Revista GGN

Assine

Em resposta a procuradores, Lula reafirma que Moro nem deveria ter julgado caso triplex

Foto: Ricardo Stuckert

Jornal GGN - A defesa de Lula respondeu o pedido dos procuradores de Curitiba para que a pena do ex-presidente seja aumentada no caso triplex endossando que o processo sequer deveria ter tramitado na Vara Federal comandada pelo juiz Sergio Moro.

Em nota enviada à imprensa, a banca formada por advogados do escritório Teixeira & Martins informou que protocolou na segunda (31) a resposta ao Ministério Público Federal, onde destacou o trecho em que Moro disse, logo após a sentença, que nunca havia afirmado que Lula recebeu propina fruto de contrato da OAS com a Petrobras.

Para a defesa, essa manifestação de Moro, desconectando a ação da Petrobras, justifica a anulação do julgamento. Logo, não há que se falar em aumento da pena já imposta, que foi de 9 anos e meio, mais pagamento de multa que supera a casa dos R$ 13 milhões. O juiz, inclusive, já congelou quase R$ 10 milhões dos bens lícitos de Lula, com a desculpa de que não encontrou os rastros de pagamento de propina. 

Abaixo, a nota completa:

Na condição de advogados do ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva efetuamos nesta data (21/08/2017) o protocolo da resposta (“contrarrazões”) ao recurso de apelação interposto pelo Ministério Público Federal nos autos da Ação Penal nº 5046512-94.2016.4.04.7000, que tramitou perante a 13ª. Vara Federal Criminal de Curitiba.

Reiteramos nessa petição que o Juízo de Curitiba não tinha competência para processar e julgar a ação penal. Ele próprio reconheceu, em decisão proferida em 18/07/2017, que o ex-Presidente Lula não recebeu vantagem indevida proveniente de contratos firmados entre a Construtora OAS e a Petrobras (“Este Juízo jamais afirmou, na sentença ou em lugar algum, que os valores obtidos pela Construtora OAS nos contratos com a Petrobrás foram utilizados para pagamento da vantagem indevida para o ex-Presidente”).

A peça também reafirma que “Não se pode admitir uma condenação fundada em mera elaboração retórica, construções cerebrinas e presunções descabidas”.

A Defesa também interpôs recurso de apelação contra a sentença que condenou Lula (protocolado em 31/07) e apresentará diretamente ao Tribunal Regional Federal da 4ª. Região (CPP, art. 600, §4º), quando for intimada para essa finalidade, as razões que deverão levar à reforma dessa decisão.

A absolvição de Lula é o único resultado possível em um julgamento imparcial e independente, pois o ex-Presidente não praticou qualquer crime e por isso o MPF não conseguiu apresentar prova de suas acusações.

Cristiano Zanin Martins
Valeska Teixeira Z. Martins
Roberto Teixeira
José Roberto Batochio

Média: 4.5 (15 votos)
3 comentários

Comentários

Espaço Colaborativo de Comentários

Opções de exibição de comentários

Escolha o modo de exibição que você preferir e clique em "Salvar configurações".
imagem de Cris Kelvin
Cris Kelvin

O vizinho não toma jeito...

Que fazer  quando -  a despeito  de todas as ileglidades e contradições, toda lógica e toda crítica,  tantos artigos de justias e jornalistas gabaritados,  insiste despidoradamente em sua trilha golpista e carente de justiça, sem se importar seque com as máculas em sua história pessoal?  Nenhum traço dquele ser com faces vermelhas. Ruborizados ficamos nós...

Seu voto: Nenhum (3 votos)

O Estado de Direito sou Eu!

Desde que Sérgio Moro bloqueou os bens de Lula que fiquei pensando ca com meus botões se a finalidade desse ato não seria de atingir a capacidade de Lula de manter sua defesa? Afinal, especula-se pelas redes sociais sobre quem pagaria as despesas da banca que defende Lula. Seria PT, amigos (Roberto Teixeira), o proprio Lula? A banca o defende gratuitamente.... Aposto que Sergio Moro se deixou picar por mais essa intriga e assim, com mais uma ação abusiva, bloqueia os bens de Lula, esperando ver onde vai dar. Quem sabe Lula saca de dentro do colchão (ja que a PF não cortou o colchão para tirar o dindim da OAS que estava la). Vai dar mais uma vez com os burros n'agua.

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de Omar Telada
Omar Telada

Passando o Brasil a limpo ou destruindo tudo?

Se é para passar o Brasil a limpo, 
- PORQUE O AÉCIO AINDA NÃO FOI PRESO, JÁ QUE É O MAIS DELATADO ENTRE 
TODOS BANDIDOS QUE ATUAM LIVREMENTE NA POLÍTICA NACIONAL?
- PORQUE GILMAR MENDES AINDA CONTINUA FAZENDO LAMBANÇA NA JUSTIÇA 
NACIONAL SEM QUE NINGUÉM FAÇA NADA PARA PARÁ-LO?
- PORQUE OS OS BANDIDOS DE TOGAS NÃO SÃO PUNIDO E SÃO ATÉ BENEFICIADOS , 
SENDO APOSENTADOS E CONTINUAM RECEBENDO DINHEIRO PÚBLICO?
- PORQUE A PF DE CURITIBA SÓ PERSEGUE O PT E LULA E DEIXA OS AMIGOS 
TUCANOS LIVRES E METENDO A MÃO NO ERÁRIO?
- PORQUE NINGUÉM SE PREOCUPA COM A ROUBALHEIRA QUE ESTÁ ACONTECENDO 
LIVREMENTE NO GOVERNO DO CORRUPTO TEMER E SUA QUADRILHA?
- PORQUE A ATUAL PRESIDENTE DA PETROBRAS QUE ESTÁ DESTRUINDO A EMPRESA E 
ENTREGANDO-A AOS AMIGOS DOS TUCANOS SEM QUE NINGUÉM DIGA OU FAÇA NADA?

Seu voto: Nenhum
imagem de Schell
Schell

Interessante notar, ainda, em

Interessante notar, ainda, em relação à perseguição política, praticada pelo desMoronado, que ele não se refere ao réu pelo nome (como devia ser), mas, sim, como "ex-presidente". Maior perseguição, nem Freud explicaria.

Seu voto: Nenhum (3 votos)

Comentar

O conteúdo deste campo é privado e não será exibido ao público.
CAPTCHA
Esta questão é para testar se você é um visitante humano e impedir submissões automatizadas por spam.