Revista GGN

Assine

Facebook altera visibilidade padrão de posts de “público” para “amigos”

Jornal GGN – Após anos mantendo a visibilidade padrão de posts de novos usuários como “público”, o que poderia causar – e muitas vezes causava – o chamado “oversharing” (quando um post ou foto acaba sendo compartilhado por centenas de desconhecidos), o Facebook finalmente ajustou a visibilidade padrão para “amigos”. A rede também vai passar a pedir aos usuários que façam um “checkup de privacidade”, onde o usuário poderá rever e confirmar suas configurações de privacidade.

As mudanças, segundo a rede social de Mark Zuckerberg, devem reduzir o número de usuários que acidentalmente expõem conteúdo e informações pessoais para um público mais amplo do que o que eles queriam.

O gerente de privacidade da empresa, Mike Nowak, admite que “às vezes, quando as pessoas compartilham coisas no Facebook, eles sentem como essa informação é mais pública do que eles queriam ou mais pessoas do que eles achavam podem ver suas mensagens. Muitos de nós já tivemos a experiência de compartilhar algo e inesperadamente vê-la amplamente visível [do que o desejado]”, algo que ele compara com o famoso “responder a todos” em um e-mail.
A mudança é quase uma inversão do que vem acontecendo desde 2009, quando o Facebook começou a manter as mensagens dos novos utilizadores como visíveis publicamente. Em abril de 2010, o Facebook lançou um manual de privacidade chamado “configurações recomendadas”. Os usuário tinham chance de mudar as configurações de privacidade, de forma que novos usuários foram padronizados com elas. Porém, as informações pessoais – o que incluem atualizações de status, fotos, dados de família e relacionamentos, bio e citações favoritas como “públicos”.

O problema, segundo especialistas, era que a maioria dos usuários achava que, como a maior parte de seus contatos eram de amigos, colegas de faculdade e familiares, eles estariam compartilhando as informações apenas com estes grupos. Não por acaso, houve tantos casos de fotos comprometedoras, piadas grosseiras ou opiniões controversas poderia ser vistas não apenas por pessoas próximas, mas por entidades patronais ou usuários aleatórios.

“Nós tomamos a decisão porque achamos que era certo para as pessoas, e com o tempo que temos obtido pelo feedback, o oversharing é pior do que undersharing. E é por isso que estamos fazendo essa mudança para a configuração agora de amigos”, diz Nowak.

Com informações do TechCrunch.

Média: 1 (3 votos)
3 comentários

Comentários

Espaço Colaborativo de Comentários

Opções de exibição de comentários

Escolha o modo de exibição que você preferir e clique em "Salvar configurações".
imagem de Iara G
Iara G

Leitor de mentes revela seu segredo

Não é novo, mas vale relembrar

Seu voto: Nenhum (1 voto)

É a política do gueto

 

 

Seu voto: Nenhum (1 voto)

 

...spin

 

 

Como é que é? Eu posto o que

Como é que é? Eu posto o que eu quiser e para quem eu quiser. Utilizo meu perfil pra fazer política e compartilhar para o público aquilo a que ele não tem acesso por outros canais.

Já não bastasse o face usar meus dados para me monitorar, agora resolveu cuidar da minha vida e dizer o que é bom pra mim, aff !

Seu voto: Nenhum (2 votos)

Comentar

O conteúdo deste campo é privado e não será exibido ao público.
CAPTCHA
Esta questão é para testar se você é um visitante humano e impedir submissões automatizadas por spam.