Empresas históricas: Pirelli

Por Motta Araujo

EMPRESAS HISTÓRICAS – PIRELLI – Quinto fabricante mundial de pneus, a Pirelli foi fundada em 1872 pelo Senador Giovanni Baptisti Pirelli. A firma espalhou-se pela Europa e América sendo seu executivo mais proeminente Leopoldo Pirelli, neto do fundador, que dirigiu a empresa de 1956 a 1996, sucedido pelo genro Marco Provera, hoje o homem de negócios mais importante da Itália, presidente do conselho do grupo TIM de telecomunicações, antiga Telecom Italia, comprada pelos Pirelli no leilão de privatização, juntamente com outros grupos.

O setor de cabos, tradicional na Pirelli, foi vendido em 2005 para um grupo holandês que opera em alguns países sob a marca Nextans mas é um tradicional grupo fundado em 1910, conhecido como Prysman Group.

A Pirelli é inovadora em muitos avanços técnicos, criou o penu radial, patrocina há décadas de  corridas de automoveis, é a patrocinadora oficial da Fórmula Um de 2011 a 2018, edita um célebre calendário que é clássico nas borracharias do mundo, com modelos exuberantes, virou um ícone objeto de livros e coletâneas.

No Brasil a Pirelli é muito antiga, atravessou incólume a Segunda Guerra, mesmo sendo de origem italiana, porque o controle de suas operações internacionais já era de uma holding suíça, a Societé Internationalle Pirelli, desde 1923, não foi alcançada pelo confisco das empresas de países inimigos do Brasil que atingiu as firmas alemãs, italianas e japonesas.

A Pirelli é um nome familiar e um dos símbolos do capitalismo italiano, como a FIAT. Abaixo os dois líderes empresariais da Itália nos anos de ouro da economia italiana, os anos 70, Leopoldo Pirelli e Giovanni Agnelli, da FIAT.

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador