Exército dos EUA pode usar uniforme que faz soldados ficarem invisíveis

Jornal GGN – Soldados norte-americanos poderão, em breve, se tornarem invisíveis aos olhos do inimigo, mesmo que ele use visão de calor. Um novo tipo de uniforme é capaz de ocultar a imagem térmica dos combatentes, tornando-os “invisíveis”. O uniforme quebra as ondas de calor que são liberadas pelo corpo de uma pessoa de modo que o padrão dessas ondas se misturam com as ondas de calor do ambiente ao redor. A tecnologia é chamada de “camuflagem térmica”.

Para seguir o calor de um corpo, há a necessidade de um sensor de imagem térmica, um sistema que pode assumir a forma de uma variedade de dispositivos, incluindo binóculos. A habilidade especial vem a calhar principalmente à noite, quando a visão convencional é limitada. A termografia tem tradicionalmente dado ao exército dos Estados Unidos uma vantagem enorme em combates no escuro, em grande parte porque a maioria das forças opostas não podiam pagar pela tecnologia.


Mas agora, qualquer grupo paramilitar ou insurgente já pode comprar um sensor de calor on-line para baratos, ou basta baixar um aplicativo que registra imagem térmica. É por isso que os novos uniformes, chamados de Nemesis, podem se tornar ferramentas importantes para qualquer soldado que participa em operações noturnas. Pessoas emanam ondas quentes de seus corpos, por isso é fácil para uma pessoa com equipamento apropriado identificar alguém em uma floresta, por exemplo.

Um sensor térmico médio pode detectar o calor do corpo a uma distância de cerca de 5 mil metros, o equivalente a 16,5 campos de futebol. Mas se alguém estiver usando o novo uniforme, o sensor não será capaz de registrar nada, segundo Margaret Kearney, gerente de produtos da empresa fabricante do vestuário, a Corvo Aerostar. “A ação reduz drasticamente nessa faixa de 5 mil metros”, diz.

O uniforme está em fase de testes, mas a Corvo Aerostar espera que as vestimentas militares sejam característica comum entre os soldados norte-americanos dentro de cinco anos. A empresa, contudo, também está oferecendo o uniforme para outros países, sendo alguns deles – não revelados – estão realizando testes de campo.

Com informações do Mashable.

Redação

9 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Esse uniforme de nada adianta…

    Esse uniforme é inócuo.

     

    Basta os inimigos utilizarem a Teoria do Domínio do Fato para saberem que os soldado estão lá.

    1. não sei bem o que dizer

      parece ser uma camuflagem que ficou 100% contra o fundo da construção. quando aparece em frente ao tanque não ficou tão bom. a camera parece ser normal. mas gostei da música. só entendi quando eles cantavam allahu akbar.

  2. China e EUA na corrida para construir ‘capas de invisibilidade’

    É um tanque ou é um carro? A China e Estados Unidos estão em uma corrida para desenvolver novas tecnologias ‘cloaking’ para esconder equipamentos militares de olhos da espionagem de terceiros.

    Por James Seidel, News.com.au, 18 de dezembro de 2013

    China, EUA militares corrida para construir "capas de invisibilidade '

    Tanque ‘invisível’ da BAE Systems

    Agências de notícias chinesas revelam que está dominada uma nova tecnologia stealth que irá dobrar a luz ao redor e esconder a presença, ou mesmo alterar a a forma. E eles insistem que a tecnologia é legítima.

    O South China Morning Post  relata que o exército chinês financiou pelo menos 40 equipes de pesquisa ao longo dos últimos três anos para desenvolver a idéia. As equipes envolvidas incluem pesquisadores da Universidade de Tsinghua e da Academia Chinesa de Ciências.

    ‘Somos pessoas invisíveis que estudam tecnologia invisível’, disse um pesquisador envolvido no projeto.

    Desenvolvedores de armas, como a BAE Systems reconhecem o trabalho sobre este tipo de tecnologia que visa esconder veículos blindados.

    ‘O Exército dos EUA está entre muitos que já manifestaram interesse no processo Adaptiv – camulflagem ativa com tecnologia desenvolvida pela  BAE Systems AB para proteger os veículos militares de detecção por raios infravermelhos para a visão noturna, constituída por uma matriz de placas de Peltier hexagonais , que podem ser rapidamente aquecida e arrefecidas para formar qualquer imagem desejada, tal como a de um fundo natural ou de outro objeto – que poderá ser transferida para outras plataformas, como navios e helicópteros’, disse Mike Sweeney, porta-voz da BAE.

    Tanque da BAE Systems com o sistema de camuflagem IR cloaking (na parte inferior)

    [video:http://youtu.be/p3qHhyxf5jY%5D

    A tecnologia da BAE implanta folhas hexagonais de ‘pixels’ que podem mudar de temperatura muito rapidamente. Câmeras a bordo captam o cenário para exibi-lo no veículo, possibilitando que um tanque em movimento possa combinar com a paisagem dos arredores. A tecnologia também pode ser adaptada para alterar o ‘olhar’ infravermelho de um tanque de guerra para a de um carro normal.

    Os chineses parecem estar centrados na ‘invisibilidade’ no espectro visível.

    ‘As principais abordagens são o desenvolvimento de materiais que orientam a luz de distância de um objeto, criação de campos electromagnéticos para curvar a luz de distância do que se está tentando esconder e copiar a natureza para fazer camuflagem através de tecnologia ou dispositivos altamente avançados’, relatou o South China Morning Post.

    Uma técnica foi demonstrada pelo professor Chen Hongsheng na Universidade de Zhejiang quando, no mês passado, ele lançou um vídeo de um peixe e gato que parece ficar invisível.

    [video:http://youtu.be/aNv_782kPmQ%5D

    As primeiras formas da tecnologia esconder equipamentos de olhos eletrônicos.

    O South China Morning Post, diz que Universidade de Zhejiang está prestes a anunciar um dispositivo que impede objetos seremo detectados por sensores de calor ou detectores de metal.

    ‘Muitas pessoas têm me perguntado se a tecnologia pode ser aplicada em jatos de combate para que possam afastar mísseis guiados por calor da sua cauda. Bem, podemos trabalhar nisso’, disse o professor Ma Yungui.

    ‘Eu acho que nós temos uma chance de 40 por cento de fazer o primeiro manto da invisibilidade do mundo’, disse ele.

    ‘Capa de invisibilidade é um termo mal escolhido’ disse Thomas Way, professor associado de ciência da computação na Universidade de Villanova, a FoxNews.com. ‘Invisível para o quê? Nós já temos aviões furtivos que são invisíveis aos radares, em geral, mas não há absolutamente nenhuma maneira – dada a nossa compreensão atual da física – de que algo poderia se tornar invisível a olho nu. Se isso é o que eles estão reivindicando, é uma farsa.’

    ***

    Em 2009

    Experimentos japoneses

    [video:http://youtu.be/PD83dqSfC0Y%5D

    Em 2011

    Cientistas do Institute of Critical Zoologists vestindo capas de invisibilidade em uma floresta da China fotografadaos por Renhui Zhao

    [video:http://youtu.be/4vPpryCfn9A%5D

  3. Realmente é um equipamento

    Realmente é um equipamento espetacularmente eficiente para invadir e dominar nações periféricas iguais ao Brasil  .

    A Rússia e a China kgam e andam para este tipo de apetrecho, bastaria alguns artefatos atômicos para pulverizarem estes mercenários invisíveis aonde eles estiverem  .

    [video:http://youtu.be/G0WJcrIy8F8%5D

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador