Facebook deve excluir “João Escória” e “João Dolar Júnior”

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Justiça Eleitoral determinou, em dois despachos, a retirada do conteúdo considerado ofensivo ao candidato tucano
 
Jornal GGN – O Facebook teve que excluir os perfis “João Escória” e “João Dolar Júnior”, a pedido da coligação do candidato à Prefeitura de São Paulo pelo PSDB, João Doria, na Justiça Eleitoral, que considerou ofensivos.
 
Em uma das fotos do perfil, uma montagem do candidato tucano com frases como “oi criança periférica, peguei seu nariz e privatizei” e “eu não tenho saco pra pobre”. Outra, tinha a imagem de Doria com um caminhão despejando lixo em suas costas e um urubu voando.
 
O juiz Sidney da Silva Braga considerou que o perfil atingiu “a honra” do candidato do PSDB e afirmou que o direito à livre manifestação não é “absoluto nem ilimitado”. Em outra determinação, foi o juiz Marcio Teixeira Laranjo que pediu para excluir a outra página do Facebook, em um prazo de 24 horas.
 
Caso contrário, o criador da página na rede social deve pagar uma multa diária de R$ 2 mil por descumprir a determinação.
 
A coligação do candidato, Acelera SP, manifestou que irá entrar na justiça contra “todos os perfis criados em desfavor da campanha” e garantiu que irá conseguir o feito: “serão derrubados”.
 
De acordo com o advogado da campanha de Doria, Anderson Pomini, em 80% dos casos em que entra na Justiça, os próprios donos das contas e páginas retiram os conteúdos considerados ofensivos, logo após “notificações extrajudiciais”.
 
O advogado acredita que Doria é mais alvo das piadas por ser “novato” no mundo da política.
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

11 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Jogando sal no complexo de inferioridade:

      E eu te ofereco quase 4.99 se voce tiver coragem de usar aquele sueter dele!

      PUTZ!  Eu tenho sueter de 10 dolares comprado em brexoh que eh melhor!  E sem acrilico tambem!

  1. Eram de pessoa

    mas não era sobre o Doria. Era sobre um empresario sem escrupulos que só pensa em aumentar seus lucros e para isso faz um discurso dizendo que vai melhorar a vida de todos.

    era sobre um cara que chama pobre de vagabundo mas quer ser eleito pela maioria pobre.

     

    So sangue pode colocar as coisas no lugar.

     

    isso não é um pais é um ajuntamento de mer da.

  2. Isso mostra que as críticas incomodam.

    Prezados,

    Discordo que se façam ofensas à honra, xingamentios, agressões, difamações e calúnias, qualquer que seja o cidadão vítima.

    Mas surprende que um candidato à prefeitura paulistana, o mais rico de TODOS os que apresentaram declaração (sempre sub-avaliada, como é de praxe), que declarou possuir mais R$180 milhões em bens, tenha a honra ofendida por alguém que numa rede social assine com o perfil “João Dolar Júnior”. 

    Todos os brasileiros bem informados sabem que o judiciário paulista é dominado pelos tucanos e/ou são simpatizantes desse partido e da classe represntada por João Dória Jr. Mas essas esdrúxulas decisões dos juízes paulistas mostram exatamente o nefasto efeito da politização excessiva do judiciário. É de se imaginar que se João Dória Jr. for a um evento com grande público e for ahostilizado como foi a presidenta Dilma Rousseff no Itaquerão, por ocasião da abertura da Copa do Mundo de 2014, a reação do candidato e dos juízes aliados políticos. O que vão fazer? Impedir a sáida do público, identificar todos os que xingaram o candidato e fichá-los, par depois processá-los?

    Não acesso as chamadas ‘redes sociais digitais’ e não sei qual o conteúdo dos perfis censurados. A meu ver, se o conteúdo for ofensivo-agressivo, injurioso, difamatório ou calunioso, realmente deve ser retirado do ar. Mas não se pode censurar o perfil apenas por usar um apelido que lembra o nome do candidato. Esse tipo de censura é típico das ditaduras. 

    Essa decisão dos juízes paulistas é similar àquela que censurou o blog Falha  de S. Paulo.

    A decisão esses juízes serve de mote paa que TODOS os cidadãos admiradores e eleitores do ex-presidente Lula processem João Dória Jr., que fez ofensas muito mais graves ao ex-presidente, ementrevista bajulatória com o juiz sérgio moro.

  3. Justica Brasileira!

    O Brasil foi tomado de asalto por seu Judiciario comandado por Ladroes proficionais do PSDB e PMDB.Acoberta todas as denuncias contra a corja GOLPISTA mas e severisimo com o PT o Ex Presidente Lula e a Presidenta Dilma Roussff que esta sendo deposta num Golpe covarde sujo com total apoio do STF.A MEDICINA TURCA TEM QUE SER ADOTADA URGENTE PARA PRESERVARMOS A DEMOCRACIA.Nao temos tempo a perder temos que afastar da vida publica Brasileira estes CANALHAS VENDILHOEES DA PATRIA.

    1. E nunca vão fazer, pois isso

      E nunca vão fazer, pois isso só acontece em países sérios, o que não é o nosso caso.

      Agora uma dúvida legítima: E se não remover a página, o que acontece ? Outra: E se a mesma for criada por um cidadão de outro país ? O Facebook é obrigado a atender a este pedido ? (pelo jeito, se não atende já sabemos como a nossa justiça da Coréia do Norte se comporta,né…manda bloquear)

  4. Nassif, o Facebook há mais de

    Nassif, o Facebook há mais de um ano tem uma comunidade com o nome “Morte ao Lula”. Na descrição, diz que o objetivo é enterrar o político petista. A ameaça física é clara. O Facebook simplesmente não deleta a comunidade, de maneira alguma. Não adianta denunciar. O Diário do Centro do Mundo, na época, identificou o dono da comunidade, colocou o seu nome, todos denunciaram à empresa e simplesmente nada foi feito. Parece que o próprio ex-presidente entrou na justiça para processar o autor e também nada. Pergunto: somos todos iguais perante à lei? Não pode comunidade contra o Dória, mas pode uma que ameaça de morte o Lula? Saudações.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador