Fachin quer maioria do STF a favor das prisões de Moro

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]


Foto: STF
 
Jornal GGN – O relator da Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, escolheu não assumir o peso da responsabilidade sobre a decisão de uma possível soltura do ex-ministro Antonio Palocci, após a Segunda Turma da Corte libertar José Dirceu. 
 
Para isso, o ministro propositalmente negou o habeas corpus de Palocci, obrigando que o caso seja analisado por todos os ministros do STF. Diferente do que fez com Dirceu, no qual também negou o recurso para não romper a coesão junto às medidas tomadas por Sérgio Moro, da primeira instância de Curitiba, a decisão de agora ocorreu para levar ao Plenário do STF o caso do ex-ministro dos governos Lula e Dilma.
 
A iniciativa ousada teria ocorrido após uma suposta longa conversa que teve com a presidente do Supremo, Cármen Lúcia, na manhã desta quarta-feira (03). A informação foi divulgada pelo Painel da Folha, que Fachin empurrou o tema Palocci ao Plenário da Corte horas após consultar Cármen.
 
O objetivo de Fachin seria mostrar uma reversão na tendência de liberar todos os presos provisórios e preventivos decretados por Moro, a fim de não impactar na credibilidade da Lava Jato. Negando a soltura de Palocci, poderia tecer diálogos junto a outros ministros, obtendo uma maioria para impedir a sensação de que o STF irá desfazer todas as prisões de Sérgio Moro.
 
Com o resultado apertado na sessão que trouxe por 3 votos a 2 a liberdade de Dirceu, Fachin encontraria oportunidade para reverter votos no restante do tribunal, mostrando que não está isolado na Corte, ainda que admitindo inviável a unanimidade para as polêmicas de Moro. 
 
Por outro lado, a estratégia parece não ter surtido bons efeitos nos bastidores da Suprema Corte. Segundo a coluna da Folha da manhã desta sexta-feira (05), houve uma “irritação generalizada na segunda turma do Supremo”. 
 
Entre os membros da turma, o único que não teria criticado o ministro seria o decano Celso de Mello. O restante, incluindo os membros e seus assessores, “não economizaram críticas a Fachin”, publicou o jornal. A impressão deixada é de que Edson Fachin não tem “calosidade” para ocupar a relatoria da Lava Jato, ainda mais por supostamente ter combinado a decisão sobre Palocci com Cármen Lúcia.
 
Tanto advogados que atuam nos processos em questão, quanto os próprios ministros, teriam manifestado o incômodo sobre a atuação, lembrando que Fachin terá de conviver com os processos da Lava Jato até o fim, ganhando ou perdendo no Plenário.
 
Ainda que com os diálogos, o ministro relator não deverá obter grandes avanços ou diferenças notórias nos resultados finais dos julgamentos do Supremo sobre os processos da Lava Jato. O próprio caso de Antonio Palocci deve gerar um resultado de 6 a 5, ou máximo 7 a 4 pela manutenção de sua prisão.
 
Para além da Segunda Turma, no Plenário, Fachin obteria o apoio de ministros como Luiz Fux, Luís Roberto Barroso e Rosa Weber, além da presidente da Corte, Cármen Lúcia, que deverão acompanhar o voto do ministro. Além deles, Alexandre de Moraes deverá optar pela manutenção da prisão de Palocci, ainda que para alguns analistas seu voto poderá ser uma surpresa.
 
Do outro lado, Ricardo Lewandowski, Marco Aurélio, Gilmar Mendes e Dias Toffoli deverão ser favoráveis à liberdade do ex-ministros dos governos Dilma e Temer, por defenderem a liberdade do réu até a condenação de segunda instância.
 
Apesar de ser levado ao Plenário, o julgamento do habeas corpus de Palocci ainda não tem data prevista para ocorrer. 
 
Assine
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

22 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Guri

    Não sabes perder? Não desças para o play! 

    Correr para baixo da toga da mamãe é feio. Birra e biquinho não condiz com a boa educação que um pirralho da terceira idade deveria ter. Uma dos atos mais detestáveis que um fedelho dono da bola pode praticar é: após a derrota colocar a redonda debaixo do braço e sair correndo para casa. Isto sem falar no ranho misturando com lágrimas escorrendo pela cara abaixo. Coisa de miúdo que acreditava ser Cristiano Ronaldo e descobre que não passa de um cintura dura incapaz de se adaptar à partida. Tem no choro convulsivo dos mimados o único consolo, pretexto para chamar de bullying a derrota legítima. 

     

  2. Agora sei porque Carmem Lucia foi a globo e jantou com FHC

    #GloboGolpista mexendo seus pauzinhos no judiciário para MANTER  O SEU PROJETO DE CRIMINALIZAÇÃO DO PT

  3. Perderam o PUDOR !
    Se é que

    Perderam o PUDOR !

    Se é que algum dia houve algum !

    Cada caso é decidido de uma forma, de acordo com a conveniência do momento.

    Não existem regras ?

    Dirceu e outros vão para a turma.

    Palocci e os próximos, porque Dirceu foi solto, vão para o plenário, para tentar reverter a maioria formada pela turma que soltou Dirceu.

    O STF usa a famosa “conta de chegada”, de acordo com o interesse a que se quer atingir.

    Qual a diferença disso e de corrupção ?

     

     

     

  4. Pois bem, todos os livros e

    Pois bem, todos os livros e artigos escritor por Fachin nada tinham de jurista, era coisa de mentirista. Bateu cagaço?

  5. fachin deu nó tático

    Quem não sabe perder é quem está chorando o “drible da vaca” dado pelo Ministro. Acharam que o cara, e o restante do STF, iam deixar o ex assessor do Dirceu, o “amigo de São bernardo” e o Gilmar (com invejinha do Moro) salvarem a tchurma????

    Jogou pro Pleno e agora vamos ver, perante a TV (porque os julgamentos das turmas não são televisionados) se a turma vai querer soltar corrupto (seja do pt, seja de quem for)…no mais, é o regimento do STF.

    Em tempo: o Fachin já avisou que, à partir do resultado do dirceu, vai jogar todos os casos mais complicados pro pleno, com apoio do maioria do próprio STF, assim, essa “irritação generalizada” citada acima é só dos petistas e do gilmar mesmo…ou seja, só da turminha do agiolax….

    1. Mas os Tucanos delatados e provados vão para a Xerosa

      Pensando bem, tomara que o $TF confirme as arbitrarieades da Lava Jato, tal qual como revogou a decisão do Celso de Melo tirando o Renan da Presidencia do Senado, que os Tucanos não tem como não ir pra Papuda, já que não e mais possível fazer vista grossa de tão escancarada a coisa tá. O Moro tá nu, mas crente abafando que tá com a roupa mais fina do mundo. E os Coxudos aplaudindo.

      O Moro incendiou a casa para livrá-la dos ratos estranhos ao seu grupo, mas levou gente inocente na carrada, e acabou com milhões de empregos, os quais estão se retroalimentando

  6. Agora temos 2 em 1 no $TF, é o Ministro Edson Fuxin

    Já que a ordem dos fatores não altera o resultado, podemos ter Luiz Fuchin. Dois bostas amalgamados numa só.

  7. O $TF pode conceder hc repressivo contra prisão preventiva

    Se o Ministro Barroso não tivesse se deslumbrado com o poder nem tivesse o rabo preso, não podendo, portanto, ser chantageado pela imprensa murdochiana, certamente ele seria o garantista que sempre foi.

    Mas o passado é uma roupa que não lhe serve mais.

  8. Onde tudo menos as questões legais são importantes

    Mais uma manobra. Tudo feito com manipulação. Onde os argumentos jurídicos não pesam. Onde a a violação de direitos de um cidadão não  são levados em conta.  Onde se tem uma maioria midiática. Onde se submete  até mesmo a um procurador sequitário.  

    Será que isto é o Supremo?

    Pensei que o prédio político fosse em outro palácio.

  9. Essa eu não vou perder

    A sessão do STF que vai decidir sobre a liberdade ou não do Palocci é imperdível. Vai ser interessante assistir o contorcionismo dos juízes, para justificar a manutenção da prisão, contrariando decisão do próprio tribunal de que as prisões só seriam cabíveis com uma condenação de 2º grau.

  10. Oficialmente Celso de Mello é

    Oficialmente Celso de Mello é o supremo juiz de merda do STF.

    Mas ele já começou a ser superado por Fachin, aquele merda que deu um overlap da 2ª Turma do Tribunal.

    1. O overlap de Teori na 2ª Turma do STF acabou em Paraty

      O overlap de Teori na 2ª Turma do STF acabou em Paraty

      Em dezembro de 2016, sentindo o cheiro de queimado na 2ª Turma do STF para libertar Eduardo Cunha, Teori Zavascki também resolveu dar, como Fachin agora, um overlap na turma presidida por Gilmar Mendes e mandou a decisão para o plenário e tirou férias. Coitado de Teori, em janeiro de 2017, apareceu morto em Paraty e nem sequer participou do julgamento do HC do chefe da “assembleia geral de bandidos” no Congresso (como disse a imprensa internacional).

      Certo que dessa vez o overlap envolve um petista, mas na sequencia dos HCs está o do gangster que presta(va) serviços a Temer. Vamos ver se Fachin dará outro overlap. 

  11. Carmen transmitindo ordens da Globo, o real supremo tribunal.

    Depois que a Globo pautou Carmen Lúcia, escreveu o roteiro do que ela deve fazer para atender a vontade dos patrões da família Marinho, já começou a transmitir nas novas ordens ao STF, começando pelo Fachin, que tremeu na base. “Olha, Fachi, os capachos da Globo sabem de alguma coisa que você fez no verão passado. Então se eu fosse você, seguia o script à risca”. Deve ter sido o papo da presidentAA com ele. O bom e velho achaque. Nada de novo no front. 

    1. Globo inimiga do Povo

      Tenho insistido num ponto em meus comentários: derrotar o poder político da Globo é a prioritária batalha estratégica dos democratas que pretendem reconstruir o Estado Democrático de Direito.

      A Globo é incompatível com a Democracia. Ampliar a rejeição pública – que já existe – é tarefa imediata.

  12. mais uma indicação dos

    mais uma indicação dos governos PT. Mais um pra conta das péssimas indicações da Dilma/Lula. É para isso que eles querem voltar? Para deixar a Globo dominar tudo como sempre e para deixar a PF perseguir petistas com direito a tiro ao alvo com a foto da Dilma. 

  13. Não subestimem o poder do

    Não subestimem o poder do Gilmar, vários ministros são empregados de Gilmar no seu instituto, ele tem muitos na mão e é vingativo.

  14. A canalhice e a pusilanimidade do STF expostas à luz solar

    Prezados,

    Nestes dias postei um comentário com o mesmo título deste. Infelizmente sou obrigado a repetir o título e o conteúdo porque Luiz Edson Fachin – assim como Luís Roberto Barroso, Rosa Weber, Cármen Lúcia e quase todos do STF – se caracteriza pela canalhice e pusilanimidade.

    Essa manobra  do relator-herdeiro da Fraude a Jato no STF mostra a fraqueza de caráter e a covardia que o caracterizam.

    Um órgão colegiado, como o STF, existe para aplicar a Lei e guardar a CF. Não é função do STF – seja das turmas que o compõem, seja do plenário – confirmar julgamentos e sentenças expostas em votos dos presidentes e/ou relatores dos processos. Fachin faz essa manobra porque teme ser novamente voto vencido – na apreciação do HC pedido pela defesa de Antônio Palocci, mantido preso de forma ilegal, já que sequer foi julgado em primeiro grau e muito menos teve a sentença confirmada em 2º e 3º graus.

    A manobra de Fachin – em jogada com Cármen Lúcia – é típica dos cínicos, dos covardes e dos canalhas. O STF é uma choldra ignóbil e não merece respeito. Se aplicou corretamente a Lei, concedendo HC a Bumlai, Genu e José Dirceu, por que o mesmo tribunal deve decidir de forma ilegal, inconstitucional num caso semelhante, como é o e Palocci? Mais grave: Palocci sequer foi julgado em 1ª instância. Um tribunal biruta, que decide com base nas pressões midiáticas  e políticas da opinião publicada ou nas ameaças e coações que sofrem os membros da côrte e suas famílias, não pode ser chamado de supremo. Talvez o significado mais adequado para STF seja Suprema Trapaça Federal.

    Sugiro aos blogs e portais progressistas fazer entrevistas com Palocci e publicar o que le tem a revelar sobre os bastidores das operações de socorro financeiro pedidas pelos grupos de mídia e pela banca.

    1. Tu também em Curitiba!!!

      Prezado João, caso sua afirmação de que Palocci tem ilícitos a revelar, além ainda do petrolão, com ilícitos da mídia e mais ilícitos do mundo financeiro, caso esta sua afirmação seja verdadeira, a única coisa errada João é que vc está solto. O correto seria Palocci e vc presos. Eu neste caso adoraria ver vc fazer colaboração premiada para o bem da nação e do povo brasileiro. Ou tu tens corruptos de estimação?

  15. Dilma deveria ter indicado o

    Dilma deveria ter indicado o Aragão, ou outro jurista de esquerda. Esse merda pela saco covarde esta lavando as mãos. E a lei que se dane !! 

    Uma coisa não pode ser dita sobre gilmar Mendes , que ele é covarde. Segue suas opiniões e defende os seus fervorosamente  !! Mesmo que seja para seguir a lei !!! 

  16. Será que o Faxin seria tão mesquin assim?

    Acho que tudo pode não passar de uma teoria da conspiração.

    Se o Fuchin teimar em deixar a lavajato se arrastar, em vez da 2ª Turma, de forma rodizíaca, acabar com os abusos da lavajato, dandi-khe o tiro de misericóridia, ele vai passear num jatinho particular. Ele tá botando as unhinhas de fora, e Tucano quer voltar para a sua zona de conforto, curtir os produtos dos seus crimes

    Veja o que ocorreu com o Teori. Bote as cuecas de molho

  17. Essa matéria parece do PIG

    Pode ser que seja isso que diz no texto, mas também pode ser o contrário. Pode ser que o Fachin queira se livrar da responsabilidade e jogue logo pro plenário. Eu sou favorável que toda decisão do stf deve passar pelo plenário.

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador