Em busca de um pouco de luz, por Roque Zimmermann

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Em busca de um pouco de luz

por Roque Zimmermann

Confuso e perplexo, no presente momento, tento, de todas as formas, buscar um pouco de luz para mim e para tantos que estão na mesma situação que eu. Deveras, é mais do que estranho ver um governo e seus representantes, que há mais de uma década e meia conseguiram ser saudados como os melhores governantes que este país já teve – sendo reconhecidos e admirados até internacionalmente como tais -, visto terem conseguido recuperar o país econômica, cultural e socialmente, trazendo para a cidadania mais de três dezenas de milhões de brasileiros, sejam, agora, execrados e vilipendiados, caçados e condenados como os piores dos malfeitores que este país já teve. Em busca de uma elucidação para tudo isto apresentamos o texto que segue:

1º É inconteste que o ex-presidente Lula foi e ainda é – apesar de todos os dissensos – a maior liderança popular surgida neste país em seus quinhentos anos de história; foi também o primeiro presidente deste país a tirar dezenas de milhões de brasileiros da miséria extrema e da pobreza; foi o que mais empregos e salários gerou em seus 8 anos de governo, mais investiu em educação, seja pela melhoria do ensino  fundamental e médio em parceria com os estados e municípios, ampliando o número e a qualidade das escolas técnicas e, principalmente melhorando o acesso e o número de vagas ao ensino superior, abrindo chances para pobres e minorias raciais com programas inusitados e únicos no mundo, tais como o Pró-uni, as cotas para negros e índios e as vagas obrigatórias para egressos da escola pública e infra-estrutura, excetuando para este último item os governos militares, que o fizeram ao custo de enorme endividamento da nação, cujo preço ainda hoje os brasileiros estão pagando, sem contar o incremento da política externa, entre inúmeras outras ações admiradas em todo mundo. É nossa crença que é pela história humilde e pobre e por causa de um governo absolutamente generoso e eficiente que Lula foi e é condenado pelos membros da classe abastada que nunca aceitou, como nunca aceitará que um membro que não seja de sua classe governe este país. O que mais espanta é o manifesto e diuturno ódio de classe que se estabeleceu no Brasil. Trata-se, sem sombra de dúvida, do estertor das elites que já perderam quatro eleições presidenciais e ante a perspectiva de perderem mais duas e que, por isso, tentam agora dar o golpe de morte a quem as apeou  do poder para o qual se sentem vocacionadas  como que  por direito natural e divino.

2º O Partido  dos Trabalhadores  pode orgulhar-se por ter, seguramente, nas duas  primeiras décadas de sua existência, a mais bela história de entre todos os partidos brasileiros. Nasce da luta, do amor e engajamento consciente de inúmeras categorias de trabalhadores, de movimentos sociais de base, de grupos intelectuais e membros de diversas confissões religiosas, num momento de profundas transformações da sociedade brasileira. Com efeito, nasce da base, do meio do povo, do confronto com os esbirros da ditadura e cresce carregado nos ombros e pelo ideal de infinitos militantes, que com demonstrações de inequívocos princípios e valores de renovação e transformação da sociedade brasileira, deram provas de  abnegação e generosidade, difíceis de serem encontradas alhures. É nossa convicção que esta história obnubila e humilha as classes altas e a elite deste país, de tal forma que não é de hoje o discurso de que é imperioso acabar com o PT e os petistas, sendo necessário “eliminar esta raça” (para tanto lembremo-nos apenas do ex-senador Bornhausen).

Basta que consultemos a história da humanidade, desde seus primórdios até os nossos dias para constatarmos que não se trata de nenhuma novidade,  mas de algo presente em todas as sociedades e nações. É pretensão deste partido, de seus filiados e militantes, porém, de não esmorecer na luta, reconstruir seus princípios, seus valores e bandeiras,  apostando na transformação social, na distribuição da renda e dos ganhos sociais, no estabelecimento da equidade e da justiça social, na construção de um país em que todos os brasileiros  tenham, no mínimo, acesso aos bens elementares, tais como “três refeições ao dia”, moradia digna, acesso à educação de qualidade e dignidade mínimas. Este continua sendo o grande norte deste partido e de seus militantes.

3º Uma palavra quanto ao juiz Sérgio Moro, aos policiais federais e aos membros do ministério público. De todos eles diríamos simplesmente: atenção, sua atuação é sem comentários!… Com efeito, sua prepotência, sua parcialidade, sua falta de isenção  e de isonomia, os vazamentos seletivos, enfim, uma clara e insofismável criminalização do PT e suas lideranças mais expressivas, com vistas grossas e absoluta inoperância para com os demais denunciados. Do Sérgio Moro conhecemos o histórico de sua ligação umbilical com o PSDB. Todos sabemos que seu pai foi fundador do Partido e sua mulher é assessora do governador Beto Richa, do PSDB. Nenhuma contestação quanto a sua opção partidária. Todo o resto de sua atuação, porém, é inaceitável a qualquer senso crítico. Quanto aos membros da polícia federal, se dermos  conta das informações recebidas de colegas de sua corporação, nada mais equânime se pode esperar. São antipetistas de raiz e só lhes interessa a ascensão funcional, a condenação de Lula e de tudo e de todos que o cercam. Já em relação aos membros do ministério público, lembramos quanto lutamos por eles na elaboração da Carta Magna na segunda metade da década de oitenta do século passado; é profundamente decepcionante sua falta de isenção e sua parcialidade. É preciso investigar e punir a quem merece, mas não  da forma como o estão fazendo.

No que concerne a tudo isto, de maneira nenhuma advogamos inocência absoluta do PT e de muitos dos seus dirigentes. Reconhecemos que houve muitos e graves erros que precisam ser investigados e, eventualmente, punidos. Entretanto, condenar lideranças petistas e jogar na lata de lixo a todos os petistas, em geral,  simplesmente por terem assumido práticas costumeiras do histórico de todos os partido brasileiros é inaceitável. Perguntamos: se caixa dois, não importa o montante, sempre foi feito e continua sendo feito por todos os partidos, porque agora só o PT é criminalizado? Todos nós petistas assistimos, acompanhamos e condenamos estas práticas desde os tempos mais distantes e nunca se fez nada, senão só agora e seletivamente contra o PT.

4º Restaria ainda um longo comentário sobre a mídia em quase todos os seus veículos e manifestações.  Como todos sabem, trata-se de oligarquias  que vivem às custas e a  serviço das elites e do capital. Por isso esta atuação. O que estranha, porém, é que todos ou quase todos os locutores, apresentadores ou redatores destes órgãos, que embora sejam de origem popular e de camadas muito pobres, uma vez  guindados a representantes destes órgãos, tão rápida  e globalmente se transformarem em lacaios dos mesmos,  defendendo causas muito distantes  das  postuladas pelos membros de sua classe social de origem.

Concluindo, resta dizer que estamos acompanhando atenta e criticamente todo o evoluir dos fatos e acontecimentos que nos tocam,  reafirmando  nosso propósito de luta pelo povo pobre e indefeso desta nação e não abrindo mão das conquistas sociais destes últimos anos. Para tanto, conclamamos a todos e todas para que se unam conosco na reconstrução deste partido, fiéis aos seus princípios, valores e ética para que volte a ser o caudatário e o escoadouro de todos quantos sonham neste país por mais solidariedade, distribuição de renda, justiça e paz. Para isto convocamos a todos e todas para que comecemos já, refazendo nossos sonhos, nossas bandeiras, símbolos e nossa capacidade de luta pelo bem de todos os brasileiros e em  solidariedade com todos os povos do planeta terra.

Obs: Este texto serviu base para a nota que o PT de Ponta Grossa redigiu sobre a situação nacional deste momento. Os companheiros autorizaram-me, porém, a imprimi-lo e  expandi-lo por diferentes meios. 

Roque Zimmermann – Filósofo e Professor Universitário, Deputado Federal, PT Paraná

 
Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. luz

    Seu Roque,

    Ao sr. que busca um pouco de luz, recomendo desligar a globo e o resto do Pig.

    Essa gente não dita mais a minha pauta. Assim eu fui capaz de ver que os estranhos e inexplicáveis movimentos da sociedade se devem a comportamento de manada. Manada liderada pelo PIG.

    Ocorre que a passeata real e midiática se trata de marcha dos PERDEDORES. Afinal o grupo de donos do PIG que comanda a pauta de agentes públicos do judiciário, legislativo, executivo e, principalmente, dos seus empregados na redação, PERDEU as últimas eleições no Brasil.  

    A propaganda é a alma do negócio, ja disseram. Como eles detém o poder de propaganda a custo zero, encharcaram o público de ódio ao PT. Cumpre às esquerdas usar os meios que dispõe (INTERNET) youtube, feices, tuiter para equilibrar a propaganda deletéria.  

  2. Olho aberto…

    Neste artigo aqui, Krugman afirma que a ascensão deTrump não é acidente, assim como Hitler, estes cânceres sociais surgem sempre do lodo….  ( veja artigo do NYT ).

    http://www.nytimes.com/2016/03/14/opinion/trump-is-no-accident.html?action=click&pgtype=Homepage&clickSource=story-heading&module=opinion-c-col-left-region&region=opinion-c-col-left-region&WT.nav=opinion-c-col-left-region&_r=0

    Não deixemos  os vermes sairem dos  caixões  prá aterrorizar nossa  tênue democracia…

     

  3. ótimotexto do senhor

    ótimotexto do senhor roque…

    mosrtra o orgujlho e a importancia de defende a inclusão social

    e a democracia

    e a paz social…

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador