não evoluiu tanto assim nestes anos.

        Continua com barras absorvedoras de neutrons, que são inseridas e retiradas, por servo mecanismos, no meio das barras de pastilhas de urânio enriquecido para manter a reação sob controle, liberando calor controladamente sem que ocorra a reação em cadeia descontrolada, que provocaria a explosão nuclear.

    2. Angra-I é projeto americano,
      Angra-I é projeto americano, da Westinghouse.
      Angra-II é projeto alemão, da Siemens.
      Uma não tem nada a ver com a outra. Agora, entre Angra-II e III sim, há similaridades.

      1. Correto!

        O acordo Brasil-Alemanha surgiu para tentar by-passar o controle americano da energia nuclear. Perdoe-me o lapso, os americanos venderam a pisca-pisca da Westinghouse numa tentativa de mostrar que eram “amigos”.

        Na verdade o acordo previa a construção de 8 usinas, das quais trabalhamos em 3 idênticas, que foram, mais tarde, depois da construção da primeira alemã, abandonadas pelos militares porque os controles eram, tão ou mais incovenientes, que o americano.

        A retomada da construção de Angra 3 se deu no ano 2000.

        1. Nada disso
          O acordo com a Alemanha foi feito PORQUE:
          Nos venderam um projeto defeituoso SABENDO que era defeituoso.
          Depois, ao questionar o defeito e solicitar detalhes para consertar, recebemos um SE VIRA na cara.

          Era o programa átomos para a paz dos EUA mas eles rapidamente mudaram de idéia Porque era mesmo coisa de idiota.

          Aí caiu a ficha para os militares retardados mentais lerdos que foram ENROLADOS pelos EUA.
          Depois disso o que fizeram.
          Mandaram um tal de Othon estudar com nossos amigos norte americanos.
          Sabe porque?
          Porque não queriam usar nossos cientistas universitários PORQUE UNIVERSIDADE é lugar de comunista.

          E tem gente que ainda acha que devemos nosso desenvolvimento nuclear a estes IDIOTAS de farda!

          Devemos é NOSSO ATRASO!

    3. Quantos anos vc tem?

      Quem trabalha no projeto é PRESO!
      Mane consultoria. ….Vão é montar tudo mas não vem para cá de graça.

      Vc veio aqui para levantar suspeitas de corrupção.

      E é por isso que estes projetos não vão para a frente….
      Porque pagam mentes infantis como a sua para trabalhar nisso.

      O interesse do Brasil é que fique pronto. Não há outro interesse meu garoto corporativista.
      Não há nada para ser aprendido neste projeto. É só MONTAR!

      Depois, vc, a criança, pode até trabalhar lá.

      1. Eu tenho 66 anos!

        É verdade é só montar! E quem montou duas, monta a terceira.

        Mas os que poderiam montar estão presos! Presos por exacerbada perseguição política, por má-fé ideológica, por ação de super-heróis de cacaracá, ansiosos por serem protagonistas em gibis midiáticos, pela mídia e justiça antinacionais, etc.

        Não me inclua nesta ciranda infantil. Não tenho vocação para caçador de marajás ou destruidor do futuro do país!

        Por Lula ter trazido para o Brasil a construção de 2 plataformas de petróleo, a um custo maior que em Cingapura, está sendo acusado de prevaricação.

        Meu corporativismo é este! Dar emprego e crescimento econômico e social para brasileiros. Custe o que custar.

        Entregar o ouro para os estrangeiros é que é infantilidade além de profunda traição e criminosa lesa-pátria.

        Pois é! Existem aqueles muito leem e pouco entendem, que muito escrevem e pouco acrescentam…

        1. Desculpe minha agressividade
          Sou assim mesmo . E o Brasil precisa disto !

          Mas discordo de seu posicionamento. Isso não é ser nacionalista!
          Isso é agir com coração E não com o cérebro!

          Nos tentamos, e estão PRESOS. Então, qual a alternativa para realizar a OBRA?

          A alternativa é fazer o que nunca foi feito, ou seja, trazer chineses para construir. …
          É aí eu quero ver a CIA mandar prender.

          Nosso objetivo é botar para funcionar. O seu, é outro. O que vc defende não é o interesse da coletividade, é seu próprio mascarado de nacionalismo.

          Eu já vi isso por aqui Porque é recorrente no Brasil.
          Um tipo de nacionalismo burro que não leva a lugar nenhum E que, por nao ser fruro de inteligência, SERVE aos interesses daqueles que nos sabotam.

          Vc é do ramo nuclear? Como estabelecer relação com o país que mais investe no setor neste planeta pode ser ruim para vc?

          O interesse do Brasil, no momento limita se a colocar a usina para funcionar. PONTO

          Qual sua sugestão? Talvez contratar a maior e melhor empresa de engenharia do Brasil, a Odebrecht. …hehehe.
          Acorda!

          Não existe ouro para ser entregue. Isso é só concreto!
          Sabe, o que vc me lembra, os opositores da construção da Aceita, os nacionalistas. Afinal de contas, para que construir uma siderúrgica autosuficiente em ENERGIA e insumos no meio do SIC sertão na década de 40? Sabe aquele papo de nacionalista que não é fruto de inteligência e que parece ser para pegar otario? Parece o seu discurso….entregar o OURO.

          Seu discurso é que entrega o ouro.

          O que interessa é fazer! É tecnologia VELHA! Nos sabotam, não para a Odebrecht perder um contrato de 8bi. …É para que NÃO fique pronta para que O BRASIL não tenha a usina.

          Aí me vem vc dizer, a não, assim eu não quero.

          Seu posicionamento, como eu disse antes, não é do interesse do Brasil.

  5. mas foi estupidez também, de nossas autoridades…

    alguns terem acreditado que não havia como ser presente de grego, que era só pela corrupção

    hoje sabemos que foi presente de americano, o que tudo alcança, altera e ocupa, a começar pelo Judiciário

  6. angra 3 sempre foi erro.

    Angra 3 sempre foi uma ideia ruim, com o dinheiro gasto e pesquisa daria para investir mais em energia eólica que tem uma maior probabilidade de exportar  e gerar muito mais empregos.

    Se os meus números não estão desatualizados são 2.000 empregos diretos contra só em Cutia/RN são 10.000 empregos diretos, Angra 3 ainda terá menos da metade da geração de eletrecidade, além do custo final irá para 15 bi contra 3 bi.

    O potencial de inclusão social de parques eolicos deveria ter sido prioridade já que uma região carente ganharia empregos qualificados.

     

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador