Estudo de universidade dos EUA diz que Facebook pode perder 80% dos usuários

Por robson_lopes

Um estudo feito por alunos da Universidade de Princeton, EUA, diz que a rede social Facebook poderá perder 80% dos seus usuários entre 2015-17, para chegar a esse assombroso número os estudantes utilizaram os dados do google trends, informando que as menções sobre a rede social Facebook tem diminuído consideravelmente, fizeram um comparativo com a rede social myspace, e que mesmo o myspace sendo uma gigante há alguns anos, praticamente sumiu do mercado.

No entanto, acredito que isso não representa a realidade do Facebook, diferente das outras redes sociais, seu criador é o CEO desde o início, ele é o grande responsável pelas diretrizes da empresa e tem visão de longo prazo, o myspace foi adquirido por Rupert Murdoch como estratégia para entrar no mercado digital, no entanto, quando um grandão desses adquire uma empresa, haverá grande intervenção no seu modelo de gestão. Foi o que ocorreu, quando o myspace foi revendido valia apenas uma fração de quando Murdoch a comprou. O Facebook, entretanto, segue à risca os planos de seu idealizador, tem implementado modelos completamente novos e úteis na rede social, o feed de notícias, os álbuns compartilhados, as páginas das empresas, a possibilidade de você controlar “quase” completamente a privacidade de suas postagens e o mais importante, Mark Zuckerberg em diversas momentos citou que seu grande objetivo é tornar o Facebook um produto de utilidade pública, servindo de alertas de tsunamis, terremotos ou outros desastres naturais, além de uma infinidade de outros usos possíveis.

Mas esse é apenas um ponto, o principal, que não foi levado em consideração nesse estudo, é que o Facebook não depende mais do google como referência, não precisa ser citado no google para crescer ou para estar vivo, a referência do facebook é o próprio Facebook, são as interações que acontecem dentro da rede social, são os comentários na foto de formatura de um amigo, são os garotos de 14, 15 anos discutindo estratégias da última versão de um jogo do xbox 360.

O google viu isso lá trás, por isso quis comprar o Facebook, por isso gostaria que sua rede social, o Google Plus, crescesse e se tornasse independente, justamente porque sabiam que o facebook não dependeria da referência do google, com mais de 1,2 bilhão de usuários, sua referência é ele mesmo, é possível que você converse com alguém que não saiba o que é o Google, mas atualmente será difícil ocorrer o mesmo com o Facebook. Acho que esses estudantes que fizeram esse “estudo”, terão que se aprofundar um pouco mais no assunto.

Do Tecmundo

Facebook pode perder 80% dos usuários entre 2015 e 2017, diz estudo

Pesquisa da Universidade de Princeton usou modelo epidemiológico para explicar possível fim da rede social

Por Nilton Kleina em 23 de Janeiro de 2014

Você se lembra do estudo que dizia que o Facebook está cada vez menos popular entre os jovens, perdendo cada vez mais gente de faixas etárias mais baixas? Acredite se quiser, mas a situação pode ficar ainda pior. De acordo com uma nova pesquisa, desta vez da Universidade de Princeton, a rede social pode perder até 80% dos usuários entre 2015 e 2017.

Ao contrário de um simples questionário, esse estudo usou um modelo epidemiológico para explicar adoção e abandono de redes digitais, como elas fossem um vírus que infectam um corpo que se recupera logo depois.

Passo a passo da doença

Assim como em um resfriado, tudo começa com a infecção. Assim como nas doenças, ela pode acontecer de várias maneiras: você pode ficar “doente” (ou seja, entrar na rede social) ao saber que todos os amigos estão lá, receber uma recomendação direta de um colega ou ler sobre o assunto. Com o tempo, você perde interesse sobre essa ideia e ganha “imunidade” ao site, deixando de acessá-lo.

Para explicar o método, que usa dados de buscas sobre redes sociais no Google, foram usados os números do MySpace, a rede social musical que bombou por vários anos, mas caiu no esquecimento repentinamente. O mesmo modelo foi então sugerido ao Facebook.

Ascensão e queda

Analisando os dados do Google, que mostrariam o “ciclo de vida” da rede social de Mark Zuckerberg, os pesquisadores determinaram que o site já atingiu o pico de acesso, começando o declínio depois de 2012. Até dezembro de 2014, ele diminuirá em 20%, chegando a uma média de 80% menos usuários até 2017.

A única brecha da pesquisa é que ela não leva em conta as pessoas que se cadastram no site depois do pico de 2012: a tal queda leva em conta apenas quem já estava no Facebook ou criou a conta durante o pico do serviço. O artigo completo pode ser acessado por aqui.

Fonte: Arxiv.org

Luis Nassif

6 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Segundo pesquisas recentes,

      Segundo pesquisas recentes, 83,5% das pessoas morrem nas camas.

      Então, é só acabar com as camas e já diminuiremos a taxa de mortalidade.

  1. O q faz o Facebook perder usuários é desejo d controle dos pais

    E o consequente abandono dos filhos… Sem falar de retirada de matérias a pedido de associaçoes de supermercados, e coisas do gênero, que irritam os usuários, além do que se sabe sobre sua contribuiçao com a vigilância das agências de espionagem americanas. 

  2. Fessibuqui tá virando coisa

    Fessibuqui tá virando coisa de velho exibicionista.

    A molecada tá migrando pro WhatsApp, que dá mais privacidade e é mais dinâmico no uso.

    Essa é mais uma daquelas coisa que viram dinossauro rapidamente.

    O Feissibuqui de amanhã é o Orkut de hoje…

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador