Esquema da Caixa desemboca em integrantes de governo Temer

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

 
Jornal GGN – Durante a investigação de um esquema milionário de corrupção na Caixa Econômica Federal, entre 2011 e 2013, mais indícios são levantados contra aliados de Michel Temer e caciques do PMDB. O esquema investigado aponta para o período em que o ex-ministro do atual governo e um dos braços direitos de Temer, Geddel Vieira Lima comandava a vice-presidência de Pessoa Jurídica da Caixa. 
 
Mensagens capturadas pela Polícia Federal mostram que Geddel e o ex-presidente da Câmara, Eduardo Cunha, buscavam a liberação de R$ 50 milhões para empresas do Grupo Constanino (da viação Gol Linhas Aéreas), a Oeste Sul Empreendimentos Imobiliários e a Comporte Participações.
 
Nessas mensagens, mais uma figura de Temer aparece: o atual vice-presidente de Governo da Caixa, Roberto Derziê de Sant’Anna, aliado do presidente Michel Temer. O executivo teria sido o responsável por intermediar o esquema que, de acordo com os investigadores, rendeu propinas ao grupo e aos políticos.
 
Em 2012, Derziê era diretor-executivo de Pessoa Jurídica da Caixa. “Depreende-se que Eduardo Cunha estaria informando Geddel que o empresário Henrique Constantino não estaria conseguindo comunicação com Roberto Derziê de Sant’Anna, diretor-executivo de Pessoa Jurídica da CEF”. Os investigadores registram ainda: “Logo em seguida, Geddel reporta a Eduardo Cunha que Derziê já ligou para ‘HC’ (Henrique Constantino) e verifica se o assunto se trata de R$ 50 milhões”, conclui relatório da PF.
 
 
O então diretor da Caixa foi nomeado por Temer, em 2015, secretário-executivo da Secretaria de Relações Institucionais, para fazer a articulação política com o Congresso. Em seguida, ocupou a vice-presidência de Riscos do banco, sendo exonerado em abril de 2016 por Dilma Rousseff.
 
Cunha e Geddel também teria atuado para a liberação de crédito para a J&F. Em uma mensagem apreendida, datada de 29 de agosto de 2012, Cunha pergunta a Geddel sobre o caso da empresa, e “Geddel confirma ainda que já estaria na pauta do Conselho Deliberativo (‘CD’), e brinca sobre sua eficiência em relação aos ministros que Eduardo Cunha teria indicado”, diz a PF.
 
O então vice-presidente de Pessoa Jurídica da Caixa, Geddel responde ao parlamentar que já “resolveu” o tema da liberação para a J&F e, sobre a sua “eficiência”, brinca com Cunha: “Vc tá pensando que eu sou esses ministros q vc indicou? Abs” [sic], envia. E obtem a resposta do deputado: “Ok rasrsrs” [sic].
 
Tratava-se de medidas para operações de crédito corporativo da vice-presidência da PJ do banco. A Operação é um dos desdobramentos da Catilinárias, que investiga a captação de recursos suspeita de empresas ligadas ao grupo JBS, Eldorado e J&F.
 
Mais um dos movimentos no esquema de corrupção envolve outro aliado de Temer, a então diretora executiva de Fundos de Governo e Loterias, Deusdina dos Reis Pereira, subordinada ao vice-presidente Fábio Cleto. Em maio de 2012, Deusdina liberava um empréstimo a BR Vias, também do Grupo Constantino. 
 
Com o empréstimo liberado, a Polícia Federal identificou o pagamento de propina por meio de uma empresa de Lúcio Bolonha Funaro.
 
Desde que a ex-presidente Dilma Rousseff demitiu Fábio Cleto, Deusdina automaticamente ocupou o lugar do executivo. Michel Temer manteve a agora apontada por corrupção na vice-presidência de Fundos de Governo e Loterias. 
 
Leia os documentos da Operação “Cui Bono?”:
 
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

10 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. “O então diretor da Caixa foi

    “O então diretor da Caixa foi nomeado por Temer, em 2015”:

    ANTES ou DEPOIS da carta do “vice presidente decorativo” a Dilma?

    Alguem sabe?????

  2. Como não ouço panelas nem vejo protestos

    Como não ouço panelas nem vejo protestos, concluo (novamente) que as pessoas que foram às ruas, bateram panelas e transformaram as redes sociais em campo de guerra só se incomodam com a corrupção do PT. O resto pode roubar à vontade que geral tá nem aí.

    1. Pois é, Alan, é

      Pois é, Alan, é impressionante (embora, infelizmente, não seja nada surpreendente): acusam o PT, PT, PT de ter se associado aos picaretas do Congresso e, então, derrubam o PT, PT, PT pra…. ficarem com os picaretas do Congresso, rsrsrs.

      Têm que bater é com a panela na cabeça, esses trouxinhas, rsrsrs.

  3. Alguem POR FAVOR pergunte pra

    Alguem POR FAVOR pergunte pra Dilma se ela tem documentacao a respeito das ultimas 5 indicacoes de Temer que ela recusou ANTES da “carta”.

    Tem tudo pra ser relevante.

  4. (repetindo, nao deu pra saber

    (repetindo, nao deu pra saber se entrou)

    Alguem POR FAVOR pergunte pra Dilma se ela tem documentacao a respeito das ultimas 5 indicacoes de Temer que ela recusou ANTES da “carta”.

    Tem tudo pra ser relevante.

  5. nova caixa…

    poupe centavos, seja exponencialmente paciente com empresários bandidos golpistas e garanta a liberação de milhões para propinas até perder tudo

    1. justifico o até perder tudo…

      pela leitura e medição da propina centralizada em um governo caixa

      quem não retirar seus resíduos financeiros de lá vai perder tudo

  6. 4 governos trabalhistas…

    3 sob imposições de bandidos de todos os partidos, principalmente os de apoio

    e 1 tentando se livrar, demitindo corruptos safados, ou tentando evitar uma crise provocada a pedido ou para atender investidores paulistas de araque, de fachada, de especuladores e de sonegadores da pior espécie, incluindo nestes a mídia bandida

    datas das demissões são as cortinas para a verdade, só abrir e confirmar

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador