FHC cancela palestra em Nova York após protestos de intelectuais

Jornal GGN – O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso cancelou sua participação numa palestra neste sábado em Nova York após protestos de intelectuais. Organizado pela Associação de Estudos Latino-Americanos (LASA) em homenagem aos 50 anos da entidade, o evento teria uma mesa de debates sobre democracia na América Latina com FHC e o ex-presidente do Chile, Ricardo Lagos.

O ex-presidente enviou carta à entidade dizendo que desistiu para não “dar pretexto para mentes radicais, dirigidas por paixões partidárias, me usarem em uma luta imaginária ‘contra o golpe’, um golpe que nunca existiu”. Um grupo de membros da LASA encaminhou petição defendendo que era inapropriado FHC participar do debate no momento que seu partido, o PSDB, é apontando como um dos articuladores do golpe no Brasil.

Do O Globo

FH cancela palestra em Nova York após protestos de intelectuais
 
Após protestos de intelectuais, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso cancelou sua participação numa palestra neste sábado em Nova York sobre a democracia na América Latina. O evento foi organizado pela Associação de Estudos Latino-Americanos (LASA) em homenagem aos 50 anos da entidade e FH dividiria um painel de debate com o ex-presidente do Chile Ricardo Lagos.
 
Em carta enviada a LASA, a que o GLOBO teve acesso, FH explica que desistiu da palestra para não dar discurso a “mentes radicais”.
 
“Eu peço que vocês entendam que a essa altura da minha vida, aos 85 anos, eu não desejo dar pretexto para mentes radicais, dirigidas por paixões partidárias, me usarem em uma luta imaginária ‘contra o golpe’, um golpe que nunca existiu”, escreveu o ex-presidente.

A polêmica em torno do convite a FH para falar sobre democracia no congresso começou no fim de abril. Um grupo de membros da LASA, entre intelectuais brasileiros e estrangeiros, encaminhou à entidade uma petição defendendo ser inapropriado o tucano participar do painel no momento em que o partido dele, o PSDB, é apontado como um dos colaboradores de um “golpe” no Brasil pelos partidos que apoiam a presidente afastada Dilma Rousseff.

“Ao convidar o ex-presidente para falar sobre a evolução da democracia exatamente num momento de fragilidade da democracia brasileira, quando o próprio Cardoso, bem como o partido em que ele ocupa um papel central, não hesitou em pôr em perigo a paz doméstica e os mecanismos básicos da democracia como a Constituição, a LASA estaria desrespeitando estudiosos que têm lutado para constituir uma estabilidade democrática na região nos últimos 50 anos”, diz trecho da petição, que foi liderada pela doutoranda da Universidade de Brasília e membro da LASA Mariana Kalil.

Em reação, a direção da LASA publicou uma carta em que reafirmou o convite ao ex-presidente brasileiro e defendeu que ele se deu pela reputação acadêmica de FH. Para evitar mais polêmica, a entidade mudou o nome do painel, trocando a palavra democracia por vida pública. A versão final ficou “50 Anos de Vida Pública na América Latina”.

O comunicado sobre a desistência de FH foi encaminhado pela LASA a seus membros por email na quarta-feira passada. Nesta quinta-feira, o ex-presidente recebeu da Universidade de Harvard o título “Doctor of Law” ao lado de outros oito homenageados.

Nesta noite, durante a abertura do congresso da LASA em Nova York, está previsto um protesto de intelectuais contrários ao afastamento da presidente Dilma organizado pelo Conselho Latino-americano de Ciências Sociais (Clacso). Broches com a bandeira do Brasil e a frase “No Coup” (Sem golpe, em inglês) serão distribuídos aos convidados.

 

Redação

31 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O que deveria ser feito,

    O que deveria ser feito, seriam vídeos explicando o governo FHC; as privatizações, os engavetamentos… o comando da PF pelo PSDB… As contas no exterior de Arminio, FHC… etc… Tem que atualizar todo o material, também tem o livro: a privataria tucana… Colocar em um vídeo ou arquivo e ir atualizando… Pois as motivações de Serra não parecem ser boas para o país… E isso pode causar uma guerra civil… Eles têm a mídia do lado… mas o povo tem a internet e as ruas… Por enquanto… Se não souber virar o jogo rapidamente… A privatização das empresas e dos bancos centrais são importantes para as multinacionais e os rentistas internacionais… Pois são bilhões através de impostos e contas de água, luz e etc… Estão comprando a maioria das empresas nacionais também… Aumentando a taxa de juros para ganharem muito com a compra e venda de títulos nacionais pagos com o imposto do brasileiro… Na verdade há uma luta do fascismo contra a esquerda ou qualquer tipo de humanização do mundo… POis chegamos em um ponto de inflexão… Ou o mundo vai para o capital acima de tudo… Acima da vida humana… Ou retornamos aos valores humanos.. Eles querem que o dinheiro tenha mais valor que a vida, que tudo possa ser comprado com o dinheiro deles… Já há pessoas vendendo seus órgãos para poder se alimentar ou pagar suas dívidas… A moeda começa a ganhar força contra a vida humana… Chegamos naquele ponto da história que é.. ou vai… ou vira…

  2. Velho hipócrita. Ainda está

    Velho hipócrita. Ainda está vivo, mas já está devidamente ocupando um lugarzinho de honra na lata de lixo de nossa história.

  3. FHC Corrupto e Golpista

    FHC governou sob as ordens de Roberto Marinho (que sustentava no exterior a sua amante e seu filho).

    Foi um presidente corrupto (comprou a sua própria reeleição), subordinou o Brasil aos interesses do capital financeiro internacional e hoje, aos 85 anos, é um GOLPISTA.

    Os intelectuais estão corretos em revelar, ao mundo, a verdade sobre esse pseudo-intelectual e medíocre político.

    1. Inteligência?!

      Onde você viu inteligência alí? Você leu as obras dele? As menos ruins eram chupadas do Florestan Fernandes, esse sim inteligente.

  4. FORA FHC E LEVE A CIA-HARVARD JUNTO

    FHC com seu apoio ao golpe realiza o reconhecimento de uma polìtica genocida no Brasil, a política do FMI/CIA/tio Sam/Harvard que no fundo é tudo a mesma coisa: dominação capitalista neoliberal internacional.

  5. É o que a plutocracia tem, por enquanto, pra chamar de seu
    FHC é um boneco criado pela plutocracia que precisa de “gente” como ele pra justificar suas baboseiras.

  6. Até hoje não engoliu a 4a

    Até hoje não engoliu a 4a derrota consecutiva que o PT lhe impos porque só o partido dele merece ficar no poder e estava na trama junto com Sarney, Temer e Jucá.

  7. Que bom que fhc viveu o

    Que bom que fhc viveu o bastante para sofrer este golpe no seu orgulho. Viverá ainda o bastante, espero com fervor, para ver abortar o golpe que ele trata com tanto desvelo. Certamente a sua mente deturpada racionalisa explicando, só para si mesmo, que o golpe não é golpe e que ele foi vítima de um atentado dos petralhas. Claro que golpistas digam que golpe não é golpe. Aguém já viu um ladrão batendo no peito e dizendo a altos brados: eu sou ladrão… eu sou ladrão..?

  8. O que interessa mesmo, como

    O que interessa mesmo, como mostrado ontem no JN, em meio a bambardeio pesado contra os Lula / políticos, é que o cara foi condencorado em Harvard…

  9. Fim de vida vergonhoso

    Fim de vida vergonhoso (se FHC tivesse vergonha na cara) para quem já foi, há muito tempo, um social-democrata e intelectual respeitável.

    Abaixo, link com vídeo da sessão de abertura da LASA, em Nova York: protesto verbal e visual contra o golpe no Brasil, com quase todo mundo de roupa preta, em sinal de luto pela democracia. FHC fugiu direitinho…

    https://www.facebook.com/midiaNINJA/videos/657377511087064/

    1.  
      Jair você acredita mesmo

       

      Jair você acredita mesmo que este verme já foi social-democrata ou de esquerda na vida.? Isso sempre foi um farsante, um mentiroso. Lamento, mais esse velhote não respeita nem o próprio prazo de validade vencido.

      Dona Dulce que viveu com esse traste, se foi pra não passar mais vergonha ao lado dessa miséria.

      Orlando

  10. Ora, como não há golpe: a

    Ora, como não há golpe: a (in)existência desse pústula é, em si, a demonstração cabal de golpes e golpes anti-democráticos. Já devia ter saído de cena desde que se aproveitou da situação e se aposentou aos 37 aninhos…

    Baita picareta, como sempre, querendo colocar a culpa nos outros.

    Pobre universidade de harvard a dar validade a um jumento desses.

  11. Golpistas! Fascistas! Não passarão!

                       Golpistas! Fascistas! Não passarão!

                       Golpistas! Fascistas! Não passarão!

                       Golpistas! Fascistas! Não passarão!

    [video:https://youtu.be/236duKfZe68 width:600]

    1. Essa frase de Dolores

      Essa frase de Dolores Ibarruri é uma negação da historia, proferida no cerco de Madrid pelas tropas do General Francisco Franco não produziu resultado, os fascitas passaram e tomaram a cidade.

    2. Essa frase de Dolores

      Essa frase de Dolores Ibarruri é uma negação da historia, proferida no cerco de Madrid pelas tropas do General Francisco Franco não produziu resultado, os fascitas passaram e tomaram a cidade.

  12. Nunca o respeitei como

    Nunca o respeitei como intelectual e nunca o respeitei como presidente. Depois que se tornou golpista lhe tenho nojo. E seu lugar na história já está garantido: entreguista, invesjoso, golpista e cínico. 

  13. FHC e a Democracia

    O que que o FHC ia falar sobre a ‘democracia na América Latina’? Iria dizer que no Brasil o processo foi um exemplo de democracia? Assim como no Paraguai? Iria dizer, em terra yankee, que na América Latina as democracias estão sendo respeitadas?

    Defender o golpe no Brasil já diz tudo sobre esse velho esquecido, que no máximo pode ensinar como ganhar uma mudança na Constituição para ser reeleito, ou como quebrar o país três vezes e quinze anos depois ser chamado como exemplo de governante “probo”! Faça-me o favor, oh príncipe decaído!

  14. Sombras nas lembranças

    Já fiz essa pergunta várias vezes, mas não encontro a resposta nem na Internet: quem , no Congresso Federal, votou a favor da medida provisória de Collor que, nos anos de 1990, oficializava o confisco da poupança criado pror Zélia e & Cia? Lembro ter dito que essa medid autoritária não iria passar no Congresso diante dos vários democratas (ou que assim se diziam) que lá se encontrfava, Me enganei. Passou. E se não me falha a memória, graças a votos dos tucanos FHC e Serra, entre outros. Alguém pode me tirar essas sombras das minhas lembranças? Obrigado..

  15. Acho que ele está certo em não ir

    De maneira que chega a me impressionar, os coxinhas, a classe dominante, a “zelite”, não tem dinheiro e condições de protestar mundo afora. Dinheiro e condições que aparentemente não estão faltando aos mortadelas e à classe dominada e oprimida.

    É, no mínimo, contraditório.

    Outra coisa que me incomoda é a banalização do termo “intelectual”. Nunca vi um país com tantos “intelectuais” como o Brasil. Acho que a única coisa que tem mais no Brasil do que “intelectual” é “jurista”. Também nunca vi tantos.

    Talvez o excesso desses seja até uma explicação para o nosso caos atual.  Talvez se fossem médicos ou engenheiros, títulos que proliferam entre outras sociedades, não estaríamos nesta M*. Heheh

    Nesses casos gosto até de citar o grande Ariano Suassuna, quando se gasta um termo como intelectual com alguns personagens aí, inclusive o FHC, o que vai se dizer de Norberto Bobbio.

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=0BWdtnTj40E%5D

  16. “Golpe que nunca existiu…”

    Golpe que nunca existiu? Será que essa anta travestida de intelectual não lê mais jornais.  FHC, a historia o julgará como incompetente, invejoso e GOLPISTA.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador