Folha diz que liderança em SP deixa Dilma em dificuldade

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – A edição da Folha de S. Paulo desta sexta-feira, 1º de agosto, traz um leitura curiosa sobre os resultados da pesquisa Ibope, contratada pela Rede Globo e divulgada na quinta (31). No levantamento, a presidente Dilma Rousseff (PT), candidata à reeleição, aparece com vantagem em dois dos três principais colégios eleitorais do país. Mas a Folha afirma que ela tem “dificuldade” em São Paulo, onde é a favorita de 30% eleitorado, ante 25% de Aécio Neves (PSDB) e 6% de Eduardo Campos (PSB).

Já o Estado de S. Paulo fez o seguinte recorte: “Tradicional reduto tucano, São Paulo ainda é um desafio para Aécio Neves. No Estado, o candidato do PSDB à Presidência ainda não conseguiu ultrapassar a petista Dilma Rousseff e tem cerca de 20 pontos porcentuais a menos que a taxa de intenção de votos ostentadaa, na mesma época do ano, por Geraldo Alckmin em 2006 (que tinha 46%) e José Serra em 2010 (44%).”

O Estadão ainda frisa que Aécio tem maior potencial de crescimento entre os paulistas que Dilma, pois a gestão da presidente é mal avaliada por 44% dos eleitores. Um quarto do eleitorado considera a administração petista no plano federal ótima ou boa.

Em Minas Gerais (10,7% do eleitorado nacional), a Folha também destaca, mas dessa vez com razão, que Dilma tem dificuldade diante da candidatura de Aécio. Lá, o senador mineiro e ex-governador tem 41% das intenções de votos. A presidente aparece com 31%, enquanto Campos soma apenas 5%.

Como a margem de erro da pesquisa Ibope de julho é de três pontos percentuais para mais ou para menos, a Folha coloca Dilma e Aécio em possível empate técnico e justifica, assim, a “dificuldade” da petista em São Paulo. Na pesquisa Datafolha feita entre 15 e 16 de julho, os dois adversários registraram 25% cada um, no Estado. São Paulo representa 22,4% do total de eleitores habilitados no Brasil.

No Rio de Janeiro (8,5% do total de votantes), Dilma abre vantagem de 20 pontos sobre Aécio: ela registra 35% dos votos, enquanto o tucano tem 15%. Campos também aparece aí com 5%. É neste estado que o Pastor Everaldo, candidato do PSC, tem melhor desempenho: 4% das intenções de voto. Em São Paulo, o correligionário de Marco Feliciano tem 3%. Em Minas e Pernambuco, 1%.

Em Pernambuco, Estado do ex-governador Campos, Dilma tem 41%, e o pessebista, 37%. Aécio tem seu pior desempenho: 6%. Em 2010, a petista venceu no segundo com apoio 75,6% dos eleitores.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

22 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. “a Folha afirma que ela tem

    “a Folha afirma que ela tem “dificuldade” em São Paulo, onde é a favorita de 30% eleitorado, ante 25% de Aécio Neves (PSDB) e 6% de Eduardo Campos (PSB).  (…)  Como a margem de erro da pesquisa Ibope de julho é de três pontos percentuais para mais ou para menos, a Folha coloca Dilma e Aécio em possível empate técnico e justifica, assim, a “dificuldade””:

    Deixando de lado a hipocrisia de chamar Dilma de “petista” 4 vezes enquanto o “tucano” so eh identificado com essa palavra uma vez, vamos a essa conta:  se 3h 30 e 25, o “empate tecnico” ta precisando de uma palavra nova pra o explicar:  em-patetico, talvez?  O resultado eh esse:

    “A petista” teria que perder 10 por cento de seus votos e “o tucano” teria que ganhar 15 por cento.  Haja colar de melancia pra fazer isso!

    1. Esta será a eleição das

      Esta será a eleição das eleições porque a direita sob o comando da mídia faz a manipulação mais descarada de tudo que for para desqualificar a Dilma e afetar sua reeleição. Portanto, a eleição presidencial de outubro será uma batalha gigantesca contra a força poderosa da direita. A corrupção vai atingir as raias do inominável para conseguir o resultado que recoloque os conservadores no governo, pois a esquerda é um corpo estranho no ninho da burguesia. O povo não pode se desconcentrar, pois o compromisso com um futuro de progresso, justiça e liberdade para os trabalhadores exige a vitória com Dilma.

  2. Tortura, nunca mais?

    Futebol e política sempre andaram juntos. Sempre houve tentativas de tirar proveito do futebol em benefício da política. Não é de agora, sempre foi assim.

    É possível que o momento em que isso se mostrou mais marcante tenha sido na Copa de 1970, no México. Entrou em campo o time formado por Pelé e Cia. Fora dele, o governo da ditadura. Enquanto a seleção fazia os gols e ganhava os jogos, brasileiros eram torturados, entre os quais uma jovem de 17 anos de idade.

    Que diabo uma jovem de 17 anos, que devia estar nas baladas, na praia, curtindo a vida, fazia na prisão? Por que estava ali?

    Era a primeira copa transmitida pela televisão. Para o Presidente Médici, do governo militar, a cores.

    Aquela menina de 17 anos e os demais presos sempre davam um jeitinho de arrumar um radinho de pilhas para ouvir o jogo.

    Mesmo vivendo aquele momento de horror, de choques elétricos, paus de arara e outras torturas, “juntavam-se” (cada um em sua cela), para ouvir os jogos. Nesses momentos, esquecidos pelo regime, “ganhavam uma folga” e se reencontravam com o país através do futebol; certamente os gols do Brasil tinham um sabor especial.

    Eram momentos em que ao coração era dado o direito de gritar. O grito de gol era a explosão contida no peito. Mas não era só um grito de gol, era o grito da liberdade, por breve que fosse.

    Quarenta e quatro anos depois aquela garota, presa e torturada, esteve diante de outra Copa. Quarenta e quatro anos depois a Copa foi no seu país. Quarenta e quatro anos depois quis o destino que aquela garota, presa e torturada, fosse a presidenta do país onde foi a copa.

    E outra vez ela foi torturada.

    Não pelos militares, mas pelos mesmos órgãos de comunicação que patrocinaram a tortura sofrida pelos brasileiros, um dos quais há pouco tempo, ridícula e vergonhosamente, protagonizou a dissimulação de um mea culpa, que hoje se mostra mais ridículo e vergonhoso ainda, se isso é possível.

    E, pior, por um segmento da mesma sociedade pela qual ela perdeu a sua juventude. Ínfimo, verdadeiramente insignificante e desprezível, mas um segmento forte pelo poder que o dinheiro lhe confere.

    Mas a coragem e dignidade da garota de 17 anos estavam preservadas naquela senhora que agora era a presidenta do país.

    Quem não sabia que a senhora seria vaiada na abertura da Copa, lá no Itaquerão? Mas a senhora não podia fugir (como se a senhora soubesse o que é isso) dos deveres inerentes ao cargo.

    Só que eles, presidenta, extrapolaram na grosseria e na covardia e fizeram mais do que vaiar; xingaram daquela forma.

    Pelo menos em 1970 a senhora tinha uma válvula de escape para amenizar sua tortura; a seleção brasileira, que a todos encantou com o seu futebol.

    Mérito que foi atribuído a Zagalo, quando se sabe que muito daquela seleção tinha a ver com João Saldanha.

    A senhora lembra como o chamavam? João Sem Medo. Pela coragem que ele tinha, como por exemplo, ao enfrentar o governo militar e dizer: “os senhores escalam o seu ministério, eu escalo a seleção”.

    Por isso, ele não foi o técnico durante a Copa. Saldanha não era um nome agradável ao sistema.

    De uma forma ou de outra se atribuiu o sucesso ao técnico da seleção, sua comissão técnica e, claro, aos jogadores.

    Justo, não acha presidenta? Afinal uma seleção de futebol depende do técnico e sua comissão técnica, que é quem convoca, prepara e escala o time, e dos jogadores, que jogam.

    E eis que nesta Copa a seleção foi mal, muito mal.

    Mas o futebol aqui no Brasil tinha mudado muito Presidenta e a senhora não percebeu.

    A seleção que a imprensa imaginava vencedora antes da Copa, que já estava com uma mão na taça, era a Seleção do Felipão. A senhora não percebeu que se perdesse, e perdeu, a culpa seria sua; a culpa seria da presidente da república.

    Entendeu presidenta? A seleção vitoriosa, a da mão na taça, era a do Felipão. A derrotada foi a sua.

    Presidenta, lamento dizer, mas a culpa foi sua.

    Ou a senhora pensava que ia escapar?

    A senhora convocou mal, escalou mal, fez substituições erradas, queria o que?

    Mas não foi só o futebol que mudou.

    A vergonhosa incompetência em não oferecer as mínimas condições para a realização da Copa era do governo.

    Os aeroportos iam ser um inferno.

    Todos os voos iam atrasar.

    Ia ter um apagão de energia.

    Ia ter uma epidemia de dengue…

    Presidenta, a senhora não ia entregar nem os estádios a tempo e a previsão feita por uma revista semanal especializada em construção de estádios era de que só ficariam prontos em 2038.

    Era, antes de ter sido, sem jamais ser, o maior desastre de todos os tempos.

    E aí aconteceu o milagre. Tudo funcionou. Brasileiros e estrangeiros se irmanaram: foi a Copa das Copas (tenho a leve impressão de que alguém já falou isso).

    A senhora, toda feliz, deve ter imaginado: acertei em cheio.

    Que nada, presidenta, essa era a outra mudança que a senhora não tinha percebido.

    A vergonhosa incompetência em não oferecer as mínimas condições para a realização da Copa era sua. O mérito foi… das construtoras.

    Viu como choveu em Natal e Recife? Como é que a senhora permite uma coisa dessa? Como foi que a senhora deu uma mancada dessa, deixar chover daquele jeito. Não sabe que isso estraga o gramado e dificulta bastante o jogo? Quase não tinha jogo em Recife, já pensou?

    Ainda bem que os responsáveis pelo sucesso da Copa, as construtoras, até nisso pensaram; fizeram um bom gramado. Eles salvaram a Copa.

    De que lhe acusam? O que lhe pesa sobre os ombros?

    Quem são essas pessoas que no anonimato mais cruel e covarde agridem violentamente uma mulher da qual jamais se aproximarão em termos de coragem e dignidade?

    Há algum sinal, qualquer que seja ele, que aponte contra a sua dignidade?

    Não. Não há.

    A razão é outra.

    Razão que não lhes é dado perceber.

    Sentem.

    Mas não percebem.

    Está lá, escondida, no mais profundo recôndito da alma.

    Perigosa.

    Desperta os instintos mais primitivos e bestiais do ser humano.

    A senhora soube da mais nova?

    Culparam-lhe pelo semblante fechado e falta de sorrisos na cerimônia de encerramento da Copa e entrega da taça ao capitão da seleção alemã.

    Até um vídeo eles montaram para mostrar que nem os jogadores da Alemanha queriam falar com a senhora.

    Tinha que sorrir, presidenta, sorrir.

    Como podiam pedir para sorrir alguém que estava sendo torturado?

    Quem não sabia que a senhora seria vaiada outra vez, ainda mais depois do jeito que a senhora armou o time na humilhante derrota frente a Alemanha?

    E aí, o que fez a senhora?

    Aquilo que todos nós sabíamos que a senhora ia fazer.

    A senhora foi.

    E a vaia já estava lá, ansiosa, lhe aguardando.

    E se a senhora tivesse esquecido que era brasileira e, como os brasileiros, estava sofrendo?

    E se a senhora tivesse esquecido que era brasileira e que estava sofrendo por ter imaginado que era a nossa seleção que deveria estar ali… e não estava?

    E se a senhora tivesse esquecido que era brasileira e sorrisse aquele sorriso cínico dos que querem estar bem e agradar a qualquer custo?

    A senhora consegue ver a manchete da imprensa nos dias seguintes? Daquelas discretas que costumam fazer para a senhora:

    “ENQUANTO O POVO BRASILEIRO CHORA A HUMILHAÇÃO SOFRIDA, DILMA SORRI”.

    E aquela foto maravilhosa com a senhora sorrindo ocupando toda a primeira página dos jornais e capa das revistas. Será que a televisão ia fazer alguma reportagem especial mostrando o sorriso da presidenta?

    Presidenta, desculpe colocar assim em caixa alta, mas é como eles fariam a sua manchete.

    Escandalosa.

    Presidenta Dilma, obrigado.

    Não só pela Copa das Copas?

    Obrigado pela sua dignidade e coragem.

    O que a vida quer é coragem.

  3. MESMO GANHANDO A DILMA PERDE NOS PIGS

    O curioso é que os blogs dos portais da Folha e Globo omitiram esses resultados da Dilma por estado. Exceto em dois blogs do G1 onde o resultado foi dado para o estado de SP,  mas como você informa sempre dando ênfase a que ela está em dificuldade. Se Aécio está tão bem em Minas, porque não foi manchetado? Na minha humilde opinião é porque nos outros está perdendo, daí não há vantagem em falar de Minas, onde os votos de Dilma na última eleição, foram divididos com o Aécio. 

  4. O Umbigo do Brasil!!

    É assim que os dois jornalões definem Sum Paolo (assim mesmo, não é erro de grafia)… Sum Paolo e os paulistas, para os ‘imparciais” tablóides, sempre será essa locomotiva, inclusive de votos.

    A eleição se decide em Sum Paolo, vêm dizendo isso desde 1989.

    Levaram um tromba descomunal nos dois últimos pleitos, o resto do Patropi parece que não liga muito para os humores do eleitorado paulista, o “mais escolarizado e esclarecido”… que parece que vai premiar o PSDB com mais uma gestão estadual, afinal todos os problemas paulistas (do estado) são consequência da má gestão federal que não passa os recurso devidos ao governo tucano… as chuvas, por ex., Dilma fez um trato com São Pedro e o Cantareira sucumbiu… culpa da ANA.

    Pra emplacar Ah É Sim, até matemáticas fajutas valerão, como essa de dizer que 1 voto paulista vale mais que 3 votos do restante do Brasil.

  5. Interpretações

    Vai começar de novo o festival de interpretações dos especialistas em generalidades de nossa isenta mídia cartelizada.  Vai ser um tal de “excesso de falta” que será uma grandeza. Peço ajuda aos universitários, ao Zibbel e outros estudiosos: Como estavam, a essa época de 2010, início de agosto, os números das pesquisas no Brasil, SP , MG, RJ , Nordeste. Não guardei esses resultados, de tão cansado que estava com a verborragia da época.

    1. As pesquisas mais recentes

      Olá, Luiz.

      Eu lembro bem das eleições para prefeito em Sampa em 2012.

      Se olharmos o Data-falha, vemos que o Haddad era ignorado e subestimado como candidato. Mas, literalmente na véspera das eleições, dava ‘ empate técnico’ entre 3  candidatos. Aqui vai o link http://eleicoes.uol.com.br/2012/pesquisas-eleitorais/sao-paulo/1-turno/  Dá para ver que ele começa a subir timidamente em agosto. A consequência é que o ‘ mensalão ‘ passa às manchetes na mesma proporção.

      Então, pelo que vemos, meus conterrâneos sabem fazer boas escolhas na hora H-addad! O massacre midiático vai continuar, mas a insegurança hídrica não vai ser alterada por manchetes e, como até a representante da elite-branca-diferenciada confirmou, não dá para viver, nem atender aos clientes sem água. Já sem jornal….

      1. Valeu

        Valeu , Maria. Aqui no Rio, hoje, o Globo só se referia pela manhã à pesquisa que encomendou assim:Desafio de Dilma é vencer desaprovação no RJ, SP e MG…como é ? Sendo que ela vence em dois desses três colégios. E o pior:  só no interior da matéria fica-se sabendo que em colégios importantes, Dilma também vence: BA  – 48 % a 15 %;  PE –   41 % a 6 %;  RS –  41 % a 23 % e SC –  31 % a 22 % !!! E nada de resultado nacional !? Estranhíssima a pesquisa.

  6. E eles ? não mencionam que

    E eles ? não mencionam que malham diuturnamente o PT. Mas é o eleitorado, influenciado por eles, que diz o que mostra a pesquisa. O mal que faz uma imprensa descontrolada como a nossa, na cabeça daqueles que se consideram o máximo, os mais educados, etc, mas que não passam de BOIS, seguindo a boiada comandada pela imprensa paulista. Paulistas, desculpem o desabafo, mas é o que penso no duro !

  7. No estado eminentemente

    No estado eminentemente peessedebista o natural seria o candidato tucano partir na frente com  uma boa diferença que diminuiria com a propaganda eleitoral. No entanto Dilma parte na frente e a Folha diz que ela está em dificuldades.

    Preocupante é Aécio em seu próprio estado só ter 10% de vantagem. Onde anda o grande gestor e toda a sua máquina de propaganda?

    Campos, hein, nem em Pernambuco ganha de Dilma. Candidato fraquíssimo.

    1.   Caro Assis, creio que o que

        Caro Assis, creio que o que também contribui para a liderança de Dilma por aqui é o fator bairrismo. Percebi também outra curiosidade: Desde a redemocratização (aliás, desde 1960, se considerarmos que Jânio foi o último presidente eleito antes do golpe), esta será a primeira eleição sem um candidato competitivo que fez sua carreira política em São Paulo. O quanto isso influenciará no resultado final, não sei dizer, mas sem dúvida mereceria uma análise mais aprofundada.

       

       

    2. Em Minas a mídia não tem

      Em Minas a mídia não tem veiculado muito as pesquisas eleitorais exatamente por isso: Aécio tem uma pequena vantagem sobre a Presidenta e seu candidadto ao Governo do Estado está bem atras do ex-ministro Fernando Pimentel. Nas bocas miudas, corre que em BH a coisa anda mais quente pois o Prefeito daquela cidade não apoia o candidato do seu próprio partido esim ao do PSDB caracterizando assim um racha na coligação da situação. Tudo indica que com início do horário eleitoral gratuito esta vantagem de Aécio tende a diminuir principalmente no interiorzão de Minas e Pimentel dispare na capital. Vamos esperar as cenas dos próximos capítulos!!

  8. Credo….

    “Pesquisa Ibope, contratada pela Rede Globo”. Não dou R$  0,20 por essa porcaria. Não assisto mais essa emissora lixo há anos e não recomendo a ninguém. Prefiro ver o cartoon networks que é mais divertido.

  9. Parece piada
    Meu filho (de 16 anos!!!) tinha lido e comentado comigo agora de manhã. Não dá pra acreditar que o jornalismo tupiniquim chegou a esse ponto. Transformam uma notícia que é pra lá de boa pra Dilma em dificuldade. Afinal mesmo em Minas Gerais onde a presidenta perde, a diferença não é tão grande quanto os tucanos esperavam, chegaram a falar algo em torno de 4 milhões de votos e hoje seria apenas 1 milhão. O manchete correta seria: “Aécio encontra dificuldades nos três maiores colégios eleitorais do País”.
    Essa da Folha me lembrou o Sardenberg dizendo no Jornal da Globo que o desemprego caiu nos últimos anos porque o jovem brasileiro está entrando cada vez mais tarde no mercado de trabalho e isso porque ou está se dedicando mais aos estudos ou a renda familiar subiu. Na visão torpe de Sardenberg esses fatores não são positivos.

  10. Os números nunca foram tão

    Os números nunca foram tão manipulados como agora, onde o 22 é maior que o 38. Aécio vive dizendo em suas falas que 70% da população quer mudanças. Ele incorpora esse anseio dos 70% como lhe fosse favorável, como se a população quisesse mudar pra ele. Não aceita e nem admite que a população quer mudança geral, mudar todos os candidatos, todos os políticos… Mas ele se exclui desse anseio e quer passar a idéia que a rejeição dos 70% é somente para Dilma. A última pesquisa diz que Dilma tem 38%; Aécio 22%; Eduardo 8% e Pr. Everaldo 3%. Nesse cenário, o que ninguém percebe e muito menos o Aécio, é que 78% do eleitorado não quer votar nele. E nesse contexto, quem tem maior rejeição entre os dois? O que os 70% de eleitores que querem mudanças aferem alguma vantagem para Aécio?

  11. O time do Santos estava

    O time do Santos estava granhando de 2 x 0, e ao final do primeiro tempo, o repórter, desses estilo Folha,

    veja, groubo etc… perguntou ao técnico se 2×0 não seria um resultado perigoso. O técnico santista à 

    época, se nãome falha a memória era o Leão, que disse concordar com a idéia, afirmou que preferiria

    estar perdendo por esse placar, para calar a matraca do idiota. É o caso da F. de s. Paulo agora.

     

     

  12. Vamos ler nas entrelinhas ?

    Contra certos fatos e números, não há argumentos, que resistam a qualquer análise mais profunda, e estes dados irrefutáveis (pois colhidos pelo Ibope) remetem-nos a acreditar, que mesmo tendo toda a torcida contra, de parte do PIG, mostram que nos maiores centros eleitorais do Brasil, a Dilma ganha em 1º turno, e mesmo nas regiões aonde o Aécio teoricamente, ganharia de “lavada” Minas Gerais, por exemplo, ele está a pouqíssima distancia à frente da candidata petista. Daí…

  13. A Folha e a Globo, elegem alguem ?

    Depois da última eleição, em que estes dois veículos de comunicação, elegeram seu “queridinho” o Collor, e foi aquela ‘água” que eles com a mesma rapidêz com que elegeram, trataram de “impichar” todos sabemos, que eles não elegem mais, nem a síndicos de seus condomínios, tamanha a desconfiança da população, por seus comentários e análises, voltadas simplesmente, a desconstruir o que o PT construiu, mesmo contra suas publicações.

  14. Imbecis somos nós leitores da falha

    Esse diário não tem pudor em classificar seus leitores e assinates de imbecis.

    Dilma lidera em dois estados governados pelo PSDB há décadas e ainda assim, está em dificuldade.

    Ou se tem muita paciência, ou de fato, se é muito imbecil.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador