Erundina e Marina, divergências guardadas para outro momento

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Jornal GGN – Luiza Erundina foi sempre uma incansável batalhadora pela revisão da Lei de Anistia. Criticou duramente a presidente quando esta declarou que não era a favor da revisão. Além disso, Erundina se notabilizou por abraçar pautas extremamente espinhosas no Congresso, como a criminalização da homofobia, o casamento gay e outras batalhas ferrenhas.

Hoje Luiza Erundina foi alçada à incômoda coordenação da campanha de Marina, uma voz do PSB nas decisões contidas em seu cargo. Confrontada por jornalistas, Erundina disse que suas pautas até agora devem ser discutidas em um outra oportunidade, não em campanha de Marina, onde se discute um projeto de Brasil.

O Estadão explora essas divergências em matéria de hoje, bem como ‘arranja’ como ponto convergente entre as duas o ódio e a mágoa que nutrem pelo PT. Leia a matéria a seguir.

do Estadão

Erundina ‘some’ para não fustigar aliada

ISADORA PERON, PEDRO VENCESLAU – O ESTADO DE S. PAULO

Com posições conflitantes com as de Marina, coordenadora da campanha da candidata do PSB tenta escapar de divergências públicas

Escolhida de última hora para coordenar a campanha de Marina Silva à Presidência, a deputada federal Luiza Erundina (PSB-SP), submergiu para não divergir publicamente da candidata. Apesar de serem amigas e compartilharem o mesmo projeto de poder, as duas têm posições antagônicas em temas polêmicos que são especialmente sensíveis no atual cenário eleitoral.

Erundina notabilizou-se no Congresso – ela está no quarto mandato de deputada – pela defesa das bandeiras LGBT, da revisão da Lei da Anistia e da democratização da mídia.

Marina, porém, evita encampar essas propostas. Em um episódio recente, a equipe da candidata retirou do programa de governo trechos que previam a criminalização da homofobia e a aprovação do casamento gay. Na ocasião, Erundina não se manifestou. Hoje, quando questionada, ela minimiza o caso. “Essas questões são menores. Em uma disputa eleitoral com essa dimensão, essas questões precisam ser tratadas no seu devido tempo”, afirmou.

Para evitar novos desgastes – e não se desgastar com os seus eleitores – Erundina tem acompanhado Marina a pouquíssimos eventos. Sua agenda tem se concentrado a atividades que fogem do seu perfil – a burocracia do dia a dia da campanha.

Na sexta-feira, quando compareceu a um ato de Marina em São Bernardo do Campo, na região do ABC paulista, a deputada foi questionada pelo Estado sobre as divergências com a presidenciável. “Esta é uma coletiva com a candidata à Presidência, não com a coordenadora da campanha”, disse. “O centro do debate, a figura principal, o interesse que a sociedade tem é pelo o que está falando a nossa candidata”, concluiu.

Em outra ocasião, também na semana passada, a deputada reconheceu as diferenças. “Não alterei um milímetro das minhas posições. Mas há mais convergências do que divergências.” Entre as discordâncias, talvez a mais delicada seja a revisão da Lei da Anistia, que permitiria que militares e civis sejam punidos por seus crimes da época da ditadura. Em debates na Câmara, Erundina costumava fazer duras críticas à presidente Dilma Rousseff (PT), por se mostrar contrária à revisão da norma. “A postura da presidente Dilma é de leniência. Por que esse receio? Não entendo, sobretudo para uma pessoa que pagou tão caro na época”, chegou a dizer a parlamentar. A posição não mudou, mas Marina é poupada. “Temos que lutar pela revisão, mas isso é um aspecto menor”, disse a deputada.

Quando questionada sobre sua baixa participação nos eventos de campanha, a deputada diz que tem de se concentrar na sua campanha à reeleição para a Câmara. Apesar das divergência, Erundina e Marina compartilham a mesma mágoa com o PT, partido que ambas ajudaram a fundar e que, hoje, tentam derrotar no plano nacional.

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

52 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. A verdade eh que Erundina nao

    A verdade eh que Erundina nao sabe o que fazer ou falar. O que mais impressiona he que o Alien hospedeiro de partidos, Marina, estah desvirtuando o PSB com (quase) total condescendencia dos seus nomes historicos. Esses caras nao tem culhoes?

    1. PSB & Itaú

      Francy,

      O PSB só escaparia do desastre caso a acreana conseguisse vencer, e mesmo assim estaria enrolado.

      Conviver com o predomínio de uma forte vertente neoliberal, de braços dados com o Itaú, seria uma trágica experiência trágica que levaria à recriação de um outro partido político. 

      Miguel Arraes deve estar se revirando no túmulo.

  2. É uma pena a opção da

    É uma pena a opção da Erundina por Marina, infelismente não terá meu voto e de muitos eleitores nessas eleições. E isso é ruim não apenas para a candidatura dela, mais sim para a representação popular no congresso nacional pois coloca em cheque toda a credibilidade adquirida pela deputada no curso da sua carreira política.

     

    1. Isso soh mostra, Charles, que

      Isso soh mostra, Charles, que os puritanos de plantao que gritaram horrores quando Lula fez alianca com Maluf para ter mias tempo de TV pro Haddad, como a Erundina, sao na verdade moralistas de ocasiao. Serah que apertar a mao do Maluf eh mais deleterio do que estar ao lado dos opulentos de sempre? Essa eh a pergunta que se deve fazer a Erundina. Serah que ela nao deveria largar o PSB para manter a mesma coerencia que ela vem tendo quando algum partido a desagrada? Claro que nao! Parece que com quase 80 anos a Erundina percebeu que a politica eh para ser feita.

    1. O link como posto aqui está morto, Manoel, nao abre

      Ele ultrapassa a margem da caixa de comentário. Para que funcione é preciso cortar e colar, abrir outra guia e colá-lo na barra de endereços

  3. Hospedeira dentro do PSB

    A neoliberal Marina está fazendo, como fez um candidato de Mato Grosso, usando o PSB como hospedeiro e entrar sorrateiramente com as políticas do tucanas neoliberais  apoiadas pelos interesses estrangeiros e empresariais. O PSB será massacrado com a história de Miguel Arras, vão corroer tudo por dentro. Esse virus psdbistas somado com mídia são os mais perigosas das espécies, usam de todas artimanhas para chegar ao poder, inclusive o ódio de Marina e Erundina que nutrem pelo PT. Astáticas são sempre as mesmas.

    1. Implosão ou autofagia

      Pensei nesses candidatos capitalistas-liberais dos novos tempos, que adentraram ao PSB para se catalpultados à cena politica. Muitos desses não foram para o PT porque para fazer parte do PT hoje, em alguns estados, tem que ter muita força para lidar com a força dos reacionarios e conservadores de sempre. Então optaram por uma sigla, que muita gente não sabe o que significa. Mas se a Marina ganhar, acho que sera o fim do PSB. O partido não tera como conviver entre seus principios e um governo que até aqui se diz a antitese do socialismo. 

  4. Dois erros estratégicos do

    Dois erros estratégicos do PSB que empurraram o partido para ser um mero coadjuvante

    Lula deu muitas oportunidades a essa sigla pensando em fortalecê-la e dar condições para que  se tornasse grande o suficiente para desbancar o poderio do PMDB, se situar no segmento mais à esquerda de apoio ao governo e ser uma opção para uma troca futura de partido no poder.

    Pela busca de um projeto pessoal Eduardo Campos rompe com o PT travando essa trajetória e se lança candidato à presidência.

    Para lhe fortalecer nacionalmente se junta à Marina Silva cujos princípios divergem substancialmente com os do seu partido.

    Com o seu falecimento o segundo erro do PSB foi elevar Marina como a candidata do partido.

    As divergências que já eram claras desde a formação da dupla, se acentuaram durante a campanha de Campos, e explodiram com Marina candidata.

    Na sua campanha prevalece o seu nome e não o do partido. As propostas do partido estão sendo trocadas a cada dia pelas pressões dos seus reais apoiadores.

    As brigas internas dentro do PSB já fizeram vários dos seus líderes debandarem da campanha. Agora mesmo o seu presidente interino convoca eleição da executiva para ainda antes das eleições de 5 de outubro com o intuito da ala histórica do partido recuperar o espaço perdido com as divergências.

    Os candidatos do PSB ao executivo estaduais estão sem chances de vitória, o mesmo acontecendo ao senado.

    O partido sairá dessas eleições esfacelado ideologicamente e com menor musculatura nos executivos e no Congresso Nacional.

    Será o preço da cobiça, da precipitação e da falta de articulação politica.

    1. O culpado foi Eduardo Campos

      A boquinha acabau. O doleiro Youssef, o ex da Petrobras Roberto, alguns empresários de Pernambuco fizeram Eduardo perder os trilhos e ficar contra Dilma. Foi aí que o PSB se perdeu…

      E quem diria… A roda gira e a lusitana roda. Por muito menos Erundina largou Haddad…

       

  5. “…candidata retirou do

    “…candidata retirou do programa de governo trechos que previam a criminalização da homofobia e a aprovação do casamento gay. Na ocasião, Erundina não se manifestou. Hoje, quando questionada, ela minimiza o caso. “Essas questões são menores. Em uma disputa eleitoral com essa dimensão, essas questões precisam ser tratadas no seu devido tempo”, afirmou.”

    Questão menor? Com a palavra os marinistas ativistas da causa LGBT.

     Quanto a Erundina, parace que a deputada entrou na onda dissimulativa da candidata dos banqueiros. Aquela indignação que mostrou quando renunciou a vice prefeitura na chapa de Haddad arrefeceu. Talvez esteja esperando o “devido tempo” para se manisfestar. Quem sabe esteja esperando, caso Marina ganhe*, um ministério da administração qualquer para dar sua “contribuição”.

    *Não ganha

    PS.Acabei de assistir o debate entre os candidatos Dilma Roussef, Mirian Leitão, Ana Paula Araujo e Chico Pinheiro. Aquilo foi tudo, menos uma entrevista. Como das outras vezes, Dilma derrotou os candidatos da velha mídia.

  6. Erundina,Roberto Amaral e

    Erundina,Roberto Amaral e tantos outros estão jogando no Lixo seus passados ao se submeterem aos interesses do poder.

    Fica claro que a ambiçãodesmesurada e a perspectiva de alcançarem o poder os transformou em meros e sabujos coadjuvantes de uma pantomina.

    É lamentavel

  7. Esqueceram o Alien

    Se a cúpula do PSB hoje tivesse assistido “Alien, O Oitavo Passageiro”, não se arriscaria a hospedar um espécie estranho tão perigoso nas suas entranhas.

  8. O desastre, para o PSB, já

    O desastre, para o PSB, já ocorreu. É mais do que certo afirmar,  em caso de vitória de Marina, que o PSB será escanteado dentro do arco a ser formado para a sustentação do governo eleito. O partido não tem e nem adquirirá musculatura suficiente para se impor. Será fagocitado pelo poder do grande capital e dos interesses que o orbitam. O PSB morreu junto a Eduardo Campos, tanto no fatítidico acidente quanto na açodada decisão deste em concorrer, já em 2014, à presidência. Quanto à deputada Luiza Erundina, não podemos imaginar ser ela uma neófita em política. Portanto, suas decisões atuais são de sua inteira responsabilidade. Fez suas opções e responderá por elas. Não terá mais o meu voto, e creio que o de muitos outros. É preço e é do jogo. E, repito, ela sabe muito bem disso. Não terá do que e nem poderá se lamentar depois.

  9. O desastre, para o PSB, já

    O desastre, para o PSB, já ocorreu. É mais do que certo afirmar,  em caso de vitória de Marina, que o PSB será escanteado dentro do arco a ser formado para a sustentação do governo eleito. O partido não tem e nem adquirirá musculatura suficiente para se impor. Será fagocitado pelo poder do grande capital e dos interesses que o orbitam. O PSB morreu junto a Eduardo Campos, tanto no fatítidico acidente quanto na açodada decisão deste em concorrer, já em 2014, à presidência. Quanto à deputada Luiza Erundina, não podemos imaginar ser ela uma neófita em política. Portanto, suas decisões atuais são de sua inteira responsabilidade. Fez suas opções e responderá por elas. Não terá mais o meu voto, e creio que o de muitos outros. É o preço e é do jogo. E, repito, ela sabe muito bem disso. Não terá do que e nem poderá se lamentar depois.

  10. Alien

    É,, Erundina, botou banca pra ser vice do Haddad, que a gora passeia de bicicleta no coração do paulistano, e aceitou ser a sub Neca. Brilhante. Vai, vai embalar o Alien, vai.

  11. A falecida deputada Luiza

    A falecida deputada Luiza Erundina guarda para o “devido momento” as “pequenas” diferenças que tem com a candidata. Devem ser pequenas, para que ela engula tudo o que está engolindo. E como engole tudo isso, dá para imaginar o desastre da hora em que vomitar. Mas. como dizia um personagem de Sartre, a memória é curta quando a vida é longa. Neste caso, tavlez a sobrevida seja a chave: a falecida deputada Erundina daria lugar a uma eventual ministra Erundina (outra vez?).

  12. Demagoga e incoerente

    Erundina, a que se acha imaculada, é demagoga e incoerente. Devia fundar um partido pra ela e ficar sozinha nele pra não precisar se misturar e não precisar exercitar sua incoerência.

    Se fosse coerente dava outro chilique daquele que ela deu quando ia ser vice do Haddad.

    Aquele chilique, está provado pela (falta de) atitude dela agora, foi causado pela mágoa de não ter ganho também uma foto com o Lula.

     

  13. Questões menores a serem

    Questões menores a serem debatidas num outro momento:

    LGBT

    Revisao da Lei da Anistia

    Democratizacao da Midia

    Banco Central Independente

    Trabalho Escravo

    Flexibilizacao da CLT

    Equipe econômica indicada por banqueiros

    Questoes Maiores:

    Ressentimento pelo PT  e Lula

    Faço qualquer coisa pelo Poder

     

     

     

    1. Falou tudo, Nilva. Eu se

      Falou tudo, Nilva. Eu se tivesse no lugar do reporter do Estadão questionava isso tudo que voce colocou, principalmente a flexibilização da CLT. Feito por “um governo” de um partido socialista!!?

      Não ficaria só na questão LGBT e anistia. Aí, para desgosto do Gunter, outro que como Erundina deve dedicar-se a hibernação nesse período eleitoral, ela se senta menos constrangida a dizer que é “questão menor”

  14. O desastre, para o PSB, já

    O desastre, para o PSB, já ocorreu. É mais do que certo afirmar,  em caso de vitória de Marina, que o PSB será escanteado dentro do arco a ser formado para a sustentação do governo eleito. O partido não tem e nem adquirirá musculatura suficiente para se impor. Será fagocitado pelo poder do grande capital e dos interesses que o orbitam. O PSB morreu junto a Eduardo Campos, tanto no fatítidico acidente quanto na açodada decisão deste em concorrer, já em 2014, à presidência. Quanto à deputada Luiza Erundina, não podemos imaginar ser ela uma neófita em política. Portanto, suas decisões atuais são de sua inteira responsabilidade. Fez suas opções e responderá por elas. Não terá mais o meu voto, e creio que o de muitos outros. É o preço e é do jogo. E, repito, ela sabe muito bem disso. Não terá do que e nem poderá se lamentar depois.

  15. Mágoa, ódio e inveja nunca

    Mágoa, ódio e inveja nunca construiram nem construirão coisa alguma. Eis a liga entre ambas. As duas sairão menores do que entraram nessas eleições. A alma das duas se apequenou. Não valem a pena. Lamentável, somente isso. 

  16. podem dizer o que quiserm do

    podem dizer o que quiserm do pt,

    mas esse legado de inclusão social

    que deixa

    desmontou tb uma série de mitos

    políticos, inclusive,,infelizmente, o da erundina.

    comó é que ela não vê a proposta de retrocesso da sua candidata marina silva?

    pra quem batalhou tanto pela inclusão, é deplorável essa omissão.

     

  17. Erundina farinha do mesmo saco

    Erundina coordena a campanha de Marina Silva que tem um programa de governo ultradireitista. Ambas jogaram o seu passado no lixo – como se diz no jargão popular – são farinha do mesmo saco.

  18. Chapa passional

    “O Estadão explora essas divergências em matéria de hoje, bem como ‘arranja’ como ponto convergente entre as duas o ódio e a mágoa que nutrem pelo PT. “

    Eduardo Campos idem. A chapa do PSB é um poço de ciúme e inveja.

    Não há nada de ideológico nela.

    Puro oportunismo vingativo.

  19. Erundina farinha do mesmo saco

    Luisa Erundina coordena o programa de governo neolibera e  ultradireitista de Marina Silva. Ambas jogaram o seu passado no lixo da história. São farinha do mesmo saco

    1. Maria, descordo. A Erundina

      Maria, descordo. A Erundina eh pessoa publica e precisa fazer politica. Eh calro que uma coisa eh vc fazer uma alianca prevendo maior tempo de TV e alavancar a candidatura da Marina e depois disso, bye bye. Outra coisa eh vc apontar o dedo pra todo mundo (tipoco do PSOL e do antigo PT) e assumir carhos em Governo que vc nao tem nenhuma afinidade ideologica.

  20. O projeto de Erundina é o

    O projeto de Erundina é o mesmo de Marina, o poder. Não apoiou o Haddad por achar que não seria eleito. É só isso. Maluf foi apenas a desculpa.

  21. Please, mais devagar com críticas

    Enxergar,analisar posições como a de Erundina,p.ex.,e ir logo concluindo q é p/ interesses outros,sejam eleitorais futu- ros…ou de curto prazo:- E p q não levantar hipótese de ela(e Amaral)considerarem q é alternativa ainda de esquerda?Ou a de um Ricardo Antunes apoiando Luciana Genro seria um equívoco de quem não pensa duas vezes?Q se tenha uma posi- ção diversa,contrária tudo bem!Mas algumas críticas é simplificar demais.Vêm c/ ares de superioridade e até de rancor, nisso se igualando(se for somenbte rancor o que move Marina ou Erundina). Se ver outros ângulos pode não mudar a posi- ção de cada um,pelo menos é um exercício pra vida e pra momentos futuros.(E não voto em Marina,pros apressados).

    1. Ares de superioridade sempre

      Ares de superioridade sempre teve Erundina, para nosostros que não temos memória curta. Quem com ferro fere, com ferro será ferido. E não adianta mimimi. Só respeito a idade de Erundina, nada mais. De acordo com a reportagem, ela mesma minimizou os temas que nunca teve coragem de minimizar ao avaliar o PT no governo. Acabou; caiu o véu; Erundina entregou os pontos apenas pela possibilidade de chegar ao poder. Ela ajudou o PSB a se tornar um partido de aluguel. Tomara que os eleitores dela de São Paulo mostrem quanto isso vai custar, porque chega de só o PT pagar as contas da política.

  22. Já dizia alguém, que não me

    Já dizia alguém, que não me lembro quem: “Se queres realmente conhecer alguém, dê-lhe o poder”. A lutadora Erundina pode enterrar sua carreira política e a oportunista Marina voltar a ser simplesmente a “fadinha da Floresta”.

      1. Assino embaixo, Gilson!

        Comparar a sra.  Osmarina à uma fadinha, é desqualificar todo o envolvimento poético que se dá  à uma fada!  Ela não tem nada de fada, muito pelo contrário. Que me desculpe a sra. Osmarina pela minha sinceridade. Mas a verdade é que sua figura me assusta e me constrange… não me canso dessa afirmação, pois é também o mais sincero sentimento que ela me causa.

  23. Do jeito que as coisas são no

    Do jeito que as coisas são no tucanistão, tá arriscado a erundina tirar votos de marina, e não o contrário. A não ser que ela fale somente nesses “comícios” “lotados”… mas, mesmo assim, as fotos ja estão circulando…

  24. Erundina pragmatica

    Acredito que Erundina pensa que com a possibilidade do PSB ganhar (PSB ganhar é o pensamento de Erundina. O meu é Marina e os seus gurus), finalmente eles terão a oportunidade de fazer parte do primeiro plano da politica nacional, sem contar nas contas que parece ter com o PT. Mas Erundina, em meio a tanto movimento, que é o de uma campanha, talvez não tenha parado para refletir, que ganhar um ministério, não significa governar… Se Marina e sua ‘rede’ proxima não estiverem no mesmo compasso que o PSB, não havera um governo do Partido Socialista Brasileiro. Havera o governo de Marina e acolitos sob a batuta da imprensa-velha. Também aposto que em um ou dois anos, Erundina estaria fora desse governo. Ela e toda a ala “ortodoxa” do PSB. Mas sera que Erundina a essa altura de sua carreira não se deu conta disso tudo ? Ou existem muito mais coisas nessas coalizões do que supõe meu parco conhecimento ?

  25. A neca, parece, também sumiu.

    A neca, parece, também sumiu. O filósofo parou de falar. O grande economista da província calou. Todos na moita. O bote virá depois se houver depois.

  26. Sorte do Haddad

    Que sorte que tem o Haddad de não ter a Erundina como vice-prefeita, ainda bem que o seu estômago “revirou” em 2012 com aquela foto com o Maluf. Ainda bem que a “doença” foi curada, e seu estômago não revira mais, aquela foi uma indisposição passageira. . 

    1. Na verdade a sorte foi  nossa

      Na verdade a sorte foi  nossa Fernando. Graças a Deus ela ficou no seu partido calcinha, cujas posições são  trocadas todos os dias, às vezes mais de uma vez.

  27. Plínio de Arruda Sampaio e seu apoio a Serra

    ao invés de Haddad, em 2010, discordando do PSOL. Com sua história, e muito provável conhecimento do que talvez não tenhamos dos bastidores, e pela idade dele, seria um reles interesseiro, oportunista, eleitoreiro? Ridicularizar e de chamar Erundina disso e daquilo, Amaral, idem? É preciso sonhar, dar vôos mesmo contra os ventos que sopram, pois a tentação de ir e ficar , ou dançar a música conforme um grupo, uma tribo é forte. O blog perde muito com comentaristas, com comentários tão definitivos. Exige muita força é voar, viajar, diante da complexidade do ser humano (“pavão mysterizo (…) tudo é mistério nesse teu voar (…), eles são muitos, mas não podem voar”. Dou margem à dúvida, não paralisante,claro.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador