FMI suspende resgate financeiro à Grécia

Jornal GGN – O Fundo Monetário Internacional vai suspender o programa de resgate financeiro à Grécia até que esteja definida a composição do novo governo. De acordo com pesquisas de opinião, a coligação de esquerda, Syriza, tem uma vantagem na corrida eleitoral legislativa do país.

Enviado por Alfeu

Com Syriza à frente nas pesquisas, FMI suspende negociações com Grécia

Do Opera Mundi

Porta-voz de órgão alega que grupo vai esperar formação de novo governo no país para liberar pacote de resgate financeiro

O FMI (Fundo Monetário Internacional) declarou nesta segunda-feira (29/12) que suspenderá o programa de resgate financeiro à Grécia até que seja anunciada a formação de um novo governo. Nesta manhã, o primeiro-ministro grego, Antonis Samaras, antecipou as eleições legislativas do país para 25 de janeiro, o que abriu caminho para que a coligação de esquerda Syriza tenha vantagem na corrida eleitoral.

Sondagens publicadas na semana passada, um dia depois da segunda votação presidencial no parlamento grego, davam vantagem à oposição esquerdista, sempre com margens superiores a 3%. O estudo de opinião realizado pelo Instituto Kapa para o diário To Vima atribuía 27,2% ao Syriza e 24,7% à Nova Democracia; já a sondagem realizada pelo Instituto Alko para o jornal Proto Thema, 28,3% contra 25%.

Favorita segundo as últimas pesquisas de opinião, a coalizão liderada por Alexis Tsipras defende menos austeridade para a Grécia.

O ministro grego de Finanças, Gikas Jardúvelis (esq.), assegurou hoje a repórteres que o país não está com problemas de liquidez

A decisão de Samaras vem após o fracasso de seu candidato e único postulante à presidência, Stavros Dimas, que não conseguiu votos suficientes para ser eleito presidente da República.

Como consequência, tal medida favoreceu a Syriza, o maior partido da oposição no país europeu. 

Líder do Syriza, Alexis Tsipras comemorou os anúncios e disse hoje que ‘austeridade é coisa do passado’

Redação

11 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Então…o FMI continua sendo

    Então…o FMI continua sendo um instrumento de controle da Direita…Fico imaginando quais são os interesses por trás disso…

  2. Esta é a história do FMI. Só

    Esta é a história do FMI. Só serve a governos submissos aos interesses hegemônicos dos EUA. Por isso, segundo penso, o governo Lula já teria sido o melhor de todos os tempos por tirar essa alcatéia de lobos das nossas costas.

  3. .

    É a chantagem oficial, pública e ostensiva a uma nação. Uma tentativa escancarada de ingerência nos destinos de um país e de ditar o resultado do sufrágio universal grego. Pode-se dizer que é o golpe preventivo.

  4. Banco dos BRICS

    O banco dos BRICS não pode oferecer ajuda? Não conheço os detalhes do acordo de funcionamento, sem contar a crise russa. Mas seria um movimento interessante. Ainda mais se ajudasse o Syriza 🙂

     

  5. Um economista badalado pelos bancos centrais

    daquelas paragens apresentou certa vez um trabalho acadêmico (tinha que ser!) no qual ele chegou à conclusão que, se um país devesse mais de 90% do PIB, então ele estaria quebrado. E isso lastreado em cálculos de planilhas .

    Com base nisso, e pelo fato da dívida grega ter chegado a esse ponto, os europeus impuseram aos gregos a tal austeridade brutal.  

    Só que, depois de algum tempo, um estudante de economia (sim, estudante!) recebeu como incumbência verificar as planilhas desse economista badalado, que foram a base para sustentar o tal trabalho acadêmico.

    Esse estudante (ou estagiário) percebeu rapidamente que os cálculos da planilha em questão estavam completamente errados. E o povo grego pagou pelos erros deste badalado economista com desemprego, queda de salários, aumento de impostos e tudo quanto é medida sacana! 

    Tudo indica então que o eleitor grego cansou de pagar o pato. 

    Um outro detalhe esquecido pela banca européia era que a dívida grega era alta sim, mas, pagando-se 3% do PIB ao ano (o que não é nenhum sacrifício grande), em 30 anos ou menos a dívida estaria paga. 

     

  6. Sorte da Grécia. Que pare de

    Sorte da Grécia. Que pare de sustentar agiotas, gigôlos do trabalho alheio.  Banqueiros que ficam explorando

    mundo afora, exigndo Superávit Primário para pagamentos de juros. Invenção do FMI, BID,e tantos outros,

    órgãos sangue sugas, uma vez que nada produzem, só vivem do vampirismo econômico. Que se divulgue

    e se facilite o acesso  aos nossos jovens a leitura de Eduardo  Galeano, em seu livro ¨As Veias Abertas da América

    Latina¨.  O triste é constatar que em cada país, temos FHCs, Serras, Aécios e Alkmins,  e tantos outros que

    concordam plenamente com esse tipo de genocídio.

     

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador