Revista GGN

Assine

Em 1968, ‘O Cruzeiro’ falava sobre a organização do CCC

Reportagem da revista ‘O Cruzeiro’ sobre o CCC

Do Blog de Tamára Baranov

 

Reportagem da revista ‘O Cruzeiro’, de 9 de novembro de 1968 sobre o Comando de Caça aos Comunistas (CCC). O texto é de Pedro Medeiros e as fotos de Manoel Motta. A primeira foto da última fileira é reveladora. 

O CCC foi uma organização paramilitar anticomunista brasileira, de extrema direita atuante sobretudo nos anos 1960 e composta por estudantes, policiais e intelectuais favoráveis ao regime militar então vigente. A organização surgiu em 1963, em plena Guerra Fria, quando era difuso na sociedade, sobretudo na classe média, o medo do comunismo e do avanço da esquerda no Brasil.

Estima-se que só no Estado de São Paulo, o Comando de Caça aos Comunistas contasse com mais de 5 mil integrantes, muitos dos quais estudantes universitários da Universidade Mackenzie, da Faculdade de Direito do Largo São Francisco e da Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP). Mas havia também policiais e membros de organizações da direita católica, como a Opus Dei e a Tradição Família e Propriedade (TFP).

Muitos dos seus membros agiam como delatores. Recebiam treinamento militar e frequentemente andavam armados. (Fonte: Wikipédia)

 

 

Média: 4.3 (6 votos)
12 comentários

Comentários

Espaço Colaborativo de Comentários

Opções de exibição de comentários

Escolha o modo de exibição que você preferir e clique em "Salvar configurações".
imagem de Carlo Zardinni
Carlo Zardinni

Obrigado Tamára!

Obrigado Tamára por este resgate.

Explico:- há uns 6 anos eu me deparei com esta reportagem de O Cruzeiro na web; baixei o arquivo e acabei perdendo em 2010 o HD  do velho micro onde ela estava armazenada e depois tentei novamente re-encontrá-la sem sucesso.

Cheguei a pensar que ela havia sido deletada, o que seria uma vergonha, contudo, com este simulacro de Operação (quase) Odessa que o PIG blinda seus púpilos de extrema direita, tudo é possível.

Agora vou guarda-la em mais de uma mídia!

No mais, parabéns por seus sempre excelentes artigos e postagens!

Seu voto: Nenhum (1 voto)

É frustante perder coisas, já

É frustante perder coisas, já vivi essa experiência, e dá uma raiva daquelas. O ideal é guardar em vários lugares mesmo.

Obrigada pelos elogios. Um abraço.

Seu voto: Nenhum

Tamára Baranov
'Nada é para sempre'

http://pintandomusica4.blogspot.com.br/

imagem de Marcos K
Marcos K

Fui direto ver o vídeo do

Fui direto ver o vídeo do Kajuru sobre o asqueroso Borys Casoy. Fiquei pasmo. Sabia-o nazista, imaginava-o gay enrustido, mas pedófilo? Minha repugnância desconheceu limites. Para mim esse pedófilo sem vergonha está abaixo de qualquer forma de vida. Como disse o Kajuru: nem pra reciclagem esse monte de m**** presta. Vou espalhar essa (que pra mim é novidade) aos quatro ventos, todos tem que saber.

Seu voto: Nenhum (1 voto)

Isso é uma vergonha!

Isso é uma vergonha!

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de Sérgio Lamarca
Sérgio Lamarca

Boris Kasoy

A Bandeirantes dá cobertura a um bando de anti-comunistas pois o dono é anti-comunista!

Seu voto: Nenhum (3 votos)

Trabalho sujo

O trabalho sujo que era feito por este pessoal agora profissionalizou-se e é feito, em boa parte, pela imprensa e pela justiça. A supervisão que é a mesma, do americanos.

Seu voto: Nenhum (3 votos)
imagem de aliancaliberal
aliancaliberal

Israel tem os caçadores de

Israel tem os caçadores de nazista o Brasil teve  o CCC, os regimes comunistas tiveram a KGB(Russo), a STASI(RDA), ŠtB (theco) entre outras policias politicas.

hoje na Venezuela temos a milicia bolivariana que podemos ver no Site: http://www.milicia.mil.ve

 

Qualquer semelhança com a Schutzstaffel não é mera coincidência.

E um texto sobre o CCC, sendo que logo ali o perigo real e esta presente atualmente.

Seu voto: Nenhum (6 votos)
imagem de helcio dias de sa
helcio dias de sa

Israel tem caçadores de

O capelao de Altaneira,padre David Moreira,encomendou ao patativa de Assaré; "Nas folhas de uma revista li um conselho exemplar.Que ninguem deve aceitar o regime comunista,quem se assinar nessa lista,ficará sem proteçao pois a negra escravidao grita la em altas vozes e alem de outras grandes faltas é contra a religião,quem apoia o comunismo gosta do diabo tambem.Anos depois D Helder Câmara encomendou ao mesmo Patativa: "O padre henrique contra o dragao da maldade".O poema falava do assassinato do padre Antonio Henrique Pereira  da Silva Neto,em Recife,em 1969.O religioso ,assessor de d.Helder,fora torturado,enforcado, e baleado pela ditadura que combatia os comunistas que até hoje ninguem sabe o que é ,mas serve para um bom papo,principalmente no cartel midiatico.Basta pagar bem/dar lucro que todo mundo vira mocinho e passa a fazer até poesia.todo liberal acredita que comunismo ruim só dá em cuba,(ilhota bem sucedida que cabe em BH)o comunismo da China(enche de lucros  capitalistas bravos) e o da Russia.Liberal quando perde pede socorro a governos socialistas,quando ganha ninguem desfruta do lucro, nem ele mesmo.Sabem apenas acumular.

Seu voto: Nenhum

A notícia é velha...

Tenho verdadeira aversão a esse moço.

Não vejo a cara dele, faz tempo (anos!), mas...

 

quarta-feira, 22 de maio de 2013

HOAX :" Boris Casoy foi do CCC - Comando de Caça aos Comunistas" 

 

Circula pelas redes sociais uma imagem afirmando que o jornalista Boris Casoy teria feito parte da organização CCC - Comando de Caça aos Comunistas - que existiu na década de 60 e dedurava todo aquele que fosse contra o golpe de 64, em especial desafetos de pessoas que queriam subir em carreiras e precisavam se livrar de detentores de alguns cargos.

O boato surgiu a partir de uma reportagem de Paulo Henrique Amorim, com base em outra da revista O Cruzeiro (extinta) que foi processado por Casoy e se retratou. Que Casoy é um direitista convicto isso ficou claro no seu preconceito em relação aos garis, o que lhe rendeu um processo no qual teve que pagar R$ 30 mil por danos morais aos trabalhadores que ofendeu em |"off" num telejornal. Daí a ser do CCC é uma coisa que não foi comprovada. Mais um hoax (boato) de internet.
http://www.conjur.com.br/2010-dez-13/post-boris-casoy-termina-retratacao-paulo-henrique-amorim

http://blogdobranquinho.blogspot.com.br/2013/05/hoax-boris-casoy-foi-do-...

 

Tem uma história (bate boca) dele com o Jorge Kajuru, que é bem mais quente(e não sei como ficou): Briga feia! Kajuru rebate acusações e chama Boris Casoy de “lixo” e “pedófilo”

Seu voto: Nenhum

Sobre o link

Li a matéria sobre o processo de Boris Casoy contra o Paulo Henrique Amorim. E a explicação do autor da reportagem na revista Cruzeiro, Pedro Medeiros, é bem esquisita. E o interesante é que em nenhum momento foi processado pelo Boris.

No artigo percebe-se também que Paulo Henrique Amorim só é processado pela 'nata'. 

 

 

Seu voto: Nenhum (1 voto)

Tamára Baranov
'Nada é para sempre'

http://pintandomusica4.blogspot.com.br/

E lá pelo Recife, o ex-

E lá pelo Recife, o ex- prefeito e governador Gustavo Krause.

Seu voto: Nenhum (2 votos)

Hélio Jorge Cordeiro

Em Recife os pesquisadores da

Em Recife os pesquisadores da Comissão Estadual da Verdade identificaram, ainda, em meio à documentação, o surgimento de uma segunda entidade, a Aliança Brasileira Anticomunista, fundada no Recife e com uma linha partidária, tendo como presidente de honra o eleito governador de São Paulo, Ademar de Barros, em 1963, anticomunista ferrenho. (Jornal do Commercio) 

http://jconline.ne10.uol.com.br/canal/politica/pernambuco/noticia/2013/0...

Seu voto: Nenhum (2 votos)

Tamára Baranov
'Nada é para sempre'

http://pintandomusica4.blogspot.com.br/

Comentar

O conteúdo deste campo é privado e não será exibido ao público.
CAPTCHA
Esta questão é para testar se você é um visitante humano e impedir submissões automatizadas por spam.