Esclarecimentos sobre a Direita Miami, por Juremir Machado da Silva

Do Correio do Povo

Esclarecimentos sobre a Direita Miami

Juremir Machado da Silva

O mais comum é que cada personagem não tenha consciência da sua personalidade. O Brasil vem sendo dominado, na classe média e na mídia, por um tipo muito especial, o lacerdinha, representante da direita Miami.
 
É um pessoal que se acha sem ideologia, pois, para o lacerdinha autêntico, ideologia é coisa de esquerdista comedor de criancinha. A direita Miami acredita que todo esquerdista é comunista de carteirinha e que sonha com uma sociedade no modelo da Coreia da Norte.
 
O ideal da direita Miami é comer hambúrguer na Flórida, visitar a Disney todos os anos, ler a Veja, ver BBB, copiar e colar artigos de colunistas que falam todo dia da ameaça vermelha – e não é o Internacional nem o América do Rio -, esbaldar-se em shoppings sem rolezinhos, salvo de patricinhas e mauricinhos, e denunciar programas governamentais, exceto de isenções de impostos para ricos, como esmolas perigosas e inúteis.

 
A direita Miami tem uma maneira curiosa de raciocinar.
 
– Se você é esquerdista, por que vai à Europa?
 
– Não entendi a relação – balbucia o ingênuo.
 
– Se você é esquerdista, por que tem plano de saúde?
 
A direita Miami contabiliza as mortes produzidas pelo comunismo, no que tem razão, mas jamais pensa nas mortes produzidas pelo capitalismo no passado e no presente. Mortes por fome, falta de condições sanitárias e doenças evitáveis não impressionam os lacerdinhas. Não parece possível à direita Miami que se possa recusar o comunismo e o capitalismo brasileiro. A social-democracia escandinava, por exemplo, não chama atenção dos sacoleiros de Miami. É uma turma que quer muito Estado para si e pouco para os outros. De preferência, muito Estado para impedir greves, estimular isenções fiscais para grandes empresas e reprimir movimentos sociais.
 
O mais curioso na direita Miami é que, embora defenda o Estado mínimo na economia, salvo se for a seu favor, gosta de Estado robusto em questões morais como consumo de drogas e de sexualidade, aquelas que, mesmo criticando, costuma praticar e exigir tratamento diferenciado quando o Estado flagra algum dos dela em conflito com a lei. A direita Miami fala ao celular, dirigindo, sobre a sensação de impunidade no Brasil e, se multada, denuncia imediatamente a indústria da multa.
 
A direita Miami é contra cotas, Bolsa-Família, ProUni e todos esses programas que chama de assistencialistas e eleitoreiros. Vive de olho no impostômetro e, para não colaborar com a excessiva arrecadação dos governos, faz o que pode para sonegar o que deve ao fisco. Roubar do Estado que gasta mal parece-lhe um dever moral superior.
 
Um imperativo categórico.
 
A direita Miami vive denunciando Che Guevara, mas nunca fala de Pinochet. Se dá uma melhorada na economia dos camarotes, pode torturar e matar. As vítimas são esquerdistas mesmo. A direita Miami adora metrô em Paris, quando vai até lá, apesar de achar que tem muito museu chato e pouco shopping bacana, mas é contra estação de metrô no seu bairro. Tem medo que atraia “marginais”. A última moda da direita Miami é o sertanejo universitário. Quanto mais a tecnologia evolui, mas a direita Miami se torna primária. O que lhe falta, resolve com silicone.
Redação

34 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. E os rolezinhos americanos?

    Tiroteio em shopping mata ao menos três nos EUA

    Relatos iniciais apontam que pessoas foram baleadas, mas ainda não há detalhes sobre o incidente

    
Pessoas fogem do shopping em Colúmbia enquanto carros da polícia chegam ao local para atender chamados sobre o tiroteio
Foto: Reuters

    Pessoas fogem do shopping em Colúmbia enquanto carros da polícia chegam ao local para atender chamados sobre o tiroteio Reuters

    RIO – Um tiroteio em um shopping em Columbia, no condado de Howard, estado americano de Maryland, deixou pelo menos três pessoas mortas, de acordo com autoridades locais. O chamado de emergência ocorreu às 11p5 no horário local (13p5 em Brasília). Pouco depois das 13h locais (15h em Brasília), no entanto, a situação já estava controlada.

    Segundo a rede de TV CNN, os tiros foram dados no segundo andar do shopping. Em sua conta na rede social Twitter, o departamento de polícia do condado de Howard informou que três corpos foram encontrados no local. Junto a um deles estava uma arma e munição, indicando que o incidente está encerrado. As identidades do suposto atirador, que aparentemente cometeu suicídio, e suas vítimas, no entanto, ainda são desconhecidas.

    Mais cedo, também em sua conta no Twitter, o corpo de bombeiros de Howard tinha informado que um atirador ainda estaria no local e pediu às pessoas que “evitem” passar pela área. O shopping foi fechado e isolado, e imagens colocadas na mesma rede social mostram pessoas se escondendo em um estoque.

    O jornal “Baltimore Sun” informou que alguns clientes disseram ter escutado disparos antes de escapar do shopping. Já a rede NBC disse que um indivíduo estava em contato telefônico com sua filha, que tinha se refugiado num banco no interior do centro comercial, com outras dezenas de pessoas. A jovem descreveu a cena como “caótica”.

    – Estávamos em estado de pânico – afirmou ela, segundo a rede.

    Já Colin Reddy, que trabalha no shopping, disse à CNN ter “ouvido um som alto”:

    – Achamos que era de uma construção porque há muitas obras no shopping agora. Mas aí escutamos de novo, como “bum, bum, bum”. E então todos começaram a correr.

    O shopping “The Mall in Columbia“ é um grande centro comercial com cerca de 200 lojas e está localizado a aproximadamente 48 quilômetros ao Norte da capital americana de Washington e próximo à cidade de Baltimore. O local costuma ficar lotado nos fins de semana, com muitas crianças, adolescentes e famílias, informou ao GLOBO uma moradora da região.

    – Muitas crianças estavam chorando e suas mães as estavam segurando – contou à CNN um funcionário do shopping que se identificou apenas como K.T.. – Não me preocupei comigo e só procurei ter certeza de que todos estavam bem. Foi uma loucura. É uma daquelas coisas que você vê na TV mas nunca espera que passa por ela.

    .

  2. A direita Miami vai pro

    A direita Miami vai pro exterior comprar bugigangas chinesas e critica o trabalhador que frequenta a 25 de março.

    Chegando no Brasil, tratam de esconder os eletrônicos no meio das roupas sujas pra fugir de pagar imposto.

  3. Mais da direita Miami!

    A direita Miami passa o dia inteiro – todos os dias da semana – no facebook chamando os beneficiários dos progamas sociais de vagabundos!

  4. Sem nenhum demérito ao

    Sem nenhum demérito ao catolicismo e ao excelente Papa Francisco, a Direita Miami A-DO-RA Padre Marcelo e Padre Fabio de Melo. Basta comparecer a um de seus cultoshowmícios, se emocionar, e ganhar novas forças para voltar ao Facebook defender o apartheid social Brasileiro.

  5. Caos organizado

    Hoje ficou claro. A direita está organizando as manifestações sob o lema de contra copa por mais direitos para efeito de mídia. Na realidade, são baderneiros mascarados para criar um clima de caos e justificar uma intervenção maior de seus pares. Golpe? Não sei. Vi por acaso a manifestação na Consolação: bombas caseiras jogadas na rua, depredação violenta, fogueira ocupando todo o espaço da rua para impedir circulação de carros, ônibus, polícia, sei lá,  com pedaços de madeira do que foram destruindo pelo caminho, violência gratuita sem fim. Isso é manifestação? É turma organizada para criar o caos. Só isso.

  6. Completando um post anterior:
    Completando um post anterior: ‘A direita Miami adora dar seus rolezinhos aqui no blog’, mas deleta todos comentários “esquerdistas” em seus respectivos blogs (aka Coturno Noturno, Desdecuba versão brasileira ,etc.)

    A direita Miami odeia tudo que for minimamente estatal, mas tem preferência TOTAL pelas universidades federais.

    A direita Miami adora falar em corrupção, enquanto sempre ignora pessoas como o engavetador geral da república e Daniel Dantas, e tacham Protógenes — um investigador de um dos maiores escândalos de corrupção do Brasil — de louco.

    A direita Miami simula indignação com ditaduras, mas as capitalistas são sempre bem-vindas.

    A direita Miami adora mandar os “esquerdistas” para Cuba e Coréia do Norte, ignorando que dificilmente conseguiriam visto permanente para o país maravilha (a grande democracia estadunidense).

  7. Essa foi na testa de uns e

    Essa foi na testa de uns e outro que aparecem por aqui pelo blog.

    Faltou acrescentar que para esses, qualquer um que estranhe e conteste a(s) desigualdade(s) é petista de carteirinha, haha. reinaldo azevedo até se atreveu a dizer que Norberto Bobbio estava “equivocado”, haha.

    Achei interessante esse nome: “direita miami” (faltou acrescentar também que eles “defendem” direitos em Cuba): eu os chamava de “liberais carandirú”.

  8. da direita miami à sua juventude…

    por mais que eu tente, não consigo entendê-la

    alguns integrantes acreditam que podem se renovar em marcas e grifes

    mas quando dois se juntam, ambos somem

  9. direita de MIAMI

    A MIDIA cooptada se delicia com os termos “Direita” e “Esquerda”. Enquadra como esquedista desde o Comunismo cruel de STALIN, até o Trabalhismo de LULA e DILMA.

    Precisamos nos definir melhor. Eu não sou um esquerdista. Eu me defino como um “TRABALHISTA”. Sou daqueles que entendem que a principal função dos Governos é controlar e equilibrar os rendimentos entre os ‘Capitlistas’ e os ‘Trabalhadores’. Com esse  equilíbrio, as ações Sociais têm um custo muito menor.

    Assim, o Partido dos Trabalhadores, apesar da forte resistência da Midia cooptada pelo CAPITAL, vem conseguindo melhorar signitivamente a QUALIDADE DE VIDA do povo brasileiro.

    O grande segredo é o trabalhismo, e não o esquerdismo.

    Saudações Trabalhistas, Arnaldo           

  10. direita Miami

    Muito ruim este artigo: uma imitação da idéia esquerda caviar, sem contudo a profundidade daquela. Reune um monte de críticas sobre o comportamento de uma pessoa com todos os defeitos do consumismo e a identifica com o pensamento de direita nas questões econômicas e políticas e, depois de deixá-lo ridículo, diz que ele critica as idéias essenciais da política esquerdista brasileira. Juremir é um prestigitador muito fraquinho, deixa todos verem a fraqueza da sua mágica.

  11. Direita x Esquerda.

    A esquerda  caviar é autoritária! NUNCA vai aceitar que um dia você tenha votado em Lula e Dilma mas que hoje não vote mais.Nos considera como traíras e vão nos adjetivar de burguesia reacionária e preconceituosa ou até mesmo as viúvas de FHC.

    A esquerda caviar não aceita que as pessoas tenham opiniões e visões diferentes.Vão tachar tais pessoas automaticamente de Imprensa Marrom,PIG, burguesia.Em seus textos com certeza existirão as palavras Folha,Estadão,Veja,Mainardi,Constantino dentre outros nomes.

    A esquerda cavair vai querer calar a blogueira Yoni Sánchez.E a esquerda caviar vai se calar quando um dos maiores déspotas do mundo que não respeita os direitos humanos, matando mulheres e homosexuais,o senhor Mahmoud Ahmadinejad, frequentar os salões do Palácio do Planalto junto com o ex presidente Lula.Sim a esquerda caviar vai se calar.

    A esquerda caviar é contra o capitalismo e os Yankes americanos, mas arregaça as calças até os joelhos e come na mão da FIFA e defendem essa tão famigerada Copinha do Mundo e Olipiadazinhas.

    A  esquerda caviar NÃo vai achar um absurdo os bilhões gastos nesses eventos enquanto a saúde e educacão estão um lixo.

    A esquerda caviar vai defender o progrma Mais Médicos com todo furor, mas se cala quanto ao absurdo de trazer médicos sem diplomas reconhecidos e sem falar a língua portuguesa.Se cala diante das péssimas condições de trabalho desses profissionais.Se cala diante do não reconhecimento dos direitos trabalhistas desses profissionais e do não recebimento dos salários integrais.Sim se calam.

    A esquerda caviar se cala diante dos escândalos dos passaportes diplomáticos fornecidos aos filhos do Ex-presidente Lula quando esse estava a terminar o seu mandato.

    A esquerda caviar se cala diante dos escândalos nos quais a cumpanheira Rosemary Noronha está envolvida.

    A esquerda caviar se cala diante dos conchaves e apoio políticos de Rosena Sarney,José Sarney,Collor de Mello,Renan Calheiros,Aldo Rabelo,Maluf, dentre tantos outros representantes do que pior há na política brasileira.

    A esquerda caviar se cala quando o gran mestre vai ao Jardim Europa apertar a mão e tirar fotos junto com Maluf para pedir apoio ao seu pupilo Haddad.Sim a esquerda caviar frequenta os salões e jardins das mansões do Jardim Europa.Bairro esse que representa a tão desprezível elite e burguesia paulistanas como disse a socióloga Chauí. Sim a esquerda caviar se cala.

    A esquerda caviar se cala quando o Gran mestre Lula em um discurso vazio em Pernambuco na inauguracão de uma unidade do SUS diz que o ‘ SUS estava tão bom que dava até vontande de adoecer ‘ mas uma semana depois de saber que estava com cancer de laringe esse mesmo senhor foi se tratar no hospital Sírio Libanês.Hospital esse privado e frequentado pela ‘escória’ da sociedade paulistana.Pela zelite paulistana.

    A esquerda caviar se cala diante do fator previdenciário.A esquerda cavair se cala quando a senhora Dilma aceita aumento para os deputados e dela própriaSim se cala.

    A esquerda caviar se cala diante de Eike Batista.

    A esquerda caviar vai defender com unhas e dentes os cumpanheiros José Genoíno ou José Dirceu, mas nunca os vi defender o Marcos Valéiro ou Katia Rabello.Afinal de contas não fica bem para a esquerda cavair defender empresários ou banqueiros.

    A esquerda caviar NUNCA vai aceitar que pessoas tenha opiniões diferentes ou que um dia já tenhamos votado nessa esquerda, que hoje sim é uma esquerda caviar.É a esquerda que vai tachar todos de burguesia, reacionários e preconceituosos.

    A esquerda caviar NUNCA vai aceitar que se um dia Collor de Mello confiscou nosso dinheiro, e o senhor Lula conficou nossa esperança!

     

  12. Qual é a necessidade disso?

    Demonizar a classe média pode ser divertido, mas no fundo é apenas “jogar para a platéia” e acaba resvalando em um maniqueísmo que não ajuda em nada – nada diferente do que a direita faz quando fala que os defensores dos direitos humanos gostam de “passar a mão na cabeça dos bandidos” ou coisa do gênero. Primeiro, é uma generalização infeliz – a maioria das pessoas com quem convivo são da tal “classe média”, e não acho que conheço uma sequer que se encaixa em todos os pontos que o autor descreveu – embora alguns poucos “monstrinhos” até chegam perto ;-). Além disso, muitos dos aspectos levantados pelo autor são mais fruto de desconhecimento das pessoas do que de “maldade” ou qualquer característica inerente à classe. Arrisco-me a fazer um “ranking” dos pontos que realmente descrevem a classe média brasileira, usando os tópicos levantados pelo autor.

    Bolsa Família: realmente é muito malvisto, em parte porque muitos acreditam em boatos que dizem que há pessoas ganhando 1000 reais ou mais por mês. Temo que seja da natureza humana ter uma certa antipatia por esse tipo de programa – mesmo em países no norte da Europa, onde mecanismos similares já existem há muito tempo, eu percebi, falando com as pessoas, uma resistência similar à encontrada aqui.

    Shoppings: são uma praga nesse país, mas isso tem muito a ver com o fenômeno do medo, que faz com que as pessoas abandonem as ruas e busquem um ambiente “seguro”. Isso tem muito a ver com a mídia, que nos dá a impressão que sair na rua a qualquer hora do dia é muito mais perigoso do que a realidade.

    Miami, Disney: o autor erra feio quando diz que a classe média vai comer hambúrguer em Miami – na verdade ela vai no Outback, no Cheesecake Factory, e alguns mais medrosos vão em restaurantes brasileiros mesmo 🙂 Acho que Miami divide muito opiniões: muita gente gosta e outros odeiam (eu me incluo no segundo grupo). No entanto, seria totalmente utópico exigir da classe média que deixe de comprar produtos pela metade do preço (ou menos) por lá. O que precisa ser feito é explicar que o problema do Brasil é o excesso de impostos sobre o consumo, enquanto a renda não é taxada suficientemente. Ao invés de adotar a postura de superioridade do autor, o que eu faço é tentar educar as pessoas sobre este problema, sempre que possível. E quanto à Disney – sim, é pura diversão escapista, mas que mal tem? Eles sabem fazê-lo muito bem, não dá para negar isso.

    Transporte público: existe um motivo pelo qual a classe média “se deslumbra” pelo metrô de Paris: ele funciona! Certamente alguns jamais deixarão os seus carros em casa e adotarão o transporte público, mas novamente não cabe generalizar.

    Impunidade: este é um problema crônico do Brasil, que afeta todas as classes sociais – ou é só a “direita Miami” que fala no celular ao volante, joga lixo na rua ou qualquer um desses “pequenos pecados” que o brasileiro adora cometer?

    Drogas: aqui, novamente cabe uma pesquisa, uma vez que a opinião da população está mudando em relação ao tema, embora temo que a maiora ainda seja contra a legalização.

    Sexualidade: imensa bola fora do autor – embora a sociedade brasileira continue sendo homofóbica em um sentido mais amplo, a oposição ao casamento gay está agora está restrita a religiosos mais radicais, que são muito mais comuns em classes mais populares que na classe média.

    Impedir greves, isentar impostos de grandes impresas: aqui o autor está misturando classe média com elite – nenhum dos dois temas é bandeira da primeira que, embora seja interessada no tema de impostos, o encara pensando no “bottom line”, ou seja, quanto de imposto é cobrado nos produtos, e não no lucro das empresas. Pelo contrário, existe uma grande irritação por parte da classe média com certos setores do empresariado, notadamente o automobilístico e o de telefonia.

    Resumindo: falar que a classe média é dominada por “lacerdinhas” é uma estratégia de separar ao invés de unir, de colocar pessoas em “gavetas” e achar que dali elas não saem. Ao invés disso, o melhor caminho é o da informação: explicar, sempre que possível, que as coisas nem sempre são como a mídia pinta. Pelo menos é isso o que eu tento fazer, e – pasmem – as vezes os tais “lacerdinhas” até mudam de opinião 🙂

  13. Ridículo, quanta bobagem.
    Eu até ja gostei de ir pra Florida todo ano, filhos cresceram, não fui mais. Ultimamente tenho ido mais para a Europa e Ásia. Assino a Veja, prefiro ter a minha opinião sobre ela. Acho que a molecada já virou a pagina do Rolezinhoe só os bobos continuam falando disso. Acho comunista, esquerdista, socialista e afins um bando de sem noção, que no fundo são doidos para levar uma vidinha burguesa….Embora ja tenha 4 ingressos para a copa acho que deviam melar esta porcaria , se eu fosse um pobre eu seria conta ela, é ridículo o que fazem com o povo, mas parece que eles gostam…Que mais?? Odeio o Che e quem gosta dele, até porque conheço Cuba e vi a porcaria que ele inventou…….
    Resumo, acho que sou um direita miami. E agora o que eu devo faze? Me matar?

  14. Isso ai e o contraponto da

    Isso ai e o contraponto da esquerda caviar,fraquinho o texto..

    esquerda caviar

    Alguns esquerdistas que frequentam diariamente meu blog indicaram um texto de uma cientista social e antropóloga (tinha que ser!) como se fosse uma pá de cal me enterrando de vez, com argumentos supostamente irrefutáveis contra a tese da esquerda caviar.

    Essa gente precisa desesperadamente de algum apoio, pois não aprendeu a pensar por conta própria e tampouco deseja um debate sincero sobre ideias. “Ela te humilhou!”, eles bradam, como fazem em relação ao debate que travei, anos atrás, com Ciro Gomes (truculência e monopólio da palavra viraram sinônimo de vitória em debate por aqui, e dane-se o argumento).

    O nome dela é Rosana Pinheiro-Machado (foto). Seu blog já mostra o sensacionalismo na largada, com a foto de uma mulher pobre tentando vender comida no semáforo, com cara triste. Logo abaixo, sua própria foto, sorrindo, jogando a cabeça para trás, maquiada e com cabelos bem cuidados. Legítima esquerda caviar.

    Pois bem, uma vez que a moça é professora em Oxford e bate em alguns pontos bastante repetidos por aí, creio que vale o ping-pong. Ela em vermelho, eu em azul, como de praxe:

    “Esquerda-caviar” (*) é nova expressão inventada por gurus da direita conservadora e reacionária. E como muitas expressões levianas, elas se espalham por meio de um bando de seguidores, os quais, sem saber exatamente o que isso significa, reproduzem uma ideia falaciosa: a de que a esquerda tem que ser paupérrima. Mas só para começar a nossa discussão, é bom lembrar que a pobreza é uma invenção do capitalismo.

    Aqui confesso quase ter desistido. O tempo é valioso. Como é que é? A pobreza é uma invenção do capitalismo? Quer dizer que todos eram ricos antes do advento capitalista e da revolução industrial? A senhora não sabe que Adam Smith escreveu seu clássico sobre a riqueza das nações justamente porque a perplexidade era como algumas poucas nações conseguiam enriquecer, enquanto todos viviam na maior miséria?

    O estado natural da humanidade é a pobreza. Lutar contra a natureza não é fácil. A população ficou estagnada durante séculos, e de repente deu um baita salto. Graças ao capitalismo! Foi ele que tirou milhões da miséria. Os países que ainda estão longe do capitalismo são os mais miseráveis. A afirmação da antropóloga é tão absurda que deveria chocar. Só não o faz porque é uma estupidez bastante repetida pelos nossos professores marxistas, que pensam que riqueza brota do solo ou cai do céu, e que basta distribuir melhor. Roberto Campos nela:

    “Os socialistas, e em especial os marxistas, sempre pensaram que existia um estado natural de abundância. Nada mais simples, portanto, que a economia de Robin Hood: tirar dos ricos para dar aos pobres.”

    Nesses livros escritos por uma corja de gente que não toma banho, eu nunca aprendi que eu não poderia consumir. Eu apenas aprendi que havia algo errado no mundo: alguns têm muito e outros – a grande maioria – têm muito pouco. Os que têm pouco não possuem instrumentos para reverter esse quadro porque historicamente foram roubados por quem tem muito. Assim, eu, uma pessoa de classe média, tornei-me socialista. Ou quiçá, uma integrante da esquerda caviar.

    Uma vez mais, a velha falácia de economia como jogo de soma zero. Pedro é rico porque João é pobre. O que seria da esquerda sem esse engodo? Quer dizer que Steve Jobs ficou bilionário porque roubou dos africanos? Conta outra! A riqueza no mundo como um todo é crescente, graças aos ganhos de produtividade do capitalismo. Mas se ainda existem muitos pobres, isso se deve normalmente aos obstáculos criados pelo intervencionismo estatal, defendido pela esquerda.

    Vários milionários americanos ficaram ricos abrindo empresas em garagens com capital extremamente limitado. Exploraram quem? O povo pobre do Piauí? Os miseráveis do Maranhão? E eu poderia jurar que as oligarquias locais e o coronelismo nordestino, aliados do PT de esquerda, tinham responsabilidade por isso, e não o capitalismo liberal. Acorda!

    Só mais uma coisa: claro que ela era de classe média, provavelmente de classe média alta! Proletário nunca quis fazer revolução comunista, e trabalhador quer melhorar de vida, em vez de estudar antropologia e culpar os ricos pela pobreza alheia. É a classe média alta, com estabilidade de emprego, que adora uma revolução socialista, como expliquei no livro (que ela não leu).

    Na primeira versão deste texto que aqui apresento, este exato paragrafo iniciava-se com uma série de mea-culpa sobre meu background familiar e até meus atos de consumo do dia-a-dia. Também pensei em explicar porque um conhecido meu comunista tem uma caminhonete. Ele tem sido acusado nas redes sociais de esquerda-caviar por ter um adesivo de Che em um carro dos sonhos da direita. Quanta contradição! Comunistas deveriam andar a cavalo! Ainda eu poderia responder a Rodrigo Constantino, que teve a infelicidade de dizer que a deputada Manuela Dávila, uma vez dita comunista, não poderia optar por ser feliz em sua vida conjugal, já que isso significava uma vida liberal burguesa. 

    Acho que a antropóloga precisa retornar aos livros de seus gurus. Leu mesmo Marx? Leu Che? Comunismo não era aquele que defendia o fim da propriedade privada? Então não é incoerente um comunista com um carrão importado? Então não é contraditório uma comunista que coloca a própria felicidade, sua e de sua família, acima dos interesses do Partido e da causa revolucionária, preferindo posar para revista de patricinhas? 

    Será que a antropóloga, que dá aulas em Oxford, realmente não sabe que os comunistas sempre ridicularizaram a busca individual pela felicidade, como coisa de pequeno-burguês, ainda mais com interesses tão mesquinhos como a vaidade de ficar bonita na foto em uma revista feita sob medida para burgueses?

    Apesar de escrever coisas que configuram uma ignorância tremenda – como no caso da deputada – o guru da Veja, Rodrigo Constantino, não é nada ignorante. Ele certamente sabe que a esquerda pode se casar e ser feliz. Ele é apenas da extrema direita e tem um papel messiânico de espalhar medo e desinformação sobre a esquerda.  (Permita-me, por favor, abrir um parêntese: como é interessante usar a expressão ‘messiânico’ para se referir a alguém da direita – esta palavra tão usada para classificar a nós, da esquerda radical e que-deveria-ser-fedorenta). Ainda pior que esse sujeito que intencionalmente joga claro sua posição politica, são aqueles que, sem qualquer conhecimento do que é o socialismo, saem reproduzindo essa falácia nas redes sociais. 

    Obrigado por não me achar ignorante. Gostaria de poder dizer o mesmo a seu respeito. Mas quando vejo a acusação de que sou de “extrema direita”, não consigo. O que é isso? Não vai dizer que é o nacional-socialismo de Hitler, que odiava o capitalismo liberal e disputava almas com os comunistas?! Hayek era de “extrema direita”? Defender o livre mercado é de “extrema direita”? O nível é mesmo muito fraco desses professores esquerdistas.

    Já sobre messianismo eu prefiro deixar com a esquerda. Culto da personalidade, pai dos pobres, salvador da Pátria, ídolo Che Guevara, El Comandante Fidel Castro, enfim, quem adora um messias é a esquerda revolucionária. Os liberais clássicos e os conservadores preferem a sabedoria da tradição, sem esse peso todo em heróis que vão concentrar o poder para fazer a “justiça social”.

    Como justificar que o capitalismo é melhor se um socialista também tem pequenos prazeres materiais e simbólicos? Se essa pessoa foi educada que, no socialismo, as pessoas compartilham escovas de dente, como aceitar e justificar que um sujeito da ideologia perigosa tem um carro melhor que o meu? Se o cara tem um carrão, porque ele não fica feliz de ele ser o 1% da população mundial? Para que complicar as coisas e ainda querer mais igualdade? Isso realmente fica fora da cartilha da extrema direita. O mais fácil mesmo é desqualificar os socialistas, como sujeitos contraditórios.

    Pequenos prazeres materiais e simbólicos? Pausa para rir. Para rir muito! Se a antropóloga tivesse lido meu livro, saberia que esses “pequenos prazeres” da esquerda caviar envolvem jatos particulares, mansões, luxos que fariam um rei corar de inveja, coberturas milionárias, apartamentos para as férias em Paris, etc. São esses os “pequenos prazeres materiais” da esquerda caviar?

    Querer “igualdade” dirigindo uma Ferrari é mole! Basta falar que gostaria que todos tivessem uma igual, e continuar circulando com a sua, bem diferente, bem desigual. Tem otário que cai nessa! Tem até professora em Oxford que vai nessa!

    Sinto muito. A esquerda consome e também goza de pequenos prazeres das coisas materiais. Mas existe uma grande diferença entre isso e o acúmulo de propriedade privada. Essa diferença é ética: a não ostentação, o não excesso e a consciência da origem dos produtos e das questões injustas de propriedade intelectual. Difícil definir o limite dessa ética? Sim, muito difícil, ainda que a própria acepção filosófica da palavra ética já resolva essa dificuldade.

    E ela repete os pequenos prazeres! Mas atentai: a diferença é ética! É que essa gente não ostenta, sabe? Por isso não vemos excessos na vida das celebridades que adoram Che Guevara. Quem ostenta mesmo são os liberais, claro. Hayek ou Mises, por exemplo. Roberto Campos, aqui no Brasil. Que ostentador! Compare isso ao estilo de vida de Sean Penn ou Barbra Streisand, dois ícones da esquerda caviar retratados no meu livro (que ela não leu). Piada!

    A injustiça da propriedade intelectual é mesmo um problema e tanto para essa turma. Vide a reação sobre as biografias não-autorizadas. O maior problema para eles, reunidos na ONG Procure Saber, liderada por Paula Lavigne, era o artista ficar sem ganhos extras com livros sobre suas trajetórias. 

    Tempos atrás eu vi algo no Facebook que dizia “socialismo não é ser contra i-phone, mas a favor de que todos tenham um i-phone”. Eu discordo. Um produto de uma empresa que explora o trabalho escravo, entre outros problemas, não é o melhor exemplo do que significa socialismo. Mas a ideia que está por trás dessa frase está correta. Socialismo é uma sociedade democrática e mais igualitária em que todos possam ter as mesmas condições de partida. E nessa sociedade as pessoas compram o que quiserem – até mesmo um i-phone, se for o caso. Socialismo é a luta pela participação política de todos os sujeitos na sociedade e contra o monopólio das grandes corporações.

    A Apple explora trabalho escravo? Eu poderia jurar que todos os seus funcionários escolheram, voluntariamente, trabalhar lá. E quem quiser sair, tenho bastante convicção de que não será ameaçado com o uso de coerção física pelo CEO. 

    Todos comprarem o que quiserem. Que coisa linda! Eu quero uma Ferrari. Vou virar socialista então. Quero uma Ferrari! Onde já se viu o monopólio da corporação Fiat, a única que fabrica as Ferraris? Nada disso! Só os artistas ricos da esquerda caviar podem comprar um carrão desses enquanto pregam o socialismo? Quero a minha Ferrari! 

    A ideia socialista de igualdade e liberdade é ameaçadora porque fere a distinção social brasileira, fonte de grande prazer de poucos. Mas os tempos estão mudando. E todos nós agora queremos caviar. E mais: entendemos que a ausência de caviar é apenas uma questão política e não de mérito.

    Todo socialista deveria bater na boca ao pronunciar a palavra liberdade. Quando foi que o socialismo preservou a liberdade? Aguardo uma resposta da estudada antropóloga. Há liberdade em Cuba? Na Coreia do Norte? Havia na União Soviética? Na China de Mao? No Camboja de Pol-Pot? 

    A ausência de “caviar” é apenas uma questão política. Ou seja, basta o governo resolver distribuir para todos! Mérito? Isso é coisa de liberal da “extrema direita”. Onde já se viu falar que alguns trabalham mais que outros, são mais competentes, mais criativos, mais aptos, mais habilidosos e mais capazes de satisfazer a demanda alheia? Claro que não! Abaixo a meritocracia! Vamos dividir igualmente as notas dos alunos daqui para frente, independentemente de quanto cada um tirar na prova…

    Nesse contexto ameaçador, é preciso requentar a mitologia anti-comunista, reproduzida sem qualquer conexão com a realidade. Comer criancinha não cola mais. Colava durante a ditadura militar, quando jovens “fanáticos” davam a sua vida pela liberdade.

    Se a antropóloga tivesse lido meu livro ou estudado história, saberia que até isso aconteceu de fato, ou seja, comunistas comeram crianças! Na China fizeram pior: obrigaram os familiares a comerem partes das vítimas, mortas diante de seus olhos. Mas estudar dá trabalho. É muito mais fácil repetir mentiras por aí e ironizar uma suposta “paranoia” de quem conhece melhor os fatos.

    http://veja.abril.com.br/blog/rodrigo-constantino/tags/esquerda-caviar/

     

    1. Boa estratégia: pegar textos

      Boa estratégia: pegar textos risíveis feitos por caricaturas de ‘esquerdistas’ e bater. Nada mal para alguém que passa tanto tempo escrevendo por aqui. O liberalismo é mesmo maravilhoso: privatizar os ganhos e socializar as perdas. Vocês perderam!

  15. Juremir, um Antonio Conselheiro moderno

    Já lí outras bobagens desse tal de Juremir Machado da Silva, um sociólogo formado em París e professor da PUC gaucha. Aliás, estudou na França porque teve berço e um papai abonado que, no seu crivo dogmático e ideológico, seria considerado da tal direita repulsiva que tanto abomina.

    Seu discurso é um amontoado de clichês e invencionices. É paranóico, autoritário, dono da verdade e da razão. Para ele, quem não é da tal esquerda, simplesmente é digno de desprezo e nem merece viver. Ridículo, risível.

    Na verdade eu também desprezo alguns personagens da direita (por exemplo, militares que infelicitaram a vida de brasileiros, chilenos, argentinos e uruguaios) mas sou equânime; desprezo igualmente esquerdistas que se julgam posssuidos da virtude máxima e escrevem asneiras nos blogues e nos jornais defendendo o pensamento único.

    Sou diferente dele. Talvez centro-esquerda. E tão diferente que reconheço o seu direito de ser burro.

     

     

    1. ESSE “TAL” DE JUREMIR…

      Juremir é o “cara”, Garibaldo! Grande escritor, romancista,  pesquisador, tradutor e historiador da safra gaúcha contemporânea de literatos e intelectuais. Não está na grande mídia, porque a ela critica. Não sai nos mais vendidos da Veja (mais conhecida po Óia), porque não compactua com a mentira dessas listas encomendadas pelas grandes editoras. Acredita na política, mas não nos políticos. É crítico feroz do grande esquemão que domina o mundo. É um maldito e não se importa com isso. Precisamos de mais um caminhão de Juremires, para abrir os olhos e a mente dos brasileiros tapados pelo lerolero do sistema. Parabéns, Juremir de Palomas!

  16. Rotular para estimular o preconceito e a discórdia!

    Mais uma alfinetada… só mais uma nessa gente conservadora e reacionária!
    Agora vai ser direita Miami… e vai que a moda pega…
    Falta respeito e educação entre as pessoas! Esse tipo de artigo só acirra ainda mais esta condição!
    Não dá para manter algum nével mais inteligente de debate?
    Não sabem argumentar sem provocar um embate?
    O que este país precisa é de gente que inspire o respeito ao próximo, não o exato oposto!

  17. Como eu já comentei anos

    Como eu já comentei anos atrás, tenho uma conhecida que vive falando o termo ‘Bolsa Esmola’ mas, tempos depois, descobri que é beneficiária do “Minha Casa, Minha Vida”. A velha balela da ‘meritocracia’ e do ‘não dar o peixe, mas ensinar a pescar’. Patético.

  18. Texto simples, mas que diz

    Texto simples, mas que diz tudo, visto que resume a perfeição o sentimento e o comportamento da classe média brasileira. Particularmente porque foi feliz em bem explicar o que disse a Chauí sobre a classe média brasileira: é violenta, ignorante e autoritária. Este texto deve ser repetido ad infinitum e esfregado na cara de muitos, inclusive os direitalhas que vem aqui poluir o blog.

  19. Como acho que sou um, segue:
    Eu até ja gostava de ir pra Florida todo ano, filhos cresceram, não fui mais. Ultimamente tenho ido mais para a Europa e Ásia. Leio a Veja, prefiro ter a minha opinião sobre ela. Acho que a molecada já virou a pagina do Rolezinho e só os bobos continuam falando disso. Acho comunista, esquerdista, socialista e afins um bando de sem noção, que no fundo são doidos para levar uma vidinha burguesa….Embora ja tenha 4 ingressos para a copa, acho que deviam melar esta porcaria , se eu fosse um pobre seria conta ela, é ridículo o que fazem com o povo, mas parece que povo gosta de se ferrar, é burro…Que mais?? Odeio o Che e quem gosta dele, até porque conheço Cuba e vi a porcaria que ele inventou…….Acho que a esquerda no poder no Brasil já foi longe demais e não vejo a hora de cairem fora, já encheram o saco. Para.mim tinham que acabar com 80% das Bolsas tudo que inventaram. Sou Cristão e acredito que uma sociedade só se desenvolve sob algumas bases: Família – honestidade- esforço e Trabalho, fora disso é só vagabundo tentando se arrumar. Acho também que Cadeia é lugar de criminoso. Como se vê, um monte de coisa qur vc atribui a mim é bobagem….acho até que no fundo vc gostaria de ser eu. Pelo meu dinheiro é claro.

    1. A opinião do Guarujá é

      A opinião do Guarujá é legítima como qualquer outra.

      E é até interessante… Veja só…

      Nós nem sequer tivemos ainda esquerda no Brasil* e tem quem ache que já “foi longe demais”.

      (*Sim, porque o PT no poder já é bem melhor que o PSDB e afins, mas convenhamos, não é exatamente o que se pode chamar de esquerda.)

      12 anos de “esquerda” já “encheram o saco”…

      Eu me pergunto: e os outros 502 anos do Brasil ? Gostaria de saber o que se pode pensar deles… Táva bom, né ? Principalmente aquela boa época dos coronér, dos senhor de engenho e dos cafezár… ai ai…

      No mais, leve o texto aí acima na brincadeira. Perfil de “direitista” ou de “esquerdista” (que palavras !) é só uma caricatura com palavras. De perto, a gente sabe que a coisa nunca é bem assim (aliás, a descrição que o Guarujá faz dos esquerdistas é hilária, ha ha ha…)…

      (Se bem que eu conheço muita gente que vestiria fácil fácil essa carapuça de direita miami…)

      abs

    2. Vamos alimentar os trolls
      1. “Leio a Veja, prefiro ter a minha opinião sobre ela”: rasteira e tendenciosa, a Veja só nos deixa ter duas opiniões a seu respeito: concordar ou discordar; 2. “Acho que a molecada já virou a pagina do Rolezinho e só os bobos continuam falando disso”: oh, baby, a gente ainda nem começou. Há uma população de 35 milhões de brasileiros entre 20 e 29 anos, que quer casar, ter carro e filhos e espera melhores condições para isso; 3. “Acho comunista, esquerdista, socialista e afins um bando de sem noção, que no fundo são doidos para levar uma vidinha burguesa”: é comum julgarmos os outros pelos nossos padrões. A ideia de que pessoas possam querer o bem comum – além do seu próprio bem apenas – fica estranha, vista assim. Mas é uma ideia muito comum, especialmente entre os mais jovens. Altruísmo aparece com frequência na vida, não é uma exceção; 4. “[…] para a copa, acho que deviam melar esta porcaria , se eu fosse um pobre seria conta ela, é ridículo o que fazem com o povo, mas parece que povo gosta de se ferrar, é burro”: melar coisa nenhuma. Gostamos de futebol, outros países de beisebol, e assim vai. Não é só uma questão de investimentos e turismo, é sobre brio local – um ideário que costuma agradar à direita inclusive. Que venha a copa e que sejamos hexa! 5. “Odeio o Che e quem gosta dele, até porque conheço Cuba e vi a porcaria que ele inventou”: que porcaria? Tomar o poder em um prostíbulo a céu aberto nas mãos da máfia americana e transformar em um centro de excelência de saúde e esportes? Ou produzir bailarinos negros? Se queremos falar mal de Cuba, melhor escolher não ter buscado autonomia econômica no tempo em que pode ficar sob a proteção econômica soviética; 6. “a esquerda no poder no Brasil já foi longe demais e não vejo a hora de cairem fora […] tinham que acabar com 80% das Bolsas tudo que inventaram”: e deixar os pobres em seu lugar, que é longe de nós. A esquerda ainda não chegou ao poder no Brasil. Lula é um business union: quer macarrão e frango no domingo, carro na garagem e menino na escola. E Dilma é pragmatismo quase puro, quer o bonde nos trilhos e desenha, pela primeira vez, uma política de estado para o Brasil que, com os recursos do pre-sal, pode vingar sim e manter a casa em ordem por 50 anos ou mais; 7. “uma sociedade só se desenvolve sob algumas bases: Família – honestidade- esforço e Trabalho, fora disso é só vagabundo tentando se arrumar”: não necessariamente. Uma sociedade se desenvolve também com solidaridade, gentileza, delicadeza, criatividade e não necessariamente a custo exclusivo de esforço e trabalho. Nós, menos talentosos, que precisamos nos esforçar e trabalhar para fazer quase tudo em nossas vidas, temos a tendência de não gostar de quem, mais talentoso, não precisa se matar tanto para ter uma grande ideia; 8. “Cadeia é lugar de criminoso”: sim, mas entupir presídios está embutido na frase e entupir presídios é alimentar a empresa do crime; 9. “até que no fundo vc gostaria de ser eu. Pelo meu dinheiro é claro.”: mesmo argumento do item 3 acima. Mesma resposta.

  20. direita rica x esquerda pé-de-chinelo

    É meio burrinho e ingênuo acreditar que pra ser socialista tua cueca tenha que obrigatoriamente estar furada. Ou que você não tome um banho por dia.

    A maioria dos socialistas que eu conheço é de origem burguesa. (e aqui incluo Marx e Engels). E tem condições de comprar bens de consumo. Pagam impostos, se dedicam a uma profissão, ganham dinheiro honesto, talvez menos do que deveriam porque são muito bem explorados, mas viajam, compram livros, vão ao cinema. Vivem como qualquer outra pessoa. 

    Não sei bem onde os nossos conservadores querem chegar com essa lógica dual do capitalista rico x socialista pé de chinelo. E tem que explicar (sempre bom lembrar) que quem gera exclusão social, guerras sujas, e riqueza em excesso para poucos é justamente o capitalismo. Nós somos contra. 

    Acho que é só um jeito de fugir dos temas sérios que devem ser debatidos.

  21. Clichês, bordões, pobreza

    Clichês, bordões, pobreza analitica, um Pais complexo como o Brasil não tem uma só classe média, Miami é um centro de compras para todas as classes, especialmente classe C, não tem nada de elite lá, é mais um entroncamento de rotas aereas e central de distribuição, classe media mais sofisticada americana não passa nem por cima, os americanos tem horror a fazer conexões em Miami, preferem qualquer outro aeroporto, Miami teve varias fases de completa decadencia, foi salva pela Revolução Cubana e hoje os brasileiros são o grande motor do comercio da região.

  22. Os Guarujás da vida

    Concordo que o Juremir exagera neste texto, mas ele não pretendia fazer um texto acadêmico, apenas uma caricatura, isso pra mim foi muito claro, apesar de parecer, com isso, incomodar os vigilantes da objetividade. O que eu tb acho é que a caricatura do Juremir funciona. Eu reconheço um monte, e foi só publicar aqui que apareceu um representante mor da categoria na pessoa do Sr. Guarujá. E veio com tudo que tem direito: pouca inteligência (imagina achar que o rolezinho é coisa de bobo; meu filho, qualquer aluno de primeiro semestre de sociologia te desbanca sem esforço); prepotência (acha que seu dinheiro o coloca acima dos demais); estreito que dói (acha que o que constrói um sociedade é só ‘Família – honestidade- esforço e Trabalho, fora disso é só vagabundo tentando se arrumar.’). E pra finalizar ele pergunta assumidamente se por ser direita Miami tem q se matar. Não se mata não Guarujá. Pega seu dinheiro e vai estudar um pouco, talvez ajude.   

  23. Sou de ESQUERDA

                  Tem muito leitor com dificuldade na interpretação de textos.A DIREITA MIAMI não é aprenas a classe média, embora esteja aí a maioria( pois se nota no jeito de falar), a DIREITA MIAMI  está disseminada também na classe C,D,E… que adoram agir da mesma forma que os “burguesinhos” com seus carros parcelados em várias vezes e adoram dizer que um dia iram fazer compras em MIAMI.Então os LACERDINHAS que são os “cabeças” da DIREITA MIAMI são nada menos que uns fúteis com pouco intelecto para poder discutir sobre assuntos que não sejam marcas de carros e voltas em shoppings centers ,que fazem  para “aliviar a sua ignorância e falta de bom senso.Pontanto, o tema do texto é a fala de conecimento e a futilidade  da maoria e não ESQUERDA ou DIREITA.

     

    1. Pessoas de Classe C, D e E

      Pessoas de Classe C, D e E sendo de direita já não são Direita Miami, mas sim Direita Mortadela ou Direita Pão com Ovo.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador