Explicando a crise política com personagens de Game of Thrones

Do O Vértice

Explicando o cenário político brasileiro atual com personagens de Game of Thrones

Jefferson Navarim

Dilma / Joffrey

Sucessor (a) de uma dinastia que tomou o poder com a promessa de dar novo fôlego ao Brasil / Westeros, mas destruiu tudo o que o seu antecessor construiu e causou o caos no reino com sua total inabilidade de governar, somado a isso uma guerra se iniciou por seu cargo, já que todos acham que tem mais direito que ela de estar no trono de ferro / na presidência. Todo mundo a (o) odeia e quer que ele (a) morra / saia do poder… ou morra mesmo.

 
 
Lula / Jon Snow

Não é necessariamente inteligente e “não sabe de nada”, mas era uma grande promessa, um bom líder e bastante carismático, possivelmente o escolhido para salvar o povo (brasileiro), mas acabou indo para o lado dos selvagens / corrupção por um tempo e se esbaldou até não poder mais por lá. Está tentando voltar ao topo do Governo / Muralha, mas não sabemos se vai sobreviver a isso. Talvez volte a vida / a presidência em 2018 / 6° temporada. Se voltar vai representar e ser o líder supremo da esquerda / os Starks, mas eles já estão basicamente sem forças.

 
Governo / Muralha

É um lugar que foi feito para proteger o reino, mas no final das contas só bandidos, ladrões e as piores pessoas no geral trabalham por lá. Fazer o trabalho eles até fazem, mas tudo poderia estar MUITO melhor.

 
 
Eduardo Cunha / Balon Greyjoy
 
Tem o seu próprio trono e até influencia muito na bagunça que está acontecendo, odeia a esquerda / Starks e quer derrubá-los por magoas do passado. É implacável da pior forma possível e seu reino é baseado em crimes e ideais tortos, ele está lutando contra a esquerda / Starks, mas a oposição de direita / Lannisters parecem não gostar mais dele e não querem uma aliança formal hoje em dia, embora deixe-o combater seus inimigos em comum livremente sempre que possível. Todo mundo sabe que ele vai morrer / ser caçado no final, mas por incrível que pareça ainda não aconteceu. Suas ações parecem inspiradas por um ser superior, o Deus Afogado / Frank Underwood.
 
Jair Bolsonaro / Stannis Baratheon

Stannis matou o próprio irmão homossexual por se sentir ameaçado por ele. Para Bolsonaro / Stannis“bandido bom é bandido morto”, e ele provou isso cortando os dedos do seu mais fiel seguidor por roubo. Acha que pode governar através da força e do autoritarismo, está contra Dilma / Joffrey, mas no fundo é incompetente e baseia tudo o que faz em bravatas sobre ser incorruptível e preceitos retrógrados de uma religião. Tem seguidores cegos que agem contra seus próprios interesses ao apoia-lo, mas uma hora fará algo grave demais até para eles e por sorte deve ser só uma ameaça que nunca vai se concretizar. Um falso escolhido que se iludiu e iludiu muitos outros.

 
Michel Temer / Margaery Tyrell

Seu apontamento como vice / esposa de Dilma / Joffrey foi uma manobra política que serviu para dar a força necessária para a família / partido do Rei / Presidenta naquele momento em que essa força era necessária para vencer uma guerra / eleição. Ele (a) está ali na corte sempre a segundo plano, ao mesmo tempo desafiador e preocupado em se esquivar das bombas que estão surgindo, estava do lado de Dilma / Joffrey, mas já mostrou que vai se inclinar para o lado vitorioso, ou pelo menos o lado que sobreviver nessa bagunça, independente de que lado seja esse. Que ele (a) é esperto nós já sabemos, que ele (a) sabe manipular já sabemos e que está tentando sobreviver nessa bagunça nós já sabemos, mas falta saber se ele (a) vai ter a capacidade de governar quando e SE chegar sua hora de virar presidente / rainha ou se os pecados de suafamília / coligação recairão sobre ele (a) também.

 
Aécio Neves / Viserys Targaryen

Herdeiro de uma dinastia de governantes, Viserys / Aécio não aceita ter perdido o trono que era seu por direito, estava fazendo tudo para tomar o poder na marra, mas é cheio de mimimi e tenta trazer tudo e todos para seu lado para conseguir o que quer, tentando iniciar uma revolta e juntando forças para um possível golpe. Num primeiro momento bem breve pareceu interessante, mas infelizmente ele é fraco e cheio de defeitos / não é um dragão de verdade e isso somado a sua vontade voraz por governar acabou explodindo / derretendo na sua cabeça. Mas as forças que ele botou em movimento parecem estar avançando sem ele.

 
Povo Brasileiro / Sansa Stark

Tem seu charme, mas é meio burro (a), consegue ser bem irritante as vezes, muitas vezes parece agir contra seus próprios interesses, já fez muita besteira e acabou sofrendo bastante nas mãos de Dilma / Joffrey. Ultimamente está ficando esperto (a) e parece estar abrindo os olhos, querendo influenciar todas as jogadas políticas que ocorrem no momento, infelizmente está saindo de um problema para ouvir novos péssimos conselhos de quem não lhe quer bem e só age pelos seus próprios interesses; Sergio Moro / Mindinho. Ele pode estar tentando tirar o Povo Brasileiro / Sansa Stark  das mãos de Joffrey / Dilma para joga-lo (la) em lugares ainda piores, na pior de todas as hipóteses na Ditadura / Casa Bolton.

 
Juiz Sergio Moro / Mindinho

Tem um cargo secundário no grande jogo de poder do reino / país, mas tem o poder do tamanho certo para tentar derrubar Dilma / Joffrey, assim ganhando a confiança de Sansa Stark / Povo Brasileiro. Mas é malicioso demais e está quebrando muitas regras para isso, o que não importa para Sansa / Brasil, por enquanto, mas tudo indica que quebrará regras contra ela / o povo quando for necessário para seus próprios interesses. Contudo, ele está jogando um jogo perigoso demais e pode acabar se dando mal no final por conta própria.

 
Ditadura Militar / Casa Bolton 

Os militares / A Casa Bolton trabalham para quem está no comando, no caso a Esquerda / Starks, mas não é difícil prever que se a situação dos seus superiores estiver próxima ao caos, eles possam dar o golpe final pelas costas e tomar o poder do norte / país. Eles não têm um poder real por enquanto, mas sabemos o quão problemático podem ser. Muitos os ignoram, alguns fingem não saber o que eles fizeram no passado / Theon, mas sabemos o que vai acontecer se a Sansa Stark / o Povo Brasileiro cair nas mãos deles… e não vai ser nada bonito.

 
 
Rede Globo / Varys

Conhecida pela sua aparência arredondada, a Rede Globo / Varys é cheia (o) de informações e recursos, costuma saber tudo antes de todo mundo. Diz querer o melhor para o reino / só informar o povo, mas é também conhecida (o) por trabalhar para a direita / Lannisters. Já auxiliou golpes atrozes no passado, mas hoje “ajuda” esquerda e direita de forma misteriosa, por isso ganhou o ódio de ambos os lados, todos achando que ele (ela) está trabalhando para o lado oposto. Tem seus próprios interesses que todos fingem entender quais são, mas ninguém sabe de fato.
 
 
Internet /Arya Stark 

Se acha esperta e na verdade é muito esperta mesmo, sobreviveu a tudo e já matou muitos vilões por aí, mas recentemente ganhou novo treinamento / consciência política e não sabe o que fazer com isso, acha que está sempre fazendo o correto, mas atualmente está cega.

 
 
 
 
Economia / Bran Stark

Sempre próxima a Lula / Jon Snow e até com a sua influência, a economia / Bran Stark estava feliz, alegre e escalando torres até o topo, mas foi só Dilma / Joffrey chegar em Winterfell / Presidência que a economia despencou até o chão e agora não anda mais. Na melhor das hipóteses ela só se move carregada nas costas. Vamos torcer para ela (ele) ter um truque mágico na manga pro futuro.

 

 

Daenerys Targaryen / Político Ideal de Esquerda

Tem dragões / ideais poderosos, mas que geralmente não são facilmente controlados e as vezes causam muito estrago. Ajudou o povo, libertou escravos, batalha por causas sociais e não pela demagogia da batalha, faz concessões e dialoga com a oposição e pretende governar de forma perfeita e incorruptível o reino que é seu por direito. Inexistente no nosso contexto atual.

 
Jaime Lannister / Político Ideal de Direita

Por ser de direita / Lannister, todos o encaram automaticamente como vilão e apesar de já ter feito algumas coisas chocantes, é um herói de honra reprimida que quer se desprender do mal que sua família / a direitacausa por má gestão ou simplesmente por ego, um Lannister / a Direita pode ser generoso (a), bom (boa), correto (a), habilidoso (a), forte e lutar pelo bem, mesmo de uma posição pela qual só se espera o mal e ele é a prova disso, embora muitos ainda não consigam compreendê-lo. Infelizmente não existe equivalente no nosso contexto atual.

 
 
Eduardo Campos / Ned Stark

Parecia um protagonista no jogo dos tronos / na eleição e que ia fazer frente a Joffrey / Dilma, mas era interpretado pelo Sean Bean…

 
 
E aí, quem ou o que faltou de importante do cenário político nacional que se parece com alguém de Game of Thrones? Deixe nos comentários as suas opiniões e comparações!
 
Redação

12 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Analogia boba e sem sentido,

    Analogia boba e sem sentido, tirando a anarquia reinante não há nada mais que possa ser comparado com a ficção Game of thrones.

    1. Os personagens não,

      Mas as Casas/Famílias dá pra comparar um por um com os partidos políticos:

      Stark/Baratheon = PT

      Lannisters =  PMDB (Tyrion é ponto fora da curva)

      Frey = PSB

      Karstark = PSTU

      Targaryen = PSDB (Daenerys é ponto fora da curva)

      Tyrell = PTB

      Martell = PDT

      Bolton = PSOL

      Fossoway da maçã verde = Rede

      Fossoway da maçã vermelha = PV

      Redwyne = PP

      Connington = DEM

      Tully = PCdoB

      E por aí vai… Alguém pra completar?

       

  2. Faltou um, o anão, como é o

    Faltou um, o anão, como é o nome dele? Ah! Tyrion Lennister. Pensa mais do que todos esses burros juntos, vai se esquivando como pode, aproveita o máximo que dá e só quer viver a vida sem que ninguém lhe encha o saco. Essa é a maioria esmagadora do povo brasileiro.

  3. Antes de escrever esta estupidez

    Talvez o autor devia ler isto.

    http://www.brasil247.com/pt/247/brasil/222235/Pobreza-cai-no-Basil–e-cresce-na-Am%C3%A9rica-Latina.htm

     Em toda a America Latrina, o Brasil foi o unico que reduziu significativamente a pobreza. 

    Marieta Cazarré, repórter da Agência Brasil – O relatório Panorama Social da América Latina 2015, divulgado hoje (22) pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), registrou uma redução importante nas taxas de pobreza.no Brasil. Segundo Laís Abramo, diretora da Divisão de Desenvolvimento Social da instituição, mais de 2 milhões e 750 mil brasileiros saíram das linhas de pobreza e extrema pobreza em 2014.

    “Essa diminuição foi mais acentuada entre os indigentes, e isso mostra, justamente, a eficácia e a importância dos programas de combate à extrema pobreza que existem atualmente no Brasil. Sabemos que há uma crise importante, com diminuição do crescimento econômico, com recessão e aumento do desemprego. É muito provável que haja impactos negativos sobre os níveis de pobreza e indigência. Mas vai depender da eficiência da rede de proteção social que existe no país, dos programas de transferência de renda e de instrumentos como o seguro-desemprego”, afirmou Laís.

    Alicia Bárcena, secretária-executiva da Cepal, afirmou que enviou hoje carta aberta à presidente Dilma Roussef, em que manifesta sua preocupação com ameças à estabilidade democrática e reconhece os avanços sociais e políticos alcançados pelo Brasil na última década. “Nos violenta que hoje, sem julgamento ou evidência, usando vazamentos e uma ofensiva midiática, que tem por convicção tentar demolir sua imagem e legado, esforços são multiplicados por minar a autoridade presidencial e encerrar o mandato conferido aos cidadãos nas urnas”, afirmou, em nota.

    Em toda a América Latina, entre 2014 e 2015, o número de pessoas em situação de pobreza cresceu de 168 milhões para 175 milhões, o que representa 29,2% das pessoas. Já o número de pessoas em situação de indigência, ou extrema pobreza, passou de 70 para 75 milhões (12,4%).

    De acordo com o relatório, o aumento é consequência de resultados diferentes entre os países, onde alguns tiveram aumento da pobreza e outros, a maioria, registraram diminuição. Entre 2010 e 2014, por exemplo, houve significativo crescimento da pobreza no México.

    O documento ressalta que, nos próximos 15 anos, a maioria dos países da América Latina continuará no chamado bônus demográfico, onde a população em idade de trabalhar é maior que a de aposentados. Bárcena afirmou que este é um momento fundamental para o desenvolvimento de políticas de proteção social e reforçou que será necessária atenção especial à área de saúde e da previdência social, uma vez que o impacto negativo tende a crescer.

    Outro dado alarmante é que, em 2013, uma em cada 3 mulheres não tinha renda própria nem autonomia econômica. Segundo Bárcena, a exclusão social afeta muito mais as mulheres do que os homens. De acordo com o documento, a renda dos homens brancos é quatro vezes maior que a das mulheres indígenas e duas vezes maior que a das negras, levando-se em consideração níveis educacionais iguais.

    De acordo com a Cepal, o trabalho é a chave mestra para reduzir a pobreza e as desigualdades. No entanto, entre 2014 e 2015, a taxa de desemprego na América Latina aumentou de 6% para 6,6%. O organismo recomenda que os esforços de promoção do trabalho decente, formalização dos empregos e acesso aos mecanismos de proteção social devem persistir.

    “Os gastos sociais em educação, saúde e previdência social deveriam ser independentes dos ciclos econômicos. Mas, em momentos como o atual, de crise econômica, os países devem proteger os níveis de gastos sociais. E, nos períodos de crescimento, ampliar o gasto e os investimentos, para reforçar a construção da rede de proteção social”, afirmou Bárcena

     

  4. non sense nitidamente

    non sense nitidamente direitista…

    esses joguinhos aí sempre cheiram a fascismo, violencia gratuita,

    sem noção de realidade…

    o que sofremos com esse golpe não é ficção, é realidade, infamia…

    1. Então… esse post foi kibado

      Então… esse post foi kibado lá do meu site, mas eu decidi responder aqui porque eu achei o seu comentário muito engraçado, mas muito engraçado MESMO! Se você ler no post original tem pelo menos umas 20 pessoas me chamando de “Esquerdopata”, “Comunista”, “Lenin”, “PTralha”, mas não tem ninguém, absolutamente ninguém me chamando de direita.

      Até porque, um dos principais motivos de eu escrever isso, foi primeiro pelo humor e segundo para falar mal do Bolsonaro.

      MAS, como as pessoas não conseguem deixar jamais de ser binárias, e achar que só existe uma visão e o resto é oposição, aqui na página de esquerda eu sou de direita, na minha página que não tem nada haver com política e é neutra, eu sou “comunista” por escrever exatamente o mesmo texto, afinal como eu falei, foi completamente copiado aqui.

      E você falou sobre fascismo porque não gostou de post de humor completamente apolítico, eu acho que esse estado binario de vocês, governo e oposição, me cheiram a coisas muito piores.

  5. Se não houver luta, estaremos

    Se não houver luta, estaremos assintindo aos últimos suspiros de uma Constituição Cidadã assim nomeada por Ulisses Guimarães. Com um novo governo instalado, de pés de barro, lama ou pior, de pés virtuais de novela global, a primeira coisa que será jogada na fogueira será nossa querida Constituição, que nos proporcionou um salto gigantesco na diminuição de nossa escandalosa desigualdade. Virá em seu lugar um livro sem origem legítima. Será Temerista/Serrista ou ainda coisa pior? Um manual provisório de regimento da entrega de grandes riquezas do Brasil a piratas internacionais, e de desmonte de nossas políticas de inclusão social e de defesa armada da Nação, uma nação que apenas sonhou em ser poderosa. Chegou perto disso, mas o país que tem uma reles emissora de televisão sem qualquer pudor cívico, mas com poder suficiente para derrubar a democracia e destituir um governo legitimamente eleito, não merece estar no topo do mundo, ainda não. Hay que fortalecer a soberania nacional. Se tivéssemos pelo menos um Conselho de Segurança Nacional, ainda, o juiz predador seria barrado no momento em que tentasse entrar nas secretas instalações nucleares brasileiras. E se sua emissora de televisão estrilasse, seria também chamada às falas. Ele seria destituído e preso e quedaria incomunicável até que ficasse bem claro quem ele era e o que estava por trás dele.

  6. Faltou o anão!

    Adorei as definições do “povo” e da “Rede Goebbels”. O anão (Tyrion Lannister), é o PSOL. Não assume nenhum lado e vive querendo foder a tudo a todos, mesmo sendo pequeno, hahahahaha!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador