Estudo de tumores de glândulas salivares da Unicamp estampa capa de revista dos EUA

Jornal GGN – Um estudo feito na pós-graduação da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp sobre um novo método de diagnóstico do tipo de tumor de glândulas salivares virou capa de uma prestigiada revista científica norte-americana. O trabalho de pesquisa foi feito pela cientista Katya Pulido Díaz, durante o mestrado na instituição.

A revista é a “Oral Surgery, Oral Medicine, Oral Pathology and Oral Radiology”, que tem mais de 65 anos de existência e é considerada uma das mais tradicionais e renomadas na área odontológica no mundo. A pesquisa analisou 182 casos de tumores de glândulas salivares diagnosticados ao longo de seis anos usando uma técnica conhecida como PAAF.

A técnica consiste em inserir uma agulha fina no nódulo na face ou pescoço, colher as células e depositar o material em lâminas de análise laboratorial. Antes da análise microscópica, é feito um esfregaço nas lâminas. O resultado é um diagnóstico sugestivo da lesão, indicando o tipo de tumor que está presente.

Após a cirurgia de remoção de tumor, os médicos o avaliam no microscópio para determinar o diagnóstico final do tumor. O estudo da pesquisadora da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) teve como objetivo verificar se o diagnóstico feito por PAAF era exatamente igual ao feito após a remoção do tumor. Os pesquisadores encontraram uma precisão alta entre ambos os métodos.

A pesquisa mostrou que o método é confiável e menos invasivo, além de ser rápido, barato e seguro, principalmente quando usado no diagnóstico de lesões de glândulas salivares, tumores de tireoide, de mama e em região de cabeça e pescoço.

“Realmente estou muito agradecida com a equipe envolvida neste trabalho pela oportunidade de realizar esse trabalho e pela aprendizagem. A publicação é um grande logro para continuar a difusão dessa técnica. Os resultados são relevantes para os patologistas, cirurgiões e, principalmente, em benefício dos pacientes”, diz Katya Pulido Díaz.

Com informações da FOP/Unicamp.

Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador