Em Oslo, ambientalistas e grupos indígenas protestam contra Temer

img_4057.jpg
 
Foto: Ronny Hansen/Rainforest Foundation Norway
 
Jornal GGN – Grupos de defesa do meio ambiente e dos direitos dos povos indígenas realizaram um protesto nesta sexta-feira (23), em Oslo, na Noruega, quando o presidente Michel Temer se encontrou com a primeira-ministra Erna Solberg.
 
Os manifestantes criticam o aumento do desmatamento no país e também afirmam que os direitos humanos e os direitos indígenas sofrem diversas ameaças no Brasil. Cerca de 40 pessoas se reuniram em frente à sede do governo segurando cartazes e gritando “Fora, Temer”. 
 
“Vemos um constante e sistemático ataque ao meio ambiente nesse governo”,  afirmou Sonia Guajajara, que comanda a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil. 
 
No encontro com Solberg, Temer foi cobrado a respeito da corrupção no Brasil e sobre a proteção ao meio ambiente. O país escandinavo anunciou que irá reduzir o envio de verbas para o Fundo da Amazônia.

 
“Muitos grupos indígenas são beneficiados pelos recursos. O corte, portanto, significa o enfraquecimento de iniciativas aos indígenas e problemas para a implementação de gestão territorial”, disse Guajajara. 
 
Sarney Filho, ministro do Meio Ambiente, responsabilizou a gestão anterior pelo aumento do desmatamento e ainda afirmou que só Deus pode garantir que não haverá crescimento do desmatamento. “Pior que culpa passada é culpa de Deus”, disse a ativista. 
 
O ministro com três ONGs norueguesas e  afirmou que não vai apoiar qualquer medida que reduza as áreas de proteção.
 
“Ele disse que não aprovaria nenhuma lei que vá afetar a floresta e que não vai reconhecer nada que afete os indígenas. Não temos confiança, e a prova é a existência desse protesto”, disse Anna Lovold, da entidade Rainforest Foundation. 
 
“O governo do Temer está promovendo mudanças políticas que causarão aumento da pobreza e um aumento ainda maior da diferença entre pobres e ricos. Uma das decisões políticas mais drásticas tem sido manter o teto dos gastos nas áreas de saúde, educação e serviços sociais no nível de 2016 para os próximos 20 anos”, afirma Arne Dale, coordenador da ONG Ajuda da Igreja Norueguesa.
 
No encontro com Temer, a primeira-ministra do país escandinavo demostrou preocupação com “forças que querem reduzir” a proteção ambiental no Brasil.
 
Assine

 

Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador