Envolvida no cartel do Metrô, Caf pode deixar o país

Enviado por Braga-BH

Do Relatório Reservado

Envolvida no cartel do Metrô pode deixar o Brasil

Os trilhos da CAF no Brasil parecem seguir numa só direção: o caminho de volta para casa, no País Basco. Envolvido no escândalo do cartel do metrô de São Paulo, o grupo estaria arrumando as malas para deixar o Brasil. Segundo informações filtradas junto à própria CAF, a companhia teria aberto conversações para a venda de sua fábrica de vagões em Hortolândia (SP). De acordo com as mesmas fontes, o principal interessado no negócio seria a Hitachi, que, no início do ano, comprou o controle mundial da italiana AnsaldoBreda – também com negócios no Brasil. Consultado, o grupo japonês nem confirmou, nem negou. Disse “não ter informações” sobre a operação. A CAF, por sua vez, garantiu que a fábrica não está à venda e negou a intenção de deixar o Brasil. Está feito o registro.

-x-x-x-x

Há evidências de que a CAF pode estar percorrendo seus últimos quilômetros no Brasil. Desde que as denúncias sobre formação de cartel se intensificaram, espalhando- se por negócios do grupo em outras capitais, como Porto Alegre, os espanhóis teriam reduzido gradativamente seus investimentos no país. O envolvimento no escândalo do metrô paulista teve sério impacto sobre a imagem da companhia na Espanha. É cada vez maior a pressão dos acionistas para que a CAF deixe o mercado brasileiro, não obstante sua importância para os negócios da empresa.

Redação

7 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Vovô já dizia

    Passarinho que anda com morcego dorme de ponta cabeça.

    ou

    Diga com que tucano andas que direi quem és.

    Vão sair em nome da governança corporativa? rs.

  2. Pingo no í

    Olá debatedor Braga BH,

    a informação é  relevante e importante( com o perdão da cacofonia).

    Porém, com o devido respeito, há um sério equívoco nela. Senao vejamos.

    Quem é que vai ou se supõe que vai deixar o país mesmo?  A CAF?

    Não, não, nao meu caro debatedor.

    A CAF não passa de um NOME  e não tem CASA.

    Quem vai deixar o país são OS SERES HUMANOS, ( seres vivos) que , montaram uma ORGANIZAÇÃO aqui no país.

    Ora, se a CAF fosse deixar o país, poderíamos concluir que o terreno, o prédio, o imóvel, os móveis, os “colaboradores”(estes, normalmente, os otários de sempre) , enfim, todos estes – que formam  A CAF, estariam embarcando num avião( por exemplo) de volta para a casa. Por óbvio, isso não é possível.

    Portanto, vamos deixar claro:

    Os dirigentes da CAF, acionistas ou prepostos destes, seres humanos, talvez, deixem o país, porquanto, especula-se, estariam pessoalmente envolvidos com crimes econômicos. contra a ordem econômica etc,  aqui no Brasil. 

    E para não serem penalizados, pessoalmente, eles, os seres humanos, então pretendem ( especula-se) deixar o país, antes que seja tarde demais. 

    Vamos combinar: os detentores do “capital” , compram e organizam os outros fatores de produção, aí incluido, os “colaboradores”.

    Neste caso, seus “colaboradores” , certamente, deixará de ser “colaboradores”. Além disso, é bem provável que a maioria deles sejam nacionais, possuam casa aqui mesmo no Brasil, razão pela qual, NÃO deixará o país.

    Por fim, vale frisar, o “pingo” precisa ir ao encontro do da letra “ì”.

    Saudações

    1. Mogisênio você é um pândego!!

      Mogisênio você é um pândego!! Gastar tanta prosopopéia para responder o que é óbvio. Acaso você não conhece em nosso querido idioma o que são ‘figuras de linguagem’?

      1. E ainda com alguns erros de

        E ainda com alguns erros de concordância de minha parte. rsrsr. ( mas foi de digitação hein, olha lá. rrsr)

        Porem , veja bem, meu caro debatedor Braga BH.

        Para você pode ser  “chover no molhado”. Porém, não se trata de obviedade para muitos desavisados por ai. Por isso,  não uso “figuras de linguagem” nestes casos. Nada de figurinhas nessas horas, meu caro.  É preciso ligar o fato à pessoa humana.

        Portanto, frisa-se, a CAF não vai sair do país porque não é possível. O que é possível é a saída daqueles  HUMANOS que vieram para cá e resolveram “abrir uma organização de fatores de produção” e , segundo o que v. disse, são supeitos de envolvimento em crimes contra a ordem econômica etc.

        Note que é muito, mas muito diferente e impactante,  mencionar o nome dos dirigentes a, simplesmente, o nome FANTASIA,  ou a denominação, ou o  da PESSOA JURÍDICA. 

         

        Fato criminoso——-nome de quem ( humano) praticou tal conduta. 

        E nada  de:

        Fato criminoso——nome da pessoa jurídica que serviu para “alguém”( humano) praticar algum crime.

         

        Saudações introvertidas

  3. Pela defesa dos trabalhadores da CAF

    Senhores,

     

    Sabemos que o conteúdo divulgado, devido à total falta informações das fontes faz com que a credibilidade aqui seja limitada, ainda mais com comentários pseudo-intelectualizado que estão fazendo, acredito que nem “A Velhinha de Taubaté” reconhecerá alguma verdade nesta noticia.

    A fabrica da CAF em Hortolandia foi construída há seis anos tendo um investimento próprio da empresa de 200 milhões de reais com o objetivo de produzir cerca de 500 vagões por ano empregando diretamente mais 1000 operários, não acredito que todo este investimento seja para durar tão pouco. Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL1537624-5602,00-FABRICANTE+DE+TRENS+ESPANHOLA+CAF+INAUGURA+FABRICA+NO+BRASIL.html

    O principal inimigo da classe trabalhadora é o imperialismo americano e europeu que dominam o capital financeiro mundial.

    Hoje cerca de 600 pais e mães de família estão preocupados com os rumos que a CAF vai seguir, temos uma crise Financeiro/Política em curso e um crescimento do desemprego, acreditamos que só a organização efetiva dos trabalhadores pode promover a manutenção das conquistas trabalhistas existentes.

    O agonizante governo federal instituiu o Programa PPE para evitar a carnificina do capital (demissões), todavia, por questões político ideológica nem todas as centrais sindicais concordam com tal programa, mas, acredito que este não seja o melhor momento para que as convicções prevaleçam ao bom senso.

    O destino dos operários da CAF deveria ser tratado com mais seriedade por todos, e especulações radicais e sem embasamento em nada ajudarão àqueles que mais têm a perder com tudo isso.

    Liga Operaria

     

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador