Fora de Pauta

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

O espaço para os temas livres e variados.

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. …da loucura, da lucidez, da fragmentação do ser…

    ..da loucura, da lucidez, da fragmentação do ser…

    Poucas coisas podem nos trazer tanto desespero e a sensação de estarmos vivendo uma loucura absoluta, uma esquizofrenia social perversa, do que estar no meio de um “império da farsa”.

    Porque nossa humanidade, nosso existir, o sermos “homos sapiens” está umbilicalmente ligado ao fato de nossa consciência natural e adquirida “de quem somos” e “do mundo à nossa volta”, o ambiente onde existimos.

    Isso implica numa consciência também social, o mundo não é apenas a rua onde moramos, nossa cidade, seus prédios, os vizinhos, o país, as “coisas”, consciência envolve conceitos objetivos muito claros na nossa cabeça, dos papéis sociais das pessoas à nossa volta e do papel de cada instituição ou “entidade social” nas nossas vidas. Exemplificando de um modo bem simplista, para que esse conceito não fique abstrato de todo, basta que o leitor se pergunte porque os pais levam seus filhos à Escola na infância, e não a um bordel…. – Ora, a resposta é óbvia: queremos que nossos filhos tenham estudo, cultura, mesmo os não preconceituosos em relação aos bordéis e os profissionais que lá labutam, nossa “consciência cultural-social” do que é uma Escola e do que é um bordel nos leva a desejar o primeiro, para nossos filhos. Do mesmo modo, procuramos a polícia se somos assaltados, um médico, se enfermos, e assim por diante.

    Imaginemos um mundo, onde repentinamente TODA ESSA ORDEM DESMORONASSE, e o que é real, o que está impregnado em nossa CONSCIÊNCIA como normal, verdadeiro, justo, factual, fosse substituído POR UMA NOVA VISÃO, um novo sentir, e pessoas raivosas nos atacassem nas redes sociais, nas ruas, exigindo que levássemos nossos filhos aos bordéis para aprenderem, e à escola para o exercício dos desejos? Nossa mente se fragmentaria, não suportaríamos essa loucura, nem as teses, quaisquer que fossem, defendendo a SUBVERSÃO de uma realidade SOCIAL que tínhamos como verdadeira.

    O exemplo grotesco, simplório, é proposital! Porque é exatamente o que vivemos no Brasil de hoje!

    A grande mídia CRIOU UM MUNDO FAZ DE CONTA, onde Lula, Dilma, o PT, transformaram-se NO IMAGINÁRIO ESQUIZOFRÊNICO DA SOCIEDADE, no “satanás” a ser exorcizado, criou um sistema de pressões e chantagens sociais, onde qualquer intelectual, artista, juiz ou promotor que OUSE se levantar contra essa “VERDADE ABSOLUTA”, seja humilhado socialmente com todo o tipo de agressões e opressões, nas ruas e nas redes sociais, além do linchamento de sua reputação pela própria mídia.

    Quando a parcela da sociedade que tem força e voz – no caso do Brasil, elite e classe média – apegam-se de modo radical, definitivo, doentio, às VERSÕES DA REALIDADE SOCIAL neles inoculadas pela mídia por artifícios massacrantes de manipulação perversa, vivemos a ESQUIZOFRENIA mais letal, a mais devastadora de todas: um surto coletivo, onde a FARSA TOMA O LUGAR DA REALIDADE, e o mundo do ser que se mantém LÚCIDO, desmorona, não havendo lugar algum para onde se ir EMOCIONALMENTE, se não o DESESPERO!
    .
    Não fomos criados para suportar tamanha fragmentação do ser, para nos confrontarmos todo o santo dia, com uma sociedade majoritariamente caricata, enferma, falando coisas que não existem, sentindo coisas absurdamente injustificáveis sobre pessoas, grupos sociais, ideologias, oriundos de UM MUNDO FALSO CRIADO APENAS EM SEUS IMAGINÁRIOS….. – A essência da loucura, que leva à amoralidade, a todos os males que hoje temos presentes em nossa sociedade.

    O lado maligno dessa situação é sua “aparência de normalidade”, a insanidade geral, a doença, é LEGITIMADA justamente por ser algo aceito socialmente pela maioria, portanto “aquilo-que-não-é….” (real….) – passa a ser – (real, porque é sobre essa ficção que as pessoas falam/sentem/elaboram/reagem….)

    Chega-se ao ponto, finalmente, da própria FALÊNCIA das instituições, aquelas mesmas sobre as quais construímos nossa “CONSCIÊNCIA SOCIAL”, porque o “mundo paralelo”, o “mundo-do-faz-de-conta” ENGOLFA, abafa, oprime, a atuação e o comportamento das instituições, antes, normais, antes, livres, como as conhecíamos.

    Sugiro que o amigo que se aventure a ler esse texto se pergunte, por exemplo, PORQUE A CATATONIA DAS AUTORIDADES em relação aos poderes quase infinitos do juiz Sérgio Moro nos eventos trágicos havidos desde 2014, um poder que nunca em época alguma, SEQUER O SUPREMO TRIBUNAL HAVIA ANTES SE OUTORGADO? E a única resposta razoável, muito além de acusações sobre sua “covardia” e “omissão”, terá muito a ver com o momento social ESQUIZOFRÊNICO que vivemos, por conta dos PAROXISMOS criados em nossa sociedade pela inoculação nela, de elementos FEROZES, BRUTAIS, de preconceitos, fanatismo, nojos e ódios, como nunca antes havia ocorrido em proporções tão intensas e dramáticas!

    Provavelmente assim se sentiam os alemães lúcidos ao verem em seu país, entre seus familiares e amigos queridos, a escala perversa, fanática, do nazismo de Hitler. Primeiro, sente-se raiva dos judeus, os “culpados da desgraça alemã” (o “satanás social” deles….), depois, exacerbam-se os preconceitos todos, num próximo passo, as agressões nas ruas, as cusparadas, por fim, vira tudo um mar fétido, desumano, de ódio e nojo. Alguma semelhança com o PROCESSO SOCIAL A QUE FOMOS LEVADOS PELA MÍDIA E POLÍTICOS IRRESPONSÁVEIS, em relação a Lula, Dilma e o PT…?

    Essas situações extremas experimentadas pelos alemães no nazismo, pelos americanos no macarthismo e agora por nós brasileiros, no “anti-lulismo” ou “anti-petismo”, nunca se impõem do dia para a noite, mas são uma cadeia de pequenos e grandes eventos, massacres publicitários na mente das pessoas, até que estas estejam desintegradas o suficiente em sua AUTONOMIA e liberdade de pensamento, ao ponto da DESUMANIZAÇÃO, quando a mente e o coração se integram ao “NOVO SISTEMA DE CRENÇAS SOBRE A REALIDADE SOCIAL”, e aquilo passa a ser “a verdade”, “a revelação”, as dúvidas sucumbem, na verdade, deixam de existir.

    Que outra coisa que não essa perversão absoluta explicaria o nazismo alemão e o que vivemos hoje no Brasil? Que outra coisa, que não a doença social mais perversa, explicaria em nosso país, vemos pessoas que amamos, civilizadas, educadas, “até ontem…..”, e hoje na área específica da política, radicais, brutas, cínicas, injustas, cegas, amorais, toscas….? Incapazes de reconhecerem a mais óbvia e cristalina sordidez jurídica, seja para oprimir os objetos de ódio, ou blindarem aos aliados, do modo mais descarado? Perderam essas pessoas sua inteligência? Como, se no resto de suas vidas, agem “normalmente?” – apenas a fragmentação do ser, a esquizofrenia pessoal e social mais perversa explicaria tamanha diferença de comportamentos.

    Tenho amigos que são compassivos, bondosos, e não pensam duas vezes em postar a mão de Lula nas redes sociais, faltando o dedo mínimo, uma alusão à sua deficiência. JAMAIS O FARIAM com outro ser humano, porque suas consciências permitem que o façam com Lula? Eles aceitam naturalmente a “legitimação dessa exceção”, em relação a si mesmo e os outros.

    Porque não se incomodaram quando Dilma Rousseff, a presidente do nosso país, foi mandada tomar no cu aos olhos de bilhões de pessoas na copa do mundo?

    Porque no “mundo-de-faz-de-conta” em seus imaginários, o mundo mental e intelectual que para eles é a realidade plena, Lula e Dilma fazem parte da “legitimação da exceção” – se é contra esses merdas, os “petralhas”, é válido….. – eis o seu sentir, sobre a realidade imposta a suas almas…..

    E seguem então, todos os horrores que vamos assistindo, os não-doentes, os não-fanáticos, para nosso desespero. Um juiz pérfido como Moro, herói desses brasileiros. Uma empresa vil, torpe, mentirosa, cínica como a Globo, vista como “baluarte da imprensa livre….” – e toda a sorte de insanidades, distorções, absurdos, que a lucidez não comporta enxergar sem que venha esse desespero que nos acomete, a desesperança, o grito: “mas que porra é essa que está acontecendo ao meu país….?”

    O impeachment da presidente Dilma, esse julgamento que assisti por algumas horas, parando por não suportar mais o grau de farsa e cinismo, é o auge POLÍTICO dessa situação social que vivemos. Numa sociedade não enferma, as coisas jamais teriam chegado a esse ponto, a vida teria seguido normalmente, Moro teria sido enquadrado logo no início, punido exemplarmente, empresas não estariam à beira da falência, milhões de empregos teriam sido preservados. Dilma estaria sendo criticada – justamente, diga-se!!! – por seus equívocos políticos e administrativos, e a sociedade estaria debatendo civilizadamente os rumos do país.
    Num país normal, um empresário como Marcelo Odebretch jamais teria ficado na prisão a mercê das chantagens de servidores públicos, uma das maiores covardias que já presenciei na vida.

    Mas num país normal, Eduardo Cunha não teria sido preservado para dar início ao impeachment e porque “sabe demais”…..

    Não estamos num país normal, as instituições não estão normais, as pessoas, a sociedade em si, não está normal.

    É um momento único, triste, trágico, onde as mais perversas doenças mentais e sociais deram-se as mãos, uma sociedade viciada em PAROXISMOS, ódios, nojos, maniqueísmos de uma tosquice que nos avilta enquanto nação.

    É o império da loucura, da farsa transmutada em realidade, do cinismo, do nonsense, um tempo de absurdos!

    Aos lúcidos, a dor, a perplexidade, e esse desumano e sufocante

    desespero…………………………….

    ******

    (eduardo ramos)

  2. Invasão do mar em Santos

    Video relatando uma aumento do nível do mar  nunca visto nos últimos séculos na cidade de Santos, ante ontem. O mar invadiu a cidade arrastando carros, motos, em alguns lugares. Alguns classificam como uma ressaca, com maré alta, outros especulam que seria um mini tsunami. mas nesta altura nunca foi registrado pelos moradores.

     

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=fmbhyNxDKqg align:center]

  3. Golpe

    O povo irá acordar!

    Resultado de imagem para O povo irá acordar!

     

    Dilma ganhou as eleições com 54 milhões de votos!

    Não bastou, pois setores derrotados nas eleições, capitaneados pelo candidato derrotado, senador Aécio Neves, criaram a idéia do golpe e tornaram a gestão dela inadministrável.

     

    Aliaram-se à mídia, principalmente a Globo, à Fiesp e todas  suas federações filiadas, à CNI, algumas centrais sindicais equivocadas e aos partidos derrotados por Dilma (PSDB, DEM, PMDB, PP, PPS) .

    Para coroar a falcatrua, quem deflagrou o golpe na Câmara foi seu então presidente, o deputado Eduardo Cunha, tido pela sociedade como o mais corrupto do Congresso Nacional, em todos os tempos, com crimes que envolvem até sua família. A sociedade está percebendo que o prêmio dos golpistas ao mentor do golpe, deputado Eduardo Cunha,é a sua liberdade .

     

    Para pagar a conta do golpe, entre outras coisas terríveis para a população, o governo golpista já anunciou a revisão dos direitos trabalhistas e previdenciários, férias, 13º e horário do almoço, tornando-os negociáveis, quando eles, há muito tempo, já estavam consagrados na CLT.  Também o governo de Michel Temer já anunciou a venda do Banco do Brasil, Caixa Econômica, Petrobrás e Furnas.

     

    A Constituição Federal prevê o impeachment e  isso é muito bom. Entretanto para o titular da presidência ser retirado é preciso que haja um crime de responsabilidade, e isso não houve e foi provado. O que existe é processo político de uma maioria oportunista, muito provavelmente movida a muito dinheiro pela compra de votos, que seu deu na Câmara dos Deputados e agora no Senado. Apesar disso, nada a esperar do STF, pois alicerçou os outros golpes no país, dando aparência de legalidade, não seria agora que iria barrar o atual!

     

    Temos que lembrar também que os EUA sempre estiveram por trás dos golpes em nosso continente, e esse de 2016 é análogo ao da Venezuela, também em curso, que tem como pano de fundo o petróleo. 

     

    Os principais jornais do mundo entre eles o Diplomatic e o New York Time dizem que há um golpe em curso e o grande prejudicado é o povo brasileiro. Na Venezuela os golpistas tiraram do governo Hugo Chávez, que voltou 47 horas depois, já que quando a sociedade entendeu o golpe, trouxe de volta o presidente eleito em seus braços. É os golpistas fugiram para Miami, como a denunciar a origem do golpe. Vale ressaltar que Hugo Chávez gravou na saída do Palácio do governo afirmando que voltava em breve! Dilma agiu como Chávez que não renunciou e nem se suicidou e diz que vai voltar!

     

    Toda a sociedade sabia que a chance dela no Senado não existia. E tem que ser dito que Dilma fez concessões, como de praxe nos governos de coalizão, a todos os partidos que eram base de apoio, com ministérios, autarquias e nomeações de forma geral. E tinha maioria na Câmara e no Senado! E isso é um forte indício de interesses espúrios para que os parlamentares tirassem o apoio na presidenta!

     

    Dilma, quando adolescente lutou contra o golpe militar, quando foi perseguida, presa e torturada para que tivéssemos liberdade e democracia. E, junto com a sociedade, venceu! Como reconhecimento pelos serviços prestados ao país, foi a primeira mulher eleita e reeleita pelo voto popular e, por sua retidão de caráter, novamente é vitima de um golpe. Isso porque nada se provou contra Dilma e gravações provam que foi retirada do poder porque nada fez no sentido de parar as investigações da PF. Resultado, agora, em nome do combate à corrupção, uma quadrilha toma conta do país, a começar pelo presidente golpista, que era seu vice, e é condenado pela lei da Ficha Limpa inelegível por oito anos.

    Dilma honrou o voto popular e enfrentou os golpistas de frente, olho no olho.     

     

    Dilma começou a vida política no PDT, partido de Darcy Ribeiro, que escreveu: “Fracassei em tudo o que tentei na vida.
    Tentei alfabetizar as crianças brasileiras, não consegui. 
    Tentei salvar os índios, não consegui. 
    Tentei fazer uma universidade séria e fracassei. 
    Tentei fazer o Brasil desenvolver-se autonomamente e fracassei. 
    Mas os fracassos são minhas vitórias. 
    Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu.”

     

    Rio de Janeiro, 31 de agosto de 2016 

    Autor: Emanuel Cancella, – OAB/RJ 75 300      

    (Esse artigo pode ser reproduzido livremente)

    OBS.: Artigo enviado para possível publicação para o Globo, JB, o Dia, Folha, Estadão, Veja, Época entre outros órgãos de comunicação.

     https://www.facebook.com/emanuelcancella.cancella

     http://emanuelcancella.blogspot.com.

     

     

     

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador