Em Curitiba, servidores retomam paralisação contra ajuste de Greca

protesto_curitiba_midia_ninja.jpg
 
Foto: Mídia Ninja
 
Jornal GGN – Depois da aprovação do ‘pacotaço’ de ajuste fiscal do prefeito Rafael Greca (PMN) em uma sessão que foi transferida da Câmara para a Ópera de Arame, os servidores de Curitiba (PR) anunciaram que vão retomar a greve que foi suspensa na semana passada.
 
Quatro projetos de lei do ajuste de Greca foram aprovados nesta segunda-feira (26) pelos vereadores em votação no primeiro turno. Nesta terça, em outra sessão realizada na Ópera de Arame, o legislativo curitibano aprovou as propostas em segundo turno. 
 
Os servidores municipais realizaram diversos protestos contra o pacotaço desde a semana passada, nos quais foram reprimidos pela Polícia. O ajuste fiscal inclui o congelamento do plano de carreira e mudanças no sistema previdenciário municipal, que devem afetar mais de 30 mil servidores e 16 mil aposentados e pensionistas.

 
Cinco categorias de servidores curitibanos paralisarão as atividades para tentar barrar o ajuste. Mesmo com a aprovação, Irene Rodrigues, presidenta do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba (Sismuc), crê que pelo menos algumas propostas poderão ser consideradas inconstitucionais.
 
Neste sentido, há indicações o Tribunal de Contas do Estado e também da assessoria jurídica da Câmara Municipal, que avisou aos vereadores sobre o risco de inconstitucionalidade ao alterarem regras da Previdência.
 
Também aderiram à greve os sindicato dos professores, dos auditores fiscais da receita, da guarda municipal e dos trabalhadores da Câmara municipal de Curitiba. Os trabalhadores poderão manter a mobilização até a próxima sexta-feira (30), quando será realizada uma greve geral contra as reformas do governo Temer. 
 
Com informações da Rede Brasil Atual
 
Assine
Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador