Emissoras vetam reportagens nacionais sobre ex-deputado que matou duas pessoas no trânsito em Curitiba

Do Notícias Paraná

Censura veta reportagens nacionais sobre o caso Carli Filho

As duas principais redes de televisão do País, a Globo e a Record, resolveram censurar uma reportagem especial sobre o mesmo assunto: o mais polêmico assassinato no trânsito do Paraná. Ou seja, aquele provocado pelo ex-deputado Fernando Ribas Carli Filho,  quando dirigia bêbado, com a carteira de habilitação suspensa e a mais de 190 quilômetros por hora pelas ruas de Curitiba. O resultado da soma de tanta irresponsabilidade foi a morte de dois jovens inocentes, que cometeram a imprudência de ficar na frente de um criminoso no voltante. 

Em 2011, a Rede Globo mandou para Curitiba o repórter Caco Barcellos. E ele cumpriu a pauta entrevistando vários personagens envolvidos na tragédia e mostrando o local da batida e como foi que o ex-deputado, usando um Passat importado como arma, tirou a vida de duas pessoas. O material foi produzido para ser veiculado no programa “Profissão Repórter”, que teria como tema principal os chamados crimes de trânsito.  Depois de tudo pronto, veio a censura. E o material parou numa gaveta, para indignação do repórter, que se justificou com a família Yared dizendo que “atualmente o Paraná é o estado mais corrupto do Brasil”. E a reportagem, apesar da relevância jornalística e social, continua engavetada até hoje, cinco anos depois. Qual a razão? Quanto a Globo recebeu para não veicular o conteúdo obtido pelo repórter e quem pagou?

Censura na Record também

O repórter da Ric/Record em Curitiba, Marc Souza, um dos melhores do Paraná na atualidade, produziu há quase um mês uma reportagem especial, com 15 minutos de duração, para o programa “Domingo Espetacular”. A equipe da RIC conseguiu, com exclusividade,  ter acesso ao relatório dos radares na noite(07/05/2009) em que Carli Filho matou dois jovens ao passar por cima do carro deles com seu potente Passat, que chegou a decolar tamanha era a velocidade. Gilmar Rafael Yared e Carlos Murilo morreram na hora. A reportagem, de indiscutível valor jornalístico e de grande alcance social,  estranhamente entrava no “espelho”(roteiro) do programa e logo era retirada. Por que motivo isso acontecia? Ninguém sabe.  Assim, o trabalho exclusivo da equipe de Curitiba ficou rolando do espelho para a “gaveta” e da “gaveta” para o espelho durante várias semanas, até que ontem (06) finalmente foi exibido. Porém, as fontes ouvidas pelo reportagem relatam que o material levado ao ar foi muito diferente daquele que o repórter apurou. A parte em que os entrevistados falam de um provável “terceiro elemento” disputando um racha com Carli Filho foi suprimida. E a reportagem sequer foi postada no site do programa. O que houve?

Novamente as perguntas que não querem calar saltam na boca de cada paranaense indignado com o crime e com a proteção que o criminoso goza nos meios de comunicação: quem pagou, quanto pagou e quem recebeu? Só este motivo, espúrio e antiético, justifica a censura  praticada em ambas as reportagens. Para os jornalistas e para o jornalismo não existe palavra mais forte, violenta e repugnante que “censura”. Contra ela e seus múltiplos e antidemocráticos sentidos, muitos foram torturados e mortos. Mas luta de anos, de décadas, contra esta arma, a mais terrível da ditadura militar (1964-1985), avançou até a vitória, que foi a expulsão dos censores das redações. Isso, no início da década de 1980.  Mas volta e meia, ela reaparece numa e noutra redação, e, cruel como sempre, faz vítimas entre os bons jornalistas e priva a sociedade de uma informação relevante. O caso Carli Filho, por exemplo, está recheado de casos de censura.  Qual o motivo? Quem é o censor: a rica família do ex-deputado ou o poderoso “terceiro elemento”, que se mantém anônimo (por enquanto) graças censura da intimidação, da corrupção e do tráfico de influência? A censura luta contra a verdade, como bem lembrou a jovem judia Anne Frank, em seu diário, antes de ser morta em um campo de concentração nazista: “Em cada censura há uma ponta de verdade”.

Veja como foi o crime cometido por Carli Filho nesta reconstituição feita pelo perito contratado pela família Yared:

Redação

39 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. E os jornalistas? Por que se

    E os jornalistas? Por que se calam? O material colhido,já que foi no Paraná, poderia muito bem vazar para a rede. Tenho certeza que ,se houver um terceiro elemento,e quais interesses estão por trás,a rede logo descobrirá.

    Fora isso é só espuma.

  2. Já é altura…
    Já é altura dos jornalistas corretos de pedirem o chapéu dessa midia manipuladora.

    O nome, o carater e o historico profissional é mais importante do que o holetith. Inclusive porque não vai haver lugar para todos os puxa-sacos.

    Alguem vai rodar…

    Depois não adiante reclamar.

  3. Em Florianópolis, faz uns 2 a

    Em Florianópolis, faz uns 2 a 3 anos, a principal testemunha de defesa do deputado se envolveu em um acidente com morte em Canasvieiras. Fugiu do local, deixando o Audi destruído, e só foi encontrado em Curitiba. Dizem as testemunhas que aparentava estar alcoolizado.

    Matou um pedreiro e um mestre de obras. Pouco se falou no caso. A RIC/Record deu mais espaço, mas uma semana depois entrou para o esquecimento coletivo.

  4. Mirian Barcellos?

    O Caco Barcellos se transformou em Mirian?

     

    Como pode, ou devido a que, o autor de “Rota 66” e “Abusado”, um dos maiores jornalistas investigativos do País, calar-se diante de tanta arbitrariedade jornalística e até mesmo auto-sensura da empresa em que trabalha?

     

    Seria o salário? A segurança física devido as ameaças pelos livros?

     

    Será que Caco fará papel de Mirian de calça jeans? Calar-se, por décadas, vendo que tudo esta errado, para depois, após sua segura aposentadoria, sair atirando contra a Globo? Ou calar-se para sempre…

     

    Não decepcione, Caco! Faça o que sempre fez de melhor.

  5. Curitiba, essa bela cidade

    Curitiba, essa bela cidade e de povo cuja maioria é gente civilizada e amável, se tornou o centro de um estado totalitário, quem manda é uma Instituição “republicana” chamada Globo & Moro Associados, tem Constituição Federal própria e funcionam de fato como estado paralelo, nem o STF ousa desmanchar os malfeitos que brotam aos montes de lá, aliás, o que falta mesmo vir da República das Auracárias, nenhuma atitude será tomada para corrigir ou pelo menos denunciar isso: o LaMancha, presidente da OAB nacional, fascista sic tucano declarado, é de lá,  mera coincidência,…ou será que foram influenciados pelo vizinho Paraguai

    ????

  6. Eu seria muito leviano se

    Eu seria muito leviano se dissesse que não foi um racha que matou os jovens, mas um richa.

    Como não sou leviano, não digo isso.

      1. é isso aí,
        pelas conversam

        é isso aí,

        pelas conversam que rolam sobre o assunto…..

        hoje todo muno sabe….

        quando ouvi plea primeira vez, foi numa conversa normal sobre o acidente com pessoas comuns…

        não demorou dois minutos de conversa para falarem no nome do tucano que adora fórmula 1.

        saí duvidando, mas depois tornou-se recorrrente esse tipo de afirmação…

  7. É p terceiro elemento

    Na boca pequena corre o boato de que seria uma pessoa muito mais importante, presente no jantar, que adora charutos e tem fama de playboy, possuidor de carros caros, que estava a travar um racha com o rapaz. Ele ficou para trás porque mais velho, não se deu à imprudência de dirigir a mais de 120km nas ruas de Curitiba. É um boato que pode ser verdade ou mentira, mas que é alimentado por essa omissão das informações, desaparecimento dos dados dos radares dos demais veículos, etc.

     

  8. Pular de abafamento de

    Pular de abafamento de matérias para tentativas de golpe de estado é apenas um pequeno passo. O ambiente de trabalho verdadeiramente jornalístico impede que tais coisas vinguem. Não temos mais jornalismo nos veículos conservadores.

  9. é por isso, …

     

    que cada vez menos gente assiste essas redes de TV aberta, … informação correta, só nos blogs de jornalistas íntegros…

  10. O Cara comanda um programa

    O Cara comanda um programa que quer ensinar como ser repórter, ai ensinou mesmo hiem, se tivesse um mínimo de ombridade denunciaria, mas, sabemos, não tem coragem para isso, mais uma vez, mais uma prova, que imprensa livre no Brasil é conversa para boi dormir; Paraná hoje é Minas ontem sobre as rédias do aécio

  11. O Cara comanda um programa

    O Cara comanda um programa que quer ensinar como ser repórter, ai ensinou mesmo hiem, se tivesse um mínimo de ombridade denunciaria, mas, sabemos, não tem coragem para isso, mais uma vez, mais uma prova, que imprensa livre no Brasil é conversa para boi dormir; Paraná hoje é Minas ontem sobre as rédias do aécio

    1. Era do PSB

      Era do PSB. O irmão mais novo, do PSDB, foi eleito deputado estadual em 2010 e cassado em 2011. O pai, ex-prefeito de Guarapuava (base eleitoral da família) é do PP e responde a um processo por crime eleitoral.

    1. Elementar…

      O Caco Barcellos é funcionário pagi para produzir matérias. O patrão é o proprietário e divulga se assim o entender. Logo, Caco não tem nada a ver com as decisões da Globo.

       

       

       

  12. Imagino o motivo

    Creio que a Globo e demais veículos de comunicação não queiram outro escândalo para competir com os escândalos relacionados a Lula.

  13. Fatos
    Moro em Curitiba e assisto o programa Profissão Repórter,lembro que a Globo mostrou uma reportagem sobre o assunto na época,ela não foi apresentada pelo Caco Barcelos,mas ocorreu.Eles mostraram o local do acidente,falaram o nome do ex deputado e deram detalhes sobre o caso.O que mais me impressionou no caso foi a retirada das imagens de radares eletrônicos,explico,na via em que houve o acidente existem vários radares eletrônicos e nenhum deles capturou as imagens do excesso de velocidade do carro do deputado,na própria esquina do acidente havia um radar,inclisive o radar continua lá.Recentemente uma pessoa veio a público e mostrou que havia levado multa no mesmo local do acidente,no mesmo dia e próximo do horário do acidente.Desse modo parece que houve uma configuracao do controle eletrônico dos radares.Na época quem cuidava dos radares era a empresa Consilux,quem quiser mais detalhes é só pesquisar.

  14. O estado mais corrupto do Brasil?

    Estamos falando do mesmo estado onde o valoroso juiz de primeira instância Moro está botando o país à ferro e fogo  no seu anseio de justiça?

    Nemo propheta in patria. Mesmo.

  15. O “terceiro elemento”. Não

    O “terceiro elemento”. Não creio que estejam protegendo um deputadozinho do interior do Paraná. Estão protegendo o “terceiro”, que com certeza é peixe grande.
    Gostaria que o governador automobilista Beto Richa tomasse frente a essa investigação e nos mostrasse quem é o “terceiro elemento”.

    Uma AUTO investigação.

  16. só apelando…

    …para NSA. Seus satelites de vigilâncias sobre o Brasil, podem ter gravado o dia do acidente e se havia um “terceiro elemento” envolvido naquela tragédia. Pelo que sei, as cameras desses satelites podem ler até placas de carro!

  17. Eu imagino como fica o
    Eu imagino como fica o Fernando qdo passa todas essas reportagens, todas as lembranças esse rapaz virou alvo de criticas da noite pro dia. Não teve a chance de ser ouvido hj e condenados por mtos já pensaram o qto ele se arrependeu?
    Ele teve a pior condenação possível que foi a falta de paz..
    De poder sair livremente as ruas hj vive preso num pesadelo sem fim..
    Ele se arrepende mto jamais esse rapaz quiz fazer o mal a qq pessoa ainda mais praticar violencia.

  18. O Paraná está dominado pela máfia do PSDB

    Concordo com a frase “atualmente o Paraná é o estado mais corrupto do Brasil”. Os parceiros de Beto Richa só não estão presos porque a Justiça paranaense come na mão do governador.

  19. Gente é um direito dele..
    Até
    Gente é um direito dele..
    Até pq todas as reportagens sobre ele são tendenciosas.
    É certo que ele tenha pelo menos um pouco de sussego até pq essas reportagens podem influencuar o juri de forma negativa.
    Fernando esta no seu direito. É só estudarem a lei como funciona.

  20. A censura jornalística faz mal ao Estado Democrático de Direito
    Barbaridade! Fico imaginando o que essas pessoas que precedem o meu comentário (não todas ) entendem de constituição brasileira! Acho que nunca leram bem eu o artigo 5 da CF. Que pena desse criminoso nada! Tem que ser processado, se defender, ser julgado e receber a pena de prisão merecida, prevista na Lei Penal. NEM MAIS , NEM MENOS! NO rigor da Lei, tal qual expressa e aplicável no caso concreto! Pra, por favor, dirigindo bêbado e 190km por hora! Estava buscando o que!? A felicidade! ? Que encontre na prisão ! No silencio e na paz atras das grades!

  21. Acredito que o Fernando tem
    Acredito que o Fernando tem sim o direito de esperar seu julgamento em paz!
    As matérias sobre são todas tendenciosas..
    É feita de maneira como se ele fosse um monstro assassino…
    E pq tanta ofensas a ele?
    se ele pudesse voltar no tempo ctza que faria td diferente. Ele se arrepende e mtoo ..

    1. Adta é nome de gente?

      Sem nome sem nada. Sem uma identificação clara de quem escreve, seu texto acaba por parecer mais um pseudônimo criado na rede para propalar pontos de vista comprados. Isso é mais uma ponta do cinismo dos agentes censuradores. Os grandes jornais e redes de mídia mantém profissionais criadores de perfis nas redes sociais para dar ares de verdade a factoides e calúnias. Eventualmente se posicionam a favor de canalhas e de golpistas. O número de incautos que acreditam em tudo que é postado têm caido, mas ainda é substancial. Isso justifica a manutenção dessa horda de mentirosos. Infelizmente, isso é um fenômeno mundial. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador