Em Davos, Goldfajn diz que há espaço para reduzir os juros

 
Jornal GGN – Em Davos, na Suíça, o presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, afirmou que há espaço para a redução dos juros devido à queda da inflação. 
 
“Uma vez tendo expectativas de inflação ancoradas, temos espaço para reduzir as taxas de juros e contribuir para o crescimento econômico”, afirmou.
 
Para o presidente do BC, investimentos em infraestrutura e o avanço das reformas também têm papel importante na retomada do crescimento econômico. 

 
 
Goldfajn destacou que a política monetária brasileira entrou em um novo ritmo, dizendo que o Banco Central pode realizar um corte de 0,75% na Selic. Entretanto, esta queda depende da evolução dos preços. 
 
“Não estamos preocupados com o dólar forte”, disse Goldfajn ao ser questionado sobre eventuais riscos de uma valorização da moeda dos Estados Unidos.
 
Ele explicou que há uma tendência de alta do dólar devido ao aumento do juros realizado pelo Federal Reserve e também em razão das perspectivas de recuperação do valor das commodities (como o petróleo) e de maior crescimento global.
 
Ilan ressaltou que o país sempre pode usar os swaps cambiais para tranquilizar o mercado, dizendo que Brasil tem reservas de 20% do Produto Interno Bruto, usadas para “prover liquidez em momentos de estresse”. 
 
Redação

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Será que um dia a população

    Será que um dia a população terá alguma ideia do tamanho do preço que pagamos desde o Plano Real com essa “pseudo-política” monetária de aumentar os juros para conter uma inflação causada por fatores não relacionados a excesso de demanda?

  2. em….

    A cara de pau de como se defende a redução de juros hoje é gritante. Abertamente. Quando era a Dilma parecia até heresia pedir redução de juros .O Brasil é surreasl. 

  3. Os caras pagam para ouvir esta turma???

    Ou eles estão pagando para falar??

    É o fim, lembrei do FHC justificando ao FMI e levando o pito do Bill Clinton.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador