Em Paris, manifestantes atacam polícia com uma bola de boliche

Jornal – Em Paris, manifestantes atacaram a polícia com uma bola de boliche, durante protesto neste domingo (29) contra a realização da COP-21. Cerca de cem pessoas foram presas, segundo as autoridades locais. A conferência sobre o clima das Nações Unidas começará nessa segunda, na capital da França.

Manifestantes usaram ainda garrafas e sapatos contra os políciais, que responderam com gás lacrimogêneo.

Uma marcha a favor do meio ambiente que iria acontecer hoje também foi cancelada pelos organizadores, em memória dos mortos dos atentados terroristas de 13 de novembro. O ato foi substituído por intervenções urbanas como os milhares de pares de sapatos que cobriram um terço da Praça da República, neste domingo.

Polícia prende mais de 100 manifestantes durante confrontos em Paris

Da Agência Lusa

A polícia de Paris deteve hoje (29) mais de uma centena de manifestantes que se opõem à realização da conferência sobre o Clima. “São pequenos grupos violentos que atacaram a polícia com projéteis e até mesmo com uma bola de boliche [bowling]”, informou o chefe de polícia de Paris, Michel Cadot, acrescentando que nenhum dos manifestantes ou elementos das forças de segurança policiais ficaram feridos.

A marcha pelo clima, agendada para hoje em Paris, onde na amanhã (30) começa a conferência das Nações Unidas sobre clima, foi cancelada por causa dos atentados de 13 de novembro na capital francesa.

Em substituição, os manifestantes organizaram-se e enviaram para Paris alguns milhares de pares de sapatos, que cobriam a Praça La République, numa ação simbólica de representação dos ambientalistas e cidadãos que se juntaram à causa.

Segundo a Agência France Presse, a polícia francesa usou gás lacrimogêneo para conter várias centenas de manifestantes, muitos deles usando máscaras e atirando objetos nos policiais.

Sapatos ou garrafas foram atirados aos polícias. Outros manifestantes atiraram contra as forças policiais uma barreira.

Os manifestantes, desafiando a proibição de qualquer manifestação após os atentados, foram encaminhados para a Praça La République, no coração da capital francesa.

A conferência das Nações Unidas sobre alterações climáticas é denominada COP 21 e dela deverão participar mais de 140 chefes de Estado e de Governo.

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador