Foguete brasileiro tenta levar prêmio norte-americano este mês

Equipe do ITA, em projeto apresentado em 2013.

Jornal GGN – Um projeto brasileiro será um estranho no ninho, este mês, entre grandes nomes do segmento aeroespacial do mundo. O foguete desenvolvido por 12 alunos do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), em São José dos Campos, vai participar de uma competição internacional nos Estados Unidos. O rocket nacional cortará os céus de Green River, em Utah, em uma demonstração que faz parte do Intercollegiate Rocket Engineering Competition (Irec), que reúne os melhores projetos de estudantes da área do mundo todo.

O foguete leva o nome das duas instituições parceiras do projeto: ITA-Fiesp. A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo também apoiou a iniciativa. O evento acontece entre os dias 26 e 29 de junho. O projeto brasileiro se enquadra na categoria básica, em que o desafio é atingir a altitude de apogeu de 10 mil pés (3,048 km), carga-paga de 10 libras (4,5 kg) e pontos extras para componentes “student built”.

Além disso, todos os componentes não consumidos devem ser recuperados para garantir mais pontos rumo a vitória. A competição, que acontece todos os anos no mês de junho em Green River, teve, em sua última edição, a participação de equipes do Canadá, Turquia e Índia e dos próprios EUA. Duas outras equipes brasileiras – EPU e UFABC – também estarão no certame científico.

O ITA, respeitado nome da pesquisa nacional, já tem tradição na disputa. Em três anos de existência, a equipe do ITA teve 100% de aproveitamento em diferentes prêmios. Em 2011 e 2013, levou o Prêmio “Award for Technical Excelence” e, em 2012, o primeiro lugar em projeto técnico. A meta, agora, é levar o prêmio máximo, já que trata-se da única equipe de toda a competição que construiu um foguete completo, do motor ao combustível.

Com informações da Fiesp.

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador