Em ato pela democracia no RJ, Lula critica peemedebistas e a imprensa

Atualizado com o áudio do discurso

Enviado por Antero

Da Rede Brasil Atual

Lula dá nome aos peemedebistas que articulam golpe contra Dilma
 
No Rio, ex-presidente minimiza derrota na comissão e diz que Temer, Cunha, Geddel (Vieira Lima), Henrique Eduardo Alves e Moreira Franco são os arquitetos da queda do governo

Em discurso no Rio de Janeiro na noite de hoje (11), antes do show de encerramento do ato da Cultura pela Democracia, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva nomeou os homens que, segundo ele, estão por trás da conspiração golpista contra a presidenta Dilma Rousseff: “Vejam quem quer tirar a Dilma. Primeiro, Temer; segundo, Eduardo Cunha; terceiro, Geddel (Vieira Lima); quarto, Henrique Eduardo Alves; quinto, Wellington Moreira Franco, que foi governador deste estado”.

Todos são do PMDB. Geddel, com Lula, Moreira Franco e Eduardo Alves (com Dilma), este até duas semanas atrás, foram ministros dos governos petistas. “Nunca imaginei que, eu, aos 70 anos, a gente ia ver golpista tentando tirar uma presidente eleita”, disse Lula. O ex-presidente afirmou que a vitória da oposição na comissão especial do impeachment, por 38 a 27, na noite desta segunda-feira, “não quer dizer nada”. “(A decisão) é domingo no plenário”, afirmou. Para aprovar o impeachment, a oposição precisa de 342 votos, dois terços do plenário da Câmara.

Na Lapa, bairro tradicional do Rio, ele criticou o principal reduto onde o golpe é articulado. “Lá em São Paulo, não deixaram nem o Alckmin falar, nem o Aécio. Sabem quem fala por eles? Bolsonaro fala por eles”, disse Lula. “Foi assim que nasceu o nazismo na Alemanha, foi assim que nasceu o fascismo na Itália.”

Ele voltou a falar do ódio alimentado pela mídia e pela oposição ao governo, aos quais responsabiliza pelo clima de divisão instaurado no país. “Eu não quero dividir a sociedade entre nós e eles. Não quero que vocês tenham raiva. O Brasil não pode ser um país dividido.”

O ex-presidente atacou a mídia e se defendeu das acusações sobre o apartamento no Guarujá e do sítio em Atibaia. “Nem vejo as capas das revistas, que estão mais para jogar no lixo. Inventaram um apartamento meu que um dia vão ter que me dar de presente. A offshore cuidava do apartamento do Roberto Marinho e não do meu. Às vezes, faço um esforço muito grande pra voltar a ser o Lulinha paz e amor”, disse.

Ele lembrou que perdeu a eleição de 1989, para Fernando Collor de Mello, porque foi “roubado” pela TV Globo. Apesar do clima político, Lula afirmou que o impeachment vai ser derrotado. “Nós vamos recuperar este país. Este país aprendeu a não ser subordinado aos americanos.”

O ex-presidente voltou a criticar a política econômica do governo. “Dilma aprendeu uma lição: ela fez uma proposta de ajuste que nenhum companheiro dela gostou. Ela sabe disso. O mercado dela não é o banqueiro, é o povo trabalhador.”

Redação

10 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Geddel foi seu ministro,
    Geddel foi seu ministro, Lula.

    Ministro de uma pasta importantíssima e cheia de verba que serviu para irrigar a campanhas de adversários do PT aqui na Bahia, dando a vitória a vários deles, inclusive aqui na capital.

    Nos baianos, os maiores eleitores de Lula/Dilma ficamos chocados.

    Pactos, ora bolas.

    1. Eles é que foram traidores,

      Eles é que foram traidores, Lula cumpriu sua palavra…..mas agora chegou ao fim. PMDB perdeu sua força de hegemonia para eleger um candidato.Agora terá que mudar a base governista

      1. Do Tijolaco.com.br
        Desculpe, Nadja.

        Aqui conhecemos bem os nossos políticos.
        .
        Geddel nunca deixou de ser ferrenho anti petista, mesmo quando foi ministro.

        Bem, tá tudo aí para provar o que são composições e composições.

        Se, pelo pragmatismo, e o seu conformismo com o que está posto, os fins justificam os meios….

  2. Adorei tudo que vi nesses

    Adorei tudo que vi nesses dois atos de manifestação na Lapa ontem à noite. Mas, pra mim, quem se destacou mais, antes de Lula, foi a índia, de quem esqueci o nome. Fiquei impressionada com a facilidade com ela fala o que sente, defendendo seu povo, dirigindo-se diretamente a todos que ali estavam, e principalmente a Lula, cobrando dele e de Dilma tudo que não foi feito em prol das comunidade infdígenas, com muita consciência do que estava dizendo. 

    Eu lembro muito bem que fui uma das que, acompanhando Dilma na última campanha, questionava o tempo todo o fato dela se referir à minorias, e nunca ter ido diretamente em favor do povo indígena. cheguei a pensar que os índios não tinam nem porque votar nela. E nem sei se votaram. 

    Gosto mito dessas manifestações contra o golpe porque são o oposto das outras. Não agridem ninguém, e tem como foco apenas o sentimento de patriotismo, de respeito à Constituição, que prega a democracia acima de tudo. 

    Nada de ódio, e tudo vira festa com essa gente. Maravilhoso!

    São muitos votos que esses babacas vão perder nas próximas eleições, comc erteza. Se duvidar, vai dar PT na cabeça.

  3. Depois do resultado abaixo do

    Depois do resultado abaixo do esperado na comissão do golpe,uns gatos pingados de golpistas comemoraram o resultado.Manchete em alguns portais. Enquanto isso,uma manifestação valorosa como esta do Rio,lotada de gente de bem,sequer mereceu uma menção destes mesmos portais.

    Realmente,este momento está sendo muito educativo.Aqueles que não conheciam ou que se esqueceram da manipulação constante da mídia porca e golpista deste país estão tendo a oportunidade  de entender muito de nosso país.

    Obrigado,golpistas.

     

    Todo sacrifício pela democracia é pouco.

  4. carcomido Temer

    eu não consigo imaginar o que passa na cabeça do Temer, pra fazer uma traição destas, só pode ser o medo da Lava Jato pois sendo presidente pode mudar toda a chefia da PF,mas Se ele pensa realmente que ele vai ter tranquilidade, tirando a Dilma,não vai!vai ter uma oposição muito forte e a sociedade também nao o apoia, vai ser cassado também, tanto no tse, stf, pgr etc vai durar pouco seu mandato e ficará marcado pela traição.

  5. Enquanto isso o larápio do

    Enquanto isso o larápio do maluf saiu livre até da Interpol. Será que esses presentes são para pagar seu voto pró impechment da Dilma? Como o povo que não quer o rompimento da didatura pode competir com um bando de corruptos sendo salvos por seus votos infames? Dos trinta e oito que votaram ontem, segundo li, 35 estão sendo investigados. Certamente sairão livres como prêmio.

  6. E depois?

    Eu tenho participado de todos os atos contra o golpe, desde o primeiro na Praça Quinze, mas o de ontem foi sem dúvida o mais bonito e emocionante.

    Confesso que no início não botei muita fé, porque estava muito desanimado, quase entrando em depressão mesmo. E não é só pela convivência com pessoas – principalmente meus colegar de trabalho, esmagadoramente coxinhas – que eu não posso nem pensar em contestar, sob o risco de ser se criar um clima difícil de suportar. É por estar meio anestesiado por um monte de atitudes tomadas por um governo que eu ajudei a eleger, mas que tem feito quase tudo ao contrário do que eu desejava. No Chile de Allende, as pessoas defendiam o governo dizendo: “es un gobierno de mierda, pero es mi gobierno, mierda!”. Pois o problema é que eu não consigo dizer “este é o meu governo”.

    Porém, quando cheguei lá e vi tanta gente disposta a resistir, eu pensei: “estes são os meus companheiros, o ‘povo de esquerda’, como dizem os franceses, e aqui é o meu lugar”. Encontrei alguns amigos e conhecidos, que pensavam como eu; para nós tudo aquilo era uma catarse, um prozac contra o baixo-astral da passividade.

    Mas, e depois, para onde irá toda essa gente tomada de espírito cívico, de defesa de uma sociedade mais justa, de garantia dos direitos e dos benefícios aos mais pobres, que, apesar de todos os solavancos, foram conquistados desde 2003? 

    Qualquer que seja o resultado das votações no Congresso, nós temos de permanecer na rua. Na terrível hipótese de vitória do golpe, para resistir, para lutar contra a tomada de poder pela ditadura da aliança entre a mídia, os ricos e o aparato jurídico-policial.

    No entanto, se conseguirmos evitar a catástrofe, nossa responsabilidade é ainda maior: a de garantir que esse seja efetivamente o “nosso” governo, aquele que nós um dia sonhamos que ele pudesse ser. Como disse muito bem ontem o Gregório Duvivier, “não é só fica, Dilma, é ‘fica e melhora, Dilma’. Governe para esquerda, em nome do projeto para o qual você foi eleita”. Pois uma coisa tem de ficar clara para a Dilma: se o golpe for evitado, não terá sido pelas alianças com os parlamentares conservadores, não terá sido pelas políticas “conciliadoras” e equivocadas desse governo, mas terá sido garantido pelo ‘povo da esquerda’, que foi pras ruas defender a democracia e a igualdade, fraternidade, etc.

    Eu passei muito tempo pra voltar às ruas, mas agora não pretendo sair de lá. 

  7. Estive lá. Foi uma festa de

    Estive lá. Foi uma festa de uma democracia plural, tolerante e alegre. Jovens, velhos, meia-idade, negros, louras, mulheres, garotões, gays, gatinhas e até travesti.

    E no palanque o maior artista do Brasil hoje, Chico Buarque, o melhor humorista, Duvivier, líder indígena, líder sindical, dos sem terra, dos sem teto, dos estudantes, dos índios, representante do Hip Hop das periferias, do funk carioca e last mas not least a grande dama do samba, Beth Carvalho, que cantou a sucesso instantaneo “Naõ vai ter golpe” tendo como coro a multidão da praça.

    E claro, tudo isso sob a liderança do mais importante líder popular da atualidade, quiça mundial. Estava quase sem voz, mas mesmo assim, inspirado. Não faltaram as famosas tiradas humorísiticas. O cara no palanque é um show pop no melhor sentido, um fenômeno tipo Beatles. Os golpistas não fazem idéia do adversário que estão enfrentando. A continuar assim, chegará a estatura de um Mandela

    PS: Menção especial ao roqueiro Tico Santa Cruz, lúcido, combativo, perfeito espelho para uma nova geração libertária. Foi linda a festa ontem, até minha tia de quase 80 anos se esbaldou como uma adolescente. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador